junho 30, 2005

Fórmula mágica

Fórmula para se pronunciar em voz alta para não se morrer uma segunda vez no reino dos mortos:

Eu não te prenderei, eu não te levarei, assim como é verdade que vive para ti o teu pai, o filho de Nut.
Eu sou o teu filho, Ur, aquele que vê os teus mistérios. Eu apareci como rei dos deuses. Eu não morri uma segunda vez no reino dos mortos.

(in, O livro dos mortos do antigo Egipto)

Publicado por castafiore às 11:58 PM | Comentários (3)

junho 29, 2005

You're in the movies!

O João (Amnésia) passou-me este questionário sobre cinema. Não posso quebrar a cadeia... Sendo assim, aqui vai:

1. Qual o último filme que viste no cinema?
Foi "Mr. and Mrs. Smith" (muito "profundo", eu sei...).

2. Qual a tua sessão preferida?
Gosto especialmente depois de jantar (será que é à sessão horária que a pergunta diz respeito...???).

3. Qual o primeiro filme que te fascinou?
Ben-Hur. Foi o primeiro filme de "adultos" que vi e na altura fez-me sentir muito crescida e importante...!!!

4. Para que filme gostarias de ser transportado?
"Mar adentro", para ajudar o Ramón Sanpedro a fazer aquilo porque lutou toda a vida e só conseguiu ao fim de 30 anos de dor e sofrimento: morrer com dignidade!

5. E, já agora, qual a personagem de filme que terias gostado de conhecer um dia?
A tenente Ripley da série Aliens; gostava de ser como ela quando fôsse crescida...

6. Que actor(actriz)/produtor(a)/realizador(a)/argumentista gostarias de convidar para jantar?
Pode ser um ménage à trois? Se sim, então convidava o Clint Eastwood e o Robert de Niro.

7. A quem vais passar o testemunho?
... and this year the Oscar goes to: Mr. X, Carriço and Luis!!!!

(ufa, ufa, ufa, que trabalheira todos estes links!)

Publicado por castafiore às 11:53 PM | Comentários (1)

junho 28, 2005

Rebuçados XXL


Publicado por castafiore às 11:07 PM | Comentários (2)

junho 27, 2005

Puppy

Esta é outra das minhas paixões de Bilbao. Uma das obras da colecção permanente do Museu Gugenheim, que, ao invés de estar guardada no interior do museu, como seria de esperar, senta-se a guardá-lo na praça principal em frente da entrada, como qualquer bom cão de guarda que se preze. Chama-se extactamente Puppy e trata-se de um cão monumental (repare-se no tamanho comparado com o edifício do museu por trás) cuja estrutura está coberta de relva durante todo o ano e que, graças a um moderníssimo sistema de rega no seu interior, a partir da Primavera, floresce com as mais variadas flôres, criando padrões diferentes todos os anos, de acordo com a opinião do artista.

O autor desta obra de arte da escultura contemporânea é Jeff Koons (sim, o mesmo que se casou com a Cicciolina...). Entretanto o Puppy, tornou-se um exlibris de Bilbao, adorado pelos seus habitantes e pelas centenas, milhares de visitantes do Gugenheim. De diversos pontos da cidade consegue-se avistá-lo devido às suas enormes dimensões, e surgem diferentes enquadramentos muito giros.

Pessoalmente adorei-o também, fotografei-o profusamente e apenas me irritou ligeiramente quando um dia à noite, em plena sessão de fotografias, se ligou sem aviso prévio o muito potente sistema automático de rega ...

Publicado por castafiore às 09:52 PM | Comentários (4)

junho 26, 2005

Corrupção

Em Portugal existiu até 1992, altura em que foi extinta, uma Alta Autoridade Contra a Corrupção (AACC). Nessa mesma data em que no nosso país se extinguia esse organismo, diversos países europeus criaram organismos semelhantes.

Numa entrevista à revista Visão desta semana, Luís Sousa, investigador do ISCTE fala sobre o assunto e sobre as razões que levaram a tal extinção:

"A classe política apontou a existência de poucos resultados. Com o alargamento de competências, que lhe permitia investigar as entidades soberanas, começaram os problemas, sobretudo no que dizia respeito às declarações patrimoniais. E isso explica que os partidos com representação parlamentar, à excepção do Partido Comunista, tenham votado o seu fim. O certo é que, no momento em que foi extinta, a AACC tinha mais de 2.000 processos em investigação. Apesar de alguns deles implicarem empresas públicas, as denúncias não partiram da classe política".

Palavras para quê? Estamos em Portugal!

Publicado por castafiore às 12:32 AM | Comentários (3)

junho 25, 2005

Um edifício fantástico!

O Museu Gugenheim de Bilbao, claro, conforme declaração de amor previamente efectuada neste blog, na primeira de muitas fotografias que lhe tirei, porque não conseguia decidir qual o ângulo mais fabuloso, qual a melhor perspectiva, qual a ideia mais genial... Sim, admito, fiquei completamente viciada. Até no facto de lhe tocar, naquelas super macias paredes externas compostas por placas de titânio.

Publicado por castafiore às 12:44 AM | Comentários (0)

junho 24, 2005

Bakea behar dugu

Em basco quer dizer: PRECISAMOS DE PAZ

Uma boa mensagem para difundir.

Publicado por castafiore às 12:23 AM | Comentários (1)

junho 23, 2005

Tampinhas

Que tal reciclar e fazer uma boa accção ao mesmo tempo?

As Tampinhas explicam como.

Pessoalmente, entre amigos e colegas de trabalho, desde Outubro do ano passado já recolhemos mais de 150kg.

Publicado por castafiore às 11:10 PM | Comentários (0)

Stairway to paradise


Publicado por castafiore às 11:07 PM | Comentários (0)

junho 22, 2005

ONE - 2.º episódio

Together as ONE, we have helped do something incredible!

No passado dia 12 de Junho, os EUA e outros países considerados como os mais ricos do mundo, assinaram um acordo que permitiu libertar milhões de pessoas, habitantes de países pobres - do assim chamado "terceiro mundo" -, do peso esmagador da dívida externa dos respectivos países. Os ministros das Finanças do G8 acordaram no preferido perdão, no valor de milhares de milhões de euros, exigindo em retorno que esses países invistam dentro das suas próprias fronteiras os respectivos montantes de dívida perdoada, em benefício da população, através da criação de escolas, hospitais e redes de abastecimento de água potável.

Este perdão da dívida vai ter como resultado concreto e real a possibilidade de salvar literalmente milhares de vidas. E tal situação resultou "apenas" da capacidade de negociação de tãosomente 8 homens sentados à volta de uma mesa.

8 homens e os milhões que os observavam, pressionando a uma só voz, a fazer aquilo que era moral, ética e humanamente certo.

A reunião dos ministros das Finanças do G8 funcionou como o aquecimento para a verdadeira reunião, a ter lugar a 6 de Julho com os presidentes e primeiros ministros daquele grupo poderoso.

Vamos fazer com que Toni Blair, George Bush e os outros sintam a pressão de uma só voz, em uníssono, a pedir que se tome a atitude correcta.

I'm watching you, Mr. President!


Episódios anteriores disponíveis aqui.


Publicado por castafiore às 10:04 PM | Comentários (2)

junho 21, 2005

Encontra-me

Está disponível a partir de agora um novo recurso para ajudar a aproximar os animais desaparecidos em Portugal dos seus respectivos donos.

Através do Encontra-me, pretende-se fornecer um meio central, abrangente e prático de ajudar a localizar um animal perdido e trazê-lo de regresso a casa rapidamente e em segurança.

Se todas as pessoas anunciarem o desaparecimento do seu animal num único local centralizado, o número de animais que se recuperam aumentará consideravelmente.


Publicado por castafiore às 12:23 AM | Comentários (2)

junho 20, 2005

Ideias simples

Enquanto passeava por Espanha na semana passada, mais concretamente na Galiza, em plena campanha eleitoral, vi diversos cartazes de propaganda. Estes não eram propriamente de nenhum partido político mas sim da própria Xunta de Galicia, província cujo slogan é "Caminhos da Concordia".

Parecem ser princípios básicos e simples que todos poderíamos seguir:

- Na política procurar novas vias democráticas para a construção da paz;
- Na sociedade criar um mundo mais solidário;
- Na cultura e educação utilizar a palavra e o diálogo como meios para alcançar o consenso.

Simples, não é?

Porque é que não somos capazes?

Publicado por castafiore às 11:47 PM | Comentários (0)

junho 19, 2005

Continuação de leituras

Durante as férias uma das coisas boas que posso fazer é ler muito mais do que geralmente consigo. Assim sendo, acabei de ler "A misteriosa chama da Raínha Loana" do Umberto Eco que tinha começado há quase 2 meses. Ao princípio confesso que não entrei bem na história. Depois envolvi-me completamente e identifiquei-me imenso com o percurso do personagem principal que através das leituras da sua infância e adolescência tenta recuperar a memória que perdeu em consequência do AVC.

Identifiquei-me porque achei extraordinário que mais de 90% dos livros que ali vêm mencionados, seja literatura mais séria, mais leve ou banda desenhada, também eu a tenha lido na minha infância e adolescência apesar de ser muito mais nova do que o herói do livro. Será que isso prova que os bons livros são realmente intemporais? Acho que sim. Depois, o final do livro, confesso que me desiludiu bastante; até porque não sei bem o que pensar em relação ao suposto final.... Enfim...

Entretanto, como disse, o tempo em férias rende muito, por isso em pleno Gerês já iniciei novas leituras. Desta vez ataquei "Goa ou o Guardião da Aurora", de Richard Zimler. Estou curiosa para ver o que daqui sai. Já li um livro deste escritor ("O último cabalista de Lisboa") e não me entusiasmei muito. Pode ser que este me faça mudar de ideias...

Publicado por castafiore às 10:39 PM | Comentários (1)

De regresso...

... as férias acabaram... infelizmente! Não podiam ter sido melhores. Centenas de fotografias, de histórias para contar, de opiniões para partilhar. Prometo que a pouco e pouco aqui fica tudo.

Publicado por castafiore às 10:07 PM | Comentários (0)

junho 11, 2005

Paixão absoluta

... pelo edificio do Museu Gugenheim, aqui em Bilbao.

Para já fica só a declaração de amor. As fotos só daqui a mais uns dias aquando do regresso a Lisboa. É que esquece-se sempre alguma coisa quando se vem de férias e desta vez foi o cabo para fazer o download das fotografias para o computador...

Publicado por castafiore às 09:14 PM | Comentários (4)

junho 10, 2005

Weather channel

Saída de Lisboa às 10 da manhã com 28.º graus. Passagem da fronteira em Vilar Formoso às 2 da tarde com 31.º graus, um sol de rachar e o inicio da suspeita que o ar condicionado do carro só podia estar avariado para se sentir tanto calor ... depois...

... depois, no espaço de 10 minutos a temperatura baixou para 11.º graus, caíu gelo do tamanho de bolas de pingue-pongue, a estrada ficou coberta de branco e a chuva era uma cortina tão espessa que todos os carros tiveram de parar...

Não há previsão meteorológica que resista!

Publicado por castafiore às 10:20 PM | Comentários (0)

Intervalo

Vou de férias! Yes! Yes! Yes!!!!

O portátil, para variar, vai atrás mas não sei se vou ter acesso à net e/ou se vou conseguir editar alguma coisa.

O passeio tem as seguintes metas principais: Bilbao, Santiago de Compostela e Gerês.

Cá vou eu!

Publicado por castafiore às 12:29 AM | Comentários (3)

Ponto de passagem


Publicado por castafiore às 12:19 AM | Comentários (0)

junho 09, 2005

Sagrada família

Deixo-vos mais uma foto (outra anteriormente editada pode ser recordada aqui) daquela que considero ser uma das mais fabulosas e megalómanas obras (primas) de arquitectura, de sempre.

Fica em Barcelona (cidade, também ela, fantástica) e trata-se do Templo da Sagrada Família, ex-libris da cidade e obra/cartão de visita do arquitecto Antonio Gaudí.

Recomenda-se visita sem pressas.

Publicado por castafiore às 12:49 AM | Comentários (2)

Caminhos-13


Publicado por castafiore às 12:37 AM | Comentários (0)

junho 08, 2005

xadrez


Publicado por castafiore às 11:36 PM | Comentários (0)

junho 07, 2005

Educação

Uma referência também para a excelente crónica da Inês Pedrosa, publicada na revista Única do jornal Expresso do último sábado, com o título "A obsessão de educar".

O tema é a actual convulsão que a nível nacional parece agitar pais e professores e associações de pais e movimentos de famílias cristãs e católicas por causa dos famigerados programas de educação sexual nas escolas.

Subscrevo a crónica da Inês na íntegra porque se a tivesse escrito eu própria decerto não seria mais adepta do que lá consta. E como compreendo o seu desabafo inicial: " Alguém devia dedicar-se a inventar a fórmula química do bom senso para a pôr à venda em frasquinhos, como medicamento genérico.".

Publicado por castafiore às 12:00 AM | Comentários (5)

junho 06, 2005

Sebastião Salgado

Uma breve nota para a fabulosa reportagem fotográfica deste não menos fabuloso fotógrafo, publicada na revista Visão desta semana. O tema são as baleias da Patagónia. Uma colecção a P&B de fazer cortar a respiração. Vale a pena ir espreitar!

Publicado por castafiore às 11:36 PM | Comentários (0)

Um dia de praia-2

Esta é uma praia mais "clássica". Porto Santo

Publicado por castafiore às 11:32 PM | Comentários (1)

junho 05, 2005

(no) logo-2


Publicado por castafiore às 11:54 PM | Comentários (1)

junho 04, 2005

Villa Villa

Fui ver ontem este espectáculo absolutamente único e fabuloso! A não perder! Não posso é adiantar muito mais para não estragar o efeito surpresa a quem ainda não viu. Além disso não é fácil explicar aquilo; só mesmo indo lá ver e ... sentir!

Publicado por castafiore às 11:56 PM | Comentários (0)

junho 03, 2005

A França, a SIDA e a publicidade

A SIDA é um flagelo cada vez maior a nível mundial. Isso abrange países não apenas do 3.º mundo. Nos EUA e na Europa morre-se cada vez mais de SIDA, o que não deixa de ser um contrasenso se considerarmos o volume de publicidade e de divulgação de medidas pedagógicas que, à partida, deveriam ser suficientes (mas não são!) para que fossem tomados mais cuidados que, em diversas situações (sexo, drogas, etc.), poderiam provavelmente evitar muitos contágios. Acima de tudo, é preciso ajudar quem padece desta doença e tentar sempre, e cada vez mais, evitar que a propagação feroz, incontida e descontrolada continue!

Como nada parece resultar, as campanhas desdobram-se. E como "uma imagem vale por 1000 palavras" nada como fotografias-choque para fazerem passar a mensagem.

Em França, encontra-se actualmente a decorrer uma mega-campanha que utiliza apenas 2 imagens: tratam-se de 2 fotografias muito intensas, uma virada para o público masculino e outra para o feminino, deixando de forma muito clara a noção que, em determinadas circunstâncias, sexo sem preservativo é uma sentença de morte assinada de forma consciente e deliberada pelo(a) próprio(a).

As fotografias são estas:

A legenda, que aqui não se consegue ler bem, diz: "sem preservativo é com a própria doença que fazes amor".

Eficazes, sem dúvida!

Mas não são para estomâgos fracos nem para mentes retrógadas!

Não me interpretem mal: sou a primeira a aplaudir este tipo de intervenção, mas não deixa de me causar estranheza que o mesmo país que lança e divulga uma campanha destas, com este tipo de fotografias, com esta postura adulta, dura e crua, seja exactamente o mesmo onde esta campanha publicitária é proíbida por ordem do Supremo Tribunal de Justiça, por se considerar a respectiva fotografia chocante e ofensiva dos mais nobres princípios religiosos (leia-se, católicos, claro!)...

Memória curta, dois pesos e duas medidas ou apenas e tão sómente a fabulosa e "isenta" participação da Igreja Católica?

Você decide...

Publicado por castafiore às 12:49 AM | Comentários (3)

junho 02, 2005

Food for thought

"O primeiro alimento literário da minha infância estava nos muitos romances de mistério e aventuras pavorosas. Os livros ditos para rapazes, que relatam experiências emocionantes, pouco me interessavam. Não me atraía a vida saudável e natural. Ansiava, não pelo provável, mas pelo incrível, nem sequer pelo impossível em grau, mas sim pelo impossível por natureza."

(Fernando Pessoa, in Escritos autobiográficos, automáticos e de reflexão pessoal)

Publicado por castafiore às 11:29 PM | Comentários (0)

junho 01, 2005

ONE

A Cimeira dos G8 é um encontro anual dos líderes dos 8 países considerados os mais ricos do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e EUA. Este ano o encontro irá decorrer na Escócia, entre 6 e 8 de Julho e os referidos líderes irão discutir o destino de uma geração que a nível mundial vive com menos do equivalente a 1 dólar por dia: cerca de um bilião de pessoas que vivem em condições de pobreza extrema. A necessidade de chamar a atenção destes líderes para a necessidade de pôr um fim a esta situação levou à criação da organização ONE, uma “ong” com base nos EUA e que reúne um número imenso de associados famosos, entre cantores e actores de renome mundial, que se preocupam apenas com uma coisa: falar a uma única voz com o objectivo de fazer a pobreza passar à história (Make poverty history).

A campanha arranca já hoje, dia 1 de Junho, e decorre através de inúmeros eventos nomeadamente nos EUA, Reino Unido, mas também um pouco por toda a Europa (Portugal está de fora...). O mais perto de nós é Espanha onde podemos consultar o Pobreza Cero para apurarmos que eventos irão ter lugar e onde.

De qualquer forma parece-me importante reter o facto de em todo o mundo cada 3 segundos morrer uma pessoa, a maioria das quais são crianças; as causas de morte são pobreza extrema, SIDA, doenças variadas e fome.

Para mais informações e divulgação desta campanha recomendo o site da ONE. Trata-se de um simples passar a palavra e tentar conscencializar o maior número possível de pessoas para esta realidade. Tal como lá é dito: we're not asking for your money. we're asking for your voice!

E enquanto andarem a navegar por lá percam um bocadinho de tempo para ver o excelente video promocional da iniciativa. É só uma pessoa de cada vez mas o resultado prova que de facto cada um de nós pode fazer a diferença se quiser.


THE ONE DECLARATION
“WE BELIEVE that in the best American tradition of helping others help themselves, now is the time to join with other countries in a historic pact for compassion and justice to help the poorest people of the world overcome AIDS and extreme poverty. WE RECOGNIZE that a pact including such measures as fair trade, debt relief, fighting corruption and directing an additional one percent of the U.S. budget toward meeting basic needs – education, health, clean water, food, and care for orphans – would transform the futures and hopes of an entire generation in the poorest countries. WE COMMIT ourselves - one person, one voice, one vote at a time - to make a better, safer world for all.”


Publicado por castafiore às 12:03 AM | Comentários (1)