junho 15, 2004

Animais selvagens

Hoje de madrugada, na praia da Oura, no Algarve, uns quantos cidadãos Ingleses, adeptos da selecção do seu país, vestidos com o equipamento oficial, e em profundo estado de embriaguês, envolveram-se em cenas de pugilato com elementos da GNR, que terminaram cerca das 6 horas da manhã com a prisão de diversos deles.

Nessa mesma praia, amigos meus que lá se encontram a passar férias, informam-me que durante o dia, o areal se encontra invadido por esses mesmos indivíduos, que desde manhã cedo até ao fim da tarde jogam futebol, de garrafa de litro de cerveja na mão, completamente bêbados, enquanto gritam insultos aos outros veraneantes e vomitam à beira-mar.

A zona central de Albufeira onde se concentram bares e restaurantes está parcialmente destruída, 50 pessoas estão hospitalizadas, os hotéis cancelaram as folgas de todos os seus seguranças privados que, armados, patrulham as ruas ao lado da polícia, aconselhando as pessoas a não sair depois do jantar e a tomarem precauções redobradas na 5.ª feira que vem, data do próximo jogo da selecção inglesa. Estado de sítio numa tentativa de salvaguardar a integridade física dos turistas que se apanham sem querer no meio destes distúrbios.

Na madrugada do passado sábado, diversos adeptos da mesma selecção foram presos na fronteira de Vila Real enquanto tentavam entrar ilegalmente no país já depois de lhes terem apreendido os passaportes, com o objectivo concreto de impedir a respectiva entrada!

Dois dias antes em Lisboa, aquando do desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade, registaram-se os incidentes que todos vimos.

Na véspera, os primeiros adeptos Ingleses a chegarem a Lisboa invadiram a Praça do Rossio e penduraram bandeiras e panos e outros acessórios transformando aquela praça num verdadeiro circo; chamaram-lhe o colorido próprio das celebrações…

Eu chamo-lhe selvajaria! Desde há muito que está provado que os adeptos Ingleses não se sabem comportar no estrangeiro, tendo mesmo chegado a praticar actos de homicídio no tristemente célebre Heisel Park. Em função disso a Inglaterra esteve interdita de jogar em competições europeias e muitos hooligans ainda hoje não têm autorização para sair do Reino Unido, pelo menos com destino a países da União Europeia.

Desconfio que infelizmente a memória dos Ingleses, à custa do sol Português apanhado em excesso e dos litros da nossa cerveja que têm ingerido, já se deve ter esquecido desses factos. Desconfio que infelizmente será necessário relembrar-lhes outra vez certas normas elementares de civismo, educação e conduta. Para um povo com a “cagança” e arrogância que têm, que olham para todos os outros da forma superior e sobranceira como o fazem, seria talvez útil, quando estão no estrangeiro, aprenderem a portar-se como seres humanos civilizados e não como verdadeiros animais selvagens!


Publicado por castafiore em junho 15, 2004 11:28 PM
Comentários