junho 05, 2004

Uma questão de ética

Consideremos um cenário hipotético em que chegou finalmente a altura de eleger o Presidente dos Estados Federados do Mundo Inteiro.

Vou fornecer-lhe os dados principais sobre os 3 possíveis candidatos.

O candidato A está associado a políticos corruptos e consulta astrólogos. Tem duas amantes. Fuma como uma chaminé e bebe entre oito a dez martinis por dia.

O candidato B já foi destituído duas vezes de outras funções, geralmente dorme até ao meio-dia, fumava ópio nos seus tempos de estudante e bebe um quarto de litro de whisky todas as noites.

O candidato C é um herói de guerra condecorado. É vegetariano, ocasionalmente bebe uma cerveja e nunca teve casos extraconjugais.

Agora suponha que com base nestas informações teria de decidir o seu voto. Entre estes três candidatos, qual escolheria (honestamente)?

........

Ora bem, para avaliarmos o perigo que existe na forma como se fazem as perguntas, e, consequentemente, como a informação é manipulada, tenho a informar que:
- O candidato A descreve sumariamente Franklin D. Roosevelt.
- O candidato B traça um rápido perfil de Winston Churchill.


- O candidato C é ... Adolf Hitler....

Publicado por castafiore em junho 5, 2004 12:32 AM
Comentários

:)

Afixado por: amnésia em junho 7, 2004 10:48 AM

Eu, pessoalmente, desconfio das pessoas que não bebem, não fumam, não têm pequenos “vícios... Parecem-me, como hei de dizer, pouco humanas.

Afixado por: K. em junho 7, 2004 02:32 PM