maio 24, 2010

Fiz mal as contas

A propósito da petição da SOS Salvem o Surf – que neste momento reúne perto de 700 assinaturas – começo a por em causa alguns números e ideias que tinha fabricado na minha cabeça sobre o número de pessoas em Portugal interessadas no tema "ondas". Não são as que têm pranchas de surf ou seja do que for, as que estão no grupo a, b ou c ligado ao surf no Facebook, as que vão às muito badaladas festas do surf ou as que consomem surf mas as que gostam, de facto, de ondas – os monumentos de arquitectura marítima de mil formas e feitios - sem mais acessórios para além do vento, das marés e da ondulação.

Sim, era o que faltava que toda a gente assinasse a petição. Há sempre quem não concorde com os objectivos propostos, quem não goste de se envolver e até, provavelmente, quem ache que dá para fazer surf sem ondas mas ainda assim acho que esta é uma discrepância - entre o proclamado "mundo do surf" e o interesse numa causa fundamental - preocupante num país que tem uma costa incrível com tanto potencial para ser gozado e, já agora, com tanto potencial para ser destruído.

Ainda faltam 1300 assinaturas para o objectivo da SOS ser cumprido. Fiz mal as contas mas agora quero enganar-me outra vez. Assinem.

Publicado por manuel castro em maio 24, 2010 12:35 PM | TrackBack
Comentários

Já está

Afixado por: Andre Vareta em maio 24, 2010 06:43 PM

Por vezes basta mesmo um ligeiro "chamar à atenção" como este para fazer a diferença, quando por tantas razões (falta de tempo ou de lembrança, estar informado, ter a verdadeira noção/consciência da importância de um simples gesto) salvar o cerne daquilo que amamos nos acaba por passar ao lado. No meu caso fez, já lá está mais uma.

Bom post, excelente atitude, espero que "desperte" outros para um resultado certeiro.


Abraço

Afixado por: Sérgio Leal em maio 24, 2010 08:54 PM

Há quem tenhas dúvidas sobre os objectivos propostos pois existem vários casos de aproveitamento da situação. Para salvar o cabedelo aparece um teleférico!!! Para salvar o surf apresentam-se panoramas de milhares de surfistas na agua e falam-se em muitos milhões, campeonatos e outras maravilhas que interessam e dão a lucrar a uma minoria. Nos Açores o campeonato que iria servir para promover a salvação regional das ondas até serviu para pagar férias a vip socialytes que nada tem a ver com surf e com salvar ondas, ainda que alguém venha dizer que sim. Pois é mistura-se o trigo com o joio e aproveita-se o tema de salvar as ondas para introduzir projectos de exploração "surfoturistica" massificada. Depois pede-se dinheiro ao surfista comum para por em marcha projectos que deveriam ser pagos pelos representantes das billagongs, rip curls e quicksilvers que anualmente ganham milhões e que apenas dão uns tostões para estas causas. Depois admiram-se que as pessoas sejam cepticas e não assinem...

Afixado por: Apenas um em maio 24, 2010 09:30 PM

compreendo a tua opinião e respeito-a. no entanto, parto do principio que a associação a uma organização pressupõe alguma proactividade e não apenas a subscrição cega seja do que for. associo-me à SOS mas não vou ficar a olhar feito burro para um palácio quando surgirem medidas com as quais não concordo. mas ali pelo menos sei que o espaço de discussão permite que o que eu - ou outra pessoa qualquer - digo possa ter alguma consequência, quanto mais não seja um sinal de discordância. pelo menos assim espero.

Afixado por: mc em maio 25, 2010 10:37 AM

Nem mais MC, tambem concordo com a tua opinião.
Acho tambem que com um pouco mais de actividade da futura (esperemos) ONG,duplicam as assinaturas necessarias.

Afixado por: pedro m em maio 25, 2010 11:54 AM

Caro Manuel, no meu caso confesso que foi desconhecimento, o que arrisco dizer, será o caso de tantos outros... Neste contexto, vou tomar a liberdade de colocar o link no nosso blog (xungasabeiramar) e torcer pelo sucesso!!
Quanto ao cepticismo (legitimo porventura) revelado acima, subscrevo as palavras do MC e quando discordar de determinada medida, exercerei os direitos que nos couberem enquanto interessados nestas matérias.

Aloha e boas ondas para todos!

Afixado por: Alexandre em maio 25, 2010 02:29 PM

caros, assisti ao kick-off do projeto na semana passada e ja disponibilizei meios (envio de SMS para todos os socios ANS) e formas de financiamento (euros extra nas inscrições nas competições da Ligaprosurf) para este projecto que nao viverá nem do ar, nem de filosofias baratas mas sim de financiadores e projectos concretos. Para terem uma noção, ser uma ONGA faz com que esta associação passe, por exemplo, a ter de ser consultada nos estudos de impacte ambiental previos a muitas obras que podem destruir ondas. Mais. Desafiei a associação a ter tambem como missao a criação de Parques Naturais de Ondas (exemplos e necessidades para Coxos, Ponta Ruiva, Ribeira da Janela e Faja de Santo Cristo como exemplos) e Parques artificiais de Ondas (oportunidades para S. Pedro Estoril, Caparica, Funchal etc). Confio nas pessoas que isto lideram, e isso basta-me. Ja assinei, como cidadão e como alguem que vê e tenta prever o surf no futuro. Espero que não nos venhamos a lamentar de nao ter feito isto antes. Em Portugal nao temos nada disto e as timidas accoes "apanha papeis" da Surfrider Foundation apenas sao boa intenção e muito muito fraca acção. Como os Da Weasel diziam" toda a gente critica, toda a gente tem muita pica, mas é na mesa do café que toda a acção fica, nao ha dinheiro que page este solzinho, manda mas é vir mais um cafezinho"...

Afixado por: joaocapucho em maio 26, 2010 12:53 AM

Ganhei o nacional, sem cartão da FPS.
Sou mesmo o maior e o meu pai um papão... . Todos têm medo dele. É um querido. O que ele faz por mim. Vejam lá, que ameaçou a FPS com a minha ausência à selecção e eles borraram-se todos. São uns porcalhões. É cá um cheirote naquela federação e o mais giro é que a ans vai igual.
E agora? Todos se podem esquecer do cartão ou têm que ir à psp dizer que lhes roubaram a carteira e que estão sem documentos?


Afixado por: Kikas em maio 26, 2010 05:56 PM

lamentavel golpe baixo, injusto e cobarde de quem aqui colocou este post com nick, num email que nao existe efora do contexto. cumprimentos

Afixado por: joaocapucho em maio 26, 2010 08:49 PM

Oh João, isso é dar demasiada importância a estas coisas. Não ocupes o teu tempo a responder a essas coisas. Quem é de bem não liga a essas coisas, quem é de mal também não interessa para nada. Abraço.

Miguel Bordalo

Afixado por: Dias em maio 26, 2010 10:10 PM

pois miguel, tens toda a razao. Adiante. Já só faltam 1000 assinaturas. Pelas minhas contas, foram 200 nos ultimos 2 / 3 dias. Muito bom.

Afixado por: joaocapucho em maio 26, 2010 11:08 PM

É exactamente por pessoas como o Capucho poderem estar ligadas a esta ONGA que eu NÃO assino esta petição. Não quero ajudar a legitimar com o meu nome os projectos que com este tipo de pessoas quer implementar em Portugal. Já agora pergunto-me se os propostos parques naturais para o surf seriam compativeis com a instalação de surf-camps, surf-schools, wct, wqs, campeonatos nacionais e todo o género de actividades que pelo exagerado número de pessoas que arrastam não têm nada de amigas do ambiente...nem do natural nem do surfístico. Esta coisa de se querer salvar as ondas é muito engraçado e como alguém ja disse até serve para aprovar a construção de telefericos na Figueira.

Afixado por: JMC em maio 27, 2010 10:47 AM

Estupefacto ou estupidificado

estupefcato com a deixa e estupidificado com resposta do capucho/ans

estupefcato porque a ser verdade, é de uma gravidade tal, que devia levar já à demissão dos orgãos dirigentes da fps e ans, à suspensão desportiva do atleta por chantagem e à anulação da etapa.
estupidificado com a resposta, porque não nega, nem justifica o aparentemente injustificavel.

Capucho, cumé meu irmão? O amadorismo ainda impera e os jogos de influencias estão acima das regras, (para alguns?)

Este tema tem muito mais importancia para o surf português do que os sos´s que servem apenas para servir e alimentar meia dúzia de bicudos que se esquecem que por mão humana, os molhes criam ondas onde as não havia e sendo assim, se alguma intervenção útil para a sociedade eliminar alguma onda, não é por aí que o surf termina. Pode terminar é com a massificação.

O tema devia levar imediatamente a fps a abrir um inquérito e a actuar em conformidade.

Afixado por: surf em portugal em maio 27, 2010 12:15 PM

também acho que um comentário anónimo deve levar a fps a abrir um inquérito e agir em conformidade. aliás, o mesmo digo das instâncias judiciais deste país em relação aos boatos e rumores que são postos a correr nas caixas de comentários por cidadãos exemplares. o mesmo serve para a constituição de milícias populares para castigar cidadãos denunciados em caixa de comentários. bem-hajam caixas de comentários, sólido pilar de uma sociedade mais democrática, livre e justa.

Afixado por: pidolas em maio 27, 2010 02:07 PM

Manuel,
Colaboro, profissionalmente ou não, com várias ONGAs e projectos relacionados (um dos mais recentes que conheço que em que se pode participar facilmente é este http://www.biodiversity4all.org/index.cfm?p=8DE5DEBB-CC56-556E-12B425DF57A0057C).
Para além disso acho uma boa ideia a classificação de ondas ao abrigo das legislação de áreas protegidas (qualquer pessoa pode propor e eu até posso dar uma ajuda, porque conheço razoavelmente essa legislação, em cuja redacção participei em determinada altura), tanto que aproveitei algumas notícias sobre classificação de ondas para mandar a algumas pessoas que terão responsabilidade na matéria e nuncam tinha ouvido falar no assunto (todos nós temos uma certa tendência para falar em circuito fechado, para os amigos).
Mas não me vou fazer sócio de uma ONGA que não conheço o suficiente e cujo insuficiente que conheço não chega para me fazer sócio.
Isto apenas para dizer que não podes partir do princípio que não se fazer sócio desta associação em concreto seja sinónimo de falta de interesse pelas ondas.
henrique pereira dos santos

Afixado por: henrique pereira dos santos em maio 27, 2010 10:38 PM

caro henrique, salvaguardei todas as pessoas que podiam não concordar com os objectivos propostos pela SOS e até quem não goste de se envolver. posso também incluir quem a desconhece de todo ou parcialmente, ou porque não está interessado em saber, ou porque esta, hipoteticamente, não tem conseguido chegar às pessoas. ainda assim, pensava eu, ia sobrar gente interessada em participar neste movimento ou pelo menos ia querer saber mais. a falta de interesse desilude-me no geral (porque sou um iludido, claro) e isso remete não só para o número de signatários de uma petição mas para uma cultura de cidadania passiva que predomina no nosso país. Uma cultura de participação que o surf, pelo grau de satisfação que cada uma daquelas improbabilidades geográficas, meteorológicas e geológicas nos proporciona podia ter condições de contrariar. porque as ondas são mesmo importantes.

Quanto à ONGA propriamente dita, creio que as conclusões do ciclo de conferências que tiveram lugar na Figueira da Foz apontaram para que seja via SOS que se vai elaborar um plano estratégico para o surf em Portugal, estabelecendo várias áreas de intervenção em que a nível governamental se poderá intervir. acho que parte da sua importância também será aí demonstrada. vou conhecer melhor essa ONGA, obrigado pelo link.

Afixado por: mc em maio 28, 2010 11:58 AM

o joao capucho o que vais fazer em relação ao kikas ter entrado no nacional sem cartao de federado e sem ter dado o cartao como roubado na policia?
É que toda a gente na praia viu os berros do pai dele ameaçar que se o filho não entrasse nao ia a selecção E agora vais tapar outra vez os olhos a toda a gente,ah e verdade claro que vais afinal ja andas a dizer a boca cheia que ele e que vai ser o CAMPEÃO NACIONAL este ano.
Não sabes que não podes tomar partidos?ou vais fazer como o ano passado que fizeram de tudo para por quem puseram como campeão nacional quem não merecia so porque tives te que andar a pedir mais dinheiro a TMN porque chegas te a ultima etapa sem dinheiro para a organizar ???QUEM E QUE TE VAI PAGAR ESTE ANO PARA SER CAMPEÃO NACIONAL??A TMN OU BILLABONG?OU SERÁ AS DUAS?Não sabiam que o kias foi o unico que entrou no nacional sem cartão de federado???e que o IVO CAÇÃO foi deixado de fora,e so porque o pai do kikas o sr NUNO MORAIS ladra e o CAPUCHO TREME..CAPUCHO QUANDO E QUE VAIS DEIXAR DE FAZER OS OUTROS DE OTARIOS E TENS TOMATES E TE DEMITES DA A.N.S?ES A VERGONHA DO SURF NACIONAL E AINDA VENS COM DISCURSOS DE SENHOR MUITO CORRECTO DEVE SER DO DINHEIRO QUE ANDAS A GANHAR DENTRO DA A.N.S

Afixado por: sal em maio 28, 2010 07:57 PM

O Capucho no continente e o Arruda nos Açores fazem parte daquelas pessoas que se deviam dedicar aos negócios da bolsa e deixar as ondas em paz. O arruda ainda é o pior pois com as suas palavrinhas mansas que quer salvar as ondas tudo vai fazendo para encher a região dos campeonatos do mundo que tanto deseja. É muito mau usar o argumento de salvar as ondas para meter em marcha outros objectivos. E depois tem ainda a pretenção de querer impor a sua agenda a toda a região. Abram os olhos e não se deixem enganar!!!

Afixado por: Verdade verdadinha em maio 29, 2010 02:59 PM

Estive na Figueira da Foz no circulo de conferencias, e durante os 2 dias vários temas de interesse foram abordados... E em lado nenhum vi escrito ou mesmo foi dito em jeito de conclusão que:

"Quanto à ONGA propriamente dita, creio que as conclusões do ciclo de conferências que tiveram lugar na Figueira da Foz apontaram para que seja via SOS que se vai elaborar um plano estratégico para o surf em Portugal, estabelecendo várias áreas de intervenção em que a nível governamental se poderá intervir." MC

Por isso devemos ser mais rigorosos e cuidadosos no tratamento destes temas. Ou então talvez participar neste tipo de eventos que a muito custo são organizados.

Abraço a todos

Afixado por: Joao Urbano em junho 1, 2010 04:29 PM

com certeza que o tempo há-de esclarecer o rigor e o cuidado dessas palavras, até porque depois desse ciclo de conferências já houve uma A.G da SOS. esperemos, portanto. um abraço.

Afixado por: mc em junho 1, 2010 07:07 PM

fui ver a petição e ja estao 1310 assinaturas. duplicou em 1 semana. faltam 600. Abraços e força para o Pedro Bicudo, o Pedro Monteiro, a Rita Marteleira e todos os que estao a arregaçar a manga. Aumenta a responsabilidades desta gente em fazer coisas boas. JC

Afixado por: joaocapuuho em junho 2, 2010 12:41 AM

Caríssimo e meu amigo Capucho,

Isto é no que dá em vires para aqui para o blog dos BB mandar bitaites.

Estes invejosos vem logo falar do que aconteceu com a grande família Morais (que já fez mais pelo surf de que a maioria daqueles que vem mandar bocas para aqui)... Acho que o facto de o Kikas ter entrado no Campeonato sem cartão de federado, não retira o mérito desportivo da sua vitória, ok tá bem a atitude do Nuno pode não ter sido a melhor. Mas depois o puto provou que não tem surfista à altura para ele... Foi uma grande festa aquela do campeonato no Porto e prova bem que estás no bom caminho e o surf também.

Caga nos gajos do BB, esses gajos estão mortos e ainda não sabem, fazem parte de uma classe sem futuro. CAGA neles.


Abraço

PS-Querem fazer na secretaria o que não conseguem na praia tirar o titulo ao miudo. Tenham vergonha.

Afixado por: Antonio Fonseca em junho 2, 2010 02:54 AM

ninguem quer tirar o mérito ao kikas mas a lei e para todos e não so para alguns.Se uns tiveram que ir a policia e mentir e outros não entraram porque e que o kikas e diferente? porque o pai dele fez uma grande birra A LEI É PARA TODOS

E so um anormal como tu para ainda fazer essas diferencas entre o surf e o BB

Afixado por: ....... em junho 2, 2010 05:10 PM

Estranho não ler um desmentido por parte da ans.
Quererá isso dizer que o acima descrito foi de facto verdade?
Se assim for, o internauta que veio exigir um inquérito, tem toda a razão. Não é pidesco, é SERIEDADE. Uns têm outros não, mas pior é que uns a exigam, mas não a pratiquem.
Morais, Ribeiro ou Cação, as regras deveriam ser iguais para todos. Se não foram, um inquérito que o apure e se necessário que o inquérito passe a processo, assim seja, desde que a verdade venha ao de cima e os prevaaricadores sejam punidos, se os tiver havido.
Se tudo não passar de mexericos, então quem veio lançar a confusão, não passa de um intriguista e a esses, não se deve dar atenção.
Já se for verdade... .

Boas ondas para todos e cá ficamos à espera do desmentido.


Afixado por: um amigo de todos em junho 2, 2010 06:21 PM

um inquérito e um desmentido baseado num COMENTÁRIO NUM BLOG? ou terá dado entrada alguma queixa/protesto na FPS ou na ANS de que se tenha dado conhecimento público com press-release DEVIDAMENTE assinado? está tudo louco, meus.

Afixado por: jack em junho 3, 2010 12:29 AM

Pelo que sei esteve uma delegação da Figueira da Foz, no domingo de manha antes de o campeonato começar, que entregou um protesto formal ao director da prova.
Desse protesto soube-se pouco ou mesmo nada, mas que alguém protestou, protestou. Mas mais uma vez não deve dar em nada. Eu queria ver se fosse ao contrário. Ui Ui, até uma bomba punham naquilo.

Já agora para que é que serve esta FPS? ou o que é que ela faz? Centros de alto rendimento??? de e para quem?

Bem hajam

Afixado por: João Urbano em junho 3, 2010 12:54 AM

good news

Afixado por: ilan ver em julho 31, 2010 07:02 PM

bayan arama kurye telekýz hizmeti veren siteler car rental oto kiralama istanbul araba kiralama araç kiralama türkiyenin kýzlarý en sexy kýzlar bu sitede aradýðýnýz kýzý güvenlik bulacaksýnýz. attým kafadan köfte formlama kalýbý firmanýza uygun kalýp tasarýmlarý türkiyenin en güzel kýzlarý. biz www.bizdensor.com sinema dizi full sinema izle belgesel video clip play game çocuklar kýz oyunlarý erkek çocuk games seo deneme sallama mail plaket kristal plaket kokart rozet ahsap plaket kristal ödül madalya gümüþ plaket yaka isimliði masa isimliði kupa plaket
zet ahsap plaket kristal ödül madalya gümüþ plaketislami evlilik siteleri bayan partner siteleri bayan arkadaþ arýyorum en güzel kýzlar bu sitede ücretsiz üyelik sistemi bayan arkadaþlar kýz arkadaþlar arýyorum oteller, pansiyonlar der

Afixado por: rent a car em outubro 2, 2010 09:41 PM

UHGkvj mwnvgtodljoo, [url=http://sfdigyfjucwj.com/]sfdigyfjucwj[/url], [link=http://hxhrkduzikfz.com/]hxhrkduzikfz[/link], http://vpqydnnftiyk.com/

Afixado por: xhtglqpa em abril 19, 2012 06:17 AM

QW5U9N Great, thanks for sharing this blog post.Thanks Again. Much obliged.

Afixado por: Bristol Airport Hotels em abril 19, 2012 03:12 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?