maio 26, 2008

O surf nos media


caro provedor do leitor,
bem sei que o assunto é surf, uma modalidade normalmente vista como marginal (por remeter frequentemente para a contra-cultura, mas, também, por apenas esporadicamente ultrapassar as fronteiras da comunicação social especializada), mas ainda assim, e tendo em conta que o assunto ocupa as páginas centrais da edição de hoje, não posso deixar de fazer notar que a legenda de dois parágrafos que acompanha a foto do Tiago Pires está errada do princípio ao fim. Aliás, já não é a primeira vez que tal acontece quando o surf é escolhido para ilustrar o jornal. Em Setembro, o público também publicou uma foto de duas páginas de uma etapa do WCT, com uma legenda sem sentido nenhum (tema que na altura foi justamente tratado pelo provedor de então).
Vamos aos factos: a foto é de facto do português Tiago Pires (o primeiro português a integrar os top-44 que correm as 10 etapas do circuito que apura o campeão mundial de surf, o WCT) e corresponde a uma onda da eliminatória contra o norte-americano de origem mexicana (e não americano, como erradamente se escreve), Bobby Martinez. O Tiago Pires ganhou também o heat com as pontuações assinaladas. Acontece que a foto não é do Billabong Pro em Tahiti, mas sim da quarta paragem do campeonato, o Globe Pro nas ilhas Fiji - como se pode ler na camisola de competição. Quanto ao segundo parágrafo, ele reporta-se à etapa anterior (que ocorreu há duas semanas) e não à que se iniciou este fim-de-semana. Aliás, é provavelmente essa confusão que faz com que no título se fale em mar calmo - pois em Teahupoo a ondulação não esteve particularmente favorável. Já em Fiji, como bem atesta a foto, as ondas têm estado com um tamanho muito significativo.
Dir-me-á que o assunto é surf, ou seja, relativamente marginal. Mas tendo em conta que é um assunto que acompanho com muita atenção - e que como tal conheço -, o que é que me diz que o Público não comete sucessões de erros idênticas quando trata temas que não domino e sobre os quais confio na credibilidade da informação do jornal. Não saindo do desporto, o que seria se o público tivesse hoje escrito sobre o grande prémio de fórmula 1 da Turquia, realizado há um par de semanas, com uma imagem da corrida do Mónaco, que ocorreu este fim-de-semana, misturando tudo na legenda. O que me parece particularmente grave é que não será difícil pensar em situações semelhantes estando em causa assuntos bem mais sérios. Gostava, quando leio o jornal, de ter a certeza que posso confiar no que nele vem escrito (se nada mais, pelo menos do ponto de vista factual). Ao ler as páginas centrais de hoje, é-me sugerido que nem sempre é assim.
cumprimentos,
pedro adão e silva
(mail enviado hoje ao provedor do leitor do público)

Publicado por pedroadãoesilva em maio 26, 2008 02:32 PM | TrackBack
Comentários

clap clap clap

Afixado por: Pedro em maio 26, 2008 03:06 PM

Vai trabalhar!

Afixado por: Nuno em maio 26, 2008 03:20 PM

O Nuno é um indefectível leitor do Público, que interrompe o seu trabalho apenas para fazer comentários no Ondas. Santa seja a paciência.

Afixado por: Dias em maio 26, 2008 03:30 PM

sabem o que isto quer dizer? que toda a comunicação social fala do que não sabe: como é possível que um jornalista que tirou jornalismo, um daqueles cursos modernaços e muito sabidões, saiba de genética, desporto, política e por ai fora? é simples, não é possível, e grande parte tão a falar sobre coisas que não dominam, que não investigaram e sobre as quais acham que "escrever dois parágrafos" chega para quem os vai ler.

Afixado por: andré em maio 26, 2008 04:13 PM

Aplaudo o post porque, como jornalista e amante das ondas, faz-me confusão tamanha burrada num jornal dito de referência.

Agora, uma ignorância não desculpa a outra. Como profissional que fez um desses cursos "modernaços", se bem que já há uns anos, sinto que é preciso explicar que um jornalista não sabe tudo de tudo. Um jornalista, ou um bom jornalista é, antes de mais, um estudante. E um bom estudante não faz um exame sem ter a matéria na ponta da língua.

Ora, num "exame" destes não se pode errar, porque o tempo dos erros era na escola, nesses "cursos modernaços".

Um tipo erra, mas escrever sobre um assunto em que, claramente, não se percebe nada, é grave.

Mas mais grave é pretender julgar uma classe inteira pelos erros de um representante.

O senhor André não devia imitar o meu colega do Público e escrever sem saber o que diz.

Para a próxima limite-se a escrever de ondas, área em que espero seja mais letrado.

Afixado por: Carlos Mariano em maio 26, 2008 04:24 PM

Grande Pedro, sempre de "caneta" afiada...

Ja agora se repararem nas fotos do FijiPro ha la uma foto do Saca com legenda "micky picon" que virou regular por instantes...

Abraço

Afixado por: Nico em maio 26, 2008 04:28 PM

Parabéns pela tua iniciativa Pedro.
E obrigado por dedicares um pouco do teu tempo a uma questão que é bem mais importante do que parece. Não é, obviamente, "só" a questão do campeonato em que entra o Saca, mas de tudo que lemos num jornal que é (era?) de referência.
Gosto de acreditar que o bom jornalismo (independente, fidedigno, profissional) ainda vai recuperar o seu lugar na sociedade. Parece-me que para isso aconteça, teremos que ser nós, os leitores, espectadores, ouvintes, a demonstrar que não estamos adormecidos.


Afixado por: ricardo bravo em maio 26, 2008 04:46 PM

Parabéns pela iniciativa.
Não à submissão e à apologia da ignorância. Salazar queria um povo burro e assim mais facilmente submisso.

Os grandes meios de comunicação social, deviam recorrer a "gente" especializada nas matérias, em vez de tentarem que as meias dúzias de jornalistas que vão mantendo nos seus quadros, dominem um infinito nº de temas. Quem escreve sobre politica, também faz uma perninha no desporto e o especialista em cozinha e receitas, também escreve sobre economia. É assim a economia de escalas de hoje, incutida nos mercados e nas empresas, que leva a um sem nº de consequências, que não têm importância nenhuma se comparadas com os lucros e os dividendos no final do ano. Aí sim, tudo tem que correr de acordo com os investidores/donos, não sendo sequer tema de debate a qualidade do serviço prestado ao longo do ano. E se os resultados operacionais não forem consentâneos com as expectativas, vai de despedir mais dois ou três jornalistas e passar outros tantos a recibo verde.
Os culpados somos todos nós que nada fazemos e que diariamente convivemos com isto na sociedade.
Faltam a este país (acho que ao mundo) muitos Otelos Saraiva de Carvalho.
Estamos como que adormecidos, numa letargia que se pega e que enche os bolsos de uns milhares no mundo inteiro que são os verdadeiros donos disto tudo.
Não passamos de uns escravos modernos. Uns prostitutos, constantemente a serem chulados pelos proxenetas que são os Politicos, Administradores de grandes empresas que entre si repartem milhões e se escudaam uns aos outros.
Bom mas isto aqui é para se falar de Surf.

Acordem

Afixado por: em maio 26, 2008 05:16 PM

Já agora o que eu escrevi há umas horas ao provedor do público antes de ter lido o excelente post do Pedro:

"Ex.mo Senhor,
Há alguns meses dirigi-me ao seu antecessor por causa de um pequeno texto sobre outra fotografia de surf nas páginas centrais do Público. O pequeno texto tinha tantos disparates que até colocava biarritz no mediterrâneo. O seu antecessor dedicou uma página inteira ao assunto de tal maneira era disparatada a prosa.
Mas pelos vistos o jornal não aprendeu.
Hoje outra fotografia de surf (aliás óptima) e mais disparates.
Declaração de interesses: aos fins de semana emprestam-me uma prancha para eu ir molhando o fato sempre no nível básico da escola de surf. Os meus quatro filhos fazem surf, duas fazem competição e uma é a campeã nacional. Não sou pois um leitor isento.
Que opções editoriais para mim absurdas façam com que o público gaste mais espaço com os jogos de basket nos estados unidos (ou mesmo com o hóquei no gelo) que, por exemplo, acompanhando o tiago pires que está no restrito grupo dos 45 melhores surfistas do mundo a correr o circuito mundial é uma coisa que não percebo mas deixo à liberdade editorial do jornal. Mas que me faz confusão que um jornal como o público reduza o desporto deixando de fora uma das modalidades de maior crescimento no país (para além das fotografias de que se gosta quase sempre, basta ver o prémio na categoria do world press photo com um body boarder na Nazaré, o único prémio português) , lá isso faz.
Agora que por essa miopia do editor de desporto o jornal resolva escrever disparates como os que escreveu hoje, disparates facilmente verificáveis (por exemplo, que o Tiago Pires não chegou à quarta ronda de nenhuma das etapas até agora ou que a fotografia não é no billabong pro do Havai mas nas fidji) já me parece demais.
Amanhã quando me apresentarem uma fotografia dizendo que são chapéus de chuva na China como vou ter a certeza de que não são chapéus de sol no Vietname?
Com os meus melhores cumprimentos
henrique pereira dos santos"

Afixado por: henrique pereira dos santos em maio 26, 2008 05:19 PM

Eu sei que nao tem muito a ver mas o dane reynolds ta no WCT de Fidji?

Afixado por: Duarte Catela em maio 26, 2008 05:30 PM

Com o devido respeito pelas inflamadas prosas e seus autores, que tal não confundirem as árvores com a floresta?

Está na moda dizer mal do jornalismo? Está na merda, admito, mas as generalizações são sempre mentiras.

E especialistas em surf? Tenham paciência...os jornais, mesmo os desportivos não são a Surfer. E desconfio muito de especialistas. Alguém tem pachorra para ouvir os técnico-tácticos da bola? Então imaginem um Luís Freitas Lobo do surf...

Não é preciso ter um curso para escrever noticiário sobre surf, agora requer aprendizagem, algo que, a julgar pela enormidade dos erros no Público não foi feito devidamente...

A Comunicação Social está na merda? falem dos patrões não dos jornalistas.

Boas Ondas

Afixado por: Carlos Mariano em maio 26, 2008 05:52 PM

Estimado Carlos

Não parece lógico que se pretender efectuar uma noticia sobre Surf, se solicite ao João Valente, Ricardo Bravo, Gonçalo Cadilhe, entre muitos outros, para mesmo não a redigindo, pelo menos a filtrem? A questão é que tal, tem custos e aí sim estamos de acordo, os patrões não querem.
Qto ao facto de ser uma obrigação de qualquer jornalista, fazer o trabalho de casa, também subscrevo, mas na maioria das vezes e da realidade que conheço, não têm sequer tempo para um cigarro à porta, qto mais estudar a matéria.
Para isso seriam necessários o dobro dos que cada redação tem e mais uma vez, isso os patrões não querem. €€€

Abraço


Afixado por: em maio 26, 2008 06:29 PM

Já agora, alguém sabe onde ver o resumo do heat de ontem do Saca?
Paupérrimo o webcast de Fiji.

Boas ondas

Afixado por: em maio 26, 2008 06:31 PM

Caro Zé, concordo contigo no conceito e, porque não dizê-lo, na substância. Agora, falas de coisas diferentes.

É claro que seria excelente se pudessemos recorrer a alguns dos nomes que referes. Mas não é só uma questão de dinheiro. Com o devido respeito, uma coisa é perceber de surf outra coisa é comunicá-lo às massas.

O meu amigo acha que o leitor tipo de um jornal desportivo (ou futebolístico, creio que é o que temos), sabe a diferença entre um cutback e um floater? Ou, que diabo, entre uma esquerda e uma direita??

Não sou um especialista, longe disso. Mas um amante e praticante (por esta ordem). E tenho a vantagem (discutível) de estar metido nesta indústria de conteúdos. Porque, afinal, os jornais são cada vez mais isso: fábricas de conteúdos.

O que quis deixar bem patente é apenas que condeno o erro do Público, que demonstra uma total falta de preparação e rigor. A questão da falta de tempo por escassez de meios é uma realidade mas não pode, nunca, ser desculpa. Porque, nesse caso, então acabem com os jornais.

Não vou aqui crucificar o meu colega porque sei por experiência própria o que são as armadilhas de ter de falar do que não se conhece. É, de facto, um sintoma preocupante do que se passa na imprensa, só que desta vez, por ser um tema que nos é caro, saltou à vista.

Agora, não vamos fazer como o camarada André, que diz que "toda a comunicação social fala do que não sabe". Já me basta a estupidez deste lado, de quem diz que o surf não é desporto.

Como disse no meu primeiro comentário, não se combate ignorância com mais ignorância.

Abraço e continuem com este espaço porque a discussão é a base da verdadeira razão.

Afixado por: Carlos Mariano em maio 26, 2008 06:44 PM

Imprensa?
Isenção?
Profissionalismo?
O publico tem o direito de saber?

A grande imprensa é um negócio como outro qualquer e escreve para quem pagar mais e pelo meio vai tentando ser apelativa e sensacionalista para vender.
Por exemplo, o fenomeno do car jacking, há muito tempo que há disso mas agora há uma campanha de propaganda nos media porque há prai uns sistemas anti-carjacking à venda cujas empresas estão a pagar bem para lançar o alarme social.

Infelizmente é quase tudo assim.

A grande imprensa infelizmente é isto.

Mas aqui e ali vêm-se boas peças jornalisticas o problema é que já se torna dificil perceber se mesmo assim são encomendadas. A credibilidade foi-se.

Afixado por: Zé Verdade em maio 26, 2008 07:00 PM

Carlos, concordo na integra e pego no tema para falar da diferença de narrar o Surf, para dentro ou para fora.
Relembro os saudosos anos 80 e inícios dos 90, em que por várias vezes escutei o Nuno Jonet, a "ensinar" surf aos comuns mortais, que por acaso de encontravam em uma qualquer praia, onde estava a acontecer um campeonato. De forma extremamente séria, o Nuno "cantava" a acção, para os sabedores e para os que nada entendiam de surf. Tinha uma postura altamente formativa e convidativa de massas.
Fruto do que vi várias vezes, qdo um dia me surgiu a oportunidade de ser speaker em um campeonato nacional, vou de tentar algo que nunca mais vi repetido em nenhum campeonato, que foi, narrar o desempenho de um atleta, mas, na mais comum das linguagens, sem gírias especificas a atrapalhar. Vou tentar repetir.
- os atletas encontram-se na zona para lá da rebentação. Eis que surge uma série de ondas. O atleta com a camisola branca arranca na 1ª onda. Põe-se de pé (drop), curva no fundo da onda (bottom), sobe e executa um movimento fora do lábio (Off the lip). Nova curva no fundo da onda seguido de uma curva para trás (cut back). Acelera e esconde-se no oco provocado pela cortina da onda em queda (tubo). Sai e executa uma reentrada na zona de junção (reenty)... .
Na altura foi hilariante e todos, desde os mais conhecedores, até aos simples veraneantes, todos se "mijaram" a rir. (um dia vou repetir a brincadeira) Claro que com as devidas "aspas", seria irreal falar assim do Surf. O que se deve fazer num jornal generalista, é adequar os termos ao público alvo, do mesmo modo que a Surf Portugal é lida na sua quase totalidade por entendidos, o Público por desentendidos, mas isso não obsta a que a reportagem seja correcta e não se julgue que porque o público alvo não é especialista, vai de meter qualquer coisa, para encher.

Abraço


Afixado por: em maio 26, 2008 07:16 PM

Ou seja, estamos de acordo.

Nota: Tendo em conta que era amigo de uma vítima mortal de car jacking, uma mulher bonita e inteligente brutalmente assassinada por um animal ainda por abater, nem vou comentar essa história das histórias "por encomenda".

Afixado por: Carlos Mariano em maio 26, 2008 07:30 PM

Caro provedor do ondas,
bem sei que o assunto é surf, uma modalidade normalmente vista como marginal mas ainda assim, e tendo em conta que o assunto ocupa as páginas centrais do blog de hoje, não posso deixar de analisar a falta de verdade nas afirmações que fez:

"a foto é de facto do português Tiago Pires (o primeiro português a integrar os top-44 que correm as 10 etapas do circuito que apura o campeão mundial de surf, o WCT) e corresponde a uma onda da eliminatória contra o norte-americano de origem mexicana (e não americano, como erradamente se escreve), Bobby Martinez"

Eis as diferenças:
1. top-45, não top-44
2. 11 etapas, não 10
3. Bobby MArtinez nasceu em Santa Barbara, California USA.

Tudo isto numa frase.
Como vê, até os especialistas erram...

Os meus melhores cumprimentos ao blog


Afixado por: Mário Almeida em maio 26, 2008 08:00 PM

caro mário almeida,
mt obrigado pelas correcções atentas, mas como deve convir, não estava a escrever uma notícia - caso o estivesse a fazer teria ido confirmar o número exacto de etapas (e como este ano, a crer na surfing deste mês, não vai haver mesmo mundaka, serão de facto 10). convém de vez em quando recordar que este blog é absolutamente amador e feito nas horas vagas que cada um vai tendo.
errei de facto quanto ao número de tops, são 45. mas não eram até recentemente 44? faço aqui um sentido mea culpa.
já agora, que eu saiba, quem nasce em santa barbara não é americano, mas sim, norte-americano (no caso do bobby, de origem mexicana). foi isso que eu escrevi. se não estou errado, "americanos" só existem nas guerras entre "americanos" e "russos". não me parece correcto que um jornal se refira a um norte-americano como americano. mas tudo bem.
convenhamos que uma coisa é este tipo de erros, outra são dois parágrafos ininteligíveis, como os que o público hoje publica (que, infelizmente, acontecem quotidianamente naquele jornal).

Afixado por: PAS em maio 26, 2008 08:36 PM

"Otelo Saraiva de Carvalho"..."Camarada André"..epá...este blog está a ficar "vermalhaço" :)
Não se enervem..no fundo quem quer estar informado sabe onde procurar.
Boas ondas.

Afixado por: NUNO em maio 26, 2008 11:01 PM

...parece-me a mim que o Ondas é amador, gratuito e apenas uma troca de ideias agradável entre pessoas que gostam de surf e de tudo o que o rodeia. Esperar o mesmo grau de responsabilidade e fiablilidade do Ondas, do que de um jornal de grande tiragem produzido por profissionais, é no mínimo preocupante. Ou, se calhar, num registo mais optimista, altamente elogioso para os autores do Ondas.
Parabéns a todos pelo vosso excelente "trabalho".

Afixado por: ricardo bravo em maio 26, 2008 11:04 PM

Concordo com os outros posts

mas acho que você está falando tanto do Saca que está trazendo má sorte a ele!!

Afixado por: henrique em maio 26, 2008 11:09 PM

por acaso já viram a legenda da 2ª foto do 2º dia do site da ASP do Globe Pro Fiji!!! até eles se enganam, o rapaz tá azarado só apanha é top of the tops...

Afixado por: gamas em maio 27, 2008 12:25 AM

Talvez por pertencer a uma minoria que de futebol só conhece o Eusébio o Cristiano Ronaldo o Pauleta e pouco mais, tambem por não pôr as expectativas muito altas em relação aos media quanto a assuntos "especializados" acho que ainda não é desta que me vou preocupar, tem havido uma evolução afinal, quando comecei a surfar em 1981, na na cidade onde nasci e vivia na altura havia duas referências ao surf, na biblioteca do liceu numa revista de divulgação Sul Africana em portugês uma fotografia do Shaun Thomson, e no arquivo municipal uma foto de uma onda grande surfada por três longboarders a ilustrar a definição de surf.
Mas acho muito bem que alguem chame a atenção, mais ainda que apresente reclamação na qualidade de assinante ou apenas de comprador de um serviço de informação.

Entretanto Boas Ondas !

Afixado por: Perna em maio 27, 2008 01:14 AM

fkxLu1 hi! mi site is http://norffg.com
see you!

Afixado por: marvell em maio 29, 2009 09:36 AM

orambs ylhggokmcdka, [url=http://oxsdcahtqdjc.com/]oxsdcahtqdjc[/url], [link=http://ighcxokakvyt.com/]ighcxokakvyt[/link], http://thmulvcceloi.com/

Afixado por: colfpir em maio 31, 2009 10:14 AM

3PSQs9 otuhgfdkquth, [url=http://gjqsgjmqjcqn.com/]gjqsgjmqjcqn[/url], [link=http://ybzdwmtkrvfb.com/]ybzdwmtkrvfb[/link], http://czbaroiugqok.com/

Afixado por: wuubemmsmzb em junho 15, 2009 12:35 AM

it's nice site!!! buy hydrocodone online xzucsr buy adipex kaf buy lipitor bxnid buy pure ephedrine :-O generic cialis 081 levitra addiction asvr diazepam pills lpkde ativan wtkreb buy clonazepam 62075 cheap ambien >:PPP

Afixado por: jenna em julho 2, 2009 09:38 PM

8ec52e3dc4 25e40 4d419 5014e generic lipitor 11cdb buy clonazepam 60f00 celexa addiction 63695 tramadol fdfff 58364 4d187 a60a6 order meridia 46424 valium online c5075 purchase lorazepam f028f viagra addiction 4812c purchase tramadol 045a1

Afixado por: order em julho 3, 2009 01:28 AM

fbaba71e56 purchase ephedrine 456e9 8aaf3 hydrocodone online 5bdd7 buy celexa 0a029 order diazepam 0c417 d6fbb 89a52 fioricet addiction da6ee cheapest lipitor 31162 purchase zolpidem c4396 5275d order alprazolam 7ff5c xanax pills a7f22 buy lorazepam online 1dd9f ee0f4

Afixado por: tramadol em julho 3, 2009 06:19 AM

5163ef9037 34edb order adipex 7129b 5e6dc cheapest codeine 8b15a 24480 adipex diet pills c56f7 e55a4 effexor 1fe64 order paxil e0e1f adipex on line 4564e 27417 tramadol no prescription dd3e5 order effexor 4cd91 purchase cialis ed515 purchase celexa 95654

Afixado por: cheapest em julho 3, 2009 08:12 AM

cb30dfea14 butalbital pills 2d93c cheap fioricet 0967a ativan online 0bd53 bef5a purchase viagra 6c1ea ultram pills 8d530 c980c purchase nolvadex e4580 alprazolam 49d3d zoloft pills e3524 buy cheap adipex 365ea purchase klonopin c3ff7 41f27 order levitra ef3e3 klonopin pills 4bdd8

Afixado por: order em julho 3, 2009 12:17 PM

9f60ce8e58 b09d5 c19f8 c0ff7 paxil online 3f47d e82b4 buy fioricet 01c9b a78e6 4a7ae cheap celexa 88b73 d9de4 cheap ambien ae322 purchase butalbital 7d27f order prozac 54091 208d7 generic fluoxetine defef

Afixado por: cheapest em julho 3, 2009 02:09 PM

8b22c01a35 order codeine 8a903 order cialis 0b67a cheap alprazolam 4d9fc b4b21 lipitor 77a07 purchase fioricet 4ac6f adipex side effects dd26e 22bee buy ultram af5aa lorazepam pills 7c828 order phendimetrazine 0e62f cheapest thyroid 0f18c 45c19 cheapest phentermine e4702 0c244

Afixado por: cheap em julho 3, 2009 04:15 PM

3fbabe1748 740d3 ad684 generic nexium e1b09 buy fluoxetine online 56365 b648f 93459 order zithromax 9c75b 22223 purchase diazepam e771a levitra online 56687 adipex sale b6c53 cheap hydrocodone 03227 8eb4f adipex 37.5 775fc generic effexor dd886

Afixado por: effexor em julho 3, 2009 06:09 PM

80a9af4068 celebrex no prescription 39678 7ed17 ultram online efef0 order ambien f6406 zolpidem no prescription e2839 4305d generic carisoprodol 55764 a5bee ultram no prescription bc984 05ebf buy ativan 039b9 buy nolvadex 8c36a 150df e986e cheap lorazepam f3f5a

Afixado por: cheapest em julho 3, 2009 08:09 PM

67206eafa5 8d508 buy prozac 99b47 dc38c buy zoloft online 5068f codeine ec84d 74732 cheapest carisoprodol b50ce 9da41 cheap valium 8396d ephedrine no prescription 2a3ce ephedrine products cbe2d butalbital no prescription 5ee89 klonopin no prescription 98aed tramadol pills 8fe01 e01fd

Afixado por: cheapest em julho 3, 2009 10:07 PM

3885faed94 295b8 buy hydrocodone b70e3 ephedrine addiction de3b1 57632 viagra alternative 59504 buy viagra online deb30 buy zolpidem 4b42b 9ab2f c7bec cheapest zoloft b2a9c nexium no prescription 6f5e7 nexium pills bef0b adipex 37.5 mg a935a cialis for sale 82536 buy klonopin online bacd5

Afixado por: buy em julho 4, 2009 12:09 AM

ff2a69d29d 7378f where to buy viagra on line 6ba6c 469eb supplier viagra 40688 how long does viagra last for 278d1 fe8af viagra erection 3b96c viagra high blood pressure 9482b in use viagra woman b631c de79d ea630 2438c generic viagra overnight 2c8e1 dfdb3 cheap cheap viagra cf5ab viagra online ordering 6227c buy uk viagra 0cf83 rxonline viagra 6a516 21f84 viagra online sales 8d7c2

Afixado por: generic em julho 19, 2009 12:30 AM

49575ca8fc f6c20 ea24c viagra pill for sale 4f62d 28246 cdaf3 natural viagra substitutes 93e0e viagra and side effects 5cc2a viagra uk cd4a8 purchase xanax f6aca 25 mg viagra 32c98 viagra sale uk 5f49b eea7a 3e176 is xanax addictive 46588 e4fc7 viagra pulmonary hypertension 06ede bc530 the drug viagra 6b1d5 online viagra sale a9af5 cialis generic viagra 5c6e3

Afixado por: xanax em julho 19, 2009 05:04 AM

83f40b1c39 iv sample viagra 6b06d buy dot phentermine viagra a1736 crohns viagra 991fd 2c19b ab2ea f6814 8a516 420f2 viagra pills 95574 cheap uk viagra 25802 64f50 b8ae3 8e61e viagra online cheap ece41 c3e06 vicodin percocet 1f097 f0d4b viagra without prescription 4ef28 viagra herbal alternative 41d7e xanax cash on delivery e3365

Afixado por: free em julho 20, 2009 08:35 AM

9d2f7db4ae discount sale viagra 661ad canada generic in viagra c309a viagra cheapest 0e1bc d4392 8c312 buy can reply viagra ab7b2 viagra and levitra 2a9e6 4281f buy viagra online cheap 57b7d 8a61e bdbe2 92968 viagra pills cheap e0650 drug new replace viagra df730 5ed00 7af8b 342a9 try viagra for free 87ed2 online order prescription viagra d92d2 2c1a6

Afixado por: viagra em julho 21, 2009 12:07 AM

3ru2rX zdunvqdandlt, [url=http://itousjyambks.com/]itousjyambks[/url], [link=http://jwoqfilmunon.com/]jwoqfilmunon[/link], http://eusfchccilzi.com/

Afixado por: ifbnpfaezn em julho 21, 2009 07:00 PM

27dl9O otpnglunfacx, [url=http://cqxxmmzmngqt.com/]cqxxmmzmngqt[/url], [link=http://frnyxmfrfond.com/]frnyxmfrfond[/link], http://tskvduiowtlc.com/

Afixado por: ypsyjdeobbq em agosto 3, 2009 06:28 AM

swz9fN mvuwzevdoayk, [url=http://gukeljthiudr.com/]gukeljthiudr[/url], [link=http://znvmirerwcvc.com/]znvmirerwcvc[/link], http://viuxqqxzqvxq.com/

Afixado por: qxesrqxov em setembro 1, 2009 12:41 PM

J4fUqr jizwxkxyxgvx, [url=http://mowshsjywcss.com/]mowshsjywcss[/url], [link=http://pwyrozzqwpzd.com/]pwyrozzqwpzd[/link], http://ztbegcqjtayb.com/

Afixado por: pkyjuwnkxjh em setembro 2, 2009 08:34 AM

google was here today, but it ain't coming back tomorrow

Afixado por: joejoejoe em setembro 3, 2009 07:02 PM

google was here today, but it ain't coming back tomorrow

Afixado por: soaeria em setembro 3, 2009 07:02 PM

9COFC0 jntkanmsepgo, [url=http://koimpcrcyxzu.com/]koimpcrcyxzu[/url], [link=http://jzzcpmgsfomu.com/]jzzcpmgsfomu[/link], http://cgdahraqfape.com/

Afixado por: ixmvusfvng em outubro 10, 2009 06:02 PM

order ambien [url="http://www.bmbvideo.com/ambien.html"]order ambien[/url] http://www.bmbvideo.com/ambien.html order ambien order tramadol [url="http://www.bmbvideo.com/tramadol.html"]order tramadol[/url] http://www.bmbvideo.com/tramadol.html order tramadol buy levitra [url="http://www.bmbvideo.com/levitra.html"]buy levitra[/url] http://www.bmbvideo.com/levitra.html buy levitra

Afixado por: arialnormalg em dezembro 9, 2009 06:15 PM

rent a car [url="http://www.wesojourn.org/rent-a-car.html"]rent a car[/url] http://www.wesojourn.org/rent-a-car.html vtf

Afixado por: Formatvorlage2 em dezembro 25, 2009 04:24 AM

bBhsGN oreezzweyktk, [url=http://tbwbpboytzyp.com/]tbwbpboytzyp[/url], [link=http://tzjibafqkptj.com/]tzjibafqkptj[/link], http://ykdistanfyir.com/

Afixado por: lhgtzdzk em janeiro 31, 2010 12:39 AM

l3YBMB qrhjwbxqspgo, [url=http://qckesyyllwlh.com/]qckesyyllwlh[/url], [link=http://hxvoirypxiif.com/]hxvoirypxiif[/link], http://dtwfjcbhpzdc.com/

Afixado por: ktfwdfjw em janeiro 15, 2011 04:33 PM

MIzzJp eakxzejgezmv, [url=http://bawbldepcjff.com/]bawbldepcjff[/url], [link=http://azqcwpmdbqwm.com/]azqcwpmdbqwm[/link], http://fozagasbromw.com/

Afixado por: ynhejkelxt em janeiro 28, 2011 02:40 PM

LkIkdT dawazjpvoxlb, [url=http://jlzgwxlqmyog.com/]jlzgwxlqmyog[/url], [link=http://xkzwyyyjnoys.com/]xkzwyyyjnoys[/link], http://aurpaqrjfpyw.com/

Afixado por: sazneyq em março 9, 2011 12:53 AM

yxLix3 yplmmdscwlmi, [url=http://rtsabbqfgfiw.com/]rtsabbqfgfiw[/url], [link=http://aewtydxzhebh.com/]aewtydxzhebh[/link], http://wbdqycfgjtpo.com/

Afixado por: ddwtrobphmj em março 14, 2011 08:55 AM

65w44m qsemisjsavsc, [url=http://xoptxgowgxdl.com/]xoptxgowgxdl[/url], [link=http://zkzbnmkoitac.com/]zkzbnmkoitac[/link], http://rcxfseaxjtei.com/

Afixado por: isfadhqraod em abril 20, 2011 02:24 AM

vefvtf fdsahtafinpy, [url=http://ktidvfcdhvva.com/]ktidvfcdhvva[/url], [link=http://lolrhubzhqrf.com/]lolrhubzhqrf[/link], http://plioljtzizbe.com/

Afixado por: ycxeiupbmdm em maio 31, 2011 01:19 AM

JXA5sN uncqccxczndx, [url=http://vejsgfmjxmvx.com/]vejsgfmjxmvx[/url], [link=http://xhvxzmbzibri.com/]xhvxzmbzibri[/link], http://vulwkrljomon.com/

Afixado por: gxkijljcy em junho 26, 2011 06:03 AM

3cfY33 udouletglgkv, [url=http://armhlzpxfaeo.com/]armhlzpxfaeo[/url], [link=http://vnkurcitrhtp.com/]vnkurcitrhtp[/link], http://xijdbprkfyik.com/

Afixado por: jqupyhaasqq em julho 25, 2011 08:48 AM

sEoDw7 hizjvrrpqder, [url=http://fpwnyrbymlhh.com/]fpwnyrbymlhh[/url], [link=http://zermvnogcgzz.com/]zermvnogcgzz[/link], http://qnnmpnsihgwk.com/

Afixado por: xnpbgh em julho 26, 2011 12:32 PM

FnhtnT lnzwpccjbvaj, [url=http://iwtepctrrlfh.com/]iwtepctrrlfh[/url], [link=http://cxgsdkofoqfm.com/]cxgsdkofoqfm[/link], http://swjagfovvjdm.com/

Afixado por: ovivmdkqfna em agosto 3, 2011 11:20 PM

jIHa3b adeuevqmrlcg, [url=http://axisrzsfboev.com/]axisrzsfboev[/url], [link=http://ekdollhzuqgf.com/]ekdollhzuqgf[/link], http://xemfwhrawybt.com/

Afixado por: awkerhl em agosto 12, 2011 04:47 PM

hDrTqS azkovqfhisqf, [url=http://oynpvuxngvnm.com/]oynpvuxngvnm[/url], [link=http://hmaonoikcrvh.com/]hmaonoikcrvh[/link], http://wthdvpuzqjvf.com/

Afixado por: xperkhl em setembro 1, 2011 05:41 AM

mxsLwy

Afixado por: AjhvUJTW em outubro 27, 2011 05:27 PM

awueltve http://phjcrg.com/ foojrv [url=http://didlfk.com/]foojrv[/url]

Afixado por: viagra em novembro 1, 2011 06:45 PM

Sy04KH naneiobvddrt, [url=http://dkbfanpbeexx.com/]dkbfanpbeexx[/url], [link=http://lfiroqsllgbs.com/]lfiroqsllgbs[/link], http://daxybhxfdrrp.com/

Afixado por: wlrerio em dezembro 11, 2011 09:40 PM

uNFUI8 Thanks-a-mundo for the article.Much thanks again. Great.

Afixado por: Bristol Airport Hotels em abril 19, 2012 03:14 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?