maio 30, 2010

Dennis Hopper (1936-2010)

Publicado por manuel castro em 01:12 AM | Comentários (4) | TrackBack

maio 25, 2010

Liquid Time

Um filme sublime em exibição no auditório Júlio Adler.

Publicado por manuel castro em 02:38 PM | Comentários (4) | TrackBack

maio 24, 2010

Fiz mal as contas

A propósito da petição da SOS Salvem o Surf – que neste momento reúne perto de 700 assinaturas – começo a por em causa alguns números e ideias que tinha fabricado na minha cabeça sobre o número de pessoas em Portugal interessadas no tema "ondas". Não são as que têm pranchas de surf ou seja do que for, as que estão no grupo a, b ou c ligado ao surf no Facebook, as que vão às muito badaladas festas do surf ou as que consomem surf mas as que gostam, de facto, de ondas – os monumentos de arquitectura marítima de mil formas e feitios - sem mais acessórios para além do vento, das marés e da ondulação.

Sim, era o que faltava que toda a gente assinasse a petição. Há sempre quem não concorde com os objectivos propostos, quem não goste de se envolver e até, provavelmente, quem ache que dá para fazer surf sem ondas mas ainda assim acho que esta é uma discrepância - entre o proclamado "mundo do surf" e o interesse numa causa fundamental - preocupante num país que tem uma costa incrível com tanto potencial para ser gozado e, já agora, com tanto potencial para ser destruído.

Ainda faltam 1300 assinaturas para o objectivo da SOS ser cumprido. Fiz mal as contas mas agora quero enganar-me outra vez. Assinem.

Publicado por manuel castro em 12:35 PM | Comentários (31) | TrackBack

maio 20, 2010

o elogio da loucura

SURFER

Publicado por pedroarruda em 03:52 PM | Comentários (1) | TrackBack

maio 17, 2010

Quem não tem cão caça com gato

O problema aqui é que há claramente amigos e não tão amigos envolvidos na análise. Mas lê-se bem.

Publicado por miguel bordalo em 02:19 PM | Comentários (1) | TrackBack

maio 15, 2010

Volta Luís Samuel!

Os Power Rankings da Surfline são algo pela qual eu já não espero com o mesmo entusiasmo, com que fazia no passado. Acho que era bem claro que a prosaica do Luís era perfeita para o efeito, já o Ian Cairns, a solução - vamos encontrar um tipo da qual ninguém possa duvidar. Eu não sei se se pode duvidar do tipo ou não, o que eu sei é que sendo um homem bem mais velho não tem paciência nenhuma para ver os campeonatos todo, isso é claro no que escreve, passa a vida neste último a referir-se ao campeonato que realmente viu nos últimos tempos, o 6 estrelas em Lowers, acho que fala mais disso do que do próprio WCT no Brasil.

Por mais que até me pareçam mais justas algumas posições, o power ranking altera-se, quase como se alteram as posições no ranking, salvo raras excepções, o desafio do LUís era mais de tentar mostrar porque é que os escolhia para aquelas posições, e a evolução que cada um conquistava, quase como se precisassem de lhe provar mais a ele do que ao ranking do mundial. Este ranking não exige, este ranking observa, e por aí é logo bem mais desinteressante.

Depois este ranking não me faz rir nem um bocadinho. E o Cairge dizer que o Saca tem de ter mais power surf... epá... pronto... Ao menos o Samuel quando não sabia de um gajo dizia que o tipo surfava como a Elaine do Seinfeld dançava. O que é estúpido, mas ao menos é um estúpido com piada.

Publicado por miguel bordalo em 08:03 PM | Comentários (2) | TrackBack

maio 14, 2010

Toca a assinar...

...a petição que pretende reunir 2000 assinaturas - cujos signatários passarão à qualidade de associados da SOS Salvem o Surf com quotização gratuita em 2010 - permitindo assim a esta organização elevar-se à categoria de Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA). Se o objectivo for conseguido, como ONGA, a SOS Salvem o Surf poderá:

- aceder aos Estudos de Impacte Ambiental das obras costeiras,
- participar na legislação ambiental costeira,
- solicitar análises sobre a qualidade ambiental,
- assistir processos de crime ambiental,
- receber mecenato, apoio estatal e tempo de antena.

Mais palavras para quê? Está na hora de dar de volta e ajudar a proteger as nossas ondas. É assinar aqui.

Publicado por manuel castro em 02:27 PM | Comentários (2) | TrackBack

maio 13, 2010

Ainda sobre o futebol

Nunca liguei muito a futebol, mas às vezes, em dias de Verão como este (de vento norte e poucas ondas) é irresistível fotografá-lo enquanto parte das vivências de praia que quase todos temos. Até eu, que no toca à habilidade para este jogo sou para lá de coxo, me deixo contagiar...

Para se perceber melhor a importância do futebol no nosso mundo, nada como dar uma espreitadela a estas imagens - magníficas.

Publicado por ricardobravo em 08:23 AM | Comentários (3) | TrackBack

maio 12, 2010

A fé dos homens 2

A onda vermelha.

A fé dos homens.

A manifestação na cidade, o poder do povo.

Eu lá sou um gajo de contradições! Não sou! Quando vi 30 mil pessoas em Peniche, numa praia isolada, pensei. Porra, olha lá se isto fosse em Carcavelos, não se via a areia, e não era por causa das toalhas. Iam estar milhares de pessoas, e eu não ia ficar incomodado porque aquelas pessoas ali não conseguiam reparar nos problemas reais da sociedade!

Porra! O pessoal tem mais que direito a divertir-se, mesmo em tempo de crise, principalmente em tempo de crise. Foi uma festa gigante, foi uma festa linda. E... vejam lá! deu para ver os jornais no dia seguinte, e não li só sobre o Benfica, li sobre várias outras coisas, até ouvi na rádio, e vi no jornal da noite que foi o melhor dia da bolsa de sempre em Portugal.

Espero que o campeonato mundial de surf seja este ano em Super Tubos, e que lá estejam para ver 100 mil. Que tenham cuidado, não estraguem as dunas, não deixem lixo na praia, e aproveitem para se divertir. Sim! Também podem! Pessoal, divirtam-se! Eu divirto-me com o Benfica, e com muitas outras coisas.

Ps: Os telemóveis nunca deviam tirar fotografias.

Publicado por miguel bordalo em 12:46 AM | Comentários (16) | TrackBack

maio 11, 2010

A fé dos homens

Link

"A casa onde às vezes regresso é tão distante
da que deixei pela manhã
no mundo
a água tomou o lugar de tudo
reúno baldes, estes vasos guardados
mas chove sem parar há muitos anos"

José Tolentino Mendonça

Publicado por vascomendonca em 05:46 PM | Comentários (0) | TrackBack

maio 10, 2010

Mundo Perfeito #0910

Publicado por vascomendonca em 01:53 AM | Comentários (11) | TrackBack

maio 06, 2010

Mater o físico

É ler, ignorar o supérfluo, e captar o essencial. Porque eu quero surfar até morrer! Até ao meu corpo deixar de respirar, transformarem-me em cinzas e lançarem-me ao mar! Aí de mim!

Publicado por miguel bordalo em 09:47 PM | Comentários (2) | TrackBack

maio 03, 2010

A invasão da praia

O último ano levou a música indie à praia que nem uma colónia de férias cheia de adolescentes tardios. A maioria, imberbes que vivem no quarto e tentam organizar os estímulos da sua geração como quem organiza feeds do google reader, navegam à vontade entre as águas do lo-fi e do bedroom pop. Pediram emprestado o imaginário do surf e do mar com o mesmo embevecimento ou urgência de quem vê a primeira onda e decide que quer uma só para si. Algumas destas canções conseguem ecoar na perfeição a tal ideia de que somos "crianças feitas para grandes férias", eternizada por Ruy Belo enquanto ideal de justiça romântica e, para mim, moderada angústia inescapável. É um sentido de pensamento (e uma citação) a que regresso quase diariamente quando abro este blogue ou, agora, quando ouço estas canções de dois minutos e meio, odes imperfeitas a um Verão mental onde cabem as ondas, os amores, os amigos, a felicidade e a melancolia do início e do fim de todas estas coisas. Onde cabem todas as estações do ano, onde apetece ser um vencido da vida com os pés cheios de areia.

Publicado por vascomendonca em 08:42 PM | Comentários (6) | TrackBack

Viver na Beira-Mar

Nunca o mar foi tão ávido
quanto a minha boca. Era eu
quem o bebia. Quando o mar
no horizonte desaparecia e a areia férvida
não tinha fim sob as passadas,
e o caos se harmonizava enfim
com a ordem, eu
havia convulsamente
e tão serena bebido o mar.

Fiama Hasse Pais Brandão, in "Três Rostos - Ecos"

Publicado por vascomendonca em 03:59 PM | Comentários (3) | TrackBack

maio 01, 2010

Enquanto não sai um dedicado ao surf

JACQUES: The Sports Issue, Trailer 2. from Jacques Magazine on Vimeo.

Publicado por vascomendonca em 07:28 PM | Comentários (2) | TrackBack