junho 03, 2004

a idade de ouro

E após quatro etapas a elite do surf mundial está, posso dizer, em polvorosa. Depois de um circuito de 2003 que foi a todos os níveis excepcional, 2004 começa de forma surpreendente. Na Austrália dois australianos fazem a festa, Michael Lowe e Joel Parkinson, respectivamente, e no Pacífico uma dobradinha de irmãos, C.J. e Damien Hobgood, vencem de seguida em Teahupoo e Tavarua. Nas quatro etapas AI, o campeão em titulo, o homem a abater, foi consecutivamente batido, sendo que nesta última final em Tavarua pelo absolutamente esmagador resultado de Damien Hobgood, 19,90 em 20, contra 18, 96 de Irons. De qualquer modo Andy é ainda o mais concistente dos surfistas no circuito tendo já amealhado no seu cinto de campeão duas finais e duas meias-finais, estando neste momento na liderança do circuito. O génio Kelly Slater não é propriamente uma decepção, está em terceiro do ranking, mas o melhor resultado até agora foi uma meia-final em Teahupoo. Só que a seguir temos Jefreys, onde no ano passado, diz quem viu, Slater foi transcendente. Agora pergunto eu: com tantos surfistas a surfarem tão bem, nas melhores ondas do mundo, estará o surf profissional de competição a passar por uma idade de ouro?


Damien Hobgood

Publicado por pedroarruda em junho 3, 2004 11:08 AM
Comentários

Sem margem de dúvida... A idade de ouro é agora!!!

Afixado por: HzoLio em junho 3, 2004 10:34 PM

Só tenho pena de ver o circuito tão afastado das pessoas, que só acedem às provas via internet, ou via tv nos países em que já se fazem grandes negócios televisivos com o surf, como nos EUA. Mas quem sou eu para dizer que as grandes competições devem estar mais próximas das pessoas? Os surfistas de elite e os patrocinadores do circuito decidiram, está decidido...e a verdade é que estão a ser surfadas ondas perfeitas, nas melhores condições possíveis e isso é que faz a diferença neste momento. De resto e a nível de perfomance e competividade, acho que esta será uma idade de Ouro III ou IV. Cada uma das anteriores marcou a diferença na altura pelos novos patamares que foram atingidos.

Afixado por: MCG em junho 4, 2004 10:33 PM

Sem duvida que sim... em tempos tivemos grandes revoluções, grandes mestres, que deram o empurrão final que o surf precisava, como Potter, Carrol, Curren, Occy e por fim o INOVATIVE Slater... mas agora é que eles andam aí que nem malucos, os Irons, Taj, Parko, Fanning, Hobgods...grande selva que está aquele circuito.
O que é estranho e de louvar é que, quer o Occy, quer o luke Egan, e agora o Sunny Garcia com o seu regresso em Teahupo, e apesar de já serem todos meninos de 30 e muitos, estão sempre nos lugares do topo, junto com os putos acima referidos de 20 anos e barba mal semeada. Ah pois é, quer o Occy, quer o Luke estão no Top 7 do wct, já com 4 provas realizadas!!! Experiência, POWER, o segredo do surf, não é só muita manobra, muito aereo, muito voo... não, o power que estes manos imprimem em cada manobra é que é uma coisinha impressionante.

Abraço,

PAM

Afixado por: Paulo "Abatjour" Morais em junho 15, 2004 03:46 PM