« O Hotel dela | Entrada | Desejos »

junho 19, 2005

Genes ou ambiente?

Serão os genes ou a vida no útero e fora dele, os principais determinates do que será o meu bebé? O tema é muito complexo, vasto e exige um conhecimento abrangente de várias ciências, mas como não vou fazer nehuma tese, vou por aqui pensando nisto, na vossa companhia e com os vossos contributos.

Para já, apresento-te a psicanalista Melanie Klein, que salientou a importância da relação de objecto na formação do ego. Para este efeito, o nosso objecto mais importante é a representação mental da mãe, que a autora chama o objecto primário.

Agora imagina que acabaste de nascer, a tua principal necessidade é alimentares-te para o que procuras o seio da tua mãe. Choras porque estás com fome. Das duas uma, ou és satisfeito rapidamente ou não. É nessa relação com o seio, que surgiriam para a autora, os primeiros afectos: inveja, raiva e culpa. (ler mais no final do texto)

Para o que nos interessa neste momento, Melanie Klein tenta ajudar-nos a compreender as doenças mentais graves e a poder corrigir o desenvolvimento infantil, e portanto qualquer adulto é em boa medida resultado de experiências muito precoces.

Independentemente de se conhecer a autora ou não, ou de se concordar ou não, ela pode representar um conjunto vasto de autores para os quais, os primeiros meses de vida de todos nós, tem uma influência enorme na estrutura da nossa personalidade (o que é a estrutura? vê as cenas dos próximos capítulos).

O que nos trouxe aqui, era saber se são os genes ou as experiências com o mundo, que nos definem. É evidente que são as duas coisas, mas do meu ponto de vista, é a partir da nossa chegada ao Hotel (vida intra-uterina a partir da formação do sistema nervoso), que o que nos torna únicos perante os outros, por exemplo no meu caso, não sou agressivo (tu podes confirmar), que verdadeiramente o meu bebé, se relacionará com o mundo de uma certa forma. O que me permite um certo optimismo...

Publicado por João Leitão às junho 19, 2005 01:10 AM

Comentários

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)