« Como é que o meu bebé está a transformar o meu mundo? | Entrada | O Hotel dela »

junho 19, 2005

Como é que duas células, a minha e a dela, dão origem ao que será um ser humano?

Estou-me a lembrar de salmões a subir o rio, é isso, os espermatozóides são salmões a subir o rio, e o vencedor entra na boca do urso. Este nosso vencedor, tem uma determinada informação genética e é literalmente devorado pelo nosso óvulo, muito maior. A partir daqui o material genético do meu bebé está definido, duma forma completamente ao acaso. A côr dos olhos, o sexo, a altura, ou seja, boa parte deste nosso concidadão já está determinado. A mais pura e dura lotaria.

No entanto, muito do que ele será, dependerá do contacto com família, amigos e o Mundo. Primeiro na barriga dela (alguém tem sugestões de músicas para o nosso ser começar a ser bem educado?), e depois já cá fora. Boa parte depende de nós pais, mas toda a sociedade vai ter influência na formação do meu bebé.

Mas qual é o real peso dos genes e do ambiente na construção da personalidade? Somos mais determinados pela biologia ou pelo ambiente social? Vou ler mais umas coisas antes de opinar. Na forja estão António Damásio, Melanie Klein e David Chamberlain, de que vos falarei brevemente.

Publicado por João Leitão às junho 19, 2005 01:05 AM

Comentários

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)