Main

outubro 22, 2005

Entrevista: Gonçalo Ribeiro Telles tece fortes críticas à gestão urbanística e dos espaços verdes

“As Câmaras Municipais fazem do sistema natural um espaço verde e do espaço verde uma decoração”.

Cópia de Gonçalo Ribeiro Telles.JPG

Gonçalo Ribeiro Telles tem 82 anos e é considerado o primeiro ecologista português. Monárquico liberal, ex-ministro de Estado e da Qualidade de Vida, fundador do Movimento Partido da Terra, teve ao longo da sua carreira, uma vasta intervenção política e cívica. Em entrevista à “Traços Urbanos” não poupa criticas ao rumo que a gestão urbanística tomou.  O arquitecto paisagista deixa também alguns recados aos autarcas do país de quem diz “não terem a noção do que é o território”. A requalificação urbana, os PDM’s e a gestão dos espaços verdes foram alguns temas abordados.

Entrevista Paula Fidalgo|  Fotos Armanda Nogueira

Continue reading "Entrevista: Gonçalo Ribeiro Telles tece fortes críticas à gestão urbanística e dos espaços verdes" »

Os Não Lugares da pressão urbanística

Na superpovoada urbanização do Sacapeito, em Santarém vão nascer zonas verdes e uma praceta pública, em vez de mais prédios. A proposta aprovada pela Câmara de Municipal ainda presidida por Rui Barreiro mereceu o elogio de todos os partidos: PS, PSD e CDU. Só é pena é que este seja o último espaço no Sacapeito onde ainda é possível negociar uma solução para melhorar o ambiente e o espaço público da zona.

Artigo de opinião por Paula Fidalgo

Continue reading "Os Não Lugares da pressão urbanística" »

Planear é Preciso

Outrora, os engenheiros militares foram os maiores construtores de cidades. Eram engenheiros-arquitectos. Faziam projectos de cidades e lá as íam construindo, obedecendo às regras da arte tal como lhes fora ensinado nas escolas práticas das suas profissões sob a direcção dos mestres. Eram verdadeiras equipas...Mas será que hoje ainda há mestres? Regras de Arte? Equipas? Ou estaremos nós numa anarquia total no que respeita à construção.

 Crónica por Paula Fidalgo

Continue reading "Planear é Preciso" »