« Artemrede apresenta no Teatro Sá da Bandeira: RECITAL DE CANTO E PIANO A QUATRO MÃOS -CICLO 1000 ANOS DE MÚSICA | Main

“As Casas e os Homens” - Exposição de Filomena Custódio


Filomena Custódio apresenta na Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil, em Santarém, a sua mais recente série pictórica intitulada “As Casas e os Homens”, até ao dia 26 de Fevereiro.
O olhar fino da artista percorreu a cidade e as suas ruas, atravessou vielas e largos e transpôs para a tela imagens, cores, sentimentos e emoções de um conjunto de casas e das pessoas que mais as marcaram.

 

É uma visão pessoal da artista, mas é também a visão de um tempo, de muitas vivências de uma sociedade.

No conjunto de obras expostas, incluem-se palácios, como o do Visconde de Andaluz, o de Braamcamp Freire e dos Menezes; chalés, como o de Visconde da Anachoreta,  de Alfredo César Henriques, da Praça da Estação ou o conhecido Chalé Ofélia; casas como a dos comendadores da Ordem de Malta, de Pedro Álvares Cabral, do Marquês Sá da Bandeira, de Alexandre Herculano e Passos Manuel, entre outros, do núcleo de Santarém.

Outro tanto se poderá dizer do conjunto de obras que retratam destacados edifícios de Alpiarça: Chalé da Torre, Casa Vaz de Almada, antiga casa do Conselheiro Figueiredo Leal e antiga casa de José Relvas, para referir apenas alguns exemplos.

Na galeria Municipal de Santarém, a exposição vai ocupar simultaneamente o primeiro andar e o Bar da Casa do Brasil.

Para além dos quadros, vão estar expostos um conjunto de materiais, documentos e objectos pessoais pertença das personalidades associadas às casas.


CICLO DE CONFERÊNCIAS NA CASA DO BRASIL


 
No âmbito da Exposição “As Casas e os Homens” decorrerá um conjunto de quatro conversas, sempre às 18.30 horas, com as quais se procurará conhecer a história de algumas das casas retratadas. Neste sentido, logo dia 2 de Fevereiro, Pedro Canavarro irá contar um pouco da história da Casa Passos Manuel.

É uma oportunidade de ficar a saber alguns segredos e aspectos menos conhecidos da magnífica casa  de onde Garrett se extasiou no deslumbramento do “... mais belo, o mais grandioso, e ao mesmo tempo o mais ameno quadro em que ainda pus os meus olhos.”

Nas semanas seguintes, sempre às quartas-feiras às 18.30 horas, Verónica Santos virá falar-nos da Casa de Alexandre Herculano e da Quinta de Vale de Lobos,  Jorge e João Falcão  irão abordar a antiga Casa Sousa Falcão de Alpiarça e Luís Mata irá tratar do Palácio do Provedor das Lezírias. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://o-planeta-diario.weblog.com.pt/privado/trackback.cgi/120842

Post a comment