outubro 09, 2004

enclosure #09


auto retrato, 2004


Sábado à noite. do outro da janela chove como se o amanhã não existisse e o céu a precisar de ficar leve para partir para outro lugar.

é sábado à noite, no andar de baixo os irmãos metem as mãos pelos cabelos gordurosos e olham-se ao espelho, constroem aquilo que os outros querem ver e talvez engatar fortuitamente. no andar abaixo dos irmãos a mãe mete as mãos na gordura da louça tentando lavar o tempo enquanto espera o marido que está lá fora, do outro da janela onde chove muito como se o amanhã não existisse.

para além dos humanos existem ainda os animais que fazem os humanos cá da casa corar de vergonha de si próprios. são animais simples que choram quando têm fome e saltam de alegria quando vêm os donos de regresso a casa. como um bom cão e um bom gato, são eles os próprios quem se encarregam da hora em que um tem de fugir e o outro tem de afugentar. a esta hora estão com certeza aninhados na cozinha, um na mesa e o outro no chão a fazerem companhia à minha mãe que não vai ao cabeleireiro à uns meses e que nunca se esquece de lhes dar mimo e comida, mesmo quando eles não o merecem.

Todo este processo descritivo não me faz sentir melhor nem pior, afinal de contas lá fora chove como se o mundo acabasse amanhã.

enquanto chove, há quem sinta o inverno a acordar dentro de si, animal sedento. é sábado à noite e sei de mil e um sítios onde poderia estar neste momento, e é tão simples a forma como eu troco todos esses lugares por um que absorva tudo como uma esponja nesta noite onde lá fora chove como se o mundo acabasse amanhã.

fotografia e texto | © direitos reservados ao autor nelson d'aires

nelson aires em outubro 9, 2004 11:24 PM
Comentários

olá. Talvez tenha o sido o inverno desperto que me trouxe de novo até aqui.

Afixado por: ccc em outubro 12, 2004 03:02 PM

Venho sempre aqui quando me sinto pior, ou porque o dia não me correu bem, ou porque me deram um qualquer "pontapé".
Vir aqui, acalma-me, gosto de te ler. Gosto do teu auto-retrato, Nelson.
Tudo de bom
Still

Afixado por: stillforty em outubro 14, 2004 07:51 PM

meu amigo, nem o sabor do vento te fez escrever mais...
alimenta-me a alma
quero ler mais de ti

beijinhos
ana

Afixado por: blue angel em outubro 28, 2004 02:30 AM