maio 25, 2007

Portugal condenado por castigos corporais a crianças deficientes em Setúbal

O Conselho da Europa condenou hoje o Estado português por violação dos direitos das crianças, depois de o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) ter considerado "lícitos" e "aceitáveis" alguns castigos corporais aplicados a crianças deficientes de um lar em Setúbal.
In Jornal Público 25 Maio

Publicado por Barras às 03:51 PM | Comentários (0)

maio 09, 2007

Fontão de Carvalho admite integrar lista independente

Com o caminho aberto para as intercalares na câmara de Lisboa, Frontão de Carvalho admite candidatar-se numa lista de independentes, sublinhado que está liberto do PSD e que nada o impede de avançar.

In TSF Noticias 2007/05/09

Publicado por Barras às 10:54 PM | Comentários (0)

maio 01, 2007

Carmona adia depoimento

A situação de impasse em que vive a Câmara Municipal de Lisboa (CML) promete continuar a arrastar-se, perante o silêncio dos principais implicados nesta crise. Regressado de Londres, onde alegadamente passou o fim-de-semana numa viagem de lazer, o presidente da Câmara, Carmona Rodrigues, pediu para ser adiada a audição para que tinha sido convocado, amanhã, no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), no âmbito do processo Bragaparques. E o líder do PSD, Marques Mendes, tenciona manter-se em silêncio até que o autarca seja ouvido, sem que se saiba quando é que isso terá lugar.

In Jornal de Noticias 01/05/2007

Publicado por Barras às 08:18 AM | Comentários (0)

abril 29, 2007

"Sucesso Escolar no Ensino Superior",

A Universidade Independente (UnI) tem uma taxa de sucesso escolar de 75,4%, onze pontos percentuais acima da média do sector universitário particular e oito pontos relativamente ao público. A UnI não é o caso mais notório de sucesso no privado, mas tem três cursos cujas taxas chegam a ultrapassar os 100%, muito por culpa das transferências de alunos. Os dados, relativos a diplomados em 2004/05, estão contidos no relatório "Sucesso Escolar no Ensino Superior", do Observatório de Ciência e Ensino Superior.

In Jornal de Noticias 29/04/2007

Publicado por Barras às 08:09 PM | Comentários (0)

abril 27, 2007

Moderna sob investigação

A Universidade Moderna está outra vez a contas com a Justiça. Situações, supostamente, irregulares no funcionamento da cooperativa proprietária da universidade, estão a ser investigadas pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DIAP).
Uma das situações sob investigação é a venda do património da Moderna.

No último ano, a Dinensino vendeu quase todo o imobiliário a uma empresa praticamente desconhecida que é detida por uma offshore.

O negócio concretizou-se apesar da Dinensino ser devedora de milhões de euros ao Estado, a privados e à banca.

In Sic OnLine 27/04/2007

Publicado por Barras às 09:17 PM | Comentários (0)

Mais de dois mil trabalhadores escravizados em La Rioja

São contas da justiça espanhola: perto de duas mil pessoas estão a ser exploradas na região espanhola de La Rioja, vítimas de uma autêntica escravatura. A maior parte dos trabalhadores são portugueses.
O responsável acrescentou que foram já detectadas várias situações da captação de portugueses muito pobres, com problemas de droga e até deficiências físicas e mentais que estão a trabalhar em condições praticamente de escravatura.
In TSF 27/04/2007

Publicado por Barras às 08:38 PM | Comentários (0)

Desempregados duplicaram desde 2000

De 205 mil para 428 mil pessoas à procura de trabalho
O número de desempregados mais que duplicou desde 2000. Há sete anos, 205 mil portugueses estavam à procura de trabalho. Agora, são 428 mil.
As contas são feitas pelo Semanário Económico e têm como base dados do Instituto Nacional de Estatística. A taxa de desemprego subiu de 3,9 por cento para 7,7 por cento.

Destaca-se o agravamento do número de desempregados de longa duração e o aumento do desemprego junto dos licenciados.

In Sic OnLine 27/04/2007

Desemprego nacional ultrapassa zona euro
A economia portuguesa vai continuar, durante este ano e o próximo, a crescer abaixo dos seus parceiros europeus, o que levará a taxa de desemprego a situar-se, pela primeira vez nos últimos 25 anos, acima da zona euro, já em 2007

In PÚBLICO 12.04.2007

Publicado por Barras às 09:09 AM | Comentários (0)

abril 26, 2007

Os contribuintes Portugueses são condenados a pagar

O Estado português é condenado agora a pagar mais de 2 mil euros ao jornalista mais 680 euros à SIC, e mais 10 mil euros a cada um dos implicados nos gastos feitos no tribunal europeu.

O Tribunal Europeu dos Direitos humanos deu razão ao jornalista José Manuel Mestre. O jornalista da SIC foi condenado por difamação por ter utilizado, há 10 anos, a expressão "patrão dos árbitros" para se referir a Pinto da Costa, presidente do FC Porto e na altura da Liga de Clubes.

In TSF 26/04/2007

Publicado por Barras às 10:53 PM | Comentários (0)

até ao fim...

"Aconteça o que acontecer, o meu propósito é levar o mandato que os lisboetas me confiaram até ao fim".

Bragaparques: Carmona Rodrigues reitera que pretende manter-se à frente da câmara de Lisboa
O presidente da Câmara de Lisboa reiterou hoje que pretende manter-se no cargo até ao final do mandato, uma decisão que disse ser "pessoal", mas admitiu que falará com o presidente do PSD sobre o caso Bragaparques.

In Público26.04.2007

Publicado por Barras às 09:32 PM | Comentários (0)