junho 19, 2006

Uma explicação

«Os textos do Blogouve-se» é uma espécie de livro virtual: quando, há cerca de um ano, me sugeriram a hipótese de escolher uns 500 textos do blogue para os publicar em livro, recusei a ideia. Houve outras razões (mais pessoais), mas prevaleceu esta em particular: qual é a necessidade de passar para o papel uma realidade que nasceu na Internet? Por que é que há-de sair da Internet? A Internet não tem dignidade suficiente? Claro que tem.

Por isso, em vez de 500 textos que estariam em papel, consegui seleccionar cerca do dobro. Em vez de desaproveitar as hiperligações, recuperei-as (as que se mantém actuais, claro). E, sobretudo, tentei aproveitar o facto de o digital permitir uma execução dinâmica do livro - tal como a sua leitura.
É uma experiência - com muitas limitações, a começar pelas características de conjuntura dos textos e a eventual falta de qualidade de muitos deles - mas é uma experiência (acima de tudo, gostaria que fosse entendida como uma forma de valorizar a blogosfera e um contributo para a discussão do jornalismo - contra o apagamento da memória).

Continue reading "Uma explicação" »

Índice

Powered by
Movable Type 3.2