« maio 2010 | Entrada | julho 2010 »

junho 25, 2010

Monsenhor Bastos faleceu em Peniche, onde esteve ao serviço mais de 60 anos

Foto: João Polónia
Texto: Joana Fialho
in Gazeta das Caldas

http://www.gazetacaldas.com/?p=2384

Publicado por joaopolonia às 03:53 PM | Comentários (0)

junho 23, 2010

Escuteiros de Caldas da Rainha em celebração de Promessas

Foto e Texto João Polónia in Jornal das Caldas

O Agrupamento 337 de Caldas da Rainha, Núcleo do Oeste – Corpo Nacional de Escutas, realizou cerimónias das promessas, em Caldas da Rainha, no passado fim-de-semana.

Após o ACAGRUP, Acampamento de Agrupamento, decorrido à alguns meses no Centro Escutista do Oeste, a família escutista caldense, voltou a celebrar o cerimonial de promessas este ano, iniciando no passado sábado, a Bênção de Insígnias na Igreja Nossa Senhora da Conceição, seguida de Velada de Armas na sede do agrupamento.

No dia seguinte, os diversos membros dos escuteiros de Caldas, testemunharam as promessas e investiduras de mais de uma dezena de jovens e adultos, com a presença do Chefe de Núcleo do Oeste, Paulo Marreneca, realizadas na celebração eucarística dominical na igreja paroquial, presidida pelo assistente/pároco cónego Joaquim Duarte, proporcionando momentos de alegria e fraternidade diante da comunidade presente.

Para o Agrupamento 337 de Caldas da Rainha, “foi certamente um grande momento de crescimento e partilha entre as diferentes secções, seus dirigentes e animadores”.

Seguiu-se o almoço/convívio na sede, que este ano coube ao Conselho Permanente de Pais organizar.

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2010/06/23/escuteiros-de-caldas-da-rainha-em-celebracao-de-promessas/

Publicado por joaopolonia às 03:58 PM | Comentários (0)

junho 16, 2010

Centenas de fiéis na Procissão de Corpo de Deus

Foto e Texto João Polónia in Jornal das Caldas

No dia em que a Igreja celebrou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, a comunidade paroquial de Nossa Senhora do Pópulo de Caldas da Rainha, viveu com grande intensidade e manifestação de fé, esta festividade no passado dia 3.

O evento religioso teve início na Igreja Nossa Senhora da Conceição, com celebração eucarística presidida pelo Pároco Joaquim Duarte, acompanhado pelo seu vigário paroquial José Tholanickal. Em seguida, realizou-se procissão pelas ruas da cidade, terminando com a Bênção do Santíssimo Sacramento no largo da igreja.

Os caldenses corresponderam positivamente com participação activa neste dia, que contou com meio milhar de fiéis num gesto de louvor a Deus, agraciados pela visita do Santo Padre ao nosso país, na comemoração do Ano Sacerdotal.

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2010/06/16/centenas-de-fieis-na-procissao-de-corpo-de-deus/

Publicado por joaopolonia às 03:04 PM | Comentários (0)

junho 14, 2010

Monsenhor Bastos - Desapareceu a principal figura de Peniche

Foto: João Polónia
Texto: Francisco Gomes
in Jornal das Caldas

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2010/06/16/monsenhor-bastos/

Publicado por joaopolonia às 04:49 PM | Comentários (0)

Peniche despediu-se de Mons. Manuel Bastos

Sacerdote destacou-se pela sua acção social e atenção aos pescadores e emigrantes

D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, presidiu este Domingo em Peinche às exéquias de Mons. Manuel Bastos, falecido no dia anterior aos 88 anos de idade.

Agência Ecclesia
Foto João Polónia/Voz da Verdade

Ver Notícia em:
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=80107

Publicado por joaopolonia às 12:19 PM | Comentários (0)

junho 13, 2010

Peniche: Faleceu monsenhor Bastos

O seu sonho era ir para África. Mas Peniche - "a África às portas de Lisboa" (nas palavras do cardeal Cerejeira) foi o destino.

Lucília Oliveira/FÁTIMA MISSIONÁRIA
Foto João Polónia/Voz da Verdade

Ver notícia em:
http://www.fatimamissionaria.pt/noticia1.php?recordID=33211&seccao=2

Publicado por joaopolonia às 05:30 PM | Comentários (0)

junho 09, 2010

Imagem peregrina de Fátima regressa a Tornada

Após dez anos sobre a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, às paróquias do Coto, Tornada, Chão da Parada, Reguengo da Parada, Campo, Serra do Bouro, Nadadouro e Foz do Arelho, a comunidade paroquial de Tornada, comemorando o 10º. aniversário, voltou a receber a Imagem da Senhora, num ambiente de muita fé e veneração.

Fiéis e paroquianos corresponderam em grande número, na recepção da Imagem no centro da localidade, na passada quarta-feira, proporcionando um clima de festa. Com habitações engalanadas, ruas enfeitadas com velas e ervas aromáticas, acolheram Maria em adoração permanente, até ao adro da igreja de Tornada, onde foi celebrada missa campal, seguida de procissão de velas pelas ruas da localidade, presididas pelo pároco Rui Gregório.

Durante a madrugada, a Imagem Peregrina foi sempre acompanhada por grupos de cristãos representativos das diversas comunidades, acima referidas, e de outros grupos e movimentos da Igreja que se quiseram associar e demonstrar, assim, a sua grande devoção e amor a Maria, os quais estiveram bem patentes na forma e empenho como os cristãos viveram estes dois dias. O Padre Carlos Azevedo, que presidia a estas comunidades, aquando da visita em 2000, esteve igualmente presente, contribuindo, de uma forma muito especial, para a animação deste tempo de maior proximidade com Nossa Senhora e louvor a Deus por tudo o que tem concedido, através d’Ela.

O momento foi igualmente aproveitado para um agradecimento muito especial a Deus, pela recente visita do Santo Padre ao nosso país, tendo presente a prece que Bento XVI dirigiu em Fátima: “Mãe nossa desde sempre, não Vos canseis de nos visitar, consolar e amparar”.

A celebração da Eucaristia e a procissão com o Santíssimo Sacramento (dia 3, celebrava-se a festa do Corpo de Deus), intensamente participados, forma os pontos altos da visita da Imagem Peregrina.

À tarde, o Padre Carlos Azevedo, após o momento de oração pelo movimento de espiritualidade conjugal, Equipas de Nossa Senhora – Sector de Caldas da Rainha, abençoou os casais presentes com a renovação de votos de matrimónio, proporcionando momentos emotivos de grande intensidade perante toda a assembleia.

A despedida à Imagem de Nossa Senhora de Fátima, com lenços brancos a acenar, demonstrou um agradecimento muito sentido pela visita da Imagem Peregrina e o desejo de que todos nós cristãos tenhamos os olhos postos em Maria e, como Ela, estejam sempre disponíveis para o serviço da Igreja e dos irmãos, ou seja, disponíveis para cumprir a vontade de Deus.


João Polónia

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2010/06/09/imagem-peregrina-de-fatima-regressa-a-tornada/

Publicado por joaopolonia às 04:34 PM | Comentários (0)