outubro 20, 2003

Estátuas e bustos de Franco

Sendo um leitor assíduo do Guerra Civil Espanhola, desafiei o Tiago Ribeiro e os seus leitores colaboradores a elaborarem uma lista com as estátuas e bustos do Generalíssimo Franco ainda expostas em público em Espanha.
Sei que existe uma em Ferrol, terra natal do ditador José António (curiosamente homónimo do meu irmão), e que até existe um movimento popular com o intuito de a remover.
Penso que seria interessante fazer esta contabilidade, mas após uma breve pesquisa no google apenas descobri referências a inúmeras estátuas do Caudilho espalhadas por toda a Espanha, mas sem referência à sua localização exacta.
Por isso, se tiver alguma informação sobre esta matéria, ou sobre ruas com o nome de Franco, por favor envie essas informações para o meu mail ou para o do Tiago Ribeiro.
Obrigado pela sua colaboração.

P.S. Faz-me uma certa confusão a pouca reflexão por parte da sociedade espanhola acerca da guerra civil e da ditadura. Quantos fantasmas e ódios não estarão enterrados, neste momentos, nas terras de nuestros hermanos.
Não deixa de ser estranho que exista um juiz mova processos a torto e a direito contra tudo o que é abusador de direitos humanos quando, para meu conhecimento (e posso estar enganado, mas por pouco), nunca foi formada uma única acusação contra qualquer torcionário espanhol.

Publicado por nsousa em outubro 20, 2003 09:00 PM
Comentários

Tentaréi procurar algunha información acerca dos monumentos franquistas, mas agora mesmo non teño información directa...

Aclaración; en realidade Ferrol non é a cidade natal de Jose Antonio senón de Francisco Franco, e a estatua do dictador enrriba dun cabalo ("o burro e o cabalo", decía a xente) estaba na praza principal da cidade pero cando o Bloco Nacionalista chegou á alcadía conseguiron quitala de alí para poñerla (ben escondida ós "turistas" en dependencias do exercito...).

Outro problema é o rueiro. Temos un montón de rúas adicadas ós gañadores da guerra e moitos desexamos o seu troco (despois de 25 anos vai sendo hora ¿non?) pero mentras non vaian chegando gobernos progresistas ós concellos é moi difícil.

Saudos dende a Galiza.

Afixado por: felipe em outubro 21, 2003 01:47 AM

Tem razão o José António é o Primo da Rivera

Afixado por: nsousa em outubro 21, 2003 10:00 AM