fevereiro 16, 2004

Como mudar?

alguém que falava comigo sobre a vida em geral, a politica, a justiça, queixava-se que ninguém podia mudar o estado das coisas.
eu perguntei se ele tinha votado, ele disse que sim, mas que estava desiludido com quem ele tinha escolhido, não interessa se era o governo ou oposição, e que agora se sentia impotente para alterar algo.
Isso deu-me que pensar, quer dizer nós vamos às urnas, elegemos os nossos representantes e a partir daí pouco podemos fazer para controlar o modo como nos governam ou fazem oposição.
Sejamos honestos, o povo português é preguiçoso. Prefere o deixa andar a alterar algo. Só depois de 50 anos de ditadura é que fizemos uma revolução, e nem foi o povo mas sim os militares.
ainda hoje se associa manifestar o nosso descontentamento a ser comunista. Desculpem lá mas isto é a coisa mais estupida que algum dia ouvi.
Se eu não concordo com algo tenho o direito de me manifestar de dizer que acho que está errado, e isto não é ser comunista, é ser responsável, ser cidadão.
Sim, cidadão, porque todos nós devemos dizer o que nos vai na alma, expressarmos o nosso descontentamento quando algo está mal, e não pensar mal de quem o faz, tenham ou não razão, porque isso é viver em liberdade.
Talvez a verdadeira democracia seja no dia em que todos possamos dizer o que queremos, o que achamos que deve ser alterado, e que essa acção corresponda a uma efectiva mudança.
Por isso admiro os paises escandinavos, conseguiram aliar a democracia a um respeito mutuo e uma voz activa de todos. Mas isto não se obtém de um dia para o outro. E torna-se mais dificil quando quem deveria conduzir este país para bom porto só olho para o seu próprio umbigo e se acha dono da razão.

Publicado por firewind em fevereiro 16, 2004 10:27 AM
Comentários

I search for blog like this long time.You website is very good!I will come next time!

James

Afixado por: James em abril 25, 2004 02:02 AM