February 21, 2005

Eternal Sunshine of the Spotless Mind - Michel Gondry

"Memento" e "Abre Los Ojos" (ok, em inglês traduz-se "Vanilla Sky") chocam e entram um no outro para formar o novo argumento do consagradíssimo Charlie Kaufman("Being John Malkovich" e "Adaptation"). Mas tal não tira originalidade ao filme já premiado e nomeado para vários prémios "Melhor Argumento Original".

Nesta realidade alternativa, seria possível apagar completamente memórias relativas a uma pessoa, recorrendo a uma empresa especializada, de modo a esquecê-la para sempre. Aqui entram dois jovens enamorados, cujo amor é complicado pelas suas grandes diferenças. A mente humana e o amor são, assim, postos à prova.

Impossível não fazer comparações com outros filmes, mas a história é claramente distinta de qualquer um que tenha visto. Vais mais além nuns aspectos, menos noutros. Tem um propósito diferente. Numa palavra, original. Noutras duas, muito bom. Se começarmos a pensar e a avaliar um filme deste modo, será difícil hoje em dia gostarmos de um filme.

A realização suporta às mil maravilhas o argumento e Jim Carrey e Kate Winslet fazem duas interpretações excelentes. Eles são a combinação estranha ideal ao argumento.
Sem dúvida, um dos filmes de 2004. 8,25 em 10.

Publicado por Cachulo às 07:04 PM | Comentários (0)

February 10, 2005

Mais novidades

Tarantino já pensa no seu novo projecto: "Inglorious Bastards". Um título bem sugestivo, grita Tarantino por todo o lado. As boas notícias não param, já que Michael Madsen volta a figurar no elenco, assim como Bruce Willis. Adam Sandler e Sylvester Stallone também figuram, embora me pareçam um tanto ou quanto deslocados, não sei porquê! A ver vamos.

Mel Gibson continua a insistir na sua paixão com Cristo. Agora vai-se chamar "The Passion Recut" e a diferença situa-se na violência. Segundo Gibson este novo filme vai ter menos violência. Outra coisa que também não sei porquê, o outro filme era perfeito para uma matiné de Domingo.

Adrien Brody e Keira Knightley vão protagonizar "The Jacket", baptizado como "gothic thriller". A estar atento.

A finalizar, tive a ver um thriller do "Constantine", novo filme com Keanu Reeves no papel principal. Parecia que tava a ver o "Matrix", aquele fato preto fica-lhe sempre a matar! Continua a andar com grandes pistolas, mas desta vez luta contra demónios e não contra máquinas. Aí descobri que, afinal, não era o "Matrix".

Publicado por Cachulo às 07:29 PM | Comentários (0)

February 07, 2005

Finding Neverland - Marc Foster

Uma obra-prima de sensibilidade e bom gosto. "Finding Neverland" é, sem dúvida, um filme belíssimo, um dos melhores de 2004. Não é só a Kate Winslet que é trasportada para a Terra do Nunca, todos os espectadores entram também no reino da magia.

Johnny Depp está, como sempre, perto do perfeito. Interpreta o papel de JM Barrie, escritor de peças de teatro, cuja inspiração foge até conhecer a família Llewellyn Davies, na qual figura Kate Winslet. A partir desta convivência escreve "Peter Pan", obra que marca não só a sua vida profissional, como pessoal. As personagens secundárias estão muito bem conseguidas: Dustin Hoffman no papel de produtor das peças de teatro, Julie Christie no papel de mãe austera.

Marc Foster arranca para uma realização excelente. O retrato de uma "Victorian" Londres ficou repleto de glamour, as brincadeiras do Peter Pan Johnny Depp com as crianças realçadas de magia. O argumento era claramente fantástico. Alan Knee e David Mageee estão de parabéns.

No fundo, "Finding Neverland" é um regalo para todos e em todos os sentidos. Um filme a ser visto por miúdos e graúdos. 8,25 em 10.

Publicado por Cachulo às 01:20 PM | Comentários (0)