« Combate à Pobreza | Entrada | Decidir o Destino dos Impostos »

março 23, 2006

Protestar por Protecção


santa tereza do oeste de diocir lourenço

Na sequência da invasão de protesto organizada pela Via Campesina em duas fazendas de Quedas do Iguaçu, no Centro-Oeste, pedindo a interdição das unidades multinacionais da Syngenta Seeds por desenvolverem o plantio de sementes geneticamente modificadas numa zona considerada de amortecimento (raio de 10 quilômetros em volta do Parque Nacional do Iguaçu), o Brasil multou em cerca de 383 mil euros a empresa suíça.

Conforme o artigo 11º da Lei 10.814/2003, que estabelece normas para o plantio, transporte e comercialização de organismos geneticamente modificados, é proibido o plantio de sementes não-convencionais nas áreas de conservação e respectivas zonas de amortecimento.

Folgo em saber que, desta vez, o governo brasileiro não se esqueceu da lei.




Brasil: Governo multa multinacional por cultivo de transgénico em área proibida
Fonte: Lusa | Data: 22-03-2006 13:30:00


O governo brasileiro multou em um milhão de reais (383 mil euros) a multinacional suíça Syngenta Seeds por experiências com sementes geneticamente modificadas em um campo próximo a uma área de preservação, foi hoje divulgado.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Syngenta Brasil estaria desrespeitando a Lei de Biossegurança e colocando em risco o ecossistema.

O campo experimental de trangénicos da Syngenta encontra-se a apenas seis quilómetros do Parque Nacional do Iguaçu, no Estado do Paraná, Sul do Brasil, sendo que, por lei, as experiências com organismos geneticamente modificados não podem ser feitas a menos de 10 quilómetros de uma área de preservação.

A empresa tem 20 dias para recorrer da decisão do Ibama.

O campo da Syngenta Seeds foi ocupado (cf. notícias AQUI, AQUI e clipping AQUI) na semana passada por centenas de manifestantes do movimento Via Campesina (*) que protestavam contra o cultivo de soja transgénica perto do Parque Nacional do Iguaçu (cf. AQUI também).

Os fiscais ambientais detectaram também outras 12 propriedades rurais próximas ao parque com culturas transgénicas, que deverão ser igualmente embargadas e multadas esta semana.

Ver também AQUI




(*) Movimento Via Campesina

- sobre a constituição do movimento: AQUI
- site internacional: AQUI
- Cartilha de Princípios: AQUI

Publicado por Ana Tropicana às março 23, 2006 01:02 PM

Comentários

Comente




Recordar-me?