« Ensaios & Experiências | Entrada | Guerrilha do Araguaia »

março 11, 2006

«Princípios»

A 83ª edição da revista Princípios, da editora Anita Garibaldi, dedica pela primeira vez a capa à questão dos limites naturais do planeta e ao caracter predatório da intervenção humana.





Lá dentro, por miolo, há uma entrevista com o secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luís Fernandes («Protocolo de Kyoto: o Brasil e o mundo») que aborda várias polémicas em torno das cláusulas do Protocolo e o papel do Brasil na última Conferência do Clima, que decorreu no Canadá.

Mais adiante, um artigo assinado por John Bellamy Foster («A ecologia de Marx») desmentindo com argumentos interessantes que Karl Marx tenha menosprezado a questão ecológica face à questão tecnológica.

O geógrafo Aziz Ab`Saber publica um excelente trabalho sobre a abordagem da questão ambiental no mundo urbano: «(Re) pensando o futuro».

Aldo Arantes («Meio ambiente e desenvolvimento») desenvolve a relação entre desenvolvimento e meio ambiente; Nilce Olivier Costa traça o papel da Agência Nacional do Petróleo no fomento de uma relação saudável entre a indústria petroleira e o meio ambiente no Brasil;
Dalton Melo Macambira, («Semi-árido nordestino: estratégias para o desenvolvimento sustentável»)demonstra, num outro artigo, as deficiências históricas daquela região e a necessidade de uma opção política para o seu relançamento económico e social; Eron Bezerra disseca a dialéctica da relação desenvolvimento-preservação na Amazónia («Desenvolvimento versus preservação ambiental»); e, por fim, o governador do Acre, Jorge Viana, escreve tentando demonstrar empiricamente a possibilidade de desenvolvimento não predatório («O governo da Florestania»).

A conjuntura nacional e a necessidade de um novo projecto de desenvolvimento é o tema de entrevista com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo («Mensagem aos brasileiros: chegou a hora do desenvolvimento»).

Ronaldo Carmona escreveu «América Latina: na luta pela sua segunda independência». E a revista traz ainda um resumo do «Apelo de Bamako», aprovado no capítulo africano do Fórum Social Mundial; inclui um relato da última Conferência Nacional de Cultura, assinado por Élder Vieira e Sérgio Sá Gusmão; e relembra o Dia Internacional da Mulher, num artigo assinado por Ana Rocha («O marxismo e a questão da mulher»).

Publicado por Ana Tropicana às março 11, 2006 06:13 PM

Comentários

Comente




Recordar-me?