« Os Novos Bárbaros | Entrada | Por Arenas da Roma Antiga »

dezembro 11, 2005

Michelle Bachelet II

Pronto! Confesso que corro para saber novidades do Chile: as primeiras contagens de votos dão vantagem a Michelle Bachelet, a mulher que quer ser Presidente no País de Allende.




Chile/Eleições: Encerraram primeiras mesas de voto, Bachelet à frente
Fonte: LUSA | Data: 11-12-2005 21:02

A contagem dos votos das eleições presidenciais e parlamentares hoje realizadas no Chile já começou em diversos pontos do país, após o encerramento das primeiras mesas de voto, ocupando a socialista Michelle Bachelet a dianteira.

No Chile, não existe um encerramento oficial das assembleias de voto e cada mesa inicia a contagem ao fim de nove horas ininterruptas de funcionamento.

Se, ao chegar a hora do encerramento, houver eleitores à espera para votar, a mesa deverá manter-se aberta até atendê-los todos.

Quando uma mesa de voto é aberta com atraso, só é encerrada depois de cumprir as nove horas de funcionamento regulamentares.

Quando já não há eleitores, o presidente da mesa chama, de viva voz, os que não se apresentaram para votar e só quando tem a certeza de que não aparecerá mais ninguém é que procede ao encerramento formal e inicia a contagem dos votos.

O escrutínio é público e o presidente da mesa anuncia em voz alta cada voto, mostrando, além disso, o boletim aos espectadores, para que confirmem que deu a informação correcta.

Bachelet, candidata pela Concertación por la Democracia, vai em primeiro lugar, seguida do empresário da direita liberal Sebastián Piñera, do ultra-conservador Joaquín Lavín e, por último, do esquerdista Tomás Hirsch.

O reduzido número de mesas cujos votos foram até agora contados não permite fazer uma estimativa de percentagens, importante para saber se haverá uma segunda volta a 15 de Janeiro ou se as eleições ficam hoje decididas.


Publicado por Ana Tropicana às dezembro 11, 2005 10:59 PM

Comentários

Comente




Recordar-me?