« Score | Entrada | Diplomacias »

agosto 03, 2005

Do Jornal ao Blog

Hoje dei, finalmente, um salto aos blogs que os jornalistas dos dois diários que a imprensa portuguesa perdeu (a última edição foi no passado Sábado e 2ª Feira a versão on line até já tinha sido retirada!), estão a utilizar.

ESTE é o de A Capital e ESTE o de O Comércio do Porto.




Sindicato dos Jornalistas propõe solução cooperativa para jornais A Capital e O Comércio do Porto
Fonte: Meios & Publicidade | autor: SP | 3-8-2005


Apesar da proposta da LP Brothers para adquirir A Capital, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) apresentou já uma solução para viabilizar a manutenção dos dois títulos da Prensa Ibérica em Portugal. A proposta do SJ passa pela criação de uma cooperativa, estando ainda por definir se se trataria de «uma cooperativa de produção constituída exclusivamente pelos trabalhadores, ou uma de carácter misto, onde entre um conjunto de cooperativas e outras organizações de carácter social», avançou à Lusa Alfredo Maia, presidente do SJ. Salientando o facto de esta ser uma solução inédita na comunicação social portuguesa, na qual se «opõe a lógica da economia social à capitalista, que falhou a sua missão», Alfredo Maia acredita na viabilidade desta solução, para a qual garante já ter o apoio de várias cooperativas portuguesas de diversos sectores. Esta solução foi apresentada pelo SJ durante os plenários de 1 de Agosto realizados nos dois títulos, tendo ambas as redacções pedido esclarecimentos técnicos sobre a matéria. Durante esta semana estão agendados novos plenários nas duas redacções, com a presença de Alfredo Maia e de especialistas do movimento cooperativo. Entretanto, os jornalistas dos dois títulos estão a utilizar os blogs http://ocomerciodoporto.blogspot.com e http://acapital.blogspot.com para trocarem mensagens em tom de desabafo entre si e com os leitores. SP


Há falta de notícias, parece que "silly season" se tornou a época do ano reservada à "Dança das Cadeiras".
As movimentações já sairam dos bastidores e das mesas de restaurante.



Controlinveste muda direcção do Diário de Notícias
Fonte: Meios & Publicidade | autor: CBF | 3-8-2005


Miguel Coutinho não vai fazer parte da nova direcção do Diário de Notícias (DN), título que assumiu no final do ano passado. Ao que o M&P apurou, o ainda director deste diário da Lusomundo não apresentou, nem vai apresentar, a demissão mas, de acordo com uma notícia avançada ontem à tarde pela edição online do Jornal de Negócios, Joaquim Oliveira, dono da Controlinveste, já o avisou de que não conta com ele. Ao final da tarde de ontem, António José Teixeira, subdirector do Jornal de Notícias, era o nome mais apontado para a direcção do DN. João Marcelino, director do Correio da Manhã, também era dado como quase certo na Lusomundo, mas eventualmente para a direcção do Jornal de Notícias. Até à hora de fecho desta edição online não foi possível falar com nenhum dos dois, que estarão de férias. Fonte da administração da Lusomundo Media adiantou que nenhum director será substituído enquanto não se concretizar a venda do grupo. No entanto, esta depende apenas do parecer positivo da Autoridade da Concorrência, que deve ser conhecido já na sexta-feira, dia 5. Por esse motivo, também a comissão executiva da Lusomundo Media se prepara para passar a pasta à administração escolhida por Joaquim Oliveira. Luís Delgado, Mário Bettencourt Resendes e Miguel Moreno são alguns dos responsáveis que não farão parte da nova estrutura da empresa.

Publicado por Ana Tropicana às agosto 3, 2005 04:51 PM