« Entrando de Sudoeste | Entrada | Bálsamos »

agosto 06, 2005

Boa Fé


caparica: pontão de ana tropicana

... Amanhecer na Zambujeira do Mar e querer crer que é verdade o que me dizem: que tudo amanhece tão limpo como aqui.








Fotos: Costa da Caparica [autor: Ana Tropicana]



Caparica: Interdição de banhos levantada, micro algas tóxicas desapareceram
Fonte: LUSA | 06-08-2005 9:42:00


A Polícia Marítima levantou hoje de manhã a interdição de banhos nas praias da Costa da Caparica após o desaparecimento das micro algas tóxicas que sexta-feira levaram à proibição, informou aquela polícia.

De acordo com o porta-voz da Polícia Marítima, foi levantada a interdição de banhos entre as praias de S. João e da Rainha depois de os concessionários terem verificado que já "não há qualquer vestígio de micro algas".

Segundo o comandante Coelho Cândido, as micro algas acastanhadas terão sido afastadas pela corrente até alto mar ou começado a diluir-se dado que a sua cor indica que já estavam em processo de decomposição.

A decisão de interdição de banhos nas praias da Costa da Caparica foi tomada sexta-feira ao início da tarde depois do aparecimento de uma mancha na água, que análises laboratoriais realizadas pelo Instituto Português de Investigação Marítima (IPIMAR) provaram corresponder a micro algas com alguma toxicidade.

De acordo com informação recolhida sexta-feira, a mancha de micro algas atingiu uma extensão de quase 20 quilómetros.





Caparica: Desaconselhada ingestão bivalves da zona por risco intoxicação - DGS
Fonte: LUSA | 06-08-2005 11:26:00


A ingestão de bivalves recolhidos na zona da Costa da Caparica é desaconselhada pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), que alerta que podem conter a toxina libertada pelas algas que sexta-feira atingiram 20 quilómetros de mar.

Em declarações à agência Lusa, o sub-director geral da Saúde, José Robalo, explicou que a toxina libertada pelas algas que sexta-feira atingiram as praias da Costa da Caparica pode entrar na cadeia alimentar através dos bivalves.

Por esta razão, as autoridades estão a contactar os distribuidores de bivalves da zona para não colocarem estes moluscos no mercado.

A população também está a ser avisada para não recolher os bivalves e, principalmente, não os consumir, pois podem ingerir a toxina que a alga liberta.

A alga em questão tem a designação científica de "Lingolodinium Polyedrum" e a sua cor acastanhada que sexta- feira coloriu as águas de praias da Costa da Caparica revela que se encontrava em "estado avançado do ciclo biológico", adiantou José Robalo.

O sub-director-geral da Saúde referiu que, em contacto com a pele, a alga pode causar alergias, razão porque a interdição dos banhos foi correcta.

Os banhos entre as praias de São João e da Rainha, na Costa da Caparica, estiveram interditos desde a tarde de sexta-feira, uma proibição que a Polícia Marítima levantou hoje de manhã.





Caparica:Micro algas tóxicas devem aparecer à tarde, banhos podem ser interditos
Fonte:LUSA | 06-08-2005 13:12:00

As micro algas tóxicas, que sexta- feira apareceram em algumas praias da Costa de Caparica, poderão surgir novamente hoje à tarde, alertou a Polícia Marítima, adiantando que nesse caso voltará a interditar os banhos.

"Por acção das marés, tudo indica que durante a tarde de hoje a mancha na água volte às praias da Costa de Caparica", disse à agência Lusa o porta-voz da Polícia Marítima (PM), comandante Coelho Cândido, adiantando que "quando as micro algas tóxicas estiverem junto à zona de banhos as praias serão interditas".

O comandante Coelho Cândido referiu ainda que a Polícia Marítima está a acompanhar a situação e quando for necessário será colocada a bandeira vermelha.

Os banhos entre as praias de São João e da Rainha, na Costa de Caparica, estiveram interditos devido ao aparecimento da mancha de micro algas tóxicas desde a tarde de sexta-feira, uma proibição que a Polícia Marítima levantou hoje de manhã.

O chefe do posto da PM da Costa da Caparica, Martinho Carolino, disse à Agência Lusa que durante a manhã de hoje houve muita gente na praia, apesar de em número inferior ao do fim-de-semana passado.

Publicado por Ana Tropicana às agosto 6, 2005 01:27 PM