« TORTILHA COM SALAME | Entrada | ANTEPASTO DE PIMENTÃO »

outubro 10, 2005

COZIDO MARROQUINO LIGHT

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de grão-de-bico 180 g
2 dentes de alho sem casca 12 g
1 talo de salsão 65 g
1 pedaço pequeno de gengibre (2 cm) 14 g
1 xícara (chá) de azeitona preta 110 g
1 xícara (chá) de ameixas secas sem caroços 180 g
3 colheres (sopa) de salsinha picada 12 g
4 cebolas pequenas 370 g
1 kg de tomates médios
1 cenoura média 180 g
150 g de vagem
1 batata-doce média 240 g
1/2 couve-flor média 290 g
1/2 erva-doce grande 305 g
3 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol 30 g
1 pedaços de canela em rama 2 g
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora 3 g
2 colheres (chá) de páprica picante 2 g
1 colher (chá) de cominho em pó 2,5 g
2 colheres (chá) de coentro em pó 2 g
1 g de pimenta-caiena
10 pistilos de açafrão
Sal a gosto

PREPARAÇÃO:

Lave o grão-de-bico, coloque em uma tigela com 700 ml de água. Cubra-a com filme plástico e deixe de molho por 12 horas.
No dia seguinte, coloque o grão-de-bico com água em uma panela de pressão. Tampe-a, leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos ou até o grão-de-bico ficar macio. Retire do fogo, escorra a água e reserve o grão-de-bico.
Descasque os dentes de alho e pique-os. Lave o talo de salsão, elimine as fibras e pique-o em pedaços não muito pequenos. Raspe a casca do gengibre, lave e corte-o em rodelas finas. Reserve.
Tire os caroços das azeitonas edas ameixas, parta-as ao meio e reserve.
Lave a salsinha, seque com toalha de papel, separe somente as folhas, pique-as finamente, meça 3 colheres das de sopa e reserve.
Descasque as cebolas, elimine as extremidades e reserve.
Lave os tomates e elimine os pedúnculos. Coloque, aos poucos, os tomates em uma panela com 1 litro de água fervente e deixe por 1 minuto. Retire do fogo, escorra a água, parta os tomates ao meio e descarte as sementes. Pique a polpa em pedaços pequenos e reserve.
Raspe a casca da cenoura, lave-a e corte em cubos pequenos. Lave as vagens, elimine os filamentos laterais e pique-a cada uma delas em 3 partes. Descasque a batata-doce, lave e corte em cubos pequenos. Lave a couve-flor e separe os buquês. Lave a erva-doce, descarte a parte mais dura dos talos e pique-a em pedaços pequenos. Reserve.
Coloque em uma panela o azeite de oliva, o alho, o salsão e o gengibre. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 2 minutos ou até o alho começar a dourar. Acrescente os tomates e continue a refogar, mexendo de vez em quando, por 7 minutos ou até desmancharem.
Incorpore as ameixas, a salsinha, as cebolas, a cenoura, as vagens, a batata-doce, a couve-flor, a erva-doce, a canela em rama, a pimenta-do-reino, a páprica, o cominho, o coentro em pó, a pimenta-caiena, o açafrão dissolvido previamente em um pouco de água fervente. Cozinhe por 30 minutos ou até os legumes ficarem macios. Acerte o sal, adicione o grão-de-bico e as azeitonas. Retire do fogo.
Sirva com arroz.


Publicado por Pedro Nuno às outubro 10, 2005 06:12 PM

Comentários

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)