« DICA DO DIA | Entrada | TERMOS CULINÁRIOS »

abril 30, 2005

OS CONDIMENTOS - A SUA UTILIDADE

SALSA – Muito estimada pelos gregos, a salsa era utilizada para coroar os vencedores dos Jogos Ístmicos e para decorar túmulos, visto que estava associada a Arquemorus, o arauto da morte. Os gregos também plantavam a salsa e a arruda em volta dos canteiros, mas, embora a usassem na medicina, e, segundo Homero, os guerreiros dessem salsa a comer aos seu cavalos, parece que os Romanos foram os primeiros a utilizá-la na cozinha. Consumiam-na em quantidade e faziam grinaldas para os convivas dos banquetes, a fim de afastar a intoxicação e combater os odores fortes.
Existem muitas variedades excelentes de salsa, incluindo o P.c.tuberosum, que tem folhas planas e uma raiz grande, comestível e muito aromática.
Todas as salsas são ricas em vitaminas, minerais e clorofila, o que as torna uma erva de guarnição tão benéfica como atraente.

Utilização na culinária: FOLHA Misturar crua nas saladas. Cortar finamente e salpicar por cima de sanduíches, pratos com ovos, sopas de hortaliças, peixe e batatas cozidas.
Misturar com a maionese e com a maioria dos molhos clássicos.
Quando cozinhada, a salsa realça outros aromas, mas só deve acrescentar-se quase no fim do tempo de cozedura.
Utilizar como guarnição.
RAIZ Usar como guarnição. Juntar às sopas e guisados. Cozer como se fosse a raiz de uma hortaliça. Ralar crua e misturar nas saladas.


Publicado por Pedro Nuno às abril 30, 2005 11:45 AM