« DICA DO DIA | Entrada | TERMOS CULINÁRIOS »

abril 29, 2005

OS CONDIMENTOS - A SUA UTILIDADE

ERVA-CIDREIRA – Acreditava-se que a erva-cidreira era capaz de rejuvenescer as pessoas. Em 1696, afirmava-se no London Dispensary: «Se for tomada todas as manhãs, a erva-cidreira rejuvenesce, fortalece o cérebro e desperta as naturezas apáticas.»
No século XIII, Llewelyn, príncipe de Glamorgan, bebia regularmente chá de erva-cidreira, e viveu até aos cento e oito anos, e John Hussey, de Sydenham, viveu até aos cento e dezasseis, tendo passado cinquenta anos a tomar a mesma infusão com mel ao pequeno-almoço. O seu poder de dissipar a melancolia sempre foi muito louvado nos escritos sobre «ervas», e a erva-cidreira ainda hoje é usada na aromaterapia para combater a depressão.

Utilização na culinária: FOLHA Cortar finamente folhas frescas e misturá-las com as saladas, molhos brancos para peixes, maionese, sauerkraut, arenques em conserva, aves e carne de porco. Adicionar a saladas de frutas copos de vinho. Com folhas frescas, fazer um chá ou pô-las a flutuar no chá indiano. Adicioná-las ao vinagre com estragão ou a outros vinagres.


Publicado por Pedro Nuno às abril 29, 2005 11:00 AM