julho 27, 2005

IMAGILAR 11/2005: Nota editorial

O 11º número da newsletter chegou! Estamos desejosos de partilhar convosco as nossas últimas descobertas sobre iniciativas ligadas à habitação do futuro. As nossas sugestões são as seguintes:

* A visão da Casa do Futuro do ponto de vista da Durabilidade e Robustez
* Um centro de informação, visualização e sensibilização - EcoCasa
* Um novo conceito de habitação - Projecto Loft Cube
* A visão da Casa do Futuro por Cristopher Sanderson e Richard Brindley - Imagining Homes of the Future
* O Projecto de Investigação LIFE - o ambiente virtual, o design e construção de casas
* Tecnologia Inteligente e amiga dos utilizadores - RALPH The Home Assistant
* Ecological House of the Future - a arquitectura de Eugene Tsui
* Projecto Amigo - iniciativa promovida pela UE ligada às Casa digitais e ambientes inteligentes
* Notícias sobre o Projecto da Casa do Futuro de Aveiro

Como já é hábito nosso, iniciamos este número com uma viagem guiada pela Casa do Futuro .....

Publicado por Irina em 09:48 AM | Comentários (0)

Imagilando ...

Como ImagiLamos a Casa do Futuro? Desta vez, vamos explorar o tópico da Durabilidade e Robustez.

ImagiLe uma Casa preparada para suportar as maiores adversidades tanto do ponto de vista das condições exteriores, como o terreno ou o clima, como do ponto de vista das exigências dos seus utilizadores, em termos de comodidade e segurança….uma Casa onde a flexibilidade e a adaptabilidade são princípios que imperam sem que isso, no entanto, comprometa os requisitos em termos de durabilidade e robustez.

Imagile-se a viver no alto de uma montanha onde o Inverno e o Verão são igualmente agrestes, podendo você alterar facilmente as divisões da Casa para acomodar amplos terraços no verão e grandes marquises no Inverno. ImagiLe ser você próprio a fazer essas alterações sem que para isso tenha que recorrer a técnicos especializados e sem que isto ponha em causa a robustez da sua habitação.

ImagiLe ainda uma cozinha com geometria variável, adaptável às dimensões da família, as paredes facilmente instaláveis e amovíveis, as ligações e desligações de tubagens rápidas e flexíveis, armários entre a sala e a cozinha acessíveis dos dois lados, uma Casa de banho monobloco capaz de se deslocar na Casa, uma despensa com dimensão variável consoante as necessidades …..Tudo isto e muito mais com uma durabilidade e resistência superiores à das habitações actuais.

O tempo de vida da sua casa é ainda assegurado através de sistemas de monitorização e reparação automática das tubagens, que impedem a sua degradação e, portanto, aumentam a durabilidade dos materiais, ou ainda, sistemas de manutenção sofisticados, que permitam a lavagem de certos equipamentos e divisões da Casa, ou mesmo, materiais com propriedades que repelem sujidades e, assim, a sua resistência no tempo. Enfim, imagiLe uma Casa que altera de acordo com as suas vontades e desejos, ao longo do tempo, sem que essa mutabilidade signifique maior fragilidade e custos.

Muitas outras coisas lhe terão ocorrido nesta pequena viagem pelo admirável mundo da Casa do Futuro....atreva-se a participar no desafio que a seguir lhe fazemos.....

Publicado por Irina em 09:47 AM | Comentários (0)

EcoCasa

Não temos dúvidas de que o futuro das habitações não depende só do progresso científico e tecnológico mas também da alteração de hábitos adquiridos por todos nós! Se pensa assim, talvez lhe interesse conhecer a EcoCasa....uma casa virtual que nos dá conta de um conjunto de acções que todos podemos desenvolver em nossas casas em prol do ambiente e das nossas carteiras. Numa primeira fase a EcoCasa centra-se na problemática da conservação da energia e das soluções possíveis ao alcance de cada consumidor. Apresse-se a testá-la!

Ler mais...

Publicado por Irina em 09:46 AM | Comentários (2)

Projecto Loft Cube

"Imagine a place where your neighbours fly, and windows are 360º wide....a place where you can work, relax...and share life with your friends. Imagine the endless possibilities of living on a roof top...welcome to the Loftcube! a living unit for passionate individuals..."

Se já era amante da ideia de viver na cidade das alturas pode agora acreditar que é mais fácil! O Loft Cube é um projecto criado para responder à pressão da construção nas grandes e densas áreas urbanas, encarando o cimo dos edifícios como "propriedades" de um valor inestimável para habitar por curtos períodos de tempo, em condições de elevada modernidade e conforto. O projecto já entrou em fase de produção industrial, estando as primeiras unidades disponíveis já no verão deste ano. Veja o protótipo, é fantástico!

Ler mais ..

Publicado por Irina em 09:45 AM | Comentários (0)

Imagining homes of the future...

Deixamos aqui um cheirinho de como dois peritos, Cristopher Sanderson do Laboratório do Futuro e Richard Brindley do Royal Institute of British Architects, descrevem as suas visões de como serão as Casas do Futuro.....eles visionam sistemas de entretenimento cada vez mais elaborados, paredes amovíveis, mobiliário adaptável, frigoríficos inteligentes, robôs para limpar as casas de banho e outras tarefas específicas, materiais que se auto-regeneram ou que mudam de forma quando por eles passa uma corrente eléctrica, etc., etc., ...Procure mais detalhes na página!

Ler mais...

Publicado por Irina em 09:44 AM | Comentários (0)

Project: LIFE

Quer conhecer o projecto de investigação, em Sheffield, ligado à construção de uma casa do futuro? O objectivo é compreender como é que o design afecta as nossas vidas e como podem as casas do futuro acomodar novos elementos associados ao estilo de vida que temos hoje. A ideia surgiu no final de 2002, está a ser desenvolvida por David Wilson Homes e a University of Nottingham’s School of the Built Environment e os resultados da experiência serão publicados em 2006.

Ler mais ....

Publicado por Irina em 09:44 AM | Comentários (0)

RALPH The Home Assistant

A chamada tecnologia inteligente e amiga dos utilizadores pode agora invadir a sua Casa através de um produto revolucionário, inicialmente pensado para as pessoas com necessidades especiais mas que serve para todos, que está preparado para ajudar, lembrar, fazer companhia e proteger a Casa e os seus habitantes. De entre os muitos atributos este produto, de nome RALPH, pode olhar pela casa na sua ausência; chamar por ajuda se necessário, criar níveis de conforto quando chega a casa, gravar o filme preferido mesmo quando está ausente, lembrá-lo dos seus afazeres, abrir e fechar portas etc.etc…

Ler mais ...

Publicado por Irina em 09:43 AM

Ecological House of the Future - a arquitectura de Eugene Tsui

Já ouviu falar em Eugene Tsui? Ele é o arquitecto que mais se tem distinguido pelo seu olhar profundo sobre a natureza, de uma forma rigorosa e científica, e pela aplicação desse conhecimento, de forma imaginativa, na arquitectura. Economia de custos, aplicação de métodos de construção simples e novos, uso de materiais inovadores e tecnologia ecológica são algumas das características do seu design. Veja os mais de 40 projectos já construídos ou em preparação no seu site!

Ler mais...
Ler mais...

Publicado por Irina em 09:43 AM | Comentários (2)

Notícias sobre o Projecto da Casa do Futuro de Aveiro

No passado dia 19 de Maio teve lugar o seminário nacional de divulgação do Projecto “Casa do Futuro”, promovido pela Associação AveiroDOMUS, da qual a Universidade de Aveiro é um parceiro, e que marca o início oficial do Projecto.

A sessão realizou-se no Teatro Aveirense e contou com as participações especiais do Eng. António Oliveira, em representação da Direcção da AveiroDOMUS; da Eng. Ana Paula Roque, em representação de um dos associados empresariais; do Prof. Doutor Francisco Vaz, em representação da Universidade de Aveiro; do Prof. Doutor Jorge Alves, Gestor do Projecto e do Dr. Jaime Andrez, Presidente do IAPMEI, em representação do senhor Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação e, ainda, cerca de 150 convidados.

A AveiroDOMUS tem, a partir de agora, dois anos para realizar o projecto que permitirá criar as condições necessárias para a futura construção de uma habitação futurista no Campus da Universidade.

Publicado por Irina em 09:41 AM | Comentários (0)