janeiro 17, 2005

ImagiLar 9/2005: A Newsletter da Casa do Futuro - Nota editorial

Eis o nono número da nossa newsletter e o primeiro deste ano de 2005! A nossa motivação não pára de crescer e esta é a melhor forma que encontrámos, e a mais divertida, para aprender e para partilhar convosco as histórias fantásticas de quem pensa o futuro da habitação. Hoje sugerimos o seguinte:

* A visão da Casa do Futuro do ponto de vista da Protecção dos utilizadores
* A experiência de um apartamento partilhado remotamente -The RemoteHome
* Um novo conceito para o espaço interior -Ecospace
* A visão de futuro dos espaços de trabalho, também na habitação - Future Workspaces
* O Projecto FutureHome - o ambiente virtual, o design e construção de casas
* Um livro: Universal Designed "Smart" Homes for the 21st Century
* Um Centro de investigação focado no design universal - The Center for Universal Design - USA

Como já é hábito nosso, iniciamos este número com uma viagem guiada pela Casa do Futuro .....

Publicado por Irina em 02:39 PM | Comentários (0)

Imagilando ...

Como ImagiLamos a Casa do Futuro? Desta vez, vamos explorar o tópico da Protecção dos utilizadores.

ImagiLe-se a viver numa Casa em que se sente totalmente protegido, sem precisar de redobrar a sua atenção ou tomar cuidados adicionais porque … a Casa faz isto por si!

Pense, por exemplo, no alívio que sentia se as escadas tivessem um sistema “tipo airbag” que impedisse que se magoasse em caso de queda. Ou que as escadas se transformavam em rampa para protegê-lo de grandes esforços no transporte de coisas pesadas.

As gavetas, as portas e as janelas não lhe trilhavam os dedos, mesmo que, masoquisticamente, fizesse por isso…. e o sistema de “fecho central” de portas e janelas mantinha-o protegido de eventuais esquecimentos e potenciais intrusos na Casa.

Outros intrusos, por vezes não menos perigosos, são os mosquitos … mas esteja descansado, as portas e janelas da Casa, mesmo abertas, dispõem de um sistema que lhes impede a entrada, protegendo-o das suas picadas. O mesmo acontece com os cheiros indesejáveis.

Nesta Casa acabam-se de vez os problemas com o resguardo de produtos perigosos ou de medicamentos porque as fechaduras são à prova de crianças. Também os perigos de fugas de água/inundações estão resolvidos, através de um sistema de detecção e reparação automática das tubagens.

ImagiLe-se, ainda, nas suas deambulações pela Casa, visualizando a partir de qualquer ponto quem está à porta da entrada, ou na sua envolvente …Ao anoitecer, deslocando-se pela Casa, a iluminação varia em função das suas necessidades e, finalmente, com a noite já instalada, as luzes de emergência, embutidas em objectos da Casa, orientam-no na escuridão.

Muitas outras coisas lhe terão ocorrido nesta pequena viagem pelo admirável mundo da Casa do Futuro....atreva-se a participar no desafio que a seguir lhe fazemos.....

Publicado por Irina em 02:38 PM | Comentários (0)

Devia Haver…

Imagile a sua Casa do Futuro … o que nela deveria existir?

Registamos aqui algumas das ideias que já fazem parte do nosso repositório:

* Sistema de vídeo-vigilância e comando de portas
* Sanita silenciosa que elimina odores
* Sistema de insonorização selectiva (ouço o quarto dos meus filhos, não quero que o barulho da sala os perturbe)
* Módulos de parede para suporte de armários, capazes de rodar 180º
* Porta que guarda informação sobre quem lá esteve
* Janelas de tamanho variável
* Casa energeticamente auto-suficiente

Envie-nos todas as ideias que lhe ocorram, da mais simples à mais surpreendente, até aonde a sua imagilação o levar…Os seus contributos serão incluídos nos próximos números da ImagiLar e publicados no nosso site.

Publicado por Irina em 02:37 PM | Comentários (0)

The RemoteHome: a new home for the mobile society

A ideia de um apartamento partilhado remotamente parece-lhe impossível? Então saiba mais sobre a experiência da Casa Remota! Um mesmo espaço partilhado entre duas cidades, Londres e Berlim, ao mesmo tempo! Os dois espaços estão ligados electronicamente pela internet, transformando o mobiliário e os elementos arquitectónicos em meios tangíveis de comunicação! Eu gostei de saber!

Ler mais...

Publicado por Irina em 02:36 PM | Comentários (0)

ECOSPACE

Sabia que passamos 90% do nosso tempo em espaços fechados, seja em casa, no escritório ou nos transportes? Sabia que em mais de 40% desses espaços as pessoas sofrem de problemas associados ao conforto e à saúde? A estrutura designada por ECOSPACE é um primeiro passo para a criação de espaços seguros, confortáveis e saudáveis, construídos de forma inteligente e sustentável. Trata-se de uma plataforma inovadora que reúne várias entidades de diferentes mercados e sectores (construção, espacial, automóvel, aviação, ...). Os parceiros procuram activamente recriar o conceito de espaço interior, aproveitando a interacção de sectores distintos com interesses comuns.

Ler mais ...
Ler mais ...

Publicado por Irina em 02:35 PM | Comentários (0)

FUTURE WORKSPACES

Coloque-se ao lado daqueles que estão a visionar o futuro dos espaços de trabalho em 2013. Não deixe de conhecer o projecto Future_Workspaces! Reunindo um vasto número de peritos de vários países europeus, este projecto é centrado nos sectores da construção, automóvel e aeroespacial, e procura definir a visão para 2013 dos espaços de trabalho em ambiente colectivo. Veja mais detalhes e imagens no site!

Ler mais...
Ler mais..

Publicado por Irina em 02:34 PM | Comentários (0)

FutureHome

Quer saber mais sobre os resultados da conjugação das engenharias ligadas à construção e sobre as ferramentas virtuais? Então, não deixe de visitar o site do projecto FutureHome (já completado) que investiga a utilidade do ambiente virtual para o design e construção de casas a partir de componentes pré-fabricados e cria um ambiente virtual para analisar a sua construção. Os conceitos de modularidade, automação e inteligência ligada à construção são aqui explorados.

Ler mais ....
Ler mais...

Publicado por Irina em 02:33 PM | Comentários (0)

Universal Designed "Smart" Homes for the 21st Century

Este é o título de um volumoso livro, publicitado pelo Instituto Americano de Arquitectos, onde pode encontrar várias dezenas de projectos de casas que utilizam/aplicam os princípios do design universal e da sustentabilidade, saúde e automação.... Aqui encontra uma lista, divisão a divisão, das características das casas e uma explicação dos produtos inteligentes...e muitas outras coisas! Se é um entusiasta pela prática do design universal tem que conhecer este livro!

Ler mais ...

Publicado por Irina em 02:31 PM | Comentários (0)

The Center for Universal Design - USA

Também no âmbito do design universal, mas agora com enfoque na investigação, visite o site do Centro Nacional para o Design Universal dos Estados Unidos....um centro de investigação, informação e assistência técnica que avalia, desenvolve e promove o design universal na habitação e produtos relacionados!

Ler mais ...

Publicado por Irina em 02:31 PM | Comentários (0)

Outros contributos de....

* Humberto Varum: Notícias de Arquitectura e Design - Objectos singulares - Parede sofá

Publicado por Irina em 02:30 PM | Comentários (0)

Eventos...

...que lhe podem ser úteis e proporcionam oportunidades para apresentar comunicações ou para aceder a fontes de informação relevantes sobre inovação e criatividade.

* 4th Annual International Business and Economy Conference - 6-9 Janeiro 2005, Honolulu, Hawaii
* Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research (IECER) - 2-4 Fevereiro 2005, Amesterdão, Holanda
* 7th International Research Conference on Quality, Innovation and Knowledge Management - Application and Synthesis in the Global Economy, 16-17 Fevereiro 2005, Kuala Lumpur

* Construction Research 2005 Congress, 5-7 Abril 2005, San Diego, CA
* TIC 2005 - Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção Civil, 7-8 Abril 2005, São Paulo, Brasil
* 32nd Annual Conference UK Chapter Academy of International Business - 8-9 Abril 2005, Bath, Reino Unido
* 10th International Conference on Durability of Building Materials and Components - 17-20 Abril 2005 - Lyon, França
* 6th International Conference on Energy-Efficient Lighting, 9-11 Maio 2005, Shanghai, China,
* Information and knowledge Management in a Global Economy: Challenges and Opportunities for Construction Organizations - 19-20 Maio 2005, Lisboa
* Best Practices, Tools and Techniques for Managing, The 3rd Annual Front End of Innovation, 23-25 Maio 2005, Boston, USA
* The 9th International Conference on Global Business and Economic Development - 25-28 Maio 2005, Seoul, Korea
* Regional Growth Agendas - Regional Studies Association International Conference - University of Aalborg, 28-31 Maio 2005, Aalborg, Dinamarca
* Knowledge and Regional Economic Development - Facultat de Ciènces Èconomiques e Empresarials, 9-11 Junho 2005, Barcelona, Espanha
* CE3 Concurrent Engineering Research and Applications - 25-29 Julho 2005 Dallas, USA
* 9th European Conference on Creativity and Innovation, 4-7 Setembro 2005 Lodz, Polónia
* The First International Conference on Built Environment Complexity, Centre for Complexity Research, University of Liverpool, 11-14 Setembro 2005
* 11º Congresso da APDR - O Papel das Universidades no Desenvolvimento das Regiões, Universidade do Algarve, Faculdade de Economia, 16-18 Setembro 2005, Faro, Portugal
* Action for Sustainability -The 2005 World Sustainable Building Conference in Tokyo, 27-29 Setembro 2005, Tokyo

Publicado por Irina em 02:29 PM | Comentários (0)

Recursos...

Faça ginástica criativa Imagilando nos sites abaixo. Sentirá de imediato efeitos benéficos!

Sites para alimentar a sua mente...
* Innovation House - inclui algumas ferramentas de pensamento criativo e formação disponíveis online

Design universal de produtos
* ADAS - Soluções de mobiliário
* Dynamic Living - Produtos para várias divisões - foco na acessibilidade
* J.L. Mueller, Inc. - Design universal para produtos
* Industrial Designers Society of America

Publicado por Irina em 02:06 PM | Comentários (0)