março 15, 2004

ImagiLar 4/2004 - Nota editorial

E voltamos com o quarto número da ImagiLar! Destacam-se neste número:

* A visão do teletrabalho na Casa do Futuro;
* Duas experiências análogas ao nosso projecto: HomeLab e Smart House;
* A visão europeia do Ambient Intelligence;
* Projecto Equator;
* A visão finlandesa da construção e do mercado imobiliário em 2010.

Fizemos uma pequena inovação ao nível de conteúdo e introduzimos os contributos recebidos dos professores Carlos Aguiar, Humberto Varum e Óscar Mealha. Continuamos a apresentação das ideias que deviam existir e divulgamos os eventos e recursos que encontrámos nas nossas pesquisas pela Internet.

E agora agarre-se bem, começamos outra vez a nossa viagem...

Publicado por Irina em 10:54 AM | Comentários (0)

Imagilando o teletrabalho…

O tópico que abordamos desta vez é o teletrabalho, visto numa acepção mais lata: o trabalho a partir de casa. ImagiLamos o casal da nossa Casa do Futuro, que já há anos desistiu de trabalhar no escritório da empresa para evitar deslocações que gastavam horas e horas do seu dia.

A mulher é Bióloga e Professora universitária. Costuma trabalhar numa estufa, onde tem todos os equipamentos necessários à mão. Adora fazer experiências científicas e não gostava muito do ambiente de laboratório, fechado e com uma mistura de cheiros às vezes desagradável. Desde que trabalha a partir de casa, conseguiu personalizar o seu espaço e está rodeada de plantas e animaizinhos. Para qualquer experiência que ela faça, a hotte distribuída assegura a eliminação rápida de cheiros ou substâncias perigosas e a limpeza dos utensílios de trabalho é automática. Tem a possibilidade de fazer experiências remotas, controlando os equipamentos do Laboratório de Investigação em Biologia para analisar substâncias e animais muito raros. Estando constantemente em contacto com a universidade, pode também partilhar as suas experiências com os alunos durante as aulas e dar exemplos práticos suportados por imagens reais ou virtuais. Ademais, qualquer informação científica de que precise está ao seu alcance, através do acesso à Biblioteca Virtual.

O marido é Engenheiro Civil, actualmente responsável pela construção de dois prédios de habitação em Aveiro e Sesimbra. Uma vez entrado no escritório, analisa as tarefas e o estado de desenvolvimento das duas obras. Uma luz cor-de-laranja começa a piscar na sua secretária, o que significa que há necessidade de se reunir imediatamente com o chefe de obras de Sesimbra. Um simples seleccionar do nome do colega e a sua imagem aparece projectada na parede. A sua voz entende-se perfeitamente e nenhum dos dois interlocutores está a utilizar dispositivos de comunicação visíveis. Uma vez a discussão acabada, as tarefas decorrentes e as decisões importantes estão registadas automaticamente e disponibilizadas aos responsáveis. O engenheiro faz aparecer o modelo tridimensional dos dois prédios e selecciona as áreas que estão a ser construídas. Lembra-se que ontem havia problemas com o isolamento de uma varanda na obra de Aveiro e aponta na direcção desta no modelo. As câmaras de captação vídeo existentes na obra orientam-se na direcção da varanda e a imagem é projectada numa das paredes. Podem ouvir-se as vozes dos operários, a discutir sobre a forma como a reparação do isolamento está a decorrer. O engenheiro saúda-os e fornece indicações sobre a melhor forma de tratar o assunto. Na parte da tarde, depois de resolver outros assuntos, o engenheiro verifica o modelo tridimensional para ver a evolução da reparação e examina em pormenor a qualidade, utilizando equipamentos que controla remotamente para efectuar os testes necessários. Aproveita o intervalo de café para congratular os operários pelo trabalho bem-feito e para trocar impressões sobre o jogo de futebol do dia anterior.

O sol está a pôr-se. Está na altura de acabar o trabalho...Há mais um assunto urgente a resolver, mas o engenheiro decide adiar o trabalho para depois do jantar...Ele sabe que, na sala, à luz agradável do candeeiro, tem mais inspiração e as mesmas condições. Neste momento, está apenas desejoso para partilhar as impressões do dia com a sua mulher, que já está a preparar o jantar, e ouvir as aventuras dos filhos...Afinal de contas, toda a gente teve um dia normal, que vai dar muito por falar!

(Ler sobre o tópico da flexibilidade) (Ler sobre a manutenção) (Ler sobre o conforto)

Publicado por Irina em 10:51 AM | Comentários (0)

Devia Haver…

Imagile a sua Casa do Futuro … o que nela deveria existir? Estes são alguns contributos que já fazem parte do repositório de ideias da Casa do Futuro:

* Despensa sem cheiros indesejáveis (gestão de odores);
* Cozinha que fornece automaticamente o necessário para preparar a comida e recolhe automaticamente os recipientes utilizados;
* Sala com poltronas ou sofás ajustáveis ao utilizador;
* Garagem que lava e faz manutenção do carro;
* Quarto com auxiliar de selecção de vestuário (avisos de disponibilidade de peças de roupa ou do clima).

Envie-nos todas as ideias que lhe ocorram, da mais simples à mais surpreendente, até aonde a sua imagilação o levar…Pode enviar-nos um e-mail, os seus contributos serão incluídos nos próximos números da ImagiLar e publicados no nosso site.

Publicado por Irina em 10:49 AM | Comentários (0)

Ambient Intelligence

Acredita que a tecnologia tornar-se-á invisível, integrada no nosso ambiente natural, que estará presente quando precisarmos, será activada por interacções simples e sem esforço, será ligada a todos os nossos sentidos, adaptável a cada um de nós e ao contexto e agirá sozinha? Ou seja, acredita que vamos viver num ambiente com inteligência?

A União Europeia acredita que sim e indicou o Ambiente Inteligente como uma prioridade, designando as áreas de investigação prioritárias para tornar este sonho uma realidade. A nanotecnologia, a utilização de materiais orgânicos nos dispositivos electrónicos e o desenvolvimento de dispositivos ópticos de alta qualidade são algumas das direcções consideradas pelos órgãos decisores da UE.

Passe os olhos pelos artigos que descrevem o conceito do ambiente inteligente e tente imagiLar se conseguirá aceitar que um sistema pense e aja por si próprio, sem precisar da sua intervenção...

Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...
Ler mais...

Publicado por Irina em 10:48 AM | Comentários (0)

Home Lab - Phillips

Quer viver no futuro? Quer ser capaz de testar os produtos da habitação de amanhã? O HomeLab da Phillips foi construído com este objectivo e baseia-se no paradigma do Ambient Intelligence. O "laboratório doméstico" integra o processo de I&D desta grande empresa e permite desenvolver e testar os seus produtos novos junto dos futuros consumidores, da fase de protótipo até ao produto final. É um projecto dinâmico, em contínua adaptação. As tecnologias a serem testadas estão apresentadas no site do HomeLab.

Ler mais...
Ler mais...

Publicado por Irina em 10:46 AM | Comentários (0)

Smart House Shk

Quer descobrir uma casa construída segundo as tendências de evolução demográfica e de modificação do estilo de vida? Visite a SmartHouse, um modelo conceptual de casa futurista, baseada nos conceitos de casa inteligente e interligada, focada na centralização dos sistemas de aquecimento, canalização e climatização!

Ler mais...
Ler mais...

Publicado por Irina em 10:44 AM | Comentários (0)

Vision 2010

Quer saber mais sobre a visão finlandesa do mercado imobiliário e de construção em 2010? Quer descobrir os valores prioritários neste sector? Quer decifrar os princípios inovadores que este país valoriza? Então não deixe de ler o relatório do projecto Vision 2010, que aponta para as redes e para a cooperação entre os vários actores como factor chave do desenvolvimento do cluster da construção. O mesmo relatório apresenta a casa como um produto e caracteriza a sua produção e regulamentação.

Ler mais...

Publicado por Irina em 10:42 AM | Comentários (0)

Twelve Leading - Edge Innovations - Germany

Gostaria de saber quais são as linhas de investigação prioritárias em que a Alemanha irá apostar em 2004? O instituto de I&D, FraunHofer, uma rede alemã de I&D composta por 58 instituições, identificou doze áreas fundamentais:
* Ambiente Inteligente,
* Ecrãs Politrónicos,
* Medicina Digital,
* Desenvolvimento Rápido de Drogas,
* Cooperação Intuitiva Homem - Máquina,
* Produção Integrada e Desenvolvimento Rápido de Produtos,
* Logística,
* Estruturas adaptativas,
* Simulação da realidade,
* Fotónica,
* Desenvolvimento de radiações ultra-violetas específicas para a nano-engenharia,
* Geração distribuída de energia.

Ler a notícia...

Publicado por Irina em 10:39 AM | Comentários (0)

Projecto Equator

Quer conhecer mais sobre projectos de cooperação multidisciplinares? Ou quer saber mais sobre a interacção humano - ambiente? Então deve visitar o site do projecto Equator, uma iniciativa britânica de I&D multidisciplinar focada na interacção física e digital. O site está bem estruturado e fácil de explorar; apresenta o trabalho conceptual e metodológico desenvolvido pela equipa do projecto e contém um conjunto de artigos publicados na IEEE e noutras revistas científicas de renome pelos vários investigadores.
Visitar o site

Publicado por Irina em 10:38 AM | Comentários (0)

Eventos...

...que lhe podem ser úteis e proporcionam oportunidades para apresentar comunicações ou para aceder a fontes de informação relevantes sobre ciência, inovação e criatividade.

* The Europe of Knowlegde 2020 - Conferência universitária sobre inovação e desenvolvimento - 25 - 28 de Abril de 2004, Liège, Bélgica
* EDEN Doctoral Seminar on Research in Continuous Innovation - 10 - 14 de Maio de 2004, Aalborg, Dinamarca
* CRIS 2004 - International conference on current research information systems - 13 a 15 de Maio de 2004, Antwerp, Bélgica
* IMS International Forum 2004 - 17 - 19 de Maio de 2004, Lago Como, Itália
* 11th International Product Development Management Conference -"Design to Deliver : the Challenge of International Integration" - 20 - 22 de Junho de 2004, Dublin, Irlanda
* Summer University on 'innovation and business intelligence' - 26 de Junho - 16 de Julho de 2004, Cherbourg, França.
* The R&D Management Conference: "Managing people and managing R&D" - 7 - 9 de Julho de 2004, Sesimbra, Portugal
* EuroScience Open Forum 2004 - 25 - 28 de Agosto de 2004, Estocolmo, Suécia
* Building for a European Future Conference - 14 - 15 de Outubro de 2004, Maastricht, Holanda
* CMC 2004 - First International Conference on Concept Mapping - 14 - 17 de Setembro de 2004, Pamplona, Espanha.
* Intertech County Durham - 2004 - Outubro de 2004, Durham, Inglaterra
* 9th Annual International Creativity Conference in Africa - 7 - 10 de Outubro de 2004, Warmbaths, África do Sul
* Conference on e-Challenges e-2004 - 27 - 29 de Outubro de 2004, Viena, Áustria
* International Conference on Intellectual Capital, Knowledge Management and Organisational Learning - 29-30 de Outubro de 2004, Ryerson University, Toronto, Canadá
* Conference on Emerging Issues in Business and Technology - 28 - 30 de Outubro de 2004, Myrtle Beach, Carolina do Sul
* 2nd Workshop on Managing Cultural Organization - 13 - 14 de Dezembro de 2004, Bolonha, Itália

Publicado por Irina em 10:31 AM | Comentários (0)

Recursos...

Faça ginástica criativa Imagilando nos sites abaixo. Sentirá de imediato efeitos benéficos!

* CHI Research
* Creativity Challenges
* Innovation Network - Building Communities for Innovation
* Innovation Weblog
* Murli's Creativity Page
* Mind Tools

Publicado por Irina em 10:20 AM | Comentários (0)

março 05, 2004

Como subscrever à ImagiLar

Para receber os próximos números da Newsletter na sua caixa de correio, podem ir para este endereço e escrever o seu nome, apelido e e-mail + carregar em Subscrever. Receberá a próxima ImagiLar na sua caixa de correio.
No mesmo endereço podem ser consultados os números anteriores da nossa ImagiLar.

Publicado por Irina em 02:20 PM | Comentários (2)