« October 2006 | Entrada | December 2006 »

November 27, 2006

Mais uma

Mais uma lesão de Miccoli ao serviço do Benfica. Mais uma lesão num mês. Mais um bom serviço do sr. Bruno Moura.

Publicado por Danielovsky às 05:01 PM | Comentários (0)

Ai José, José

O Chelsea deste ano está diferente! Muito diferente! José Mourinho sabe disso como ninguém e sabe onde está o problema (ao contrário de Fernando Santos...).

O problema está no seu meio-campo, onde o sistema de losango tende a funcionar convenientemente.

Ontem em Manchester, Makelelé, Essien, Lampard e Ballack raramente conseguiram fazer as transições defesa-ataque com a mesma mestria com que a fazem no sentido contrário, ou seja, a defender.

Se o golo de Saha é um brinde enorme de Ricardo Carvalho, o Chelsea só iria conseguir chegar ao empate através de um lance de bola parada, porque em jogo corrido, as transições não aconteciam.

Ballack e Lampard ainda se chocam em campo, e Essien, apesar do seu enorme pulmão, não consegue impor-se numa linha lateral e fechar ao meio com a mesma eficácia.

Daí que na segunda parte, Mourinho tenha modificado a sua maneira de jogar, não abdicando dos três médios fulcrais para a defesa (Makelelé, Ballack e Lampard), mas também deu mais profundidade à linha esquerda (com Robben) e encarregou Essien como dono e senhor de uma faixa direita, pouco apoiado por Lampard.

Outro dos problemas de Mourinho é que a convinvência destes grandes jogadores todos na mesma equipa e no mesmo esquema de losango é quase incompatível, sendo muitas vezes disfarçado pelo poder individual de cada um deles.

Mas a sorte não se pode esperar, pois não, José?

Publicado por Danielovsky às 04:50 PM | Comentários (0)

November 23, 2006

Olhando para a Champions

Fica na retina o passe soberbo de Stankovic para o golo de Crespo, hoje em Milão.

Para além disso, o gesto técnico perfeito de Morientes, que com a cabeça bateu Nikopolidis em Valência também merece lugar de destaque.

Publicado por Danielovsky às 01:20 AM | Comentários (1)

November 13, 2006

Olhando os craques

Em Saragoça, e depois de ter adquirido D'Alessandro e Pablito Aimar, o Zaragoza correu numa onda de optimismo que varreu os adeptos com um brilharete na Liga Espanhola. Para já, o 4º lugar não surpreende e só um mágico Ronaldinho é que ontem destroçou a defesa aragonesa.
Na defesa do Zaragoza, está um sofrível médio defensivo no Real Madrid num óptimo defesa/ala direito no Zaragoza.

Carlos Diogo de seu nome, efectuou uma exibição digna de uma defesa direito num esquema de três centrais, preenchendo o corredor direito com uma superioridade anormal. Com cruzamentos perigosos, coberturas defensivas e um pulmão incansável, Carlos Diogo foi uma boa surpresa na partida de ontem à noite no Camp Nou.


Foto: Zaragoza

Diego Milito é outra das figuras de Zaragoza, já que foi um dos que ameaçou o Pichichi do ano passado de Etoo. Este ano, está na corrida outra vez, e apesar de ser mais conhecido por ser irmão de Gabriel Milito, defesa da mesma equipa, o avançado prima pela sua técnica apurada e sentido de golo. Um avançado a observar.

Com 25 anos, César Delgado é a figura maior de um Cruz Azul que vai lutar pelo campeonato mexicano. Che Delgado é o expoente máximo do futebol argentino e só a pouca visibilidade do campeonato do país das pampas faz com que ele seja esquecido. Passem pelo You Tube e coloquem o nome dele. Deliciem-se depois...


Foto: Toulouse FC

Por falar em You Tube, Johan Elmander assinou este fim-de-semana um dos melhores golos da jornada francesa. Está aqui (a música é dispensável...), e é apenas a confirmação de um dos melhores jogadores suecos da actualidade. Se se juntar a Ibrahimovic na frente da Selecção Sueca, o país nórdico tem ali uma dupla de respeito.

Publicado por Danielovsky às 11:53 PM | Comentários (0)

November 07, 2006

Por França e Espanha

Brilham alguns dos jogadores que este fim de semana se destacaram:


Foto: Le Mans

Em terra de carros e pistas de automóveis, existe um clube da Liga Francesa que tem alguns jogadores com um potencial interessante. Daisuke Matsui é um bom exemplo. Extremo puro, faz das suas arrancadas pelo lado esquerdo parecer um Simão Sabrosa em estilo oriental com os olhos em bico e uma técnica apurada. Só não terá o mesmo jeito para os livres, mas a velocidade e sentido táctico estão lá. Um valor a apreciar.


Foto: Le Mans

Ismael Bangoura nasceu em Conacry, na Guiné com o mesmo nome e é hoje uma das suas figuras mais proeminentes. Com um sentido posicional correcto, o guineense sabe colocar-se em campo e este fim de semana assinou um hat-trick que possibilitou ao Le Mans dar mais um salto na tabela, ultrapassando o Paris SG, por exemplo. É um bom valor para ver.


Foto: Recreativo Huelva

Santiago Cazorla veio do Villareal para o Huelva para tentar relançar a sua carreira e em bom tempo o fez. Que o diga Mingo, defesa esquerdo do Gimnastic Terragona que andou o tempo todo trocado com as mudanças de velocidade e direcção que o espanhol lhe fazia durante o jogo todo. A ala direita é a de sua eleição, mas consegue trabalhar bem com os dois pés, havendo assim a possibilidade de trocar de ala quando o treinador assim o entender. O companheiro de Beto é assim uma figura a acompanhar com mais atenção na edição deste ano da Liga Espanhola.

Publicado por Danielovsky às 10:35 PM | Comentários (0)

Cantos que dão golos

Como pode um canto ser uma jogada fabulosa transformada num golo!

Publicado por Danielovsky às 10:33 PM | Comentários (1)

November 02, 2006

Como um relógio suíço...ou melhor, argentino


Foto: Sp. Braga

Com a precisão do passe sempre presente, Andrés Madrid não falha. Ou melhor, falha pouco!

Com um sentido prático e posicional muito correcto, o argentino que era médio ofensivo no seu país de origem, chegou a Braga e Jesualdo colocou-o a médio de contenção, funcionando como a corda que faz girar todo o carrossel ofensivo do Sp.Braga.

Sem sombra de dúvida, uma boa escolha para quem necessitar de um pivot defensivo...

Publicado por Danielovsky às 11:48 PM | Comentários (0)