« July 2006 | Entrada | September 2006 »

August 31, 2006

Mais um prego para juntar...

Sokota operado na Suíça, in Bola

Publicado por Danielovsky às 02:10 PM | Comentários (0)

August 28, 2006

A primeira jornada

Com o V.Setúbal - Académica ainda a decorrer, e aproveitando para ver jovens valores como Ademar e Varela pelos sadinos e Helder Barbosa e Miguel Pedro pelos estudantes, o que sobra dos outros encontros da 1ª jornada da Liga Bwin tem poucos registos:

- O registo em que Zé Manel vai ser outra vez a figura maior do Boavista, como ficou comprovado pelos dois golos marcados a Ricardo (com culpas no segundo, bem "abafadas" pela imprensa no dia seguinte), mas também os dois polacos da equipa (Kazmierczak e Grzelak) que demonstram ser jogadores para a equipa. Algo que Ricardo Sousa não o foi...

- O registo também do excelente golo de Nei que possibilitou à Naval vencer o E.Amadora e começar da melhor maneira o campeonato: com uma vitória e logo com um adversário directo.

- A escolha desnecessária de Paulo Bento em Bueno. É claramente o pior avançado dos agora três que sobram para os lados da Academia Puma. Aliás, deveria ser aí que Paulo Bento poderia ir buscar outro Yannick...

- O registo de 13 titulares do derby da Madeira serem brasileiros! O que mostra que o mercado brasileiro continua a ser apetecível para os clubes portugueses e não é só a eterna desculpa dos empresários...

- O regresso natural de Mário Jardel aos golos e do jeito que gosta: de cabeça! Preso de muitos movimentos, o avançado brasileiro já começou a facturar e com isso o Beira-Mar agradece. No mesmo jogo, Hernani mostrou pormenores interessantes para um jogador que veio da Segunda Liga. Velocidade, técnica e controlo de bola permitiram o primeiro golo avense na Liga, mas outros pormenores o fizeram mostrar-se. Para seguir com atenção.

Publicado por Danielovsky às 07:52 PM | Comentários (1)

August 24, 2006

Só mudam as moscas...

"Jesualdo Ferreira vai manter o esquema táctico de Co Adriaanse no jogo de amanhã com o U. Leiria."

Publicado por Danielovsky às 11:48 PM | Comentários (0)

Katsouranis - Petit?

O adversário era o Austria de Viena. O esquema táctico não é o losango que o engenheiro quer ver no Benfica e a solução parece acertada.

Acertada até poder haver uma alternativa a Rui Costa que não passa certamente por Nuno Assis.

As duplas compensações que tanto Petit, como Katsouranis fazem, alternando com as suas movimentações ofensivas, funcionando várias vezes como médios de segunda linha, permitem ao Benfica uma ocupação do espaço mais perto de Rui Costa, para que este se liberte e apoie mais Nuno Gomes na procura das tabelas ou nos passes em diagonal para os extremos.

Acontece que Rui Costa não está na flor da idade (bem pelo contrário) e que a sua substituição não pode ficar confinada a um dos Nuno's (Assis ou Gomes).

Perante adversários que não façam muita pressão no meio-campo contrário, o Benfica consegue ter algum espaço de manobra com a utilização destes dois médios. No futebol português, em que acontece precisamente o contrário, é preferível optar pela utilização de dois pontas-de-lança, quanto mais não seja para obrigar o médio defensivo contrário a funcionar como terceiro defesa central (segundo de marcação).

Queira o engenheiro optar assim...

Publicado por Danielovsky às 11:29 PM | Comentários (0)

August 21, 2006

Contagem decrescente

Faltam 5 dias para se saber com quem o Benfica joga para a primeira jornada do Campeonato? Gil Vicente ou Belenenses?

Publicado por Danielovsky às 11:36 PM | Comentários (0)

August 20, 2006

Barrigada de futebol

A Sport TV começou ontem a mostrar porque é que será a televisão com melhor conteúdo desportivo esta época. Nos seus anúncios, é possível ver que serão em média, cerca de 22 jogos por mês dos principais campeonatos europeus.

Para primeira dose, foi possível ver o empate do Liverpool em casa do Sheffield Utd, onde deu para anotar o nome de Mark González, um chileno recrutado por Benitez ao Albacete e que parece provar qualidades. Benitez é que nem por isso. Com um esquema montado em 4-4-2 típico, mas com dois avançados pouco móveis, como são Fowler e Bellamy, a equipa do Liverpool necessitou mesmo de um penalty mais do que duvidoso para poder empatar em casa de uma equipa que há 12 anos não pisava os relvados da Premier League.

A festa continuou com o Arsenal - Aston Villa relatado por José Marinho. Se a alegoria ao jogo do Arsenal pode ser traduzido como "uma equipa de andebol", devido ao modo como trocava a bola, a estreia do novo estádio dos Gunners acabou por não ser proveitosa e assistimos a mais um empate.

Não perdemos tempo e a ligação a Bolton, para vermos os Wanderers baterem o Tottenham foi um instante. De Jol optou por deixar Robbie Keane no banco e o resultado foi o que se viu. Boa entrega de uns rapazes de Sam Allardyce, que parece ter mais uma época descansada.

Finalmente, fomos até Auxerre, onde o Marselha em ritmo de passeio venceu facilmente os da casa. Ribery parece ter esquecido o Lyon e o Real Madrid e isso notou-se no jogo da equipa. O jogo em si, foi fraco.

Por fim, a estação pública mostrou-nos a Supertaça entre FC Porto e V.Setúbal. Boa primeira parte dos sadinos e total ausência na segunda, com os portistas a aproveitarem as deixas e sobras para o talento de Anderson e a estreia auspiciosa de Vieirinha.

Para o próximo fim de semana há mais.

Publicado por Danielovsky às 10:05 PM | Comentários (0)

August 14, 2006

A Liga

Está perto do começo a próxima edição da Liga BWin. BWin, porque a empresa de apostas austríaca decidiu optar por uma mudança de nome mais apelativa. Para além de ser mais apelativa, o AC Milan também decidiu fechar contrato com a mesma empresa, sem notícias de que houvesse atropelo de justiça ou providências cautelares que pusessem em causa as vontades das pessoas apostarem.
No entanto, Hermínio Loureiro está prestes a ser Presidente da Liga sem gerar consenso. As lutas de poder permitem a isso, e neste contexto Boavista e Sporting estão de volta ao poder na companhia do homem que não conseguiu resolver nenhum problema enquanto foi Secretário de Estado e que agora vai parar a um mundo cheio de vícios. Mas como a política e o futebol sempre estiveram juntos, ele já está habituado.

O campeão ficou sem treinador a uma semana de começar a jogar a sério e não com amadores. As goleadas impostas aos holandeses não se vão repercutir na Liga portuguesa e a recente demissão de Adriaanse, aliado ao seu esquema e a uma planificação de época delineada irão trazer complicações naturais a quem pegar na equipa, se for um treinador novo, à excepção de Rui Barros.

O Sporting é o mais forte candidato por várias razões: mantém o treinador principal, mantém o núcleo duro do plantel, conseguiu contratações que permitem suprir algumas lacunas e tem o sistema com ele. A teoria segue mais abaixo.

O Benfica, que começou bem cedo a época, foi a equipa que mais se equivocou. Com contratações efectuadas para um esquema de jogo, o revolver às épocas passadas faz com que haja excessos de jogadores em certas posições, contrastando com a escassez noutras. A primeira parte de um dos principais exames (Liga dos Campeões) foi conseguida com alguma facilidade. Faltam os próximos.

Voltando à teoria do sistema, convém referir vários aspectos fundamentais:
- Tanto Carlos Freitas, como José Veiga são simpatizantes do FC Porto, apesar de desempenharem funções profissionais à frente de clubes como o Sporting e o Benfica, respectivamente
- O processo Apito Dourado veio provar que não há provas contra certas pessoas, apesar de haver descrições e relatos de telefonemas e provas de corrupção activa da parte de certos agentes do futebol
- José Veiga foi campeão logo na primeira época ao serviço do Benfica, da forma como todos sabemos, para comprovar o seu profissionalismo, apesar de ter uma equipa muito fraca
- Carlos Freitas, depois de sair do Sporting, conseguiu “minar” o campo de acção de José Peseiro, permitindo que Paulo Bento fosse promovido a treinador principal e promovendo o regresso de Pedro Barbosa ao clube, que por acaso, são dois grandes amigos de Freitas

A esta teoria convém então adicionar que o sistema sempre existiu em Portugal, apesar de alguns dizerem o contrário e que o contemplado neste ano será o clube verde e branco. Já são 4 anos sem ganhar nada…

Publicado por Danielovsky às 02:10 AM | Comentários (0)

August 08, 2006

Prova de fogo...ou não

O Benfica tem hoje a primeira grande prova ao seu plantel. Não tem a haver com sistemas tácticos, processos defensivos e ofensivos e basculações laterais. Tem a haver com uma época onde um investimento de 25 milhões de Euros implica um retorno, no mínimo de 60%.

E esse investimento implica riscos, mas sobretudo vitórias que dão dinheiro numa competição onde o Benfica atingiu um estatuto que não atingia há muitos anos.

No meio destes objectivos, Fernando Santos teve o condão de mandar abaixo um sistema que ele próprio andou a desenvolver e a treinar durante um mês. Depois, viu que não funcionava e agora vai para um jogo de importância extrema com um plantel e uma equipa nitidamente inferior àquela que conquistou o 3º lugar no último campeonato.

A sorte vai ser precisa, e o medo de atacar não pode acontecer, com o risco da viagem à Áustria ser parecida ou igual com a que o Sporting fez há uns anos atrás...

Publicado por Danielovsky às 11:16 AM | Comentários (0)

August 03, 2006

O problema não é o engenheiro...

Ele é apenas uma consequência...

Publicado por Danielovsky às 01:16 AM | Comentários (0)