« November 2005 | Entrada | January 2006 »

December 30, 2005

O rigor

O Sporting ficou de apresentar ontem à tarde os seus novos reforços para o resto da época.

Abel, Romagnoli e Caneira seriam as estrelas de uma conferência de imprensa que iria dar algum trabalho real aos jornalistas que tão pouco têm trabalhado nesta altura.

No entanto, "problemas burocráticos" com Romagnoli atrasaram a conferência de imprensa e a mesma foi marcada para hoje. Soube-se entretanto durante a noite de ontem e o dia de hoje, que afinal os problemas burocráticos têm a ver com Marco Caneira em preferir ficar em Valência novamente em vez de "regressar a casa".

Não deixa de ser cómica a situação. Romagnoli e Abel já treinam e ainda não foram apresentados (tal como Nélson, aquando da sua transferência para o Benfica), enquanto Caneira permanece em Valência.

Pegando noutor assunto que são as dispensas, vemos que jogadores como Edson e Wender nem 6 meses tiveram no Sporting, recebendo a respectiva guia de marcha para outras paragens.

O caso não foi tratado com a mesma "força de vontade" com que seria se fosse outro clube a fazer o mesmo.

Como é o Sporting, é o "rigor" e a "capacidade estratégica" de Carlos Freitas à frente do departamento de futebol. A palavra "fiasco" não entra em dicionários leoninos.

Se fosse no Benfica, isso sim, seria um fiasco, porque "fiasco" é uma palavra para o povo...

Publicado por Danielovsky às 12:47 PM | Comentários (0)

December 26, 2005

Quo Vadis, Moyes?


Fonte: gettyimages

David Moyes foi contratado pelo everton há duas épocas, sensivelmente.
Em dois anos no segundo clube de Liverpool, Moyes conseguiu salvar a equipa da descida numa época e levá-la à Europa no ano seguinte, tendo perdido o acesso à Liga dos Campeões frente ao Villarreal e a Lucho Figueroa.

No entanto, esta época, o Everton caíu como se de um assombro e está neste momento em 16º lugar, a apenas 3 pontos da linha de água, evidenciando sinais de algum desnorte.

Para começar em beleza estas micro-jornadas inglesas, o Everton deslocou-se até Birmingham para defrontar o Villa e saíu copiosamente derrotado por 4-0.

Até quando vai durar o estado de graça de Moyes???

Publicado por Danielovsky às 09:51 PM | Comentários (1)

December 24, 2005

Jornalismo de alto nível

Aqui

Reparem a que Carlitos se referem...

Publicado por Danielovsky às 12:07 PM | Comentários (3)

December 23, 2005

Imbatível??


Imagem: Juventus

O título não é o mais correcto, mas a Juventus deste ano parece a equipa talhada para vencer todas as competições em que se encontra.

Se no campeonato italiano nem parece haver discussão, a Champions League é agora o maior teste à equipa de Turim e de Fabio Capello.

Com as recentes notícias sobre a contratação de Sagnol para defesa-direito e a possível contratação de Joaquín, a "vecchia signora" começa a ter argumentos de peso para pensar em grande.

Penso que não valerá a pena desenvolver as características técnicas de cada jogador, mas imaginemos um onze deste calibre:

Buffon;
Sagnol, Thuram, Canavarro e Zambrotta;
Emerson e Vieira;
Joaquín, Del Piero e Nedved;
Ibrahimovic

E se pensarmos que no banco ainda existem Zebina, Chiellini, Camoranesi, Blasi, Trezeguet, Mutu, Zalayeta e os demais, não é preciso evocar muito.

Com um treinador fantástico, aliado a um conjunto de jogadores que fabricam o que de melhor há no futebol moderno, José Mourinho e Frank Rijkaard têm de se preparar este ano para um rival a sério...

Publicado por Danielovsky às 03:51 PM | Comentários (1)

December 22, 2005

Fechando o ano

NUNO GOMES - Mais um golo (o 12º) a dar mais uma vitória ao Benfica. Em grande forma em ano de Mundial, Nuno Ribeiro está a mostrar e a deitar por terra todas as teorias de que só joga bem acompanhado na frente. No Dragão, não teve ninguém ao lado e fez dois golos. No último fim-de-semana teve Luisão e ontem teve o movimento do corpo que todos quiseram que fosse mão, mas que foi o peito a dar o mote. Em grande forma e uma das figuas do campeonato...

LUCHO GONZÁLEZ - O argentino já era conhecido deste escriba. Antes de vir para o FC Porto, já brilhava no River Plate e na Selecção Argentina como médio-interior direito. No entanto, a sua versatilidade e disponibilidade física permite-lhe desempenhar qualquer tipo de funções em qualquer meio-campo de qualquer equipa do Mundo. Em ano de Mundial, é certo, mas mais do que certo que sairá da Invicta para brilhar noutros campos. Será que o seu sucessor estará em França?

BETO - Com a chegada de Paulo Bento a treinador do Sporting, o capitão é mais um a deixar a Academia. Com 30 anos, poderá finalmente ir para o Real Madrid que durante tantos anos o namorou. A saída será igual à de Pedro Barbosa e Rui Jorge, ou seja, sem respeito e da forma mais cruel de agradecimento de uma SAD que segundo ela, pugna pelo respeito...

MEYONG - Jogue sozinho ou acompanhado, o camaronês merecia outros palcos que não os do Restelo ou os da Superliga. Com 11 golos marcados, safando também o Belenenses em muitas ocasiões, Meyong é de certeza uma das figuras desta Liga BetandWin.Com.

MIGUELITO - O defesa/extremo esquerdo é um bom caso para analisar os critérios técnico-tácticos do sr.Scolari e porque não, do sr.Agostinho Oliveira. Tendo passado pelos escalões de formação, até dar nas vistas nos Sub-21, Miguelito mostrou sempre o seu valor, não se percebendo a sua não-convocação, aquando da lesão de Nuno Valente. Claramente um caso por explicar e uma transferência por fazer...

SAGANOWSKI - Mais uma prova de que os mercados de Leste conseguem trazer bons jogadores. O polaco tem evidenciado uma facilidade de remate, um posicionamento correcto e um sentido de jogo de equipa muita acima do apresentado pelo V.Guimarães esta época. O golo do passado fim-de-semana é uma boa prova disso...

Publicado por Danielovsky às 04:13 PM | Comentários (0)

December 19, 2005

Jornada Atípica

Os 3 grandes ganharam os seus jogos!

Publicado por Danielovsky às 11:23 PM | Comentários (0)

Liedson / Luisão

Os dois brasileiros foram figuras do fim-de-semana, embora por motivos diferentes.

Enquanto que o defesa-central do Benfica cometeu uma falta sobre o guarda-redes do Nacional que valeu a vitória, o "levezinho" também cometeu uma falta sobre o defesa China da Naval aquando do 2º golo do Sporting, ao efectuar jogo perigoso.

Justificações:

No blog Encarnados, Pedro Neto dá a sua visão: "Na minha opinião, o Luisão salta verticalmente - no limite da pequena área - no sentido de chegar à bola e o guarda-redes Diego salta ao seu encontro tocando assim no braço do brasileiro. Que eu saiba não é proibido saltar à bola dentro da área e tem de se ter atenção em quem promove o contacto. Na minha opinião é o suiço que procura a falta! Aliás é o Luisão que salta primeiro.".

Relativamente a Liedson, o argumento é que a bola já estava a entrar na baliza da Naval e foi só para confirmar, no entanto o brasileiro, qual Bruce Lee, fez uma entrada digna de karaté até ao nível da cabeça do defesa da Naval.
Nem comunicação social, nem jornais comentaram o sucedido.

Qual a diferença?

Publicado por Danielovsky às 11:16 PM | Comentários (1)

December 17, 2005

Vergonha

- A vitória do Benfica hoje...

- A arbitragem de Jorge Sousa na Luz, ao não ver dois penalties e ao validar o golo de Nuno Gomes...

- As decisões de Koeman...

- O jogo de Beto...

- O nosso futebol que continua ser o parente pobre desta Europa...

Publicado por Danielovsky às 09:45 PM | Comentários (1)

Freixolândia

Na mesma semana que se viu sair o Bicho, eis que entra o Macaco em cena na SIC, quase a fazer lembrar os tempos do outro Adriano, que não é Pinto, mas era macaco e na SIC, que na altura não podia entrar nas Antas.

As Antas passaram à história e agora o Dragão é quem manda. As Antas continuam a mandar, nomeadamente a Torre, mas os poderes estão dispersos e agora basta ir ao 1º Piso da Bancada Poente para saber quem dá ordens.

O Macaco continua impune, conduzindo Porsches, ditando ordens e recebendo por isso. Será caso para dizer que o Crime Compensa?

Publicado por Danielovsky às 12:12 AM | Comentários (1)

Venha o Campeão Europeu...

Nyon decidiu que seria um confronto vermelho nos oitavos-de-final e das equipas inglesas que podiam calhar ao Benfica, esta era concerteza a menos desejável.

Actualmente, o Liverpool de Benitez (onde é preciso reconhecer que o tempo dá sempre razão) não sofre golos há 11 JOGOS CONSECUTIVOS, sendo que dos 8 golos que sofreu no campeonato, 4 foram com o Chelsea de Mourinho.

Com uma defesa assente no guarda-redes Reina (ex-Villareal e ex-Barça), Steve Finnan (ex-Fulham), Carragher, Hyppia e Traoré, Benitez conseguiu conferir uma estabilidade defesiva que para muito contribui o jogador nuclear desta equipa: Xabi Alonso. O basco é o pivot perfeito para fazer a destruição de jogo (a par de Gerrard) e para soltar rapidamente a bola em transição defesa-ataque para as alas compostas por Luis Garcia (outro ex-Barcelona) e Riise.
Na frente, Morientes e Djibril Cissé fazem as delícias de qualquer adepto e o terror de qualquer defesa.

Actualmente, o Liverpool é uma equipa compacta, que se baseou na consistência e manutenção das suas pedras basilares para uma nova tentativa de conquista da Premiership.

Benitez está a tentar seguir o modelo que conseguiu implantar em Valência, onde conquistou duas Ligas e uma Taça UEFA.

Não vai ser nada fácil para um Benfica, em que a história mostra que só teve a felicidade de ganhar uma vez, em 6 jogos.

A história pode-se mudar, mas a escolha também não era fácil. No início de Março veremos...

Publicado por Danielovsky às 12:04 AM | Comentários (0)

December 16, 2005

O Camelo


Foto: Boavista

O título do post não tem nada a haver com a fotografia! Tem sim a haver com essa fabulosa canção da minha infância cantada pela saudosa Cândida Branca-Flôr que retrata o "Areias é um camelo! Tem duas boças e muito pêlo!"...

Pêlo continua a ter muito, e preto suspenso por uma fitinha branca para não lhe tapar os olhos, mas nem assim, Areias desaprendeu a jogar, ou melhor nunca conseguiu evoluir.

Depois de passar anos no Beira-Mar, o defesa-esquerdo rumou à cidade do Porto, onde já tinha estado nos escalões mais jovens do clube junto à ponte do Freixo.

Teve Gigi Del Neri e Fernandez, para não falar de Couceiro, mas nem assim o rapaz aproveitou.

Agora no Boavista dá mostras do seu valor, já que foi dispensado e preterido em favor de César Peixoto e de um checo que fez para aí umas partidinhas...

Areias, no último fim-de-semana, foi um joguete nos pés de Nélson e de Alcides, mas o cabo-verdiano abusou e mostrou o quão limitado é o actual defesa-esquerdo titular do Boavista. Não cruza, não marca, não se desmarca e não defende.

Neste aspecto, sou dos que discorda com Carlos Brito, apesar da sua sabedoria. Carlos Fernandes (ex-Sporting, ex-Farense e ex-Belenenses) é bem mais certinho do que Areias, mas até compreendo a decisão do treinador.

Na cláusula do empréstimo se calhar está escrito que o Miguel Areias tem de fazer x jogos durante a época e isso limita muito uma equipa, não é, Carlos?

Publicado por Danielovsky às 11:55 PM | Comentários (0)

60 Euros

Era o preço para se assistir hoje, na Figueira da Foz, ao Naval-Sporting, às 21.30.

Quem o fez só pode ser uma de duas coisas: ou é maluco ou é maluco.

Porque só um maluco é que paga 60 Euros para ver um jogo de futebol em Portugal no Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, às 21h30 de uma sexta-feira à noite...

Porque só um maluco é que vê aquele espectáculo deplorável que vi durante 20 minutos da 2ª parte em que a bola esteve no chão a rolar durante 2 ou 3...

Porque só um maluco é que considera tudo isto normal e pensa que estamos muito avançados na Europa a nível de qualidade de vida...

Porque só assim se explica os estádios estarem vazios e os cafés e sofás de muitas casas estarem ocupados...

Publicado por Danielovsky às 11:51 PM | Comentários (0)

December 12, 2005

Com a pica toda...


Fonte: Glasgow Rangers

O rapaz que não queria vir para o Benfica porque o Benfica não era clube para ele está a ter uma semana em grande.

Peter Lovenkrands, dinamarquês tal como Tomasson, está a ter dos seus melhores momentos na Escócia, ao serviço do Glasgow Rangers.

Depois de ter garantido o apuramento para a Liga dos Campeões ao marcar o golo do empate frente ao Inter, Lovenkrands continua com a corda esticada e hoje assinou um hat-trick frente ao Klimarnock, na vitória por 3-2.

O seu pé esquerdo é a melhor virtude neste jovem dinamarquês que poderá ser visto mais em pormenor em Fevereiro, nos oitavos-de-final da Champions.

Oxalá tenha os minutos que Alex McLeish teima em não lhe dar esta época...

Publicado por Danielovsky às 01:14 AM | Comentários (0)

Coerências...

Ainda não houve esta época uma única jornada em que os 3 grandes não ganhassem os respectivos jogos.

Esta semana calhou ao Sporting...

Publicado por Danielovsky às 01:00 AM | Comentários (0)

December 08, 2005

Quem diria?

No início da noite de ontem, olhando para o 11 do Benfica e para a sua disposição em campo, poderia se temer o pior.

Escalonando Quim para a baliza, a defesa com Alcides na direita (com Giggs pela frente), Luisão e Anderson no meio e Leo na esquerda (com Ronaldo pela frente também...), o meio-campo com Petit e o inanarrável Beto no meio, Nélson a extremo-direito, Nuno Assis como falso extremo-esquerdo, Nuno Gomes a "10" e Geovanni a ponta-de-lança, o mais optimista dos adeptos encarnados nunca estaria à espera de uma reviravolta como a que aconteceu.

O golo madrugador do Man Utd, com uma defesa passiva, incluíndo Nuno Assis (não acompanhou Gary Neville), Léo (não fez a compensação) e Luisão (não cobriu a rectaguarda) fez com Paul Scholes marcasse um dos golos mais fáceis da sua carreira ante um desamparado e ainda lesionado Quim.

No entanto, o Benfica, como que acordou, motivado por um Estádio que sempre o apoiou e que deveria ser sempre assim, tanto nos bons como nos maus momentos.

Assim sendo, Nélson inventou na direita um cruzamento por entre as pernas de John O'Shea e Geovanni voou para o empate que possibilitava ao Benfica acreditar que era mesmo possível vencer o Man Utd e seguir em frente.

Pouco depois, Beto, aproveitando um ressalto à entrada da área e a benevolência das pernas de Ferdinand, colocou a bola dentro da baliza e pôs em euforia o Estádio da Luz, regressando assim a alegria e a chama ao povo benfiquista.

O início da segunda parte mostrou um Man Utd com vontade (se disser que foi simplesmente Rooney e mais ninguém não minto...) de empatar o jogo e com um Benfica com vontade de marcar mais um golo em contra-ataque.

De referir os gestos pouco dignos do menino mimado português que não se sabe comportar e responder à pressão, julgando-se superior a tudo e a todos, mostrando que ainda tem muito que aprender.

Uma vitória difícil, suada e sortuda (porque há sempre sorte...) e agora venha o que vier. O mais difícil já foi feito...

Fotos: Gettyimages

Publicado por Danielovsky às 05:12 PM | Comentários (3)

December 06, 2005

Ding! Sorry, wrong answer,,,

"Em 10 jogos contra o Artmedia, ganhamos 9!", Co Adriaanse na conferência de imprensa ontem em Bratislava.

Publicado por Danielovsky às 11:30 PM | Comentários (3)

December 01, 2005

Um derby já não é o que era...

A começar por ser disputado a uma sexta-feira, ás 21 horas.

Depois por não ter sequer um único caso para alimentar a semana em guerrilha ou em palavras dignas de gozo.

Depois, porque nenhum dos treinadores quer perder. Querem ganhar, mas se empatar, melhor...ninguém se chateia!

As leis do silêncio imperam e não ouvimos um único jogador sequer se pronunciar sobre um jogo que para ele dirá algo...

Muito sinceramente, acham que este FC Porto - Sporting vai dar tusa?

Publicado por Danielovsky às 10:03 PM | Comentários (4)