« September 2005 | Entrada | November 2005 »

October 30, 2005

Pergunta provocadora....

Se Nuno Gomes estivesse na mesma posição que Bruno Fogaça ontem à noite na Figueira da Foz e viesse a marcar golo, havia caso para a semana inteira?

Publicado por Danielovsky às 10:02 PM | Comentários (4)

Bessa...1ª Parte e um bocadinho da segunda

- Os movimentos constantes e sempre comuns de João Pinto ainda fazem com que seja um grande, mas mesmo grande jogador...

- O golo de Nani, que mesmo beneficiando de um ligeiro ressalto em Helder Rosário, não invalida a maravilhosa jogada do jovem de 18 anos...

- A defesa fabulosa de Ricardo a remate de Fary...

- A defesa merdosa de Ricardo que possibilitou o segundo golo do Boavista

- O Liedson andar a defender...

- João Ferreira a demonstrar que não tem mesmo categoria de 1ª, quanto mais de Internacional...

Publicado por Danielovsky às 09:59 PM | Comentários (1)

13 anos depois...


Foto: Valerenga

O Rosenborg não levantou o caneco na Noruega. O Valerenga é o campeão norueguês, após uma luta renhida com o Start e com o Lyn.

Composta por jogadores experientes, esta equipa tem nomes como Arason (gurada-redes titular da selecção islandesa), Ronny Johnsen (que já jogou no Man Utd), Daniel Fredheim Holm e Magne Hoseth (esperanças norueguesas), Stefan Iverson e Tore Andre Flo (em fase descendente das suas carreiras).

Com uma mescla de experiência e juventude, o Valerenga é o justo campeão da Noruega! O fim do reinado do Rosenborg (ficou a 12 pontos) é um bom motivo para se ver que a Noruega está a mudar futebolisticamente...


Foto: Valerenga

Publicado por Danielovsky às 09:52 PM | Comentários (1)

October 28, 2005

O ridículo

- Filipe Soares Franco decretou o final do "black-out". Afinal, José Peseiro era mesmo uma pessoa indesejada em Alvalade. Aproveitanto o bom estado de graça que Paulo Bento tem junto dos jornalistas, o Sporting aproveitou e agora todos podem falar com a comunicação social. É pena que não continuem calados, porque o ridículo às vezes, paga-se caro...

- Por falar em ridículo, Co Adriaanse diz que o FC Porto jogou mal contra o Marco por causa da sobrecarga de jogos. António Reis explica no Bola de Vento que Co Adriaanse não tem razão e por causa disso mesmo, Diego e Ibson são os primeiros a arrepiar caminho. Só não vê quem não quer...

- José Veiga, Ronald Koeman e Manuel Cajuda decidiram usar a comunicação social para esgrimirem argumentos antes de um jogo tão emocionante como pode vir a ser o Naval-Benfica. Koeman disse que há clubes que podem descansar e o Benfica não. Cajuda disse que não foi ele que teve medo em Manchester e Veiga chamou-lhe arrogante e vaidoso. Sobre Veiga, não vale a pena comentar, porque é mais uma daquelas pérolas que o transmontano sabe mandar. Sobre Cajuda, o caso já é mais sério. Cajuda foi treinador de vários clubes, onde conquistou notoriedade e sempre "chorou" para poder treinar um grande. Eu tenho muitas, mas mesmo muitas dúvidas que Manuel Cajuda tivesse a sorte de poder treinar um grande, porque não lhe acho também competência para tal. É um mal algarvio! Já Manuel José também tem toques de vedetismo...

- José Mourinho, apesar dos toques de vedetismo que tem (e com razão...) disse que não perdeu o jogo com o Charlton, mas sim que perdeu o jogo nos penalties. Para quem tivesse visto um pouco o jogo, viu um Chelsea pressionante como sempre, um Huth aberrante como sempre e um Charlton bastante interessante. Convém ás vezes saber perder e Cruijf sabe isso como ninguém...

- Os comentários da RTP-Porto nos jogos de futebol são ridículos. Rui Loura / Rui Cerqueira e António Fidalgo vivem do dinheiro dos contribuintes de todo o país e não só dos do Porto. Por isso mesmo, quando comentam os jogos na televisão, sejam eles entre o FC Porto, o Benfica, o Sporting, o Leixões ou até o Cascalheira têm de ser imparciais. Mas não o são... Qual é a solução lógica?

- Ao contrário, na mesma RTP-Porto, encontramos Luís Freitas Lobo, que com os seus comentários enriquecem os comentários futebolísticos. A sua página na Internet é uma prova disso mesmo. Só falta colocar ao seu lado um relatador decente...

- Para acabar em beleza, só falta fazer uma referência ao programa Superliga da TVI. Dividi-lo em três programas (Jogos, Casos??? e Fórum) e colocá-lo à 1 da manhã, depois dessa brilhante ideia televisiva que é a 1ª Companhia só podia ter sentido num país como Portugal e numa televisão como a TVI. Para além do facto de ter uma parte destinada aos casos(???), com Jorge Coroado a tentar fazer a transição para o CA da LPFP, o programa é horrível, não mostra a verdadeira essência do futebol e a única coisa que se escapa são os comentários de João Querido Manha, ainda que este esteja preso à linha editorial da estação de Queluz...

Publicado por Danielovsky às 01:08 PM | Comentários (3)

October 27, 2005

Não gostei mesmo nada...

Da saída do Simão ontem no Bessa. Cheira-me a rotura parecida com a de Miccoli...

Publicado por Danielovsky às 01:07 PM | Comentários (1)

October 24, 2005

O próximo fenómeno


Foto: Gettyimages

Leo Messi, aos 18 anos, fez uma exibição do outro mundo, neste último fim-de-semana, frente ao Osasuna.

Jogou e fez jogar, driblou, fintou, rematou, só lhe faltando mesmo o golo. Pormenores do outro mundo fizeram este argentino ser tomado pelo futuro "próximo Maradona".

Tem tudo para singrar. Só precisa de continuar assim...

Publicado por Danielovsky às 10:31 PM | Comentários (3)

Anormais


Foto: Gettyimages

Gianluca Paparesta é acudido por Massimo Oddo e por Paolo Di Canio, após ter sido atingido por uma moeda no derby de Roma, entre a Lazio e a Roma, este fim-de-semana.

Os adeptos da capital romana são dos mais anormais que conheço. O ano passado, na Liga dos Campeões foi o sueco Frisk o atingido pelos adeptos da Roma, ontem foi Paparesta pelos da Lazio.

É este tipo de adeptos que não são necessários nos estádios de futebol. É este tipo de adeptos que fazem as pessoas afastarem-se do futebol. É este tipo de adeptos que tem de ser identificado e corrido do futebol.

Porque para anormais, já basta os dirigentes que os deixam entrar nos campos...

Publicado por Danielovsky às 10:14 PM | Comentários (2)

October 19, 2005

Champions Leage

- Ver Essien jogar, demonstra bem o poder financeiro que Abramovich teve que fazer para o Lyon libertar a sua pérola. Se bem que quando estava em frança detinha maior liberdade, em Inglaterra está a melhorar o seu já bom jogo defensivo. No primeiro e no terceiro golo da vitória do Chelsea sobre o Bétis, o ganês teve um papel preponderante e confirma-se como uma mais valia inquestionável neste Chelsea de José Mourinho.

- O movimento de Thierry Henry no primeiro golo do Arsenal ontem em Praga é dos mais bonitos que já vi um jogador de futebol fazer. Com a sumptuosidade de um mágico, Henry conseguiu rodar sobre si próprio e efectuar um remate em trivela só com três batimentos da bola no relvado. É impossível buscar mais palavras para descrever o momento.

- Manuel Fernandes não quis ficar atrás e ontem, em Vilarreal, fez questão de mostrar que a classe que demonstra em campo não é só feita de roubos e passes de bola. O remate efectuado com efeito da parte de fora sem deixar a bola bater no chão é perfeito e bateu Viera sem apelo nem agravo.

- Djibril Cissé encontrou a melhor forma de poder ter alguma razão frente a Rafa Benitez, depois de apontar o golo da vitória hoje, em Bruxelas, frente ao Anderlecht. No seguimento de um canto, sem deixar a bola bater no chão, Cissé mostrou que é um fora de série.

Fotos: Gettyimages

Publicado por Danielovsky às 11:53 PM | Comentários (2)

October 17, 2005

O fim de semana europeu

- Fica na retina o movimento fantástico de Alessandro Del Piero, que com simulações de corpo aliadas a toques desviantes na bola, fez com que a magia chegasse ao Del Alpi e fizesse com que a Juventus batesse o Messina.

- Miroslav Klose assinou um hat-trick frente ao Nurnberg na vitória por 6-2, que possibilitou ao Werder Bremen igualar o Bayern Munique na liderança da Bundesliga. 8 jogos na Bundesliga, 10 golos!

Foto: GettyImages

- 14 minutos foram suficientes para Didier Drogba e Frank Lampard marcarem 4 golos e destroçarem uma defesa do Bolton que prometeu na primeira parte, no último sábado, em Stamford Bridge. José Mourinho tem 9 vitórias em 9 jogos. Quem será o felizardo que o irá parar?

Foto: Gettyimages

- O Osasuna é o líder da Liga Espanhola, a par do Real Madrid. Com 4 jogos disputados em casa (4 vitórias ante Sevilla, Vilareal, Cadiz e Celta de Vigo) e 3 fora (derrotas em Saragoça e Sevilha, frente ao Bétis, mas uma vitória na Corunha), a equipa basca aposta na experiência de Milosevic e Romeo na frente, apoiados por Valdo e Moha. Há duas semanas era o Getafe, esta semana é o Osasuna.

Foto: Gettyimages

Publicado por Danielovsky às 09:53 PM | Comentários (2)

O bode expiatório

Dias da Cunha, hoje:

"Tenho a minha opinião sobre o que se passa na nossa Comunicação Social e não vou alterá-la. As minhas críticas não têm nada a ver com os profissionais, têm sobretudo a ver com a qualidade da Comunicação Social. Parte dos resultados do Sporting são consequência da Comunicação Social que temos", in A Bola

Publicado por Danielovsky às 09:51 PM | Comentários (1)

O resultado esperado


Foto: Gettyimages

Com João Alves a jogar a defesa direito, com Beto e Custódio na mesma equipa, com uma saída prematura de Liedson e entrada de Silva, com jogadores do calibre de Wender, José Peseiro não pode aspirar a mais. O plantel do Sporting é curto, o treinador não tem pulso e basta encaixarem um golo para se sentir a tremideira total. O resultado não podia ser outro.

P.S. Beto foi o capitão do jogo de hoje. Sá Pinto foi o sinal da desilusão. Mas não seriam eles os indicados para comandar o plantel e a equipa?

Publicado por Danielovsky às 12:02 AM | Comentários (1)

October 16, 2005

É o sistema...


Foto: Terceiro Anel

Publicado por Danielovsky às 11:59 PM | Comentários (1)

Já estás a perder 1-0


Foto: Gettyimages

Aquando da conferência de imprensa e sobre o facto de ainda não ter ganho nenhum jogo oficial a Koeman: "Aqui estamos empatados 0-0!"

Publicado por Danielovsky às 02:21 AM | Comentários (1)

Obrigado outra vez...Nuno

Publicado por Danielovsky às 02:19 AM | Comentários (1)

October 12, 2005

Falou e disse...

"Pinto da Costa não viu o jogo entre o Benfica e o Guimarães, mas pelo que leu e ouviu, a entrada de Petit sobre Targino era "merecedora de cartão vermelho", o que impediria o médio de defrontar o FC Porto. Num discurso marcado sobretudo pela tranquilidade, o presidente dos dragões manifestou ainda o desejo de assistir a "um grande espectáculo de futebol" na noite de sábado.", in O Jogo

Num ambiente calmo, Pinto da Costa falou com os seus amigos jornalistas e disse aquilo que todos sabiam. Que tinha sido o FC Porto efectivamente a pedir o sumaríssimo a Petit. Até aqui nada de mais, não fosse agora o pobre país desportivo que temos vir evocar cada vez que houver um jogo transmitido na televisão e se veja uma agressão. Rui Moreira dizia ontem no "Trio de Ataque" da RTP-N que os juízes deviam-se preocupar era com a justiça e não se meterem em futebóis para não prejudicarem ainda mais a sua carreira. Concordo! Mas que se abriu um precedente, lá isso se abriu...

"É seguro que não vão faltar os comentadores lisboetas a verem na vitória eleitoral de Rui Rio a derrota do FC Porto e de Pinto da Costa. (...) É inútil tentar explicar que uma e outra coisa não estão ligadas e a vitória de Rui Rio teve que ver com outras coisas e não foi conquistada contra o FC Porto.", Miguel Sousa Tavares, n'A Bola

O velho lacaio sempre a defender o Papa. É este o papel de Miguel Sousa Tavares, jornalista e que não responde a "trogloditas" que lêem as suas crónicas todas as semanas. Acontece que são os mesmos trogloditas (ou a sua maioria) que leu Equador e lhe deu êxito e são os mesmos trogloditas que podem não saber ler os horários dos comboios, mas sabem que numa sexta-feira antes de eleições, Pinto da Costa vir dar o apoio a Francisco Assis, quando as sondagens davam um empate técnico, não tem nada a ver com a "guerra" com Rui Rio...

Dias da Cunha veio a terreiro dizer que é necessário apoiar a equipa quando esta está bem e quando está mal. O problema não passa pelo apoio dos adeptos, porque eles acompanham a equipa para qualquer lado. E o verdadeiro problema, seja no Sporting, no Benfica ou no FC Porto é que os adeptos seguem a equipa para longas distâncias e vêem-se privados de alegrias e vitórias...

Mantorras diz que o Benfica vai ao Dragão para ganhar! Mas que outro tipo de discurso seria de esperar de quem representa o actual campeão nacional e maior clube português? Perder? Talvez influenciado pela energia positiva proveniente de Luanda, Mantorras deveria dizer e se perguntar porque é que insiste em demonstrar que está bem e recuperado da grave lesão que o apoquentou, quando não é isso que ocorre?

Lucílio Baptista é o eleito para o derby. Derby não, que esse é o de Lisboa, o verdadeiro. Será a melhor escolha? Penso que não, por várias razões, entre as quais, o facto de ser arguido no processo "Apito Dourado". Mas quem queria mesmo apitar o jogo era Paulo Costa. Na semana em que é empossado como Presidente da APAF, nada melhor do que um FC Porto-Benfica para se mostrar como tal. A continuar assim, só podemos augurar o mesmo futuro de sempre e não um futuro melhor para a arbitragem...

Publicado por Danielovsky às 01:06 PM | Comentários (3)

October 09, 2005

A versão oficial II

Beto e Custódio vão lado a lado a correr e diz o vimaranense:

"- Essa cena abichanada de andares a rapar os pelos das pernas não está com nada..."

Publicado por Danielovsky às 07:57 PM | Comentários (3)

A versão oficial I

Beto e Custódio vão lado a lado e diz o vimaranense:

"- Eu gosto do Peseiro!"
"- O quê?" - responde Beto
"- Eu gosto do Peseiro!"
"- Repetes isso outra vez e levas um banano!"
"- Eu gosto do Peseiro..."

Publicado por Danielovsky às 07:54 PM | Comentários (2)

October 07, 2005

A selva

O nosso futebol continua a surpreender.

- Administradores de SAD's que são considerados exemplares fizeram o seu papel. Não se metem nas coisas do futebol e quem vier atrás que feche a porta...

- Entretanto, os mesmos administradores que deixam os "verdadeiros artistas" sozinhos, são os mesmos que se reúnem com os grunhos que levam petardos para os campos de futebol com o intuito de demonstrar o seu carinho pelo "desporto-rei"...

- Em tempos de acalmia e de evocação ao espírito nacional emanado por um brasileiro, não há mais notícias para dar, exceptuando o Estádio José Gomes, do Estrela da Amadora, estar penhorado. Nada de novo.

- Leonor Pinhão, dizia ontem, na sua crónica d'A Bola, que o Benfica vai disputar o jogo do próximo fim-de-semana no Dragão, com 4 pontos de atraso em relação ao FC Porto. Este FC Porto, que foi colocado nos píncaros e com capacidade de repetir as mágicas épocas de 2002/2003 e 2003/2004, afinal não durou 2 meses. Mas também foi preciso perder com o Artmedia e com o Glasgow Rangers. Os golos marcados por Naval (2), Marítimo (2) e o empate em Braga não querem dizer nada...

- Entretanto, e recuperando uma notícia já com alguns dias (bastantes, até), nota-se que os arguidos do processo "Apito Dourado" não são divulgados até ao terminar das eleições, para não ferir susceptibilidades. A lógica impera isso mesmo. Mas só a lógica de Portugal e da sua justiça...

Publicado por Danielovsky às 11:41 AM | Comentários (1)

October 03, 2005

Problemas disciplinares? Quais?

Notícia (???) do Record de Hoje:

"João Pereira não foi convocado para a partida de hoje com o V. Guimarães, devido a um problema disciplinar. Segundo Record apurou, através de uma fonte do clube, o jovem defesa não respeitou o regulamento interno dos encarnados. Apesar de não se tratar de uma infracção muito grave, Ronald Koeman resolveu deixá-lo de fora do embate com os vimaranenses.
O lateral/médio direito do Benfica terá ainda uma sanção pecuniária, previsto no supracitado documento, que foi distribuído a todos os jogadores no início da temporada."

Onde estão os problemas disciplinares? Onde está a razão? Mais uma notícia Record...

Publicado por Danielovsky às 11:35 PM | Comentários (2)

O FM não engana

Svard é de facto, um grande jogador. Serviu como tampão às investidas do Benfica e não deixou jogar. Com Moreno forma uma zona central do meio-campo fortíssimo e continuo sem saber qual é a melhoria com Flávio Meireles, nitidamente sem categoria perto destes dois senhores...

Uma coisa é certa: o Guimarães está a crescer e a amadurecer. Veremos na UEFA...

Publicado por Danielovsky às 11:32 PM | Comentários (1)

October 02, 2005

O fim de semana


Foto: PSV

Arouna Koné finalmente começou a justificar o investimento efectuado pelo PSV Eindhoven na sua aquisição. Hoje, frente ao Heerenveen, assinou um "hat-trick", que possibilitou uma vitória difícil. O resultado final ficou dependente do marfinês parceiro de Drogba na selecção. 3-2 para o PSV.


Foto: Ajax

Nigel De Jong foi o herói do Ajax, hoje em Roterdão. Frente ao Sparta e com dificuldades em vencer o encontro, o jovem jogador multi-versátil do Ajax marcou os 2 golos que selaram a vitória.


Foto: Hamburguer SV

Rafael Van der Vaart está a levar o Hamburgo ás costas e a assumir-se como o principal candidato a destronar o Bayern de Munique do domínio exercido nos últimos anos na Bundesliga. Michael Henke, que em tempos foi adjunto de Hitzfeld, está a tornar o Hamburgo numa máquina fulminate de ataque e bom futebol por terras germânicas. 3-0 ao Kaiserslautern foi o último resultado.


Foto: Gettyimages

Pavel Nedved assina o segundo golo da Juventus frente ao Inter, selando a 6º vitória em 6 jogos na Série A. Fabio Capello, através da aquisição de Patrick Vieira encontrou o pêndulo que faltava à equipa para poder fazer a transição defesa-ataque, sem correr grandes riscos. Só faltava mesmo Miguel a fazer do lado direito aquilo que Zambrotta faz do esquerdo e a Juve seria uma equipa imbatível. Para já, continua a sê-lo...


Foto: Gettyimages

Se há jogos na vida de um jogador que valham a pena, para Didier Drogba, o jogo de hoje em Anfield Road deverá ter sido até agora, o melhor do costa-marfinense. A vitória de 4-1 em casa do Liverpool teve o condão de provar que José Mourinho muito dificilmente verá escapar-lhe o bi-campeonato. Drogba esteve sensacional. Penalty sobre si cometido (1-0), participação directa no golo de Duff (2-1), através de um toque de calcanhar que deixou Hyppia à procura dos rins, jogada própria para o golo de Joe Cole (3-1) e arrancada pela esquerda que possibilitou depois a Geremi fechar a contagem (4-1). Era preciso prova mais equívoca do verdadeiro valor deste Chelsea?

P.S. Acaba neste momento o Paços de Ferreira - Sporting (3-0). José Peseiro não teve vida fácil durante a semana e arriscou demasiado neste domingo. Como já disse no post anterior, parece que fez de propósito...

Publicado por Danielovsky às 11:09 PM | Comentários (1)

Ninguém pára estes senhores?

Fotos: Gettyimages

Publicado por Danielovsky às 11:01 PM | Comentários (1)

O Professor Pardal

Quando se coloca um onze inicial com Nélson, Miguel Garcia a defesa direito, Beto e Tonel a centrais, Anderson Polga a defesa esquerdo, Custódio a trinco, João Alves e João Moutinho a nº8 (os dois, sim...), Douala a extremo esquerdo, Deivid a vaguear entre a direita e o centro e Liedson sozinho na frente, só podia dar numa coisa: Derrota ao intervalo por 2-0.

E isto porquê?

- Porque Peseiro coloca Miguel Garcia a fazer o corredor direito todo, quando não consegue?

- Porque joga com Moutinho e João Alves ao mesmo tempo e no mesmo lugar?

- Porque é que tem um denominado sistema 4-3-3 e não o usa?

A semana não correu bem e Peseiro parece que faz de propósito...

Publicado por Danielovsky às 10:55 PM | Comentários (1)

October 01, 2005

A longitude

Qual é o campeonato que tem a jornada mais longa de todas?

A Liga BetandWin.Com, pois claro!

É a justa luta de todos os clubes que ficam amarrados aos contratos televisivos...

Publicado por Danielovsky às 05:05 PM | Comentários (3)