« August 2005 | Entrada | October 2005 »

September 30, 2005

Falta de tempo...

Com o começo da pós-graduação em Marketing Desportivo e com o aumento do trabalho, não tem sido fácil actualizar aqui o burgo...

Mas voltarei a atacar..prometo!

Publicado por Danielovsky às 05:43 PM | Comentários (1)

September 27, 2005

Champions League - 2ªJornada (Dia 1) - Grupo D

Ruud Van Nistelroij assina o segundo golo do Man Utd frente a um Benfica que teve a possibilidade de levar um resultado positivo de Old Trafford. Ryan Giggs assinou o primeiro golo num livre "ressaltado", para Simão reduzir na segunda parte, num livre bem ao seu jeito. Vitória suada do Manchester United que lhe permite a liderança do grupo.

Nem a presença de Riquelme fez com que o Villareal fosse a Lille ganhar o jogo. Mantém-se o rei dos empates e tarda em explanar o futebol a que habituou a Europa o ano passado. Será a pressão da Champions League a funcionar?

Publicado por Danielovsky às 10:57 PM | Comentários (1)

Champions League - 2ªJornada (Dia 1) - Grupo C

Ezequiel González marca o primeiro golo do Panathinaikos frente ao Werder Bremen, na vitória por 2-1. Mantzios elevou para 2-0 e Klose reduziu. O Werder Bremen está a desiludir neste grupo da Champions e terá na próxima jornada com a Udinese a hipótese de voltar a dar cartas, senão...


Ronaldinho foi a verdadeira estrela da noite em Barcelona. A decisão irrisória do presidente da Udinese de afastar Iaquinta da equipa só prejudica o clube, que perde mais do que uma referência no ataque. O Barça não precisou de acelerar muito e Deco fez o terceiro golo, deixando os restnates para o mago brasileiro. Felipe ainda empatou para os italianos, mas Vidigal fez o favor de se expulsar e enfraquecer uma enfraquecida Udinese.

Publicado por Danielovsky às 10:46 PM | Comentários (0)

Champions League - 2ªJornada (Dia 1) - Grupo B

O FC Thun cometeu a proeza de ganhar a um Sparta Praga que continua orfão de Poborsky e do seu jogo criativo. Hodzic foi o autor do golo que coloca os suíços em posição de garantir a UEFA.

Ljungberg e Pires festejam um dos golos com que o Arsenal venceu o Ajax no ArenA de Amesterdão. Rosenberg ainda reduziu, mas foi insuficiente para um Ajax que está a passar por um novo período de renovação.

Publicado por Danielovsky às 10:34 PM | Comentários (0)

Champions League - 2ªJornada (Dia 1) - Grupo A

Adrian Mutu remata para o segundo golo da Juventus, na vitória tranquila sobre o Rapid Viena. Trezeguet e Ibrahimovich fizeram os restantes. 2 jogos, 2 vitórias, 5 golos marcados e 1 sofrido. Na próxima jornada, Juve e Bayern disputam a liderança.

Martin Demichellis e Ismael festejam o golo com que o Bayern de Munique derrotou o Brugges. O clube belga está a provar o mau arranque de época e o Bayern limita-se a jogar o suficiente para garantir pontos na Champions.

Publicado por Danielovsky às 10:23 PM | Comentários (0)

"Não vou lá para empatar!"

Então porque é que apostou no Beto, em vez do Karagounis ou do Geovanni?

Porque é que se viu que a partir do empate, se pôs a jogar à defesa?

Porque é que os mesmos jogadores que jogaram tão bem na primeira parte, não jogaram da mesma forma na segunda?

Publicado por Danielovsky às 10:09 PM | Comentários (1)

September 25, 2005

Desculpa aí...

Foram mais 2!

Publicado por Danielovsky às 10:45 PM | Comentários (1)

É tão diferente, não é?

Em Manchester, após a derrota do United frente ao Blackburn, os adeptos que saíam cabisbaixos de Old Trafford não evitaram os cânticos e foram dando sempre o seu apoio à equipa.

Hoje, em Alvalade, o Sporting ganhou 1-0 ao Vitória e os adeptos brindam a equipa com assobios...

Publicado por Danielovsky às 10:41 PM | Comentários (0)

September 20, 2005

Wycombe 3 - 8 Aston Villa

Convém dizer que ao intervalo, o Aston Villa perdia por 3-1.

Publicado por Danielovsky às 10:45 PM | Comentários (1)

Por esse Mundo fora - Marlon Harewood (West Ham)


Foto: gettyimages

Marlon Harewood estava a demorar a entrar no ritmo da competitiva Premier League, uma vez que tinha sido dos melhores marcadores a época passada no Championship.

Contudo, nas duas últimas jornadas, marcou 5 golos, contribuindo decisivamente para 6 pontos conquistados na Premier League pelo West Ham.

Avançado rápido, móvel, a fazer lembrar Ian Wright ou Kevin Campbell, Marlon Harewood é um caso a seguir na Premier League deste ano.

Publicado por Danielovsky às 09:40 PM | Comentários (1)

O Bicho

Jorge Costa foi hoje recebido pelo Presidente da República. Notícia em telejornais, sites e provavelmente, nos jornais de amanhã. Será para Co Adriaanse ver, ler ou ouvir???

Publicado por Danielovsky às 09:39 PM | Comentários (1)

O Chicote

Estamos na Jornada 4. Quer dizer que ainda faltam 30 jornadas (eu volto a repetir: 30!!!) para se decidir quem vai ser campeão, quem vai às competições europeias e quem desce.

Por isso mesmo, e dando mais uma achega à discussão sobre o futebol português, esse é outro dos problemas do nosso país. Está mal, a culpa é dos treinadores.

Assim sendo, Leiria, Marítimo e Guimarães são os locais onde a cabeça está a prémio.

Se no caso de Leiria, José Gomes pode ter um bom discurso, mas falta-lhe liderança e gerir um clube como o União de Leiria (um clube de cariz familiar, apesar de ser uma SAD) não é fácil para quem fez duas épocas razoáveis na Liga de Honra.

Para os lados da Madeira, a pré-época já indicava que não seria nada fácil a vida a um treinador que é muito familiar ao clube e que por ele faz tudo (ou quase tudo). Juca tinha pegado na equipa o ano passado, não tinha dado grandes mostras de trabalho e mesmo assim continuou este ano, com camionetas de reforços (na esmagadora maioria estrangeiros) e com o objectivo de se apurar para a Taça UEFA. Uma tarefa hercúlea, que um ex-treinador de juniores não deveria ter andamento. Vítor Pontes deve ser o senhor que se segue.

Na cidade-berço, Jaime Pacheco é e irá ser sempre um treinador a prazo onde quer que se esteja. O complexo que se criou com o treinador, que já foi campeão pelo Boavista, irá persegui-lo e tornará o seu trabalho mais difícil sempre que pegar nalgum clube. No Guimarães, ainda para mais em época europeia, a exigência é muito maior. Com muitos reforços (tal como o Marítimo), a adaptação da equipa a novos sistemas de jogo leva o seu tempo e paciência é coisa que não abunda em Guimarães.

P.S. O pedido de desculpas de Norton de Matos hoje é de um homem sem coragem e acomodado ao lugar. Depois de denunciar que havia salários em atraso no clube, hoje veio retractar-se com um pedido de desculpas públicas aos sócios, á direcção e á SAD. No lugar dele, demitia-me. Ao menos, mantinha a minha honra...

Publicado por Danielovsky às 09:26 PM | Comentários (1)

Jornada 4

FC PORTO - Co Adriaanse quis disfarçar um caso McCarthy com a qualidade do futebol português e continua a cometer erros que nem os suplentes desta vez o safaram. Continua a insistir que Quaresma é jogador para 15 minutos, não aposta em Hugo Almeida para ponta-de-lança e colocou McCarthy a titular, infringido o seu próprio manual de conduta. O FC Porto ataca muito, é verdade, mas defende mal e talvez aí seja o seu ponto fraco. Falta-lhe muitas vezes o pragmatismo de querer ganhar o jogo pela margem mínima e isso às vezes paga-se caro.

SPORTING - José Peseiro deve ter alergia à liderança, uma vez que teve a possibilidade de a atingir e não quis. Também não é uma questão de não querer. No jogo que foi com o Nacional, qualquer uma das equipas podia ter ganho e por isso quando Peseiro fala em injustiça, quer apenas mandar recados para dentro. Paulo de Andrade disse que não tremia com ninguém e a continuar com o discurso (já mudou o do sistema...) poderá não ter sorte...

BENFICA - Neste fim-de-semana acabou o discurso do sistema, da falta de homem-golo, das teorias do Koeman. Para muito ajudou o União de Leiria, que mostra um José Gomes nada talhado para a Primeira Liga, fazendo lembrar Luís Campos. Até Nuno Gomes agora já é bom, porque marcou três golos de rajada. O efeito Miccoli está a sentir-se na Luz. Espero, pessoalmente, que dure até ao fim da época...

Publicado por Danielovsky às 09:03 PM | Comentários (1)

September 19, 2005

O futebol português

Alguns dos comentários que foram efectuados relativamente ao post d'O Iluminado tiveram o condão de me fazer esplanar um pouco mais a minha ideia de como não é preciso vir um holandês comentar o nosso campeonato quando no próprio campeonato holandês tem equipas como o Heracles, Twente e Willem II, para não falar no Den Bosch ou no Gronigem.

Existem vários problemas no futebol português, que vão desde a formação dos dirigentes, á pouca profissionalização existente, apesar das SAD's.

O problema é que foi caso da medíocre imprensa portuguesa que se julga muita sabida, mas que não passa de uns lambe-botas de primeira que ao mínimo toque, acusam logo fulano e beltrano disto ou daquilo.

O futebol português é muito mais do que as disciplinas, do que os preços dos bilhetes ou do que os 0-0 ou 1-0.

O futebol português necessita de reformas e o aviso da FIFA é um bom sinal disso...

Publicado por Danielovsky às 10:00 PM | Comentários (0)

Se dúvidas houvessem...


Foto: gettyimages

Ficou ontem provado que Nuno Gomes rende melhor acompanhado do que sozinho na frente de ataque do Benfica!

Publicado por Danielovsky às 09:56 PM | Comentários (1)

September 18, 2005

O Iluminado

Co Adriaanse irritou-se com os jornalistas (aqueles que lhe têm dado total cobertura) e começou a criticar tudo e todos no futebol português.

Os castigos, a qualidade do futebol, a comparação com a Holanda, a pouca afluência de público, tudo serviu de justificação para evitar o caso McCarthy e a sua disciplina austera.

Acontece que o mesmo que criticou o futebol português foi o mesmo que disse que em dois meses iria aprender o português e continua a falar só em inglês e é o mesmo que teve de convocar o jogador com as tranças, abrindo um precedente na conduta disciplinar que quer incutir no clube.

Duas faces diferentes da mesma moeda não mostram segurança nenhuma, ou estarei errado?

Publicado por Danielovsky às 12:26 AM | Comentários (4)

September 15, 2005

Champions League - 1ª Jornada (Dia 2) - Grupo D

Fabrizio Miccoli foi o herói ao minuto 91, ao marcar de cabeça o golo com que o campeão português derrotou o Lille, no Estádio da Luz. Com uma exibição personalizada e com vontade de vencer, o Benfica alcançou os 3 pontos mesmo ao cair do pano, mas com inteira justiça.


Nem a expulsão de Wayne Rooney fez com que o resultado se alterasse do 0 em Villareal. Num jogo equilibrado, o El Madrigal viveu emoções fortes de ambos os lados, mas não as suficientes para ver uma bola entrar na baliza. O empate permite ao Benfica a liderança no grupo D.


P.S. Todas as fotografias utilizadas no rescaldo da Champions League são retiradas de GettyImages

Publicado por Danielovsky às 12:28 AM | Comentários (1)

Champions League - 1ª Jornada (Dia 2) - Grupo C

Vidigal e Iaquinta festejam o segundo golo da Udinese frente ao Panathinaikos, com a arbitragem de Olegário Benquerença. Afinal Iaquinta é mesmo bom e provou-o ao marcar os três golos da vitória final dos italianos sobre os gregos. Vitória importante para ganhar uma posição no grupo.


Os jogadores do Barcelona festejam o golo de Deco que abriu caminho à vitória em Bremen. Com uma exibição personalizada, o Barça mostrou porque é que é uma das fortes candidatas ao título da Champions. Ronaldinho, de penalty, fechou a contagem em 2-0.

Publicado por Danielovsky às 12:24 AM | Comentários (0)

Champions League - 1ª Jornada (Dia 2) - Grupo B

Dennis Bergkamp acaba de marcar o segundo golo do Arsenal, já em períodos de desconto. Com um jogador a menos, sem Henry, mas com a vontade de sempre, o Arsenal ainda se viu empatado com um golo dos suíços apontado por um luso-descendente Ferreira, depois de Gilberto ter inagurado o marcador. Vitória sofrida, mas merecida.

Sneijder festeja o golo que marcou ao Sparta de Praga e que permitiu em tempo de desconto igualar a partida, depois de Matusovic ter inaugurado o marcador. Na capital checa, o Ajax conseguiu um grande resultado com o opositor directo para o segundo lugar do grupo.

Publicado por Danielovsky às 12:20 AM | Comentários (0)

Champions League - 1ª Jornada (Dia 2) - Grupo A

Ibrahimovic e Nedved festejam o primeiro golo da Juventus no terreno do Brugges, já que Trezeguet assinou o segundo, reduzindo Yulu-Matondo para os belgas. A "vecchia signora" utilizou o seu pragmatismo e cumpriu.

Lúcio e Guerrero festejam a vitória em Viena, na casa do Rapid. Vitória sofrida, mas bem conseguida, com um golo do peruano.

Publicado por Danielovsky às 12:07 AM | Comentários (0)

September 13, 2005

Bola de Vento

Vai já aqui para o lado o blog de três jornalistas que muito respeito (mais dois do que os três). António Reis, Miguel Torrão e Luís Marçal são jornalistas de desporto da SIC e decidiram criar um blog.

Para o Luís e para o Miguel este danielovsky é conhecido das transmissões que fazíamos na SIC, por ocasião do contrato que a estação tinha com o Benfica. Para além do Benfica, também as Bajas e os Rallyes fizeram parte desta ementa grandiosa que é o trabalho em televisão.

Abraços e bem-vindos à blogosfera.

Publicado por Danielovsky às 11:52 PM | Comentários (1)

Pérola da noite

Rui Cerqueira, durante o Rangers - FC Porto:
"César Peixoto é letal nas bolas paradas!"

Publicado por Danielovsky às 10:41 PM | Comentários (0)

Champions League - 1ª Jornada (Dia 1) - Grupo H

Os festejos de Pepe (2 vezes) não chegaram para o FC Porto levar de vencida uma fraca equipa do Rangers, que sem saber ler nem escrever ganhou ao antigo Campeão da Europa. Lovenkrands, Prsó e Kirgyakos foram os autores dos golos que valeram ao Rangers 3 pontos e uma vantagem directa sobre o principal adversário no acesso aos oitavos-de-final.

Foi Adriano quem deu a Julio Cruz a oportunidade de marcar o golo com que o Inter ganhou na Eslováquia ao Artmedia. Num campo dificil, com uma equipa eslovaca a querer mostrar serviço na sua estreia na Champions, o Inter apostou no contra-ataque, sendo Adriano o seu principal municiador. 3 pontos ganhos num campo dificil, logo na primeira jornada.

Fotos: Gettyimages

Publicado por Danielovsky às 10:29 PM | Comentários (0)

Champions League - 1ª Jornada (Dia 1) - Grupo G

Luís Garcia é felicitado pelo segundo golo do Liverpool no Manuel Luiz de Ropera, em Sevilha, casa do Bétis.

O campeão europeu em título começou bastante bem, com Sinama-Pongolle a marcar logo aos 2', para depois o espanhol elevar a contagem aos 14'. Arzu ainda reduziu aos 51', mas foi insuficiente para ganahr algum ponto na estreia do Bétis na Champions League.

O campeão começa em grande estilo.

Frank Lampard festeja aos 19' o golo que ditou a vitória do Chelsea sobre o Anderlecht na jornada inaugural da Champions League 2005/2006. Apontado como um dos favoritos à vitória final na competição, o Chelsea ainda passou por alguns calafrios quando Anthony Vanden Borre atirou uma bola ao poste de Cech. Vitória conseguida a ferros pela equipa treinada por Mourinho.

Fotos: Gettyimages

Publicado por Danielovsky às 10:22 PM | Comentários (0)

Champions League - 1ª Jornada (Dia 1) - Grupo E

Káká festeja um dos seus dois golos com que o AC Milan brindou o Fenerbahçe no Giuseppe Meazza, na vitória por 3-1. O inevitável Shevchenko fechou a contagem, sem que Alex, de penalty não conseguisse mais do que reduzir para o resultado final.
Vitória fácil e obrigatória para um Milan que não fez mais do que a sua obrigação.

Jefferson Farfan foi o companheiro no ataque de Jan Vennegor of Hesselink, o autor do golo que bateu o Schalke 04, no Philips Stadium. Jogo renhido, com vantagem para os holandeses, ganhando assim uma pequena vantagem sobre os alemães num grupo que se prevê equilibrado.

Fotos: Gettyimages

Publicado por Danielovsky às 10:13 PM | Comentários (0)

Champions League - 1ª Jornada (Dia 1) - Grupo F

É com os festejos de Tiago, Reveillére e Wiltord relativamente ao terceiro golo que iniciamos a análise ao primeiro dia da Champions. Os "galácticos" que de espaciais têm muito pouco foram trucidados em meia-hora pelo festival ofensivo francês que possibilitou um resultado gordo frente ao 2ºclassificado do campeonato espanhol do ano passado. Carew, Juninho Pernambucano (num fantástico remate a 30 metros) e Wiltord fizeram os golos dos tetra-campeões franceses numa noite mágica no Gerland, em Lyon.

Storflor acaba de marcar o terceiro golo do Rosenborg no Georgios Karaiskakis, em Atenas, precisamente o estádio do Olympiakos que não conseguiu usar o seu famoso ambiente. Os noruegueses chegaram e gelaram o ambiente quente grego com uma recuperação notável. 2 auto-golos marcaram o desafio (um para cada lado, já que Lago do Rosenborg marcou um auto-golo aos 19 minutos para os gregos, cabendo depois a Skjelbred e a Mavrogenidis do Olympiakos e Storflor fecharem o resultado em 3-1. Um passo atrás para os gregos e um passo gigante para os noruegueses se puderem apurar, pelo menos, para a Taça UEFA.

Fotos: Gettyimages

Publicado por Danielovsky às 09:53 PM | Comentários (0)

Piaducha fácil

"Até o Tiago Monteiro já tem mais pontos que o Benfica!"

Publicado por Danielovsky às 09:52 PM | Comentários (0)

September 11, 2005

7 pontos

Publicado por Danielovsky às 10:19 PM | Comentários (3)

Por esse Mundo fora - Nicolás Frutos (Independiente)


Fonte: Independiente

Nicolás Frutos é mais um produto a despontar na Argentina, país onde o talento não rareia.

Em 6 jogos do Torneo de Apertura, Frutos já apontou 7 golos, consumando essa média com um "hat-trick" na última jornada, frente ao Racing Club.

Avançado móvel, mostra que é "mais um" dos bons produtos futebolísticos do país das pampas.

P.S. A categoria, como devem ter reparado mudou de nome. Não valia a pena cingirmo-nos só à Europa, quando existe todo um mundo que adora o futebol...

Publicado por Danielovsky às 09:18 PM | Comentários (3)

O derby

- Liedson resolveu mais uma vez

- Koeman inventou mais uma vez

- Peseiro ganhou mais uma vez

- Simão marcou de bola parada mais uma vez

- O Benfica perdeu mais uma vez

- Não me vou alongar mais uma vez...

Publicado por Danielovsky às 07:08 PM | Comentários (3)

September 09, 2005

Digam o que disserem

Fonte: Gettyimages

Este é o verdadeiro derby!!!

Publicado por Danielovsky às 08:03 PM | Comentários (1)

Então e o FC Porto?

Co Adriaanse: «Rio Ave é a melhor equipa em Portugal neste momento»

Publicado por Danielovsky às 11:48 AM | Comentários (0)

September 07, 2005

Sofrível

- A ambição de Portugal em não querer ganhar o jogo em superioridade numérica

- A exibição de Paulo Ferreira, que não conseguiu fazer um único centro de jeito (ainda estou para perceber o negócio de 20 milhões de Euros...)

- Os comentários deploráveis tanto de Carlos Daniel, como de Gabriel Alves, comentando inclusivé os planos do realizador, quando na sua própria casa (RTP) também os tem e maus...

- A equipa russa que prometia muito e depois foi um flop total

Em suma, duas horas perdidas em frente ao televisor...

Publicado por Danielovsky às 05:56 PM | Comentários (1)

September 05, 2005

Europa - Taça UEFA

Para a Taça UEFA, e tendo em conta a primeira eliminatória, os meus favoritos também passarão a negro. Os jogos em que estou indeciso, não levam nada:

Auxerre (FRA) - Levski Sofia (BUL)
Hamburgo (ALE) - FC Copenhaga (DIN)
Slavia Praga (CZE)- Cork City (IRL)
Metalurg Donetsk (UKR) - PAOK (GRE)
Dinamo Bucareste (ROM) - Everton (ENG)
Pallo 47 (FIN) - Grasshopers (SUI)
Estrela Vermelha (SCG) - Sp.Braga (POR)
Antuérpia (BEL) - Ol. Marselha (FRA)
Bayer Leverkursen (ALE) - CSKA Sofia (BUL)
CSKA Moscovo (RUS)- Mtdjyland (DIN)
V.Setúbal (POR) - Sampdória (ITA)
Sevilla (ESP)- Mainz (ALE)
Basel (SUI)- Siroki (BHZ)
Feyenoord (HOL)- Rapid Bucareste (ROM)
Hibernian (ESC) - Dniepr (RUS)
Rennes (FRA) - Osasuna (ESP)
V.Guimarães (POR) - Wisla (POL)
Sovetov Samara (RUS) - Az Alkmaar (HOL)
Sttutgart (ALE) - Domzale (SLO)
Valerenga (NOR) - Steaua Bucareste (ROM)
Grazer (AUT) - Strasbourg (FRA)
Lokomotiv Moscovo (RUS) - Brann (NOR)
Palermo (ITA) - Anorthosis Famagusta (CYP)
Halmstad (SUE) - Sporting (POR)
Middlesbrough (ENG) - Xanthi (GRE)
Maccabi (ISR) - Partizan Belgrado (SCG)
Aris Salonica (GRE) - Roma (ITA)
Besiktas (TUR) - Malmoe (SUE)
Litex (BUL) - Hereenveen (HOL)
Hertha (ALE) - Apoel (ISR)
Teplice (CZE) - Espanyol (ESP)
AS Monaco (FRA) - Willem II (HOL)
Viking (NOR) - Austria Viena (AUT)
Brondby (DIN) - FC Zurich (SUI)
Lens (FRA) - Groclin (POL)
Tromso (NOR) - Galatasaray (TUR)
Bolton (ENG) - Lokomotiv Plovdiv (BUL)
Shaktyar Donetsk (UKR) -Debrecen (HUN)
Zenit (RUS) - AEK (GRE)

Publicado por Danielovsky às 10:55 PM | Comentários (0)

Europa - Liga dos Campeões

A uma semana do início de mais uma época europeia, junto vão os favoritos do escriba a negro e os apurados para a UEFA em itálico, nos respectivos grupos:

Grupo A:
Bayern Munique
Juventus

Brugge
Rapid Viena

Grupo B:
Arsenal
Ajax

Sparta Praga
FC Thun

Grupo C:
Barcelona
Panathinaikos
Werder Bremen
Udinese

Grupo D:
Manchester United
Villareal

Lille
Benfica

Grupo E:
AC Milan
PSV

Schalke 04
Fenerbahce

Grupo F:
Real Madrid
Lyon

Olympiakos
Rosenborg

Grupo G:
Liverpool
Chelsea

Anderlecht
Bétis

Grupo H:

Inter Milan
FC Porto

Glasgow Rangers
FC Artmedia

Veremos se terei razão ou não..

Publicado por Danielovsky às 10:48 PM | Comentários (4)

"Abre os olhos, mula!"

Publicado por Danielovsky às 12:49 PM | Comentários (1)

September 01, 2005

18 milhões

Se houvesse seriedade no futebol, a proposta que o Benfica recebeu ontem era para ter aceite.

Mas como não deve haver jogadores referenciados para uma posição que tem o mesmo dono há 3 anos e não veio nesse tempo nenhum reforço, não me espanta nada a recusa da oferta...

Publicado por Danielovsky às 11:01 AM | Comentários (1)