« March 2005 | Entrada | May 2005 »

April 28, 2005

Porque o futebol é mesmo assim...

Boa Sorte ao Sporting...

Publicado por Danielovsky às 08:43 PM

April 27, 2005

Uma pergunta interessante

O "À Boca do Túnel" faz a pergunta que se devia fazer há algum tempo a Luís Filipe Vieira.

Publicado por Danielovsky às 10:53 PM

One Man Show

Voltou à Liga e levou os jornalistas!

Voltou ao Metro e levou os jornalistas!

Voltou para a Praça Pública a disparar contra tudo e contra todos!

Ele voltou! Até quando?

Publicado por Danielovsky às 10:43 PM

April 26, 2005

O exemplo PSV

O PSV Eindhoven acabou de renovar o título holandês. E hoje fez um óptimo jogo em Milão, sendo tremendamente injusto o seu resultado.

Qual o segredo?

A aquisição de jogadores para os lugares certos, por forma a obter um melhor rendimento individual de cada um.

Jogadores como Alex (defesa-central campeão pelo Santos), Sun-Ji Park e Lee (jogadores orientados por Guus Hiddink na Selecção da Coreia do Sul no último Mundial), Venegoor of Hesselink (um dos melhores marcadores do campeonato holandês nos últimos 8 anos!), De Marcus Beasley, Farfán e Vohlanten (jovens esperanças americano, peruano e suíço, respectivamente) e a aposta em manter jogadores holandeses com base no conhecimento do clube fazem com que o PSV tenha alcançado as meias-finais da Champions League desde 1988, aquando da sua vitória frente ao Benfica.

Um plantel estruturado com a autorização de Guus Hiddink faz com que o PSV tenha conquistado o 18º título holandês e apresente um futebol com a qualidade holandesa e interpretada com gente de todas as partes do Mundo.

A palavra mais sábia para ilustrar o PSV é PACIÊNCIA!

Publicado por Danielovsky às 09:45 PM

April 25, 2005

"Parecia o jogo de apresentação do Benfica..."

Litos estava a falar na qualidade de treinador do Estoril ou ferrenho adepto do Sporting?

Não vou entrar em grandes polémicas. Como vi o jogo sem som, vou-me basear apenas nas imagens e não nos comentários.

Para tal, a expulsão de Rui Duarte é correcta, já que comete duas faltas para cartão amarelo e como tal...a expulsão é o caminho mais certo.

Depois vi um Estoril, que sem saber ler nem escrever, marcou um golo afortunado como nunca pensava lhe cair do céu e remeteu-se à defesa do resultado. Para quem apelidava Litos de aprender com Cruijff (Onde já andam as comparações...) que jogava sempre ao ataque e não se remetia à defesa, enganou-se redondamente.

O Benfica atabalhoadamente lá ia atacando na busca nem sempre eficaz dos golos que transmitissem alguma verdade ao jogo.

Conseguiu nos momentos finais, tal como com o U.Leiria e pelo mesmo jogador, que está a tornar-se um talismã.

A agressão de Buba a Mantorras já na parte final do jogo não foi tão comentada nem por Litos ou por Carlos Xavier como foi o jogo em si.

P.S. Para os mais incautos e detentores da verdade desportiva, apenas três apartes:
1º No jogo do Sporting contra o Beira-Mar, McPhee viu-lhe anulado um golo limpo e se se alegar que a velocidade da jogada iludiu o fiscal de linha, o mesmo argumento pode ser usado no E.Amadora - Benfica, aquando do primeiro golo e do fora-de-jogo de Giovanni.
2º No jogo do Sporting contra a Académica, Anderson Polga cortou uma jogada de perigo para o Sporting com a mão. Viu o cartão amarelo e gozou da mesma impunidade de Vitor Baía jogar com as mãos fora da área.
3º No início do ano (eu sei que já foi há quase cinco meses), o Sporting pediu ao Pampilhosa (a troco de 15 000 euros) que fosse antecipado o jogo da Taça de Portugal para que Liedson cumprisse o castigo e assim pudesse jogar contra o Benfica. Qual é que foi o resultado do Sporting-Benfica e quem marcou os golos?

Publicado por Danielovsky às 11:42 PM

April 23, 2005

"Concorrência Desleal"

É o árbitro João Villas-Boas não ter mostrado cartão vermelho a Polga pela mão cometida no jogo de hoje frente à Académica!

Isso é que é concorrência desleal...

Publicado por Danielovsky às 11:32 PM

April 22, 2005

Prémio António Fidalgo

Meus amigos, os primeiros prémios do Brandos estão aí e começamos pelo prémio "ANTÓNIO FIDALGO". Os nomeados são:

Vitor Baía (FC Porto):


Cortesia do Galarzas


João Ricardo (Moreirense):


Cortesia do Moreirense


Paulo Ribeiro (V.Setúbal):


Cortesia do Vitória de Setúbal


Costinha (União de Leiria):


Cortesia do Terceiro Anel


Nuno Santos (Penafiel):


Cortesia do Penafiel


Khadim (Boavista):


Cortesia do Boavista


Pedro Alves (Belenenses):


Cortesia do Blog do Belenenses

E pronto! Os nomeados para o troféu "ANTÓNIO FIDALGO" são estes!

Ficamos à espera dos votos, que poderão ser feitos através dos comentários do Brandos.

Publicado por Danielovsky às 01:58 PM

Prémios

Preparem-se aqui no Brandos.

Vai haver a distribuição de prémios da época que ainda está a decorrer.

Os nomeados são demais.

Não percam! Brevemente neste blog!

Publicado por Danielovsky às 12:43 AM

April 21, 2005

Mesquita Machado

A entrevista do Presidente da Câmara Municipal de Braga e Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (vêem a relação de poderes) ao Jogo vem mostrar várias facetas:

- Que Braga não é uma cidade benfiquista

- Que é uma injustiça a passagem do jogo do Estoril - Benfica para o Algarve

- Que o Braga pode atingir um lugar nas competições europeias, na Liga dos Campeões (competições europeias ou Liga dos Campeões não são a mesma coisa) ou ser campeão

Convém dizer o seguinte:

- Aquando do jogo do Benfica em Braga, Mesquita Machado ficou sentado ao lado de Luís Filipe Vieira e não de António Salvador, o presidente da SAD bracarense

- Mesquita Machado é ao mesmo tempo um polvo de poucos tentáculos, mas continua a ser um polvo

- Ser assunto de capa de jornal desportivo o Presidente da Câmara Municipal de Braga por causa de um clube é sinal de grande preocupação

Publicado por Danielovsky às 10:00 PM

April 20, 2005

0-1 ao Intervalo

- É certo que Geovanni está fora-de-jogo...

- É certo que vai ser tema da semana se o Benfica não marcar mais nenhum golo...

- Se o Benfica perder, irá haver alguém que peça a cabeça de Trapattoni?

Publicado por Danielovsky às 09:44 PM

April 18, 2005

Cromo da Semana

Fernando Cavenaghi é daqueles que não engana!

Ponta de lança puro, foi comprado ainda o ano passado ao River Plate por 7 milhões de dólares.

Este ano, já leva 5 golos em 9 jogos, sendo que dois deles serviram para derrotar o Dynamo dos "portugueses" neste último fim-de-semana.

Tem como principais características a rapidez, aliada a um forte cabeceamento e a uma estupenda finalização. Precisa de tempo para se ambientar, mas depois é um perigo para todas as redes.

Está aí uma boa aposta para o "verdadeiro" mercado europeu, depois da passagem pela Rússia.

Publicado por Danielovsky às 09:43 PM

April 17, 2005

Coerências...

José Rachão, que nunca foi nem será um treinador amigo dos adeptos do Setúbal, veio a terreiro dizer que andou a poupar a equipa do Vitória no jogo com o FC Porto, por causa da Taça de Portugal.

Por isso deixou Jorginho no banco, não levou Sandro alegando lesão e Paulo Ribeiro também ficou no banco.

Três reforços para o FC Porto da próxima época. Três reforços que não jogaram no Dragão ontem. Três reforços que poderiam ter complicado ainda mais a vida de Couceiro no Porto.

É uma constante o que se passa e quem deveria perguntar não o faz. É normal acontecer e o treinador obedecer a interesses mais altos...


Na Luz, João Bartolomeu continuou a sua luta contra a arbitragem e disse que mais uma vez foi prejudicado porque a falta que deu o golo do Benfica foi mal assinalada. Foi tão mal assinalada como foi tão mal feito o anti-jogo constante da equipa da cidade do Lis.

E foi tão mal feito também o próprio presidente do Leiria vir falar de credibilidade no futebol português e atender ao mesmo tempo o telemóvel em plena conferência de imprensa. Até Vitor Pontes parecia estar envergonhado com a atitude e o discurso gasto e obsoleto de um arguido do processo "Apito Dourado"...

Ainda na Luz, os repórteres de pista foram agredidos e agrediram os seguranças do recinto por estes não os deixarem passar para a entrada do túnel, para no fim do jogo recolherem as declarações.
Na conferência de imprensa, José Carlos Soares, agora na Antena 1, queixava-se de um delegado da Liga que tinha tido um comportamento inadmissível ao puxar o Costinha para dentro do túnel, impedindo-o de falar com os jornalistas.
Também foi inadmissível o mesmo José Carlos Soares não mencionar que o mesmo esteve quase a chegar a "vias de facto" com adeptos do Benfica depois do jogo já ter acabado e antes da conferência de imprensa...


Paulo de Andrada, o mesmo que foi escolhido para substituir José Bettencourt devido à aparência física, comentou o Estoril-Benfica ser no Algarve da seguinte maneira: "Não podemos estar a contar com clubes que aceitam mudar o local do jogo [do Estoril para o Algarve] por uma mão-cheia de nada."
De certa forma, até tem razão, mas não será uma pontinha de ciúme e inveja do seu Sporting jogar amanhã em Moreira de Cónegos e do Benfica ter ido jogar a Braga este ano com o mesmo adversário. Não quererá dizer alguma coisa?

Publicado por Danielovsky às 03:19 PM

São Pedro? ou São Costinha?

Quando uma equipa faz a quantidade de remates que fez, quando o guarda-redes contrário faz a exibição que fez, quando a vontade que houve para ganhar o jogo existe, o principal momento é o do marcador do golo já nos períodos de desconto.

É certo que só contam as bolas que entram, é certo que os guarda-redes estão lá para defender, e é também certo que a vontade não dá para nada.

Mas darem protagonismo ao marcador e não ao guarda-redes é que me faz um bocado de confusão.

Publicado por Danielovsky às 03:11 PM

April 14, 2005

No Algarve

O Estoril vai jogar com o Benfica no Estádio do Algarve.

Resolve-se o assunto de várias maneiras. Enquanto que o Estoril ganha dinheiro pela receita, também o perde na deslocação.

Certamente virão más línguas dizer que o Estoril está a funcionar a mando do Benfica, mas os mais incautos devem estar esquecidos de um célebre V.Setúbal - Benfica, disputado no Estádio das Antas, e que o Benfica perdeu e os apanha-bolas do FCP ajudaram na retoma da bola em jogo...

A discussão do local até fica com dúvida, uma vez que o "elefante branco" do Algarve nos últimos tempos serviu para ser o parque fechado do Rally de Portugal...

Publicado por Danielovsky às 09:39 PM

April 12, 2005

Há umas certas diferenças....

Vários amigos ficaram "escandalizados" com o facto de eu ter dito que esta semana se ia falar mais no Sporting do que no Benfica.

Não vejo onde está o mal, já que o Sporting vai jogar para a Taça UEFA, podendo passar às meias-finais (desde o tempo de Oceano antes de ir para a Real Sociedad que não conseguiam...) da prova e porque conseguiu reduzir a diferença para o Benfica para 3 pontos.

No entanto, a diferença entre o Benfica e o Sporting prende-se com pequenos factores que influenciam e muito algumas situações no país.

Ainda ontem Aldo Lima no "Levanta-te e Ri!" mostrou que o verdadeiro adepto do Benfica está-se a marimbar para a queda do Governo e prefere ver na Sport TV o jogo do Glorioso.

Para além disso, é do conhecimento comum que o Benfica mexe muito mais do que qualquer outro clube de Portugal.

As diferenças por isso continuam a ser poucas. Mas também podemos juntar mais. Se o Benfica tem um Presidente que teve ou tem negócios com pneus, o Sporting tem um Presidente que teve ou tem negócios em Angola e Moçambique e é amigo pessoal do clã Soares.

Também se pode constatar que no Benfica pode haver negócios obscuros como Ronald Garcia e mais jogadores do Alverca, no Sporting, só agora Mota começa a jogar e Pinilla desde o golo ao Boavista, que poucas vezes pisou o relvado de Alvalade para jogar, bem como Mário Sérgio.

Não sei se o estudo dos 6 milhões é verdadeiro ou não (sinceramente tenho muitas dúvidas), mas que é certo é que em Setúbal e agora em Vila do Conde, ambos os clubes lucraram e lucraram bem, como antes não tinham lucrado com FC Porto e Sporting à frente do campeonato.

O Sporting também é diferente do Benfica. Foi formado pela elite, o que implicitamente não quer dizer que seja melhor. Tem uma coisa em que é o melhor em Portugal, nomeadamente em apoio (e apoio, considera-se cantos de incentivo) que é a Juve Leo.

Nem vou referir os títulos de um e de outro, porque há sempre diferenças. Seja no futebol, no basquetebol, no ténis de mesa, no andebol, no atletismo... Se houvesse jogo da malha, havia sempre discussão para saber quem era o melhor.

O que é real e factual é que o Sporting esta semana vai ser mais falado do que o Benfica e vice-versa na próxima semana. Porquê?

Porque são os dois clubes que mais vendem em Portugal e porque os jornais precisam de vender...Ponto final!

Publicado por Danielovsky às 10:50 PM

April 11, 2005

3 pontinhos...

É o mesmo que separa Benfica de Sporting na luta pelo título.

Para a semana, veremos quem é que irá rir, sabendo no entanto que o Benfica joga no Sábado e o Sporting só na Segunda, devido à Taça UEFA.

No entanto, Petit falou e disse que os jogadores do Rio Ave poderiam ter "incentivos", e o habilidoso jornalista da TVI, não contente com a resposta de que era preciso averiguar se havia ou não, puxa do seu vocábulo e pergunta como estavam as condições de renovação do contrato.

Convém referir que não fui nem sou apologista das declarações de Petit, uma vez que se comportou como a maioria dos dirigentes de futebol que nós temos, e portanto, não sei o que o famoso CD da Liga vai decidir.

A piada do dia de hoje é que os adeptos do Sporting, que ainda estão para saber como a bola entrou ontem (a fazer lembrar Jardel...), já estão com a euforia toda.

É bom sinal. É sinal de que o Benfica não vai ser tão falado durante a semana...

Publicado por Danielovsky às 09:35 PM

Roupa Nova

Já devem ter reparado que o Brandos Costumes mudou.

A plataforma 3.11 já cá mora.

Fico à espera de sugestões e das críticas.

P.S. As fotos vão voltar!

P.S.2 Dizem as más línguas que está a ser preparado um blog com certas revelações...

Publicado por Danielovsky às 04:36 PM

April 05, 2005

Começam as decisões...

(C) UEFA

Publicado por Danielovsky às 11:01 PM

6 pontos é muito...

E por isso mesmo, Paulo Costa vai apitar o Boavista - FC Porto, António Costa o Rio Ave - Benfica e Elmano Santos o Sporting - Beira-Mar...

Publicado por Danielovsky às 07:27 PM

April 03, 2005

O costume...

- É estranho que no mesmo jogo Olegário Benquerença e Jorge Costa sejam os mesmos protagonistas...

- Também é estranho o discurso de José Couceiro, ao afirmar que agora, o FC Porto é uma equipa "com muitos jovens"...

- Entretanto, no Bessa, o Sporting ganhou confortavelmente ao Boavista. Os mesmos incautos que declaram Liedson um enganador, podem aplicar o mesmo termo a Sá Pinto...

- O mesmo Sá Pinto que se lembrou de repetir o mesmo gesto que fez em Artur Jorge há uns anos atrás e "aviou" um dirigente do Boavista duas vezes, ao intervalo e no fim do jogo...

- E finalmente, a Superliga pode respirar um pouco melhor: Luís Campos e Vitor Oliveira pediram a demissão...

Publicado por Danielovsky às 11:37 PM

E ninguém pára o Benfica...

E mais uma vez, o sôfrego tomou parte dos benfiquistas.

A vitória do Benfica foi realizada nos últimos minutos por Mantorras (aquele que está cheio de parafusos..), após uma segunda parte em que mostrou VONTADE de ganhar o jogo, ao contrário do Marítimo, que passou depois a segunda parte do jogo (após o 3-3) a defender o empate e a jogar em contra-ataque.

Até anularam um golo limpo a Nuno Gomes (aquele que também parece uma "Maria Amélia" e que marcou mais 2 golos e já leva 7...), mas a força que emana da equipa encarnada fez com que não se desistisse e ganhasse ao Marítimo, sendo este ano, o primeiro dos "três grandes" a conseguir tal feito.

A diferença continua a ser a mesma e com a vontade vista hoje, ninguém pára o Benfica... por muito que o queiram parar...

Publicado por Danielovsky às 11:33 PM