« January 2005 | Entrada | March 2005 »

February 28, 2005

É hoje

FC Porto e Benfica defrontam-se no Dragão.

É certo que o palco é diferente das Antas..

É certo que o Benfica não vence há 14 anos e não ganha pontos há 11...

É certo que McCarthy vai jogar e Fabiano não...

É certo que António Costa não vai deixar os seus créditos por mãos alheias...

É certo que vai haver casos...

É certo que o Benfica não vai ganhar...infelizmente...

Publicado por Danielovsky às 12:05 AM

February 27, 2005

A explicação óbvia

A chegada de muitos brasileiros ao futebol português é explicada pelo facto dos mesmos serem baratos.

Um exemplo claro é pegar numa qualquer equipa da Madeira que esteja a disputar a 2ª Divisão B.

Se quiser contratar um jogador razoável português, para além de desembolsar as despesas de alimentação e alojamento, tem de lhe pagar um salário que nunca é inferior a 1500 Euros.

Com um brasileiro, faz a festa por metade do preço.

Informação fornecida por um Vice-Presidente de um clube insular da 2ª Divisão B.

Publicado por Danielovsky às 11:59 PM

Confidências...

Qual seráo treinador muito conhecido hoje em dia, que há alguns anos atrás, ia com os jogadores do seu próprio clube para as discotecas e que às duas da manhã ia-se embora para casa, dizendo que não tinha visto nada?

O pior é que os dirigentes desse clube o queriam despedir. Não encontraram motivos, porque o dito treinador ia ganhando os jogos ao domingo...

Publicado por Danielovsky às 11:55 PM

Pressão???

Giovanni Trapattoni não respondeu a perguntas dos jornalistas hoje para não ser mal interpretado.

Diz o técnico italiano que o jogo não será decisivo para o campeonato (o que é perfeitamente normal), e que houve alguém que escreveu durante a semana que Trapattoni estava sob pressão.

Vamos ser sinceros e honestos. Quem está mesmo em pressão será quem? Um treinador que tem 65 anos de idade e 40 de carreira ou um jornalista que necessita mais de uma simples notícia para encher o jornal e apresentar trabalho, senão é despedido?

Publicado por Danielovsky às 02:11 PM

February 25, 2005

É por estas e por outras...

Que os sócios do Benfica têm de abrir os olhos. A crónica de Leonor Pinhão desta semana n'A Bola é uma delícia!

Publicado por Danielovsky às 12:47 PM

February 23, 2005

Murros e cotovelos

Luís Fabiano continua em grande forma. Mais uma cotovelada em Materazzi. Quem pagou foi McCarthy já a acabar o jogo que levou com um pezão mesmo nas barbas do fiscal de linha...

Publicado por Danielovsky às 09:47 PM

February 22, 2005

E o escolhido é...

O técnico de segurança que pertence à Associação de Futebol de Setúbal.
Certamente virão pessoas de outra equipa referir-se à expulsão de Hugo Viana no último derby, mas como essas pessoas têm a memória curta, convém lembrar que em vários jogos com o Sr. António Costa, o Benfica foi prejudicado, nomeadamente em Leiria e em dois anos seguidos (este e o anterior)

Publicado por Danielovsky às 06:48 PM

Eles falam, falam...

Mas o Benfica continua na luta do título...

Mas Trapattoni continua a ser o treinador...

Mas o Quim continua a defender e a "dar" pontos...

Mas o Nuno Gomes não marca golos, mas dá-los...

Mas os sócios do Benfica continuam estupidamente a assobiar a equipa...

O que é que vai mal???

Publicado por Danielovsky às 04:27 PM

Expectativa

Por saber quem vai ser o árbitro do próximo FC Porto - Benfica. O "imparcial" Jogo diz-nos que será ou Lucílio Baptista ou António Costa.

Curiosamente, ou talvez não, árbitros de Setúbal.

Curiosamente, ou talvez não, são os árbitros de Setúbal que conseguem subir mais depressa de escalão do que qualquer outra Associação.

Porque será?

Publicado por Danielovsky às 12:26 PM

February 20, 2005

Pergunta maldosa???

O Sporting só joga bem em Alvalade???

Publicado por Danielovsky às 12:50 PM

February 19, 2005

Fundos II...

Voltando a falar dos Fundos e tentando elucidar sobre a utilização deste ou daquele jogador, para não falar de outros negócios, analisemos o seguinte.

Segundo a página de Internent do First Portuguese Group (FPG), existem três clubes portugueses onde o FPG tem participações: FC Porto, Boavista e Sporting.

Começando pelo FC Porto, vemos os seguintes jogadores: Diego, Ricardo Quaresma, Carlos Alberto, Pepe, Seitaridis, Benny McCarthy, Ricardo Costa, Bruno Moraes, Hugo Almeida, Paulo Machado, Ivanildo e Vieirinha. Destes jogadores todos, apenas Vieirinha ainda não jogou esta época. Carlos Alberto, Bruno Moraes e Hugo Almeida estão fora do clube actualmente e os restantes jogaram o seguinte: Diego (18 jogos); Quaresma (20 jogos);Benny McCarthy (15 jogos); Pepe (14 jogos); Seitaridis (17 jogos); Ricardo Costa (15 jogos); Ivanildo e Paulo Machado (1 jogo).

Passando para a Av. do Boavista, chegamos ao Bessa e temos a seguinte colheita: Luiz Cláudio, Éder, Cafú, Jociválter, Yuri, Helder Calviño, Vitor Borges, João Paulo. Dos jogadores do Boavista deste FPG, Luiz Claudio já está no Brasil, Jociválter no Varzim emprestado, Helder Calviño no Paços de Ferreira, João Paulo e Yuri no Estoril e Vitor Borges também anda emprestado. Apenas Éder e Cafú estão no Boavista.

No Sporting, a lista abrange o seguinte núcleo: Custódio, Danny, Paíto, Paulo Sérgio, Beto, Niculae, Valdir, Yannick Djaló, Saleiro e Luis Filipe. Mais um bom exemplo de como a equipa principal não está tão fornecida com estes fundos. Apenas Custódio, Beto, Paíto e Niculae são presenças constantes em jogos da equipa.

O que se pretende com esta dissertação? Que os interesses que movem o futebol também se vêm nos Fundos de Investimento e têm influência nas equipas que vão para o relvado defender as cores do clube.

Que há interesses secundários no escalonamento das equipas também é uma realidade e que o sucedido não se passa só neste três clubes citados acima.

Basta ver quem é o actual Guarda-Redes do Benfica e saber porque é que continua a jogar...

Publicado por Danielovsky às 12:38 AM

Um longo bocejo...

Foi o que se passou na primeira parte do Belenenses - FC Porto, com ambas as equipas a mostrarem-se tácticas demais para um jogo de futebol a brincar...

Na segunda parte, ainda poderia ter alguma emoção com o golo de Costinha logo no início, mas o Belenenses não conseguia mais do que criar ele próprio a não-criação de oportunidades de golo.

O Belenenses foi uma equipa muito fraquinha para este jogo e provou-se mais uma vez que Carvalhal não é treinador para os grandes, porque não sabe jogar em futebol de ataque continuado. Para além disso, a utilização simultânea de Paulo Sérgio (excessivamente individualista) e Lourenço não funciona da mesma forma do que com Antchouet. As entradas de Rodolfo Lima e Catanha não adicionaram nada de mais e a entrada de Neca pecou por tardia, já que Juninho Petrolina estava a mostrar a mediocridade que sempre evidenciou durante o jogo.

O FC Porto continua a ser uma máquina de experiências. Utilizando uma linha defensiva normal, Couceiro apostou num meio-campo de muito combate (Costinha, Raúl Meireles e Ibson), num possível nº10 (Diego tarda a afirmar-se cada vez mais...), nas loucuras de Quaresma (o único que joga) e no desterrado Helder Postiga. Teve a sorte de marcar um golo de bola parada, porque de outra forma não ia à baliza de Marco Aurélio.

De Carlos Xistra não é preciso falar. Basta recordar o golo de Fabiano na Madeira frente ao Marítimo em fora-de-jogo...

Publicado por Danielovsky às 12:10 AM

February 18, 2005

Os fundos

O First Portuguese Group (FPG) acertou com vários clubes nacionais percentagens nos passes de alguns dos seus jogadores. Exemplos disso são o FC Porto, Boavista e Sporting.

Peguemos no exemplo do FC Porto e do seu actual técnico, ex-consultor do FPG.

Existem cerca de 12 jogadores do FC Porto que pertencem ao FPG, onde se destacam Ricardo Costa, Benni McCarthy, Ivanildo, Vieirinha, Paulo Machado, Bruno Moraes, Hugo Almeida, Vieirinha, Pepe, entre outros.

Há explicações lógicas e plausíveis para a utilização destes jogadores pelos treinadores que passaram pelo FC Porto esta época.

Ivanildo e Paulo Machado foram chamados a convocatórias da equipa principal, quando havia outros jogadores que poderiam ser chamados, segundo as crónicas da altura. Ivanildo, aliás, continua a ser chamado com regularidade agora por José Couceiro.

Ricardo Costa foi constantemente defesa-esquerdo esta época. Certamente que Areias e Leandro fazem bem a tarefa ou então não seriam contratados...

Bruno Moraes foi emprestado (ou vendido) ao V.Setúbal, treinado na altura por quem? Pois é...

Hugo Almeida continua a jogar, e se calhar fazia mais falta ao FC Porto actualmente do que ao Boavista, mas por acaso e sendo talvez mais uma das coincidências que existem com frequência na cidade do Porto, os dois clubes em questão tem interesses com o FPG. Além disso, a notória vontade de McCarthy abandonar a cidade invicta também faz com que o jogador tenha de jogar para valorizar e ser vendido.

O que interessa nesta avaliação é que não está em causa a capacidade dos jogadores, nem o seu potencial, mas sim a forma como é gerido o plantel do ACTUAL Campeão da Europa de clubes (não digo Mundial, porque não se é Campeão Mundial numa prova onde só participam vencedores de competições de 1 continente e meio...).

Para além dessa gestão, também está em causa o papel de Couceiro, onde apesar de já se ter demitido da função de consultor, ninguém sabe de mais pormenores que tenham havido aquando da rescisão do contrato, pois não???

Publicado por Danielovsky às 05:19 PM

February 17, 2005

Uma questão de coerência...

José Veiga foi condenado em 30 dias de suspensão, devido às suas declarações sobre o "apito azulado" dito após o final do Benfica - FC Porto.

Gostaria de saber se Pinto da Costa também vai ser suspenso por ter referido o "apito encarnado" por causa dos processos sumaríssimos...

Publicado por Danielovsky às 10:02 PM

Moral e motivação

O que move um adepto do Benfica a dizer que, após a derrota em Krasnodar, tem confiança na equipa e diz que ela vai ganhar o campeonato???

Publicado por Danielovsky às 10:00 PM

Mudanças

O Brandos anda a mudar nos últimos tempos.

Depois de eu ter feito bardasquice e do Paulo Querido ter ajudado mais uma vez, a migração para o Movable Type 3.11 será uma realidade nos próximos tempos.

Entretanto, os serviços mínimos estão garantidos e os comentários da bola vão continuar.

Até já!!

Publicado por Danielovsky às 03:54 PM

O nivelamento

Para os que defendem que este campeonato português está mais competitivo, é verdade que está.

Mas que está nivelado por baixo, também está!

O belo exemplo é o do Sp.Braga. A equipa de Jesualdo, está em 5º, porque há 4 equipas ex-aequo no primeiro lugar, mas está a apenas 1 ponto da liderança.

Foi eliminada da Taça UEFA pelo Hearts, que está em 4º no "hiper-competitivo" campeonato escocês, a 21 pontos do líder Celtic.

O Hearts também foi eliminado da fase de grupos da UEFA, num grupo onde estava presente o Schalke 04 (0-1), o Feyenoord (adversário do Sporting) (0-3), o Ferencvaros (0-1) e o Basileia (2-1).

Se isto não é nivelar por baixo, o que é nivelar por baixo???

Publicado por Danielovsky às 02:24 PM

February 10, 2005

Já vi isto em qualquer lugar...

- Pinto da Costa diz que os castigos dos jogadores do FC Porto são uma anormalidade.

- No entanto, o CD da FPF irá acabar por dar apenas 2 jogos a McCarthy e o sul-africano joga contra o Benfica.

As ideias resultantes desta análise são várias, mas eu tenho as minhas.

Mostra a indiferença reinante e a anarquia constante que é o nosso futebol, onde existem vários órgãos e poderes mal distribuídos que permitem o que quer que seja.

Mostra também que a única pessoa que é constituído arguido no processo "Apito Dourado" e pode falar e pode mexer-se nos meandros do futebol, já foi para o banco do FC Porto este fim de semana, e os resultados começam a aparecer.

E já estou a afirmar com algumas semanas de antecedência: o Benfica (nem que faça o melhor jogo do campeonato, o que não é difícil) não ganha nas Antas, seja porque motivo for...

Publicado por Danielovsky às 10:43 PM

February 08, 2005

Há qualquer coisa nova...

Ainda falta corrigir os tipos de letra e a caixa dos comentários, mas muito sinceramente, até gosto do novo visual.

Publicado por Danielovsky às 09:29 PM

Para os injustiçados

Se houve ditos desagradáveis para o Seleccionador Nacional quando não convocou Vitor Baía, os mesmos que o vociferaram estão agora contentes com o facto de Ricardo Costa ter ido para a Selecção A.

E Ricardo Rocha? Não mostrou ainda ser melhor que Ricardo Costa?

Publicado por Danielovsky às 03:21 PM

February 02, 2005

Estranho

É estranho que Pinto da Costa seja o único arguido do processo "Apito Dourado" que lhe veja retiradas algumas das condicionantes.

É estranho também que Lucho González já esteja apalavrado para o FC Porto e que Jorginho, do V.Setúbal não tenha agradado a Fernandéz, mas vá agora para o FC Porto.

É estranho que as próximas duas contratações do FC Porto sejam mais dois estrangeiros.

É estranho também que na Luz, Jorge Mendes e José Veiga trabalhem em conjunto para reforçarem (???) o plantel do Benfica.

É estranho que Sokota fique na equipa B e que o "pasquim" Record fale logo na ida do croata para as Antas.

É estranho que mais uma vez, outra futura contratação do FC Porto seja estrangeira.

É estranho o silêncio de Dias da Cunha relativamente ao árbitro do Benfica-Sporting.

Continua a ser estranho o FC Porto ter contratado no último dia de inscrições Ibson e Leandro do Bonfim, mais dois brasileiros.

É estranho quererem comparar José Couceiro com José Mourinho, usando a palavra "José" e a cidade de Setúbal.

É estranho não haver notícias do Sporting nos jornais desportivos.

É estranho uma primeira capa de um jornal falar de um jogador que marca 4 golos num TREINO!!!

O mundo da bola é muito estranho...

P.S. O FC Porto comprou algum brasileiro hoje???

Publicado por Danielovsky às 09:25 PM

Coincidências...

Antes de Pinto da Costa ter sido detido para interrogatório, o FC Porto tinha o seguinte saldo:

12 jogos - 7 vitórias, 4 empates e 1 derrota

Depois:

7 jogos - 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas

Coincidências???

Publicado por Danielovsky às 09:11 PM

February 01, 2005

Eu avisei...

No dia 23 de Janeiro, disse aqui neste blog o seguinte: "O treinador do FCP para a próxima época é português, está actualmente nos dez primeiros classificados da Superliga e vai ser uma surpresa para muita gente, isto nas palavras do próprio.

P.S. Convém dizer que esta conversa foi feita numa festa, onde o alcóol abundava, numa terra junto a um rio neste nosso Portugal..."

Só uma pequena correcção. Não é na próxima época, é já nesta. E Setúbal tem o Rio Sado ao pé...

Publicado por Danielovsky às 10:29 PM