« September 2004 | Entrada | November 2004 »

October 29, 2004

A azia

Confesso que me excedi na avaliação nada branda à eliminação do FC Porto da Taça de Portugal e que perdi um pouco a noção da coerência.

No entanto, o nível demonstrado no post anterior não tem nada a ver com o que o escriba deste blog tem habituado os seus leitores.

Quer se goste ou não do Brandos, os posts colocados dependem dos acontecimentos e a eliminação do FC Porto é um facto comprovado.

Não pretendi chegar ao nível daquela claque que só tinha 2000 bilhetes e conseguiu colocar 3500 pessoas num sítio para 1000.

A azia reinante numa equipa que está habituada a ganhar começa a tomar forma. Jogadores em baixo de forma,um treinador impotente e um Presidente ausente fazem do FC Porto uma equipa em baixo e sem capacidade de resposta capaz de repetir jogos (já nem falo em época) iguais aos do ano passado.

P.S. Pinto da Costa (talvez acometido por alguma azia...) pediu um castigo para Flávio Meireles equivalente ao mesmo tempo em que Costinha vai ficar sem jogar, invocando um caso similar com Paulinho Santos e João Pinto. O Sr. Jorge Nuno esquece-se porém que o caso de Costinha foi numa disputa de bola, não foi com o jogo parado...

Publicado por Danielovsky às 03:14 PM

October 28, 2004

A claque branda

"OUTRA VEZ...
OUTRA VEZ...
LÁ FOI A TAÇA COM O CARALHO OUTRA VEZ!
OUTRA VEZ..."

Publicado por Danielovsky às 07:56 PM

O pagamento

Se os clubes protestam porque quem não lhes paga quando os jogadores vão para a Selecção, porque é que não protestam quando vendem jogadores que com o rótulo de "internacionais" valem mais do que aquilo que realmente valem?

Publicado por Danielovsky às 05:13 PM

October 27, 2004

Robinho

Hoje é capa de jornais desportivos, notícia de rádios e televisões. Tudo o que mexe com o Benfica e seja um bom jogador é logo alvo de avaliações positivas e negativas. Vamos a elas.

Positivo:

Se Robinho vier para o Benfica (o que muito sinceramente duvido), será de facto uma excelente aquisição para o Benfica, já que se trata de um magnifíco jogador com uma margem de progressão bastante grande e proveitosa, tanto para ele, como para o clube que o queira.

Será sem dúvida, uma mais-valia para o campeonato português e para a Europa, uma vez que o seu valor é inquestionável.

Negativo:

As manchetes sem confirmações são sempre suspeitas. Diego é um bom exemplo. E será o que se vai passar com Robinho. O mais provável é nem sequer vir para Portugal (porque assim que se fala num jogador para o Benfica, aparecem logo uns iluminados que dizem que vai parar é ao FC Porto, etc...).
Guus Hiddink, aproveitando a capacidade da Philips, não se importaria de ter o terceiro "R" no PSV vindo do Brasil, depois de Romário e Ronaldo.
O pior é ver mais uma vez o nome do Benfica na praça pública, e o clube ainda não ter desmentido nada...

Publicado por Danielovsky às 10:54 PM

Repugnante

Costinha sai desamparado no chão e ficou inconsciente. A RTP repetiu a imagem vezes sem conta.

Não chegou já o exemplo Féher nas diferentes estações, logo após a sua morte?

Publicado por Danielovsky às 10:46 PM

Indo eu, indo eu...

Faltam 15 minutos em Guimarães para acabar o jogo, e cheira-me que o FC Porto não vai ao Estádio de Oeiras este ano...

Publicado por Danielovsky às 10:43 PM

O problema dos números

Rui Cerqueira, quiçá assustado com o golo de Nuno Assis, apressou-se a dizer na RTP que o FC Porto não perde fora para a Taça há 7 anos...

Esquece-se também de dizer que as eliminatórias da Taça de Portugal são disputadas a uma mão e que pode haver épocas seguidas que equipas joguem sempre em casa.

Mas não! Apenas disse que era "um teste à capacidade do FC Porto em anular uma situação que já não vive há 7 anos!".

Se a estupidez pagasse imposto, Rui Cerqueira teria dificuldades em ser jornalista...

Publicado por Danielovsky às 10:26 PM

Obra de arte

Acabo de ver o golo de Nuno Assis em directo frente ao FC Porto! Seja qual for o resultado, o golo é fenomenal!

Publicado por Danielovsky às 10:23 PM

O conhecimento é profundo

Ontem, a equipa da TSF que fazia o relato do Sporting - Naval era composta por três digníssimos adeptos do clube verde: Fernando Correia na narração, Fernando António na pista e Pedro Gomes a comentar.

Quando a azia já era muita por parte dos três intervenientes e o resultado estava 1-1, o valor de Rochemback estava a ser posto em causa pela sua inépcia relativamente ao jogo.

Felizmente para os adeptos do Sporting, Rochemback lembrou-se de puxar a culatra e marcou o segundo golo dele e do Sporting, embalando os leões para a vitória.

Pergunto-me constantemente o que é que os famosos "comentadores" da TSF sabem de futebol para o comentarem...

Pedro Gomes foi um treinador pior que mediano, Costa Monteiro é jornalista, assim como Luís Sobral (ainda assim, o melhorzito), já para não falar em Manuel de Oliveira na RR e de Carlos Dolbeth na Antena 1.

O que se pede a um comentador é que saiba avaliar as circunstâncias e o desenrolar do jogo e que se abstraia dos comentários pessoais.

A isto chama-se profissionalismo!

Publicado por Danielovsky às 10:14 PM

A porta da saída é já ali...

O Gil Vicente perdeu com o Odivelas por 2-1 e foi eliminado da Taça de Portugal. O que restará a Luís Campos fazer?

Publicado por Danielovsky às 09:58 PM

October 26, 2004

Só não vê quem não quer...

Árbitros para o fim de semana:

Nacional - FC Porto : Paulo Costa

Gil Vicente - Benfica : Duarte Gomes

Penafiel - Sporting : Paulo Paraty

Depois do maninho Rui, é o maninho Paulo que vai até à Madeira ver se as bananas servem para o cacho que é este campeonato para o FC Porto.
Em Barcelos, o "águia de prata" vai ver se consegue marcar outro penalty à Jardel, desta vez no Minho e sobre Júlio César.
Em Penafiel, Paulo Paraty tem de justificar os contratos que a Olivedesportos faz com a Liga e com os restantes clubes...

Publicado por Danielovsky às 10:18 PM

Pergunta

Será que se José Peseiro quiser fazer uma gestão do plantel, consegue encontrar um 11 capaz de vencer???

Publicado por Danielovsky às 10:12 PM

October 25, 2004

1 ano

PARABÉNS!!! QUE TRAGAS A GLÓRIA DE VOLTA!!!

Publicado por Danielovsky às 09:55 PM

Figuras do Fim de Semana 23/24 Outubro

TRISTÁN:

Seis meses depois da operação a que foi sujeito, Diego Tristán voltou aos golos em Malaga, ao serviço do Deportivo. Desde os tempos do Maiorca que Diego Tristán mostrava uma certa apetência para marcar golos foi com esse intuito que o Depor o foi buscar para construir a equipa que fez com Javier Irrueta. Com a volta aos golos este fim de semana, pode ser que Diego Tristán consiga ajudar o Depor a sair da 10ª posição.

PEDERSEN:

Este dinamarquês já está há algum tempo no Bolton. Com 29 anos, este dinamarquês que já avisou que vai voltar ao seu país no fim da época, tem mostrado uma veia goleadora este ano, apontando já 6 golos, permitindo que o Bolton esteja no 4º lugar do campeonato inglês. Com um bom jogo de cabeça e remate fortíssimo, é o tipo avançado nórdico que se dá bem com os ares de Inglaterra.

KLASNIC:

Este croata de fino recorte técnico tem feito as despesas do ataque do actual campeão alemão. Na última semana esteve em destaque ao apontar os dois golos do Bremen na Champions League e ao marcar no campeonato esta semana. O ano passado era a primeira escolha do ataque após os titulares Ailton-Charisteas estarem cansados. Este ano, a jogar com mais regularidade, tem vindo a mostrar toda a sua perícia na arte de marcar golos.

DALLA BONA:

Este antigo médio do AC Milan que já jogou no Chelsea, tem vindo a brilhar no fantástico Lecce de Znedek Zeman que ocupa o 2º lugar da Serie A, atrás da Juventus. Com a vitória deste fim de semana no campo do Messina (outra das revelações da Serie A este ano), o Lecce tem vindo a apresentar um futebol fluído, rápido e eficaz, aliado à sabedoria de um técnico tão experiente como Zeman. Dalla Bona é uma das figuras da equipa e está a atravessar excelente momento de forma.

Publicado por Danielovsky às 09:31 PM

upppsss

Joaquim Rita, aquando do segundo golo do Sporting frente ao Belenenses, não resisitiu e soltou um valente "GOLO!", da mesma forma que Toni o fez o ano passado quando o Benfica foi jogar a Milão, frente ao Inter.

O problema é que Toni é treinador de futebol e toda a gente sabe que nutre grande simpatia pelo Benfica. Joaquim Rita é jornalista e comentador televisivo...

Publicado por Danielovsky às 01:58 PM

October 24, 2004

Este ano não escapa...

Publicado por Danielovsky às 11:21 PM

October 22, 2004

4 pontos ainda sobre o Benfica - FC Porto

Sinto-me na incumbência de dar também o meu ponto de vista sobre o Benfica - FC Porto do último domingo, respondendo desta forma a Miguel Sousa Tavares. Eu sei que é tarde, mas a internet e o trabalho não me deram tempo, por isso cá vai.

1. O RESULTADO

O resultado não é justo, de forma nenhuma. Nem seria justo o empate, como argumenta MST. O FC Porto na primeira parte viveu da posse e troca de bola, mas não criou situações de perigo à baliza do Benfica. Viveu de um remate inesperado de McCarthy (que não marca mais nenhum igual nos próximos 20 anos...) e pouco mais. O golo que Baía sofre (mais um para juntar à coleccção daquele que é considerado o melhor guarda-redes da Europa...) é possível de ser visto à primeira vez, mas com a ajuda das câmaras é melhor e mais "leal". Na segunda parte, o único FC Porto que houve foi um contra-ataque feito por Quaresma no lado esquerdo e que Maniche fez o favor de falhar escandalosamente, já que o Benfica atacou mais, nem sempre melhor e Olegário Benquerença fez o resto juntamente com os auxiliares (esses sim... os que estão a passar incólumes a este chorrilho de incompetência que é passado SÓ ao líder da equipa de arbitragem). Portanto, o resultado justo (se bem que não há justiças no futebol...) seria a vitória do Benfica.

2. O ÁRBITRO

Já muito se falou de Olegário Benquerença, no entanto, e como referi acima, o principal responsável seria, na minha opinião, o fiscal de linha (ou árbitro auxiliar, que não auxiliou nada...) que não "conseguiu" ver dois penaltys e uma bola dentro da baliza. O árbitro é o chefe de uma equipa de arbitragem e como equipa que é, tem de funcionar no seu todo, senão não se chama equipa. São três pessoas que vão lá pelo gosto ao futebol e às despesas de deslocalização que a Liga lhes paga. N'O Jogo desta semana, Jorge Coroado (quem sabe se ainda com a azia...) escreve e escreve ao melhor estilo "octaviano" (de Octávio Machado) fazendo revelações de como Olegário Benquerença subiu no principal escalão dos árbitros de futebol. Coroado deve saber bastante do assunto, porque também foi árbitro e internacional, pelo que é o protótipo de quem não deve ter remorsos ou que foi alguém que também soube escolher bem o seu caminho...
P.S. MST não deve ter visto o mesmo jogo. Ou melhor, viu-o, como sempre vê, impregnado com a cor azul esbatida nos seus olhos, para dizer que o árbitro quando apitava, era sempre contra o FC Porto. Critérios...

3. ORGANIZAÇÃO DO JOGO

A questão de haver lugares, bilhetes e consequentes rábulas afectas ao jogo fizeram com que MST divulgasse uma conversa que tinha tido e que sabia que o ambiente antes do jogo tinha sido minado por José Veiga (o seu novo ódio de estimação). Eu também não tenho dúvidas de que José Veiga tenha minado o ambiente antes do jogo com a rábula dos bilhetes, mas também é certo que os SuperDragões não tinham só 2000 bilhetes, como eles brilhantemente reclamaram perante as câmaras de televisão que lhes deram tempo de antena como NÃO se vê na Europa civilizada.
A questão de segurança prende-se com o facto de quando as claques do Benfica ou do Sporting iam ao antigo Estádio das Antas, também eram encaminhadas por ruas estreitas, onde de um lado estavam situados bares, sendo um ponto fulcral para a prática de arremesso de garrafas de vidro de Sagres e Superbock, havendo até campeonatos entre os adeptos do FC Porto, sobre quem fazia mais pontos na cabeça dos "mouros". A comunicação social também é culpada, porque as reportagens que fizeram este fim de semana sobre a chegada dos SD à Luz, não as fizeram e não as fazem quando existe o inverso.
Se é certo que a rábula dos bilhetes foi incorrecta por parte de um clube como o Benfica, também é certo que a Liga sacode a água do capote, ao permitir nas suas Assembleias a anarquia total e completa por parte dos clubes, que decidem tudo e não decidem nada. Com uma entidade reguladora que devia ser a Liga, tal não aconteceu e quem pagou foram os adeptos de ambos os lados da barricada.

4. O SHOW PRIVADO DE VEIGA E VIEIRA

Por alguma razão, a palavra "privado" está entre comas, devido ao comportamento de uma adepta banal do FC Porto, que as revistas e a imprensa decidiram dedicar mais tempo de antena. É lógico que a conversa sobre champagne era desnecessária, bem como toda a anarquia reinante que se viveu num conferência de imprensa que devia estar bem organizada por uma central de comunicação que deve estar a ser bem paga pela direcção do Benfica. As próprias calinadas de cada interveniente mostram bem a formação dos três senhores. Para além da posição de Veiga no Benfica ser o trampolim para a tentativa de presidir ao FC Porto (seu eterno sonho), não percebo como é que a maioria das pessoas no Benfica continuam com o medo de se revoltarem contra as opções de uma pessoa que teve 90% dos votos nas últimas eleições para Presidente. Não percebo é onde MST vê no Benfica uma equipa que orgulha Portugal, ou que orglhava, quando as suas prosas semanais visam o rebaixamento da maior instituição desportiva portuguesa.
São os critérios de um jornalista que tem assento em diversos ramos da comunicação social, que vai desde A Bola, Público, Diário Económico e TVI. Está explicado o fenómeno "Luís Delgado" adaptado ao FC Porto.

Publicado por Danielovsky às 01:39 PM

Coincidências II

José Veiga em 1993 desviou Paulo Sousa e Pacheco do Benfica para o Sporting!

José Veiga em 2000 negociou com João Vale e Azevedo a saída de João Pinto do Benfica para o Sporting, num negócio avaliado em 600 mil contos a repartir pelos 3 intervenientes mais Luis Duque!

José Veiga em 2004 é Administrador da SAD do Benfica!

Publicado por Danielovsky às 12:06 PM

Coincidências

Sokota acaba contrato esta época!

Sokota não vai para o banco nos últimos dois jogos do Benfica!

Sokota será jogador do FC Porto no próximo ano?

Publicado por Danielovsky às 12:03 PM

October 21, 2004

O futebol é lindo!

Especialmente, em iraniano!

Publicado por Danielovsky às 06:25 PM

Será que é verdade???

Que as bombas de gasolina que se situam mesmo junto à Torre das Antas e que os lucros funcionam para o FC Porto são geridas pelo pai do Paulo Costa e do Rui Costa, que vai apitar o FC Porto - Penafiel deste fim de semana?

Publicado por Danielovsky às 06:13 PM

October 20, 2004

Outra vez?

"O presidente da APAF, Vítor Reis, ameaçou o Benfica, que caso não seja feito um inquérito rigoroso ao que passou no último Benfica - FC Porto, pode traduzir-se na falta de comparência em futuros jogos no Estádio da Luz."

Esta já é uma ameaça que este senhor (que nunca passou de um árbitro medíocre) já fez e quais foram os resultados?

Publicado por Danielovsky às 10:59 PM

O Pedro Sousa (da RR) tinha razão...

No final do Benfica - FC Porto, dirigiu-se aos seus colegas do Record e disse:"Esta semana é só vender jornais, ãh?"

Publicado por Danielovsky às 10:52 PM

Fernandez: o ilógico!

Depois de ganhar ao Benfica e ao Belenenses como se sabe, Luiz Fernandez ainda não soube ganhar bem um jogo (o da Supertaça nasceu de um lance de génio de Quaresma e da azelhice de Argel...).

Com os empates sucessivos com que iniciou o campeonato, na Champions League leva já com 2 derrotas e 1 empate em casa. Ainda é possível ao FC Porto alcançar os oitavos-de-final, mas é difícil, muito difícil, sobretudo por causa de uma viagem à Rússia no princípio de Dezembro.

Fernandéz ainda não demonstrou nada e começa a basear o estilo de jogo do FC Porto numa manta de retalhos que mistura entre a sua cultura e a de Mourinho. No fundo, quer fazer uma equipa de Mourinho à maneira de Fernandéz e isso, naturalmente, não será possível, devido às ENORMES diferenças que existem entre cada um.

O jogo de hoje com o Paris SG é a prova de que Derlei não será nem de perto nem de longe o jogador que era no tempo de Mourinho, que Quaresma está a mais no banco, que Carlos Alberto não defende (porque não tem ninguém que o açoite...) e que Pepe ainda tem muito para aprender e Jorge Costa caminha para o fim.

É lógico que as coisas levam o seu tempo e se o FC Porto dá para o nosso "campeonatozinho", ao menos que demonstrasse e defendesse minimamente o título que ostenta.

Fernandéz ainda não encontrou uma equipa e é preciso mais vigor para a tornar uma verdadeira equipa e não um conjunto de estrelas...

Publicado por Danielovsky às 10:26 PM

Parabéns a Você!!!

O Brandos faz uma ano hoje e é com muita alegria que o celebro. Foi um ano a comentar assuntos da bola, porque a bola é um costume e porque a polémica e a discussão de ideias faz com que seja um tema sempre actual.

Como devem ter reparado, o Brandos tem um novo layout há pouco tempo, precisamente para celebrar este aniversário.

Espero que continuem a vir cá, porque é para vocês que o blog é feito.

Obrigado a todos!!!

Publicado por Danielovsky às 11:40 AM

October 19, 2004

E falarem um pouco de futebol?

Ou melhor... e se estiverem calados? Se calhar fazem melhor figura!!!

Publicado por Danielovsky às 11:42 PM

October 18, 2004

Figuras do Fim de Semana - 16/17 Outubro

ARANDA:

Depois de ter feito toda a sua "cantera" no Real Madrid e de ser sucessivamente emprestado, Aranda chegou esta época ao Sevilla e já se está a cotar como uma das suas figuras. Avançado rápido e possante, tem no seu jogo de cabeça a sua arma mais mortífera, contribuindo desta forma para a vitória de ontem no Mestalla. Em 4 jogos, marcou 2 golos e parece que é o substituto de Makukula no Sevilla.

WRIGHT-PHILIPS:

O filho do famoso Ian Wright já dá cartas há 4 anos no Manchester City. Lançado na primeira equipa com 18 anos, logo ali se viu talento aliado à velocidade estonteante que coloca no domínio da bola. É um talento a jogar como médio ala, integrando-se facilmente num esquema de três centrais, uma vez que a sua velocidade consegue compensar tanto o ataque como a defesa. O seu ponto mais fraco talvez seja mesma a estatura (muito baixa).

AUER:

Um dos produtos do Bayer Leverkursen que nunca foi aproveitado, andando a rodar em diversos clubes alemães, chegando este ano ao sensacional Mainz. Aliás, Auer esteve num Campeonato do Mundo de Juniores, onde se cotou como um dos melhores jogadores alemães. Forte fisicamente, é o protótipo de um avançado fixo na área que com as suas parcas movimentações consiste num perigo para as defesas contrárias. Um valor a ter em conta.

BRIGHI:

Outro produto das escolas de um grande clube, que nunca se conseguiu impôr. Formado na Juventus, Brighi desde cedo mostrou uma vocação para desempenhar aquele papel de volante do meio campo, tornando-se num denominado "box-to-box", mas ao mais belo estilo italiano. Com sucessivos empréstimos a Bologna, Parma e Brescia, é no Chievo que começa a dar nas vistas e a defender cada vez mais a tese de que em Itália, os jogadores formados nas equipas grandes afinal também dão jeito.

Publicado por Danielovsky às 06:30 PM

Um Feliz Aniversário

É o que se pode desejar a esta pessoa!

Espero que esteja contente com o trabalho desenvolvido ontem e que não tenha nenhuma prenda a "mais" no sapatinho...

Publicado por Danielovsky às 12:18 PM

October 15, 2004

Está tudo doido???

Como é que se pode invocar falta de segurança para um jogo que foi o palco da final do último Europeu e que teve dois jogos da Selecção Inglesa sem qualquer motivo de violência?

Mas só fomos competentes durante o mês de Junho?

Publicado por Danielovsky às 09:31 PM

Tenham calma...

O ministro da Administração Interna, o Secretário de Estado do Desporto, o Presidente do Benfica, o Presidente do FC Porto e os jornalistas estão bem assim: a criar o clima de terror para um simples jogo de futebol.

Qual é o problema de haver 2000 adeptos do FC Porto espalhados em 60000???

Mesmo se vierem juntos, a solução é colocá-los no sítio apropriado dentro do estádio.

Além disso, todas as ameaças feitas sobre o jogo não vão ser feitas. O jogo vai-se realizar, os jogadores vão dar o tudo por tudo, e o Benfica (espero eu...) vai ganhar.

Já repararam como não se falou no árbitro esta semana???

Publicado por Danielovsky às 06:09 PM

October 14, 2004

A queda de um clube...

"O Leeds United vendeu esta quinta-feira o seu campo de treinos por 5,6 milhões de euros.
O clube britânico, que esta temporada compete na Division One, avançou para a venda do complexo com o objectivo de ajudar a saldar as suas dívidas. No entanto, o grupo de investidores que comprou o campo vai agora arrendá-lo ao próprio Leeds United.
Mas o clube ficou com opção de reaver a propriedade assim que tiver meios financeiros para o fazer." in Diário Digital

Publicado por Danielovsky às 11:14 PM

As verdades vêm sempre ao de cima...

Scolari insultou os jornalistas no fim do Portugal-Rússia e estes ficaram incrédulos. Entãonão é que o "fabuloso seleccionador" passou-se dos carretos e desatou a insultar toda a gente que lhe dá voz.

Eu sou capaz de apostar que os jornalistas que foram insultados não foram com o Scolari na última viagem ao Brasil...

Publicado por Danielovsky às 11:10 PM

October 13, 2004

Notas breves

- A selecção de Sub-21 ganhou ontem à Rússia mercê de um momento de desinspiração do guarda-redes russo e de um momento de inspiração de Quaresmo e de Varela (um nome a reter...). Agostinho Oliveira parece viver do síndrome de Scolari e não consegue ler o jogo como lia na Selecção A.

- Ainda nos Sub-21, a discrepância que existe na chamada gestão de plantéis e jogadores. Dois potenciais titulares do próximo jogo de Domingo (João Pereira e Manuel Fernandes) actuaram o jogo todo, enquanto que Ricardo Quaresma saíu aos 85 minutos. Com as opções que tinha no banco, e com o jogo mais ou menos resolvido, Agostinho Oliveira podia ter sabido gerir melhor a equipa.

- Luciano Figueroa é o homem do momento na Argentina. Depois do Rosário Central, é no Cruz Azul do México que se está a tornar num matador, relegando para o banco da selecção Hernan Crespo. Os olheiros europeus andam a fazer o quê?

- Os SuperDragões têm dois mil bilhetes para o jogo da Luz. Não seria normal se não acontecesse o contrário. Como se vai proceder a distribuição dos lugares no próximo domingo? Além disso, o poder que a claque dispõe e de quem lhe dá cobertura permite com que a mesma efectue uma conferência de imprensa na próxima sexta-feira para explicar a rábula. Os jornalistas do Porto vão lá quase todos de certeza, e adivinhem qual a estação que vai dar maior cobertura ao caso? Eu dou uma pista: começa por R, acaba em P e tem um T no meio...

- Trappatoni teve mais um dia de folga e foi notícia de jornal, começando logo a haver a comparação do ano passado com as folgas que Camacho dava. Desde o tempo de Souness que só as notícias do Benfica relativamente a ausências "autorizadas" de treinadores são notícias de jornais. Existirá falta de imaginação aos jornalistas portugueses?

Publicado por Danielovsky às 11:45 AM

Benquerença

É o nome escolhido para o derby.

Tive pena do chamado sistema não ter actuado no seu vigor, ao não nomear nenhum árbitro de Setúbal, mas mais derbys virão esta época e cá estarei depois para comentar o que tiver de comentar...

Publicado por Danielovsky às 11:35 AM

October 12, 2004

No próximo domingo

A escolha do árbitro para o Benfica - Porto virá de Setúbal.

As escollhas podem ser 3:

- Lucílio Baptista

- Bruno Paixão

- António Costa

E depois não se admirem se eu acertar...

Publicado por Danielovsky às 01:15 AM

October 10, 2004

Inconcebível

- A comunicação social portuguesa preocupar-se antes do jogo com o número de golos que a Selecção Portuguesa iria marcar e não se preocupar com o número de golos que a Selecção do Liechtenstein poderia marcar...

- Continuar a apostar em Pauleta em baixa de forma em deterimento de Nuno Gomes...

- Gabriel Alves comentar os salários elevados dos jogadores e a sua falta de classe durante o jogo, não sabendo ver que também ele deve auferir bastante mais que certos companheiros e também tem falta de classe nos comentários que faz...

- Os arautos da desgraça virem dizer que o segundo golo do Liechtenstein é um "frango" do Ricardo...

- A pressão que se vai fazer até quarta-feira para Portugal ganhar o jogo à Rússia...

- O Cristiano Ronaldo durante a primeira parte não passar a bola a ninguém e mesmo assim, ser idolatrado pela imprensa, ao qual falta um ídolo para vender...

Publicado por Danielovsky às 12:55 AM

Será que acabou a estrelinha?

Publicado por Danielovsky às 12:49 AM

October 09, 2004

Promiscuidade

Paulo Catarro é o comentador de serviço juntamente com Gabriel Alves no jogo de Portugal com o Liechtenstein.

Paulo Catarro foi o jornalista que acompanhou o Euro na Academia de Alcochete e em Óbidos.

Paulo Catarro foi um dos jornalistas que recentemente foram ao Brasil com Luiz Felipe Scolari.

Não são coincidências a mais???

Publicado por Danielovsky às 06:35 PM

October 08, 2004

Porque será?

Que o Miguel estando lesionado segue com a Selecção para o Liechtenstein e o Nuno Valente na última convocatória seguiu logo para o Porto?

Publicado por Danielovsky às 10:40 PM

October 06, 2004

Algo está para acontecer...

Miguel Sousa Tavares atribui favoritismo ao Benfica no jogo contra o FC Porto.

Publicado por Danielovsky às 08:53 PM

October 05, 2004

Um novo layout

Para não ferir as mentes mais susceptíveis, agradecia os vossos comentários / sugestões...

Publicado por Danielovsky às 07:30 PM

A Nova UEFA 2

Depois da análise ao Benfica, é a vez do Sporting.

Também creio que é um grupo acessível para o Sporting, uma vez que só o Newcastle, em jogos "normais", é o único que pode causar problemas aos leões.


NEWCASTLE UNITED:

Em St.James Park, o clima não é o melhor. Depois da dispensa de Bobby Robson e da contratação de Graeme Souness, o Newcastle ainda não conseguiu rentabilizar todo o seu potencial. Com um plantel recheado de estrelas do meio-campo para a frente, é na defesa que o Newcastle tem o seu ponto fraco, podendo ser utilizado pela velocidade de Douala e Liedson. No entanto, há que ter cuidado com Shearer, Robert, Kluivert e Bellamy, capazes de virar o jogo de um momento para o outro. Actualmente, estão em 6º na Premier League.

SOCHAUX:

A terra da Peugeot tem no seu clube local mais um motivo de orgulho. Depois de terem estado na 2ª Divisão, a época passada correu muito bem, possibilitando aos franceses a participação na Taça UEFA. Com três jogadores conhecidos no seu plantel e capazes de alguma diferença, Oruma (Nigéria), Zaidi (Marrocos) e Pottillon, o Sochaux é uma equipa que vale pelo colectivo. Estão em 14º na Liga Francesa e isso é um bom augúrio para o Sporting.

DINAMO TBILISI:

O eterno campeão da Geórgia que reúne os melhores jogadores do país e que domina o campeonato do seu país com uma calma evidente. Actualmente está em 2º, a um ponto do líder, mas certamente, a maior força do Dínamo virá ao de cima e surgirá naturalmente o título de campeão. É com força no colectivo que esta equipa se rege, tendo eliminado na anterior eliminatória o Wisla Cracóvia. Um jogo onde o Sporting vai ter de usar as individualidades para ganhar.

PANIONIOS:

O actual 11º classificado do campeonato grego não deve oferecer grandes dificuldades ao Sporting, se bem que todo o cuidado é pouco com as equipas gregas. Com o principal destaque a ser Mário Breska, jogador eslovaco, o Panionios não têm mais ninguém de relevo, evidenciando assim o colectivo. Será concerteza o adversário mais fraco do grupo, havendo no entanto o cuidado dos jogos na Grécia poderem ter alguma influência. Felizmente para o Sporting, o Panionios tem de se deslocar a Lisboa.

Este grupo parece também acessível aos leões. O único senão será a deslocação a Tbilisi, já que o Newcastle é dificil tanto em casa, como fora. O grupo também está ao alcance do Sporting, esperando que o D não seja de Derrota, mas sim da Dedicação e da Devoção assentes no lema sportinguista.

Publicado por Danielovsky às 03:19 PM

A Nova UEFA

Comecemos pelo Benfica. Quatro adversários acessíveis que possibilitam aos encarnados a passagem aos 16 avos de final da prova que acaba em Alvalade.


VFB STUTTGART:

O regresso de Fernando Meira à Luz é um dos aperitivos deste Estugarda que o ano passado fez mais uma boa época na Bundesliga. Com uma equipa sem grandes vedetas, prima pelo colectivo, onde aparecem jogadores bastante interessantes como Hildebrand na baliza, Lahm, Zivkovic e Babbel na defesa, Hakan Yakin, Hleb e Soldo no meio-campo e Kuranyi, Szabics e Cacau no ataque.

Claramente é o grande favorito juntamente com o Benfica para o primeiro lugar do grupo G.

NK DINAMO ZAGREB:

Se com o Estugarda, o reencontro é com Fernando Meira, para Sokota é o reencontro com o Dinamo Zagreb.
Actualmente em 6º lugar na Liga Croata, o Dinamo está longe do fulgor de outros tempos, bem como longe dos tempos em que na mesma equipa estava Sokota e Olic (actualmente no CSKA Moscovo).
Poderá ter potencial para ser o terceiro classificado do grupo.

SC HEERENVEEN:

A equipa holandesa é a primeira a visitar a Luz. No entanto, apenas dois os três jogadores a compõem e que são dignos de alguma atenção: Bruggink (ex-Maiorca e ex-PSV), Selakovic (ex-Halmstad, eliminou o Benfica numa competição da UEFA) e Rzasa (ex-Feyenoord). Estando em 10º lugar no campeonato holandês, não deverá oferecer grande resistência ao Benfica.

KSK BEVEREN:

Conhecido como o filão de África na Bélgica, o Beveren tem no seu plantel apenas 5 belgas, sendo os restantes provenientes da Costa do Marfim. Através de um acordo que tem com a Academia Abidjan, o Beveren é mais conhecido na Bélgica por dar jogadores seus que se tornem depois conhecidos em outros clubes (Aruna Didane, que joga no Anderlecht, é um bom exemplo). Será uma equipa matreira, concerteza.

O problema destes jogos da UEFA é o facto de se resolverem a uma mão, prejudicando alguns clubes. O facto de não se poder gerir uma eliminatória faz com que esta Taça UEFA seja uma Liga dos Campeões da 2ª Divisão. Será duro, mas veremos o que o Benfica é capaz de fazer.

Publicado por Danielovsky às 02:50 PM

É o sistema

Ricardo; Miguel Garcia, Beto, Polga e Paíto; Rogério, Tinga, Custódio e Hugo Viana; Pinilla e Liedson.

Substituições efectuadas: Sai Hugo Viana e entra Douala; Sai Pinilla e entra Pedro Barbosa; Sai Paíto e entra Rochemback.

O Sporting acaba o jogo com Beto a ponta de lança, Custódio a defesa central e Tinga, Rogério e Rochemback na mesma zona do terreno.

O que falta a este Sporting? Se calhar a culpa não é toda de Peseiro! Acho que há alguém mais "esquecido"...

Publicado por Danielovsky às 12:05 AM

October 04, 2004

O que vale...

É que o Benfica ganhou e podia ter goleado, se quisesse...

Mas se não ganhasse, certamente o penalty de que favoreceu o V.Guimarães seria muito falado.

Em tudo semelhante ao que aconteceu no Dragão. Só é pena que o principal provocador da expulsão de Juninho Petrolina não tenha sido castigado...

Só assim, o FC Porto conseguiu superioridade numérica no meio-campo para poder ganhar o jogo!

Marco Ferreira também foi injustamente expulso em Guimarães, uma vez que o primeiro amarelo é demasiado forçado.

Mas o que vale é que tanto o Benfica como o FC Porto ganharam e aguarda-se duas semanas fratícidas por parte da comunicação social que vão explorar ao máximo a diferença de 4 pontos que os separa.

Publicado por Danielovsky às 12:49 AM

Os dias do fim???

Publicado por Danielovsky às 12:38 AM

October 03, 2004

Jorginho, o novo nº10?

Só para lembrar as mentes mais arautas, que com o Jorginho na equipa, o Vitória de Setúbal desceu de divisão...

Publicado por Danielovsky às 06:56 PM

Jogadores do Fim de Semana 02/03 Out

FRANCISCO YESTE:

Um dos produtos mais bem sucedidos da cantera basca do Atlethic Bilbao. Yeste é o protótipo canhoto que consegue arranjar espaços nas defesas contrárias através de espaços e jogadas de encantar "La Catedral" de Bilbao.
Será o sucessor natural de Julen Guerrero na dificil "afición" basca e a chamada recente à Selecção Espanhola é a prova desse grande talento que tem no seu pé esquerdo a grande virtude dos mágicos.


JUAN PABLO ANGEL:

Este colombiano de sangue frio começa a ter o seu sucesso em Inglaterra, depois do River Plate. Com uma primeira temporada à procura da ambientação europeia, Angel foi criticado pelos adeptos pelo seu laxismo e arrastar em campo. Com a chagada de O'Leary a Birmigham, Angel tornou-se mais rápido a executar e a desmarcar-se do jogo à inglesa, fazendo golos atrás de golos. Este ano começa a provar o porquè da sua contratação...

MIROSLAV KLOSE:

Depois de épocas arrastando-se no Kaiserslautern e sendo a fiugura de proa da Selecção Alemã no Mundial do Oriente, Klose busca agora no campeão alemão a alegria de jogar e marcar golos. Com a tarefa de fazer esquecer Ailton, os adeptos do Bremen já começam a ver em Klose a solução para a marcação de golos que possibilitem novos sucessos este ano. Esta semana, Klose esteve em grande: golo ao Valência para a Champions e golo ao Bayern, para a Bundesliga.

CHRISTIAN ZACCARDO:

Este defesa lateral italiano que passou grande parte do tempo em Bolonha, descobriu agora no Palermo a vontade de jogar e de se afirmar para voltar a jogar num grande, depois de uma passagem efémera na Juventus. Com o potencial de jogar num sisitema de três centrais, ele é o defesa / médio volante que leva a bola pela linha para desferir os cruzamentos mortíferos para o golo.
peça vital de um Palermo que está a efectuar um bom começo de Série A.

Publicado por Danielovsky às 06:44 PM

October 01, 2004

É pouco, muito pouco...

Quando Carlos Freitas vem a uma conferência de imprensa dizer que um dos objectivos do Sporting era estar na fase de grupos da Taça UEFA.

A divergência de opiniões em Alvalade é gritante, mas assim aumenta-se o ego dos adeptos.

Só é pena que seja mais um dirigente a vir falar em conferências de imprensa que têm a ver com o jogo.

Afinal, quem apregoa pelo bom funcionamento do futebol e das instituições, também faz às vezes, ouvidos de mercador...

Publicado por Danielovsky às 02:37 PM

O bom samaritano

José Mourinho não revê os SuperDragões num ou dois elementos.

Será que revê os SuperDragões como aqueles três elementos que fizeram uma conferência de imprensa onde foi divulgada uma mensagem com ameaças de morte ao ex-treinador do FC Porto???

Publicado por Danielovsky às 01:09 PM