« August 2004 | Entrada | October 2004 »

September 28, 2004

O mau exemplo

Ainda agora o campeonato começou e as tricas arrancaram. O mais curioso é que os comentadores acham tudo muito normal e natural, prevalecendo assim o espírito da arruaça e o direito de falar quem menos tem a haver com o assunto.

As recentes trocas de palavras entre Pinto da Costa e José Veiga não têm ponta por onde se lhe pegue e as declarações de Dias da Cunha relativamente aos adeptos são condenáveis.

Só em Portugal é que assiste a estes tristes exemplos, onde os dirigentes falam, os jogadores calam e as vendas de jornais disparam.

Publicado por Danielovsky às 10:48 PM

Figuras do Fim de Semana

Entrando numa nova mudança gráfica deste blog, onde espero ainda melhorar mais, surge agora as "Figuras do Fim de Semana". Será uma análise feita ao género de Luís Freitas Lobo, que consistirá numa avaliação a jogadores que se destaquem nos campeonatos espanhol, inglês, alemão e italiano.
Quando o campeonato alemão estiver na sua pausa, o campeonato eleito poderá ser eventualmente o português.

DAVID VILLA:

Desde novo mostrou aptidão para marcar golos no Sp. Gijón. O Zaragoza viu que ali havia talento e não hesitou em contratá-lo. Avançado rápido, de toque simples e desmarcação curta, joga bem com a cabeça e com os pés, e tem contribuído para as últimas vitórias da equipa detentora da Taça do Rey.

TIM CAHILL:

Este australiano começou a dar nas vistas no Millwall, da Division One (actualmente The Championship) e aos 24 anos chegou à Premier League pela mão do Everton. Esteve em destaque este fim de semana ao marcar o golo da vitória da equipa de Liverpool, assegurando para já o 3º lugar da Premiership, a apenas 3 pontos do Arsenal. Este médio centro destaca-se pela visão de jogo e pela facilidade de chegar à área adversária, rematando com facilidade e colocação. Um valor a ver...

DIEGO KLIMOWICZ:

Aos 30 anos, está a chegar ao apogeu da sua época futebolística, juntamente com a gestão do Wolfsburg que lhe permite estar à frente da Bundesliga. Klimowicz já passou pelo futebol espanhol sem muito sucesso, e depois de uma época na sua Argentina natal, voltou à Europa e ao desgastante futebol alemão. Marcou o golo da vitória do Wolfsburg no último fim de semana, permitindo à equipa da "Volkswagen" a liderança do campeonato alemão.

MASSIMO DONATI:

Pelo terceiro ano consecutivo é emprestado pelo Milan a uma equipa da Serie A para ganhar rodagem. Depois de ter vindo da Atalanta, este médio defensivo cedo mostrou qualidades para se impôr numa equipa grande. No entanto, e sendo prejudicado pelos jogadores de grande qualidade do Milan, a equipa "rossonera" empretou-o consecutivamente ao Parma, Sampdória e esta época ao Messina. Sendo um médio defensivo de elevado recorte e com classe pura, é um dos estrategas do Messina, equipa que vai em 3º lugar da Serie A e que este ano já ganhou a Roma e a AC Milan.

Publicado por Danielovsky às 12:30 AM

September 27, 2004

A análise imparcial

Muito sinceramente, começo a ficar preocupado com os chamados "fazedores de opinião" que começam a demabular pelo panorama jornalístico desportivo.

Ontem, tive o privilégio de assistir ao jogo do Benfica na Luz, e embora o Benfica não venha a jogar bem (mas ninguém na Superliga joga bem, por isso não se percebe quando se diz que o campeonato está mais nivelado...), teve períodos no jogo em que encostou literalmente o Sp. Braga ao seu meio-campo, nomeadamente na primeira parte.

Tirando o golo anulado a João Tomás ainda na primeira parte (que ainda vai dar que falar até quinta-feira, quando a esmagadora maioria dos fora-de-jogo semelhantes são sempre anulados), o Sporting de Braga fez pela vida, saíu da teia montada pelo professor Jesualdo e amedontrou o Benfica na segunda parte.

Na minha opinião de adepto de futebol ( e não do Benfica), foi um resultado justo, porque ambas as equipas tiveram oportunidades de marcar e não marcaram.

No entanto, os jornalistas deste país, após Pinto da Costa ter vociferado umas palavras sem sentido nenhum (por alguma razão conhece os nomes de todos os membros do Conselho de Arbitragem da Liga, bem como os observadores...), os jornalistas lá fizeram a vénia ao "Papa" e hoje na crítica ao jogo do Benfica disseram que o clube da Luz tinha jogado pouco (é verdade) e que podia ter saído derrotado do Estádio da Luz (também é verdade porque o Braga teve ocasiões), mas esqueceram-se de dizer que o Braga também jogou pouco (o que foi verdade) e que também podia ter saído com uma derrota do Estádio da Luz (porque também o Benfica teve ocasiões de golo...).

Continuo sem perceber se faz mal a alguém o Benfica ir em primeiro e se incomoda muita gente? Pelos vistos, sim!

Continuo sem perceber porque é que se questiona o Benfica ter cerca de 30 000 adeptos no seu estádio para um jogo com o Braga quando vai à frente do campeonato? Os mesmos jornalistas não se preocupam com o dinheiro gasto nos outros estádios (execeptuando os grandes) que continuam às moscas e a receber jogos da 2º Divisão B.

Continuo sem perceber porque é que se questiona sempre a táctica "defensiva" de Trapatonni e não se discute a famosa substituição de Fernandéz no jogo contra o Leiria, em que tirou Diego, para entrar Raúl Meireles, ou quando José Peseiro em Setúbal, tirou Tinga para colocar Custódio?

São as análise "imparciais" que se fazem em Portugal e que fazem com que eu deixe de comprar os jornais e veja as baboseiras na Internet. Sempre me sai mais barato...

Publicado por Danielovsky às 11:13 PM

September 26, 2004

O verdadeiro sistema é este...

Ver Derlei a insultar Duarte Gomes aquando da amostragem de um amarelo, sem que o árbitro não exibisse um cartão de outra cor...

Publicado por Danielovsky às 01:22 AM

Os cromos do nosso futebol...

Não pretendo rivalizar com um blog excelente de que hoje tive conhecimento, mas penso que já é altura de fazer uma pequena reflexão sobre os cromos do nosso futebol.

O exemplo mais crónico que conheço actualmente dá pelo nome de Luís Vouzela, e é uma presença assídua nas equipas que não gostam de jogar futebol. Luís Vouzela é o protótipo da "carraça", daquele jogador que faz uso de e só parar o nº10 da equipa contrária.

Depois de épocas no União de Leiria, passou pelo Santa Clara e está actualmente nesse portento do futebol que é a equipa de Moreira de Cónegos. A sua missão é igual á de tantos outros no futebol português: DESTRUIR.

Cléber é outro exemplo no Vitória de Guimarães, com a agravante de ser capitão de equipa. De tão limitado que é tecnicamente, gosta bastante de usar as mãos e os cotovelos à boa maneira de "Paulinho Santos". Depois de uma época no Belenenses, partiu para a Cidade-Berço, tendo Manuel Machado descoberto a vocação do jogador para lateral-esquerdo (???).

Estão apresentados os primeiros dois. Com o decorrer da SuperLiga (???), mais virão a este poleiro de certeza...

Publicado por Danielovsky às 01:18 AM

September 25, 2004

A deontologia tem destas coisas

Vem hoje no jornal "A Bola" uma extensa história sobre o apogeu e a queda de Mário Jardel.

Não me vou alongar, por isso, basta fazer uma pergunta: na altura dos factos, porque é que os jornalistas não mandaram tudo cá para fora?

Respostas:

- Para não dificultar as relações com os clubes e com as suas "fontes"

- Para o próprio jornalista não ser "queimado"...

- Para se poder alimentar o ego dos leitores e para os mesmos continuarem a comprar os jornais

A política do interesse sonega os factos em tempo real efaz com que os ídolos tenham cada vez mais pés de barro.

Publicado por Danielovsky às 04:47 PM

September 23, 2004

Só para lembrar...

O melhor guarda-redes da Europa ontem contribuíu para a chamada jogada "2-1", juntamente com Krpan, possibilitando assim o empate do União de Leiria no Dragão...

Publicado por Danielovsky às 11:34 PM

Um aviso sério...

Jorge Costa disse hoje que o FC Porto já perdeu pontos demais...

Preparem-se, árbitros de Portugal, o Bicho está de volta! Pena é que ele também tenha idade a mais (34) para aquilo que pensa que joga...

Publicado por Danielovsky às 11:32 PM

September 22, 2004

Frase do Mês

Em 9 de Setembro:

Cunha Leal (director-executivo da Liga) a propósito da redução dos campeonatos:

«Antes do final do ano talvez tenhamos consenso total. Ou não»

Publicado por Danielovsky às 08:51 PM

September 21, 2004

O controle do povo

Depois de ter feito referência ao facto de Jorge Baptista ter sido afastado ou dispensado dos comentários na RTP, o meu bom amigo Carriço veio referenciar que não era o FC Porto que "dominava" a comunicação social e mostrava um bom exemplo:
"O amigo Xerxes reparou e reparou bem.

No site da Rádio Renascença, há uma notícia sobre o Benfica a caminho da Eslováquia. Para ilustrar o facto coloca-se uma imagem da águia. Ora, tentem guardar a dita imagem no vosso disco e vejam o nome dado ao ficheiro.

Agora, vamos fazer o mesmo exercício, mas com a notícia do jogo FC Porto-CSKA. Tentem guardar a imagem do Jorge Costa e reparem no nome da mesma.

Curioso, não é?"

Não vou entrar em polémicas com ele, apenas lhe dou mais uns exemplos:

- Paulo José Martins, repórter da RTP, foi agredido no final de um FC Porto - Famalicão, no Estádio das Antas, em directo! Resultado: Não houve queixa para não estragar as relações institucionais...

- Trindade Guedes, jornalista da RR, é o protótipo de jornalista que Pinto da Costa tanto gosta, uma vez que é ele que faz as perguntas que o Presidente do FC Porto pretende responder...

Não é dificil encontrar jornalistas parciais e que não sabem despir a camisola. E se bem se reparar, havemos de contar quantas notícias aparecem na imprensa desportiva a relatar assuntos menos habituais no futebol.

Razão simples e com conhecimento de causa: existe medo na classe! E esse medo é precedido de diversos comportamentos de certas pessoas do FC Porto.

P.S. O Antero Henrique está dispensado desta acusação...

Publicado por Danielovsky às 12:00 AM

September 20, 2004

O que se passa?

Hoje a culpa não foi do sistema! A culpa é mesmo da equipa do Sporting que mostrou mais uma vez não ter a estaleca necessária para ser uma real equipa a sagrar-se campeã nacional... Pelo menos, pelo que se tem visto.

O Sporting começa logo por errar em Peseiro, encontrado no meio do nevoeiro como o novo "José Mourinho", se bem que a única coisa que teve em comum com o treinador de Setúbal foi o facto de ter sido treinador adjunto de uma equipa grande em Espanha.

Os mais incautos poderão dizer que conseguiu levar o Nacional em dois anos seguidos da 2ªB à Primeira Liga, mas essa proeza também o conseguiu Ulisses Morais... Aliás, basta ver quem está à frente dos respectivos clubes para se ver que as subidas foram fruto do imenso trabalho...

Depois, o problema do Sporting tem a ver com a sua Administração, que faz das contas legais o seu cavalo de batalha, mas que apesar de receber bastantes investimentos, não consegue reduzir o passivo do clube.

Esse problema alarga-se depois ao plantel que o Sporting tem esta época. Depois de dispensar os jogadores com maiores encargos para o clube, entrou numa política de contratações que não se percebe.

Enakahire já mostrou ser razoável, mas para ocupar que posição? Defesa Central ou Defesa Lateral? Se for lateral, para quê ter Mário Sérgio e Miguel Garcia?

Douala também foi contratado para jogar preferencialmente pelas alas. E a ala direita? Quem joga nela para o caso do 4-4-3?

Pinilla então ainda não mostrou nada. Pode-se falar em adaptação, mas o que é facto é que Pinilla está há 3 anos no futebol europeu e ainda não vingou...

Rogério é outro caso que merece algumas interrogações... Sabendo como se sabe que o Sporting faz dos seus jovens a sua política, porque é que se vai buscar Rogério para o lugar de Custódio??

Outros casos poderiam ser referidos, como o facto do Sporting continuar sem extremos e de ter dispensado jogadores que agora poderiam fazer alguma falta!

Algo se passa em Alvalade, e não é concerteza o sistema, porque hoje contra o Marítimo, houve um penalty e um golo anulado à equipa insular...

O problema está dentro do clube, e não é só a ausência de Rochemback que explica tudo...ou quase tudo!

Publicado por Danielovsky às 11:49 PM

September 19, 2004

O Fanático do Costume

"Só sei é que já estamos com 9 pontos, os lagartos encostaram em Setúbal e os tripeiros só têm 2!"

Publicado por Danielovsky às 11:44 PM

Habilidade

A habilidade é um dom que faz com que as pessoas se destaquem uma das outras.

Assim, foi perfeitamente natural a habilidade de Luís Filipe Vieira ter estado durante a semana a falar mal do Presidente da Académica e ameaçar que dizia isto ou aquilo, para no jogo de hoje estar sentado ao seu lado.

Aliás, no mesmo jogo, houve várias habilidades. A melhor (para mim) foi a de Simão ao marcar o golo da vitória. É uma habilidade (dom) que ele tem... quando as coisas estão mal, ele resolve!

Paulo Paraty também tem habilidade, que é a de ser um mau árbitro, e ainda por cima, internacional. A sua melhor habilidade hoje foi a de dar um cartão amarelo a um jogador da Académica na altura do penalty, quando lhe devia ter dado o vermelho. Mas há mais, o penalty sobre Sokota não assinalado, as constantes interrupções do jogo sem dar a lei da vantagem e a dualidade de critérios durante o jogo, não conseguindo ser constante.

Mas a questão da habilidade é assim mesmo: o tal dom que as pessoas têm e que as torna diferentes. Por isso mesmo, é que o Eng. Electrotécnico do Porto Paulo Paraty é conhecido pela sua habilidade de arbitrar um jogo de futebol e não por ser Engenheiro...

Publicado por Danielovsky às 11:32 PM

September 18, 2004

Saudades...???

"Porque é que eu não fiquei no Benfica???"

Publicado por Danielovsky às 10:04 PM

Agressões

Os jornalistas da RTP e da SIC foram agredidos ontem à saída do Estádio do Bessa por adeptos do Boavista.

Á minha primeira vista, não vejo o mal... Os jornalistas pensam que mandam nas opiniões das pessoas e como tal, está na moda falar mal do Boavista.

Os adeptos não gostam e é natural que se insurjam contra as opiniões dos jornalistas e mostrem assim o seu desagrado.

O Boavista emitiu hoje um comunicado a dizer que se afastava dos incidentes, mas frisou que o respeito pelas instituições tem de ser mútuo, e as televisões não têm feito isso.

As agressões, sejam elas quais forem, são lamentáveis, mas estas tiveram um certo sabor a justiça...

Publicado por Danielovsky às 09:46 PM

September 17, 2004

O Alzheimer voltou a atacar...

"O Sporting vai ser perseguido pelo sistema!"

Publicado por Danielovsky às 09:09 PM

September 16, 2004

Lembrei-me agora...

Que desde que o Jorge Baptista disse na RTP que o Vítor Baía era o maior flop do futebol português, que deixou de comentar jogos na estação pública???

Não é estranho???

Publicado por Danielovsky às 08:51 PM

Está feita a vontade...

Os sócios do Benfica pediram e a "Velha Raposa" fez a vontade: 2 avançados de início.

Ao intervalo, na Eslováquia, o Benfica está a jogar como uma equipa longa, sem ligação entre o meio-campo e o ataque, resultando daí duas acções:

- O golo do Benfica só podia nascer de um lance individual

- A quantidade de espaço existente no meio-campo faz com que os eslovacos tenham o domínio do terreno e possam ganhar bolas e lançar contra-ataques perigosos

Mas os sócios do Benfica é que sabem, não é? Por isso é que votaram no Vale e Azevedo e deixam o Vieira meter lá tudo menos benfiquistas...

Publicado por Danielovsky às 08:49 PM

Favoritismo...

Os jornais desportivos, as rádios e as televisões ficaram estupefactos porque Giovanni Trapattoni disse que o Benfica não era favorito ao jogo de hoje!

O Real Madrid também era favorito ontem frente ao Bayer Leverkursen e levou 3...

Publicado por Danielovsky às 08:45 PM

September 15, 2004

Euripedes

É o primeiro nome do agora conhecido defesa do Benfica Amoreirinha.

Com uma carreira construída nas camadas jovens do Benfica, sendo dispensado na altura de Vale e Azevedo, Amoreirinha veio para o Alverca, o que lhe valeu depois a chamada às selecções jovens e à primeira equipa do Alverca na Primeira Liga.

Com a sua posição preferida de central tapada por Veríssimo e Marco Almeida, José Couceiro apostou no jovem para lateral-direito e conseguiu a transferência para o Benfica.

Na minha opinião pessoal, Amoreirinha é uma aposta segura do plantel do Benfica deste ano. Só não percebo porque é que a "Velha Raposa" não se apercebe do mesmo...

Publicado por Danielovsky às 10:26 PM

O espectáculo é aqui

Quando aos 92 minutos, se ouve no campo do Celtic, os adeptos a cantarem e a gritarem "Celtic", apesar da equipa estar a perder por 3-1 com o Barcelona, se percebe mais a frase de Trapatonni no último fim-de-semana relativamente aos adeptos do Benfica...

Publicado por Danielovsky às 12:51 AM

September 12, 2004

Quem é este rapaz???

Parece que joga no Sporting e é uma vedeta no país dele, não é???

Publicado por Danielovsky às 11:37 PM

September 09, 2004

O espectáculo em Portugal é assim:

«Seria bom dizer que o Moreirense iria jogar à Luz para valorizar o espectáculo mas não. O Moreirense vai tentar, antes de tudo, jogar para os pontos», afirmou Vítor Oliveira, o treinador do Moreirense.

É com esta mentalidade e com estes treinadores que o futebol se atrasa ainda mais.

Ainda ontem, a Estónia apresentou-se em Leiria com 10 homens atrás da linha da bola, preocupando-se exclusivamente em defender e sair para o contra-ataque.

O Moreirense vai adoptar a mesma postura na Luz, e só espero que o resultado seja o mesmo...

Publicado por Danielovsky às 02:52 PM

September 08, 2004

Se é para embirrar, embirra-se...

O FC Porto não aceita várias coisas, nomeadamente aquilo que pode pôr em causa a sua importância no futebol português. Como é uma equipa com assento no G-14, julga-se na posição de mandar em tudo e de se sentir superior neste futebol português.

Depois de ter de engolir em seco que o Vitor Baía jamais será convocado enquanto Scolari lá estiver (e eu concordo, porque tudo tem um tempo...), O FCP vira-se agora contra a FPF devido à lesão de Nuno Valente.

Aliás, o problema com a FPF é sempre enfatizado pelos jornais, mas ao mesmo tempo, Gilberto Madaíl é capaz de ir ao Dragão entregar a taça de Campeão Nacional e continuar com as melhores relações institucionais com o FCP.

Não é por Reinaldo Teles vir criticar o número de seleccionados, ou por se fazer uma exposição à FIFA sobre uma lesão ocorrida na Selecção que o Mundo acaba para o FCP.

Não são vocês (FCP) que queriam ter os melhores jogadores? Então têm de se cingir ao facto de eles serem seleccionados.

Só por acaso faço esta pergunta: alguém pergunta realmente aos jogadores se eles se importam de representar a Selecção Nacional???

Publicado por Danielovsky às 02:53 PM

September 06, 2004

Nada de novo...

Neste cantinho à beira-mar plantado...

Apenas uma claque que fez uma conferência de imprensa e teve direito a primeira página dos jornais...

É este o nosso mundozinho...

Publicado por Danielovsky às 07:50 PM

September 02, 2004

Mc cacadas

As recentes declarações de Mc Carthy na África do Sul vem levantar algumas questões do foro ético por parte do sr. Pinto da Costa.

Assim se vê que o presidente do FC Porto perdeu o Norte (bela metáfora...) ao ganhar tantos títulos e por aqui se vê que a influência no plantel era nula no tempo de Mourinho.

As declarações de McCarthy abrem um precedente e a relação do avançado com SAD, treinador e adeptos não vai ser mais a mesma.

Mais um sinal do desnorte desta época do recém campeão europeu...

Publicado por Danielovsky às 10:14 PM