« June 2004 | Entrada | August 2004 »

July 29, 2004

Tive de esperar mais do que um dia...

Para aqui vir comentar a chegada de Diego. O brilhante jogador vai defender o FC Porto que continua a reforçar-se e bem em matéria-prima que o técnico Del Neri insiste em desaproveitar.

Não vai demorar muito até Pinto da Costa dizer ao italiano que DEVE jogar de determinada forma para pôr os activos a render, ou não vivessemos nós na lógica empresarial do futebol.

Pelo contrário, o Benfica perdeu com o Bétis e até foi bom para arrefecer os ânimos mais exaltados após 3 vitórias e 1 empate com o Real Madrid. Pode ser que assim tanto os jogadores como os adeptos vejam que não é assim tão linear uma época...

O Sporting continua a demonstrar que sem os habituais titulares é uma equipa frágil. Apesar de ter feito uma exibição razoável (segundo as crónicas...), os "putos" de Alvalade nem ao Crystal Palace conseguiram ganhar.

Os reforços do Sporting este ano pecam por serem desconhecidos e talvez isso vá afectar o rendimento da equipa (ou talvez não).

Enfim, falta um mês para começar a Liga e as perspectivas ainda estão por serem conseguidas...

Publicado por Danielovsky às 08:04 PM

July 27, 2004

E se por acaso...

O Chelsea não ganhar nada este ano? Será que 50 milhões de Euros gastos em apenas dois jogadores irão fazer mossa???

Publicado por Danielovsky às 10:27 PM

Negócios...

Não sei quais foram os contornos (entendam-se valores) do negócio Tiago, mas neste caso concreto o FC Porto consegue fazer valer os seus interesses em prol do clube.

Vender Ricardo Carvalho por 30 milhões de euros ao Chelsea mostra que afinal o "russo" tinha ainda mais dinheiro para gastar.

O Benfica protegeu naturalmente o jogador, pese embora os argumentos fossem outros. Tiago recebia mal no SLB, teria José Veiga como director para o futebol e os grandes tubarões não o largavam.

A qualidade de Tiago é reconhecida e se tiver cabeça, será sem dúvida da mais fina casta de médios-centro tão ausentes do futebol moderno.

Se não a tiver, para o ano ou para o próximo está de volta a Portugal para relançar a carreira, tal como fizeram Simão, Quaresma e Viana.

Ricardo Carvalho também merece esse estrelato. Depois de andar em clubes como o Leça, Alverca e Setúbal, soube esperar por uma oportunidade e acertar em cheio.

Vai para Inglaterra, para um futebol diferente, mas que certamente saberá dar a volta e adaptar-se com naturalidade.

Aos dois, os melhores desejos de vitórias!!!

Publicado por Danielovsky às 10:26 PM

July 26, 2004

Será verdade???

Ainda não ouvi niguém do FC Porto afirmar que o Diego é jogador do clube das Antas. É impressão minha ou os jornais enganaram-se dois dias seguidos?

Espero vir aqui amanhã ver se afinal, o puto assinou ou não...

Publicado por Danielovsky às 09:51 PM

A surpresa afinal era outra...

Era o vôo da águia Vitória em pleno Estádio da Luz, depois da sua prisão...

Publicado por Danielovsky às 09:49 PM

Marco Caneira

É talvez o jogador português nos últimos tempos que tem passado por mais clubes. Desde que saíu do Sporting (o seu clube do coração), que deambulou por vários emblemas até conquistar uma estabilidade no Bordéus. Contudo, o seu valor fez com que o campeão espanhol e actual detentor da Taça UEFA fizesse questão de o contratar para ser um digno substituto de Pellegrino.

Caneira sempre foi um jogador incompreendido. No Sporting, chegou a jogar a "trinco", no Benfica experimentou todas as posições, mas foi no Bordéus que cumpriu todas as promessas que lhe eram apontadas no ínicio da carreira.

Justamente, é hoje o jogador do dia, quando se confirmou a sua passagem para Valência.

Publicado por Danielovsky às 09:47 PM

July 23, 2004

8-0???

O FCP lá começou a época Del Neri e deu 8 a uns amadores da Holanda.
É certo que podem sempre admitir que o Benfica também jogou com uns amadores e só deu 2, e o Sporting jogou com essa potência que é o Sarilhense e deu 10.

Os jogos de preparação dos clubes começam a ser uma rábula, onde convém encontrar sempre adversários mais fracos para poder agitar as massas, por forma a encherem páginas de jornais e a colocarem a fasquia sempre alta.

Também sei que todos os anos há jogos de preparação, mas como há um ano não tinha blog, escrevo agora a minha opinião.

Quando começar a competição a sério, aí é que veremos quem vale o quê...

Publicado por Danielovsky às 10:27 PM

July 22, 2004

Mas porque é que eu faço sempre boas pré-épocas???

Publicado por Danielovsky às 10:31 PM

Para os que não gostam que lhes atirem com areia aos olhos...

Pede-se uma visita ao Desblogueador de Conversa!

Publicado por Danielovsky às 10:29 PM

As pessoas é que não sabem...

Mas o Mantorras ainda está a assinar uns autógrafos desde que o Benfica veio da Suíça! Diz quem viu que os funcionários do SEF convidaram todos os amigos para terem umas palavras escritas do jogador angolano...

Publicado por Danielovsky às 10:28 PM

July 20, 2004

Novidades fresquinhas...

E se a surpresa que Luís Filipe Vieira tem guardada para sábado não for nenhuma?

Soube agora que Hugo Viana vai voltar ao Sporting, com o ordenado a ser pago na totalidade pelo clube de Alvalade. É justo: Libertam-se do João Pinto e pagam um salário idêntico a Viana. A isto se chama uma gestão irrepreensível.

Entretanto, para os lados das Antas (ou neste caso, das túlipas), os efeitos da casa começam a ter sentido para o italiano: treinos à porta fechada! O segredo é a alma do negócio, e aí já vimos tudo!

Publicado por Danielovsky às 10:31 PM

July 19, 2004

Tiago

Finalmente o negócio realizou-se, ou pelo menos, assim o aparenta.

O jovem jogador português transferiu-se para o Chelsea, para Mourinho o fazer crescer como jogador.

O Benfica acaba por fazer um bom negócio, tendo em conta as circunstâncias actuais do panorama do Benfica e da pessoa que gere o seu futebol.

Tiago é um dos melhores jogadores portugueses da actualidade e se não se perder (o que não parece), será dos melhores do Mundo.

Pode estar grato ao Benfica e ao Braga por lhe terem facultado a oportunidade de se mostrar e dar a conhecer o seu valor.

Como benfiquista, é lógico que me sinto triste pelo facto de ele se ir embora, mas se não tinha condições, mais valia efectuar o negócio.

Só me resta desejar-lhe as melhores felicidades, e se voltar a Portugal, apesar de ser tripeiro, que prefira o SLB, porque não há dúvida que o clube marca.

P.S. Só acho estranho a atitude do Mourinho, em preferir o Tiago no lugar do Maniche, para esta aventura inglesa? Porque será?

Publicado por Danielovsky às 11:57 PM

July 18, 2004

Palavras para quê?

Retirado com subtileza do Terceiro Anel, as palavras de Pinto da Costa, ontem em Amarante, acerca da redução de clubes:

"'Acho que a Super-Liga deveria ficar como estava. Sou contra a redução porque isto vai dar origem a que haja menos jogos. Se calhar, para o FC Porto faz jeito. Mas para o futebol português, em geral, é mau que se reduza os clubes, já que, tirando três ou quatro clubes, os outros vão ficar com menos tempo de actividade e não vão ficar com possibilidades de angariar receitas. E toda a gente sabe que, na maioria dos casos, os sócios pagam as quotas só enquanto há futebol. Quando o futebol acaba, deixam de pagar, e os clubes têm um defeso terrível, como tiveram este ano. Mesmo o FC Porto vai ter menos jogos, menos actividade. Na teoria, terá mais tempo livre, mas o que acontece na prática é que vai ter os seus jogadores mais tempo ao serviço da Selecção. E ninguém pensa, nem nunca vi nada escrito sobre isso, que os jogadores tiveram um mês ao serviço da Selecção Nacional, durante o Europeu, e muitos deles interromperão os trabalhos agora iniciados nos clubes para disputarem os Jogos Olímpicos. E tudo isso à custa dos clubes, no nosso caso à custa do FC Porto. É que enquanto os jogadores vão estar alguns dois meses ao serviço da Selecção é o FC Porto que lhes paga os salários, os seguros de acidentes, porque se tiverem qualquer lesão a Federação não paga qualquer seguro. No entanto, quem recebeu uns milhões de euros pela participação de Portugal e pelos resultados obtidos pelos jogadores que trabalham, treinam e recebem pelos clubes foi a Federação. Os clubes, pelo contrário, não recebem nada. No fundo vão criar-se mais datas para a Selecção fazer mais jogos e para os clubes ficarem sem os jogadores ainda por mais tempo e a terem que lhes pagar. Ter a matéria-prima de graça é realmente uma mina'.

Aceitam-se comentários!!!

Publicado por Danielovsky às 11:43 PM

Critérios...

Costa Monteiro, comentador da TSF - Porto tão isento como o Bruno Prata, resolveu brindar-nos com os seus comentários acerca do calendário da próxima Superliga.

Só para relembrar a "isenção" do comentador, ficamos aqui com duas pérolas:
1ª - "O FC Porto é a equipa que tem o calendário mais sobrecarregado no ínicio de época, devido à Supertaça Europeia". Nota: O Benfica tem os dois jogos da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, bem como a Supertaça com o FC Porto, para além de disputar a primeira jornada no dia estipulado e o FC Porto um mês depois."

2ª - "O Sporting é o que tem o calendário dos jogos entre os grandes mais leve". Nota: O Benfica defronta o FC Porto na 6ª Jornada. O Sporting defronta o FC Porto na 9ª. O Benfica e o Sporting defrontam-se na 16ª. Fazendo as contas, o FC Porto tem 3 jornadas de diferença, o Sporting 7 e o Benfica 10.

Gostava de saber qual é o problema do Benfica para estes senhores, que por coincidência são do Norte, e devem ter alguma alergia ao emblema da águia.

Convém não se esquecerem que os senhores são jornalistas, e por isso, têm de ser IMPARCIAIS, mas acho que essa palavra não existe na classe, não é?

Publicado por Danielovsky às 11:21 PM

July 16, 2004

Agradecimento Especial

Ao Bruno Prata, por ter permitido ao Tiago assinar um contrato com o Chelsea! Bem hajas, Bruno! Espero que mantenhas assim a tua coerência, e se alguma vez acontecer o mesmo no FC Porto, que sejas rápido e no tempo certo como foste com o Tiago.

E se fosses levar no cú???

Publicado por Danielovsky às 08:52 PM

July 15, 2004

Desculpem lá....

Mas não tenho tido nem net nem tempo para umas postas..... Mas será por pouco tempo, prometo.

Publicado por Danielovsky às 04:20 PM

July 13, 2004

Douala?????

O homem que veio para o Boavista e que teve de ser emprestado ao Gil Vicente e ao Desportivo das Aves, será jogador para o Sporting??? Sinceramente, tenho muitas dúvidas...

Publicado por Danielovsky às 10:31 PM

O Folclore

Começou o fandango! A salsa! O merengue! Todos os tipos de dança são susceptíveis de serem utilizados para a mania incessante desta altura da temporada de futebol em que os nomes vão saltando e a troca de informação é tão grande que o que vender mais leva mais.

E neste caso, o Benfica, para variar, leva sempre vantagem. As primeiras páginas são sempre preenchidas pelo Glorioso, que não ganhou a Liga dos Campeões, nem o campeonato, mas consegue levar cerca de 2000 pessoas a um treino na Suíça. Hoje é Adani, para além do defesa esquerdo (não será Tiago Gomes uma boa hipótese?) e do defesa-central.

O FC Porto apresentou os jogadores que faltavam e Pinto da Costa (o Padrinho) disse que o plantel "em princípio, está fechado!" Todos sabemos os princípios de Pinto da Costa, e portanto, os jornalistas feitos cordeiros, lá irão estar a chateá-lo e a dar-lhe o protagonismo que ele gosta tanto de ter, mas que nenhum dirigente desportivo deve ter.

No Sporting, até achei interessante o José Peseiro hoje não falar em sistema. Surpreendeu-me o discurso do treinador, mas também de Paulo de Andrade (é assim que se chama??) onde disse que o Sporting não entra no "folclore das transferências". Então e Douala é o quê? Um reforço para o Sporting, mas para que posição???

Publicado por Danielovsky às 12:01 AM

July 07, 2004

Mais forte... na baliza

O Benfica contratou finalmente Quim para a baliza encarnada. Digo finalmente, porque já há cerca de dois anos que tanto ele como Yannick estão para ir para a Luz, e só ao fim deste tempo é que finalmente chegam lá.

O Benfica anda a tomar um caminho que a mim pessoalmente (sendo benfiquista) não me agrada. Os reforços que vieram não aparentam a qualidade que têm de ter para uma equipa campeã, os médicos e enfermeiros dedicados ao clube são postos à margem, são contratados jogadores para serem emprestados em negócios obscuros e os jogadores da formação foram todos lançados o ano passado e nenhum chegou para treinar na equipa principal este ano.

A baliza já está reforçada, depois de Moreira ter assumido com naturalidade toda a sua categoria, que o pode vir a transformar no futuro guarda-redes da Selecção Nacional.

A rivalidade com Quim e Yannick será saudável, mas penso que bastaria um mais outro guarda-redes da equipa B, por forma a complementar a formação do clube e no clube.

Também acho que estão reunidas as condições para finalmente o Rui Costa voltar à Luz. É mesmo só o Benfica querer e fazer um forcing ao Milan, nem que seja por empréstimo.

A seu tempo falarei sobre outras possibilidades, mas hoje fico-me por aqui.

Publicado por Danielovsky às 11:59 PM

Mais forte

É impressão minha ou o FC Porto está a perder uma equipa e a ficar com melhores jogadores?

Será melhor ou será pior?

Levará tempo ou não?

Del Neri irá adaptar-se?

As respostas seguem dentro de uns mesitos, ok?

Publicado por Danielovsky às 11:41 PM

"Simon says..."

"Jorge Nuno Pinto da Costa, no encontro desta tarde, ao almoço, deu conta a Florentino Pérez sobre o interesse dos dragões num dos jogadores dos merengues. Pérez, segundo o dirigente portista, que não quis revelar o nome do futebolista em causa, “ficou de pensar”." in Jogo

Eu gosto destes jornalistas que sempre que o Padrinho abre a boca, tem de vir logo cá para fora tudo o que ele disse e com grande relevo.

Não há dúvida que o jornalismo português atravessa uma grave crise de identidade, ou será impressão minha?

Publicado por Danielovsky às 11:37 PM

July 06, 2004

É estranho...

As lagartixas ainda não se vieram queixar do sistema. Isto porque o FCP ficou com o Quaresma e nem sequer perguntou ao Sporting se o podia levar ou não...

Porque segundo os lados de Alvalade, cada menino que sai da Academia, leva sempre com um direito de preferência se quiser voltar aqui ao burgo.

É tudo muito estranho, não acham?

Publicado por Danielovsky às 11:10 PM

July 05, 2004

Defensivo, EU????

Palmarés:

Campeonato de Itália (1977, 78, 81, 82, 84, 89);

Campeonato da Alemanha (1997);

Taça de Itália (1979, 83);

Taça da Alemanha (1997);

Taça dos Campeões (1985);

Taça UEFA (1977, 91, 93);

Taça das Taças (1984);

Taça Intercontinental (1985);

Supertaça Europeia (1983).

Publicado por Danielovsky às 11:49 PM

O costume mais brando

E pronto! Acabou o Europeu! Acabou a festa! Acabou a euforia! Portugal volta ao seu lugar de país pequenino e finalmente começa a acordar e a pensar que há mais coisas importantes para além do futebol!

Portugal suplantou as minhas expectativas, assim como deve ter suplantado as expectativas de muita gente que agora não quer admitir, mas que ao início e logo após o jogo com a Grécia vieram logo humilhar publicamente alguns jogadores da Selecção e o próprio Seleccionador.

Eu apostava que Portugal chegava à meia-final, o que já seria um bom resultado, mas a chegada à final foi um mérito próprio e confesso que me surpreenderam.

No campo das desilusões, colocam-se os favoritos crónicos que tombaram todos antes da meia-final.

No entanto, há um pormenor que me inquieta e que sempre me inquietou no decorrer deste Europeu. Porque é que a crítica ao jogo de ontem foi substancialmente diferente em relação ao jogo da primeira fase no Dragão???

Porque é que os jornalistas não podem dizer que o Deco não jogou nada, que o Costinha foi uma nulidade, que o Cristiano Ronaldo não conseguiu fazer uma finta e que o Pauleta foi constantemente improdutivo durante todo o Europeu?

E porque é que não dizem que houve jogadores que souberam calar as suas bocas com exibições convincentes de apenas 20 ou 30 minutos???

Este é o reparo que tenho de fazer ao findar o campeonato da Europa, segundo as crónicas, muito bem organizado e que espero que sirva para dar um abanão na estrutura do futebol português (coisa que não acredito).

Este é o brando costume de um Europeu português que correu Mundo e que me satisfez na plenitude.

Já agora, obrigado ao Larsson, ao Tomasson e ao Maniche pelos belos momentos de futebol que me proporcionaram ao brindarem-nos com três golos de belíssimo efeito.

Publicado por Danielovsky às 11:45 PM

July 03, 2004

Agradecido para sempre com a tua vontade

Porque és especial, este post vai só para ti.

Sempre me deliciaste a ver futebol. Desde os tempos do Benfica, passando pela Fiorentina (quando choraste na Luz) e no AC Milan, foste sempre o nº10 e correspondeste sempre às expectativas, apesar de haver alguns (agora...) que pensam que não.

São muitos anos a jogar à bola, e nem sempre tendo a atenção devida, foste sempre menosprezado, respondendo sempre com a classe habitual no campo, afinal, é lá que se tiram as dúvidas.

Desde o campeonato maravilhoso que deste ao SLB, e depois da tua partida para Florença, o teu trono nunca mais foi bem ocupado, estando para isso lá guardado o teu sitio para acabares como tens de acabar: Na Luz!!!

Em quase 100 partidas ao serviço da Selecção, foi preciso vir um bando de abutres sem qualquer raça ou espécie, que se limitaram a criticar, em vez de olharem para trás, e repararem que se Portugal está tão bem cotado no Mundo do Futebol, deve-o a ti, ao Luís, ao Fernando, ao João e a todos os que nos fizeram sonhar.

Afinal, não é fácil repetir um Eruo 96, um Euro 2000, um Mundial 2002 e um Euro 2004, mas tu conseguiste e foste sempre o nº10.

Agora, é tempo de descansar das quezílias e das tricas que assolam o nosso futebolzinho, respondendo assim à letra e justificando que para mim foste sempre o MAIOR, porque os Homens vêem-se de corpo inteiro e de alma pura e tu não cosntituis excepção nesta definição.

Por isso, Rui, muito obrigado por tudo! E não me vou esquecer daquele golo à Irlanda, no TEU Estádio da Luz, que possibilitou a ida para Inglaterra em 1996.

Bem-hajas!!!

P.S. Só gostava era de saber se aquele remate que tu fazes ao Mark Bosnich no TEU Estádio da Luz em 1991, que nos apurou para a final se não tem entrado, se tinhas feito tudo o que fizeste? Mas o destino assim o quis...e ainda bem...

Publicado por Danielovsky às 11:25 PM

???

Olho para o Abel Xavier nesse programa tão paupérrimo que se chama "Vive o Euro 2004", e pergunto a mim mesmo: "Aquela coisa é jogador de futebol?"

Publicado por Danielovsky às 12:20 AM

July 02, 2004

É o sistema! É o sistema!

Aproveitando a pausa no Euro até Domingo, o nosso futebolzeco já começou com os escândalos e com as birras habituais de gente que não está, nem esteve, nem estará habituada a outro tipo de comportamentos.

Desta vez (será só desta???) Dias da Cunha referiu-se ao já famoso "sistema" devido à transferência de Paulo Assunção para o FC Porto.

Das duas uma: ou Dias da Cunha está muito esquecido ou então é muito mais intriguista do que se possa pensar. É ou não é verdade que o Sporting nestes últimos 5 anos, ganhou 2 campeonatos, 1 Taça de Portugal e uma Supertaça???

Sistema???

Publicado por Danielovsky às 07:29 PM

O Fanático do Costume

"Só para lembrar que o Benfica tem a dupla de laterais mais forte da Europa: Miguel na diretia e Fyssas na esquerda."

Publicado por Danielovsky às 12:09 AM

July 01, 2004

Finalmente

O treinador do Benfica já está escolhido e é francês. E não, não é o Fernandez...

Quero ver se tu já sabias disso, oh Eugénio?

Publicado por Danielovsky às 11:59 PM

Tu sabes mesmo calá-los, não sabes???

Publicado por Danielovsky às 08:34 PM

É do calor, caga nisso....

Deparo-me com uma crítica, aliás, duas críticas à recente Nortada de Miguel Sousa Tavares.
Em ambas, Miguel Sousa Tavares é alvo de críticas que a meu ver são bem fundamentadas, ao contrário do que ele possa pensar.
Apenas quero adicionar algo mais ao rol de críticas e caso MST venha aqui, espero que reconsidere.
Porque uma pessoa que diz que os favoritos à final são aquelas equipas que jogaram menos vezes ao calor, não deve estar lembrado concerteza de que a Grécia jogou com a Espanha no Bessa, às 17H00...

Publicado por Danielovsky às 08:32 PM