« May 2004 | Entrada | July 2004 »

June 29, 2004

São sempre os mesmos...

- Que não viram o atraso do Costinha no golo do Owen

- Que não viram o número reduzido de bons cruzamentos que o Cristiano Ronaldo fez

- Que continuam a questionar a titularidade entre Paulo Ferreira e Miguel

- Que continuam a criar casos com os jogadores mais carismáticos da Selecção

- Que por acaso, até vivem desse futebolzeco que tanto criticam

- Que vão ter de engolir em seco e guardar as garrafas para Domingo

Publicado por Danielovsky às 11:30 PM

Caso Figo

Mas que caso?

O que os jornalistas criaram só porque o jogador português que mais contribuiu para a dimensão do país no estrangeiro fez má cara a uma substituição?

Os jornalistas estão para isto. A defesa da nossa Selecção é a criação de casos que envolvem directamente a equipa nacional.

Mas não faz mal. Eles calam esses senhores quando estão lá em baixo no relvado!!!

Publicado por Danielovsky às 11:26 PM

Hilariante

Como não há notícias para dar, o Record optou por colocar na primeira página a notícia de que o Benfica tinha tentado desviar Larsson do Barcelona.

Contudo, às 11 da manhã de hoje, o site da Marca dizia que Larsson já se encontrava em Barcelona e pronto a realizar os exames médicos para ser apresentado amanhã.

Depois de ter lido Alexandre Pais ontem a dizer que o Record vai respeitar o Benfica, posso ficar descansado quando aparecem notícias destas. Mas também estas notícias vindo de um jornal que tem o Eugénio Queirós como editor, já se espera tudo,não é?

Publicado por Danielovsky às 10:42 PM

Mas o rapaz tomou alguma coisa???

Até o Bruno Prata já acha que o Ricardo é um guarda-redes para a Selecção???

Agradecimentos às Sandes pelo link...

Publicado por Danielovsky às 12:23 AM

Jogador do Dia - 27 / 06 / 2004

BARÓS:

Este jovem jogador que o Liverpool descobriu no Banik Ostrava ainda não mereceu a sua grande oportunidade de se mostrar aos adeptos ingleses na terra dos Fab Four.

Com um Campeonato da Europa brilhante até ao momento, em todos os jogos marcou golos que ajudaram nas reviravoltas frente a Alemanha, Letónia e Holanda, que permitiram aos checos sonharem com o título que lhes escapou em 1996.

Este ano estão perto outra vez do tão almejado troféu, e com a contribuição de Barós (em grande forma) será possível atingir esse objectivo. Só é preciso a Grécia e talvez Portugal quiserem...

Publicado por Danielovsky às 12:01 AM

June 27, 2004

Só para lembrar...

Que o Menino da Damaia já "só" é o melhor marcador da Selecção no Euro!

Publicado por Danielovsky às 08:31 PM

Jogador do Dia - 26 / 06 / 2004

ROBBEN:

O extremo-esquerdo holandês que vai ser treinado por Mourinho no Chelsea começa a mostrar o valor de 18 milhões de Euros pelo qual Abramovich pagou pelo seu passe ao PSV.

Mal substituído no jogo com a República Checa, Dick Advocaat nunca mais se equivocou e deixou-o sempre a jogar, sendo ele um dos principais municiadores do ataque holandês.

Vai ser preciso ter cuidado com ele no próximo jogo contra Portugal.

Foi o homem do jogo, não só pelo penalty que marcou, mas também pelo jogo que fez...

Publicado por Danielovsky às 08:30 PM

June 26, 2004

Jogador do Dia - 25 / 06 / 2004

CHARISTEAS:

Só os mais desatentos do futebol europeu não conseguem reconhecer Angelos Charisteas na brilhante carreira que o Werder Bremen efectuou este ano na Bundesliga.

Sendo companheiro do brasileiro Ailton, levou o Werder Bremen à conquista da dobradinha, e agora na selecção grega começa a mostrar os seus atributos.

Sendo a principal referência no ataque grego, suportado ontem por Nikolaidis, ele é o avançado móvel na qual assenta a táctica de Otto Rehaggel, que tem surpreendido a Europa neste Europeu.

Com dois golos importantes, o avançado já mostrou que é uma mais valia e se o Werder entender vendê-lo, fará de certeza um grande negócio.

O homem do jogo ontem em Lisboa, ao derrotar a França.

Publicado por Danielovsky às 02:32 PM

Au Revoir

Publicado por Danielovsky às 02:17 PM

June 25, 2004

Alemanha

È de lá que vem o novo treinador do Benfica!

Hoje é a vez de Klaus Toppmoeller, antigo treinador do Bayer Leverkursen e actual treinador do Hamburgo vir referenciado no Record.

E amanhã? Quem será???

Publicado por Danielovsky às 05:17 PM

Já está!!!

Para mim, e como tinha prognosticado, Portugal já cumpriu o seu papel neste Europeu ao chegar às meias-finais do Europeu.

É uma vitória dos jogadores, de Scolari e de Carlos Godinho.

Vitória dos jogadores porque sem eles, não há jogo e são eles que são responsáveis por jogarem aquilo que sabem e nada mais.

Vitoria de Scolari contra tudo e contra todos. Eu nunca fui daqueles que defendeu, nem nunca o mandei abaixo (é lógico que comentários após o jogos do Euro não são contabilizados...), mas aquando dos resultados negativos que a Selecção ia fazendo, eu era das poucas pessoas que dizia que só na altura do Euroepu é que as pessoas deviam exigir o que quer que fosse, mas para mim, a exigência seria uma meia-final. Ora eu já tenho o meu pedido aceite.

Finalmente, Carlos Godinho. A pessoa sombra da FPF que comanda as tropas e isola o casulo da Selecção aos mais ferozes ataques que lhes são feitos. Depois dos acontecimentos (chamemos-lhe assim) de Macau e da Coreia, Carlos Godinho conseguiu fazer com Scolari aquilo que as pessoas em Portugal mais queriam nos últimos tempos: "ver na Selecção a alegria que não existe no país!".

Publicado por Danielovsky às 05:14 PM

Jogador do Dia - 24 / 06 / 2004

RICARDO:

Sem sombra de dúvidas, o homem do jogo, ao defender o penalty e a logo a seguir marcar o da sua equipa com a calma e certeza de enviar os ingleses para casa.

Ontem nõa houve espaço para discutir Vitor Baía, se bem que os jornalistas funcionam assim, vide o exemplo da camisola a Scolari.

Voltando a Ricardo, mostrou que está com a mente em grande, e extremamente concentrado neste Campeonato da Europa, provando agora que nesta fase, é importantissimo ter um guarda-redes inspirado para as meias-finais do Europeu.

Publicado por Danielovsky às 05:06 PM

Tens de esperar até quarta-feita, Bruno Prata...

Publicado por Danielovsky às 12:58 PM

Toma um Kompensan que isso passa...

"Gary Neville has criticised referee Urs Meier for ruling out a possible late winner for England against Portugal."

Publicado por Danielovsky às 12:48 PM

June 23, 2004

Uma dúvida

Tendo em conta que Deco e Paulo Ferreira estão a caminho do Chelsea, e que Mourinho também está interessado em Maniche, Costinha, Nuno Valente e Ricardo Carvalho, será que os adeptos do FC Porto para o ano torcem pelo FCP ou pelo Chelsea???

Publicado por Danielovsky às 08:46 PM

June 22, 2004

Estou comovido

Os jornalistas ofereceram uma camisola da Selecção a Scolari com a assinatura de todos os que estão a acompanhar o estágio da Selecção.

A ironia tem estas virtudes. Primeiro, insulta-se e discute-se com o maior do despudor, e depois, quando as coisas até começam a correr bem, já existe uma relação de amor comum.

Nem é preciso descrever o sentimento que começo a ter por essa espécie que se auto-intitula como "os mensageiros do povo"... Simplesmente repugnante.

Publicado por Danielovsky às 11:24 PM

Pausa...

Para não falar só em Europeu, começo por tentar fazer uma previsão do que se possa passar na próxima época futebolística (já sei que vão haver comentários...), no que diz respeito aos três grandes.

Comecemos naturalmente pelo Campeão... FC Porto:

Depois do ciclo Mourinho, espera-se para os lados das Antas que não volte outra vez o ciclo Caldeira (tão bem conhecido por trazer para o clube azul e branco Pizzi's, Ibarra's, Quintana's e afins). Isto porque o FC Porto, apesar de receber muito dinheiro pela venda de jogadores fulcrais, tem de saber compensar essas saídas com jogadores de talento, e que não custem muito, para as contas não voltarem ao vermelho (mal comum de todos os clubes portugueses).
A saida de Deco, Paulo Ferreira (os únicos confirmados), mas também as prováveis de Maniche, Costinha e Ricardo Carvalho enfraquecem o clube, se o mesmo não conseguir rentabilizar essas saídas com entradas ainda melhores. E ai, não é concerteza a entrada de Areias que vai provar isso. Rossatto é sem dúvida uma grande aquisição e Pepe fica para provar que expulsões rídiculas que teve ao serviço do Marítimo não se repitam e assim se torne um jogador de eleição, uma vez que o potencial está lá.
Com a lista de outros reforços mencionados na Comunicação Social (Perrotta, Fabiano e Diego), poderá haver matéria para o FC Porto continuar na senda das vitórias, mas com a plena cosciência de que as ultimas duas décadas não se vão repetir com a mesma facilidade.

O Benfica continua num estado de letargia total e a os seus adeptos (conhecidos por reclamarem por tudo e por nada) aceitam esse estado.
O Alverca Connection continua a funcionar, a entrada de directores e treinadores para a formação também, mas não há notícias acerca do treinador principal e a aquisição de Carlitos da Liga de Honra não é motivo para grande orgulho.
Com a saída certa de alguns jogadores que não preenchiam de facto o plantel do Benfica (Alex e Cristiano são bons exemplos), o Benfica reforçou-se (???) de uma maneira insípida e sem grande capacidade de avaliação do mercado.
José Veiga vem no entanto, a meu ver, minar um pouco a equipa e o clube, ao ser definido como Director Geral de uma SAD demasiado dependente de um Presidente que atingiu mais de 90% dos votos, estando habilitado a fazer o que lhe apetecer...
Sem noticias, também é sem grandes comentários que se deduz onde o Benfica possa chegar.

Finalmente o Sporting, que apostou no treinador-adjunto que fez a pior época dos últimos anos do Real Madrid. É lógico que Peseiro não tem culpa da época, a culpa não morre solteira, mas vir em bicos de pés a dizer que vai conquistar tudo, quando se olha para o plantel do Sporting actual, só pode ser uma piada a juntar à teoria do "sistema".
Com um plantel desiquilibrado como o do ano passado, este Sporting tem de saber produzir muito mais e contratar em qualidade e não quantidade.
Com uma defesa homogénea, mas a precisar de 1 ou 2 peças, também o meio-campo deve ser consolidado e Liedson precisa de um companheiro bem mais activo.
Se o Sporting abdicar da teoria do "sistema", pode ser que tenha a paz suficiente para acalmar e voltar aos trilhos do sucesso, senão é mais uma época para esquecer, mas ao mesmo tempo para recordar que o famoso projecto Sporting pode não passar de um projecto que só conseguiu 2 títulos, 1 Taça de Portugal (ganha ao Leixões) e uma Supertaça (ganha ao mesmo Leixões)...

Publicado por Danielovsky às 11:20 PM

Arriverdecci

Publicado por Danielovsky às 10:55 PM

Jogadores Do Dia - 22 / 06 / 2004

TOMASSON:

O ponta de lança do AC Milan finalmente começou a dar um ar da sua graça, ao apontar dois golos contra os rivais suecos.
A subir de forma neste Europeu, Tomasson começa a assumir-se como o responsável pelo bom futebol que a Dinamarca tem apresentado em Portugal.
Com jogadas simples pelas linhas (afinal Jorgensen e Gronkjaer são as suas mais-valias), a Dinamarca encontra nos seus avançados a finalização que necessita.
Para mim, o homem do jogo neste Dinamarca - Suécia.

BUFFON:

Pode ser considerado o melhor em campo em todos os jogos da Itália. Provou sem sombra de dúvidas que é o melhor guarda-redes do Mundo e que a Juventus está bem servida.
O facto de Buffon ser o melhor prova que a Itália mereceu ser eliminada não só pelas opções de Trapattoni, mas também pelo sentimento de superioridade com que encarou o grupo C, nunca chegando a dar a volta.
Antes do resultado final estar feito, Buffon teve a oportunidade de se mostrar e salvar a Itália de um resultado escandaloso.
Por isso, é o único que merece sair com algum crédito deste Europeu numa vergonhosa prestação do Europeu.

Publicado por Danielovsky às 10:51 PM

Jogadores do Dia - 21 / 06 / 2004

OWEN:

O rapaz de Liverpool está a voltar à sua forma. Não marca golos, mas dá-los a marcar. Muitos dizem que está em baixo de forma, mas não o parece. Entre a Suíça e a Croácia, deu dois golos a Rooney, mostrando que a dupla inglesa está perigosa.
Um adversário a ter em conta para o jogo contra nós.

HENRY:
E ao terceiro dia, apareceu! Apareceu para livrar a França de apanhar com um Portugal motivado e preparado para a vingança de há quatro anos...
Mas também só começou a carburar quando Louis Saha se juntou a ele na frente de ataque.
Thierry Henry tem tudo para fazer o Europeu da sua vida, mas só ao terceiro dia é que encontrou o caminho dos golos. Veremos se fica por aqui, ou se continua.

Publicado por Danielovsky às 12:01 AM

June 21, 2004

Voltando ao Europeu...e ao Portugal - Espanha

Primeira questão:

O "Man Of The Match" dos jogos realizados no Europeu, não é atribuído de forma sumária. Ele é eleito através da Internet aqui.

Convém não esquecer as recentes votações para a atribuição da equipa da Champions League, realizados onde? No site da UEFA...

Segunda questão:

A rubrica "Jogador do Dia" foi criada muito antes do Europeu, já que aquando da criação deste blog, era necessário dinamizá-lo com algo mais do que texto. Assim foi criado o "Jogador do Dia", onde eram referidos jogadores dos mais variados clubes, jogadores não tão conhecidos do público em geral, juntamente com as suas informações.

Com a chegada do Euro,e para tentar dinamizar ainda mais uma área, que por falta de tempo, estava a ser esquecida, o "Jogador do Dia" seria aquele que a meu ver, merecia esse estatuto.
Não criei a rubrica de um dia para o outro, e se aqueles que começaram a vir cá e não compreendem a razão da rubrica, talvez a entendam agora...

Publicado por Danielovsky às 11:47 PM

Ponto de Ordem na Mesa

- Este blog é regido pela seu autor, que se assume como benfiquista
- Este blog (e o seu autor) têm as ideias definidas em relação ao que deve ser ou não escrito
- Este blog pode servir como ponto de discussão, e não como ponto de diálogos inconsequentes
- Este blog até pode dar para rir pelos posts colocados, mas até nisso se tem de respeitar
- Este blog é assinado por Danielovsky e não é ninguém que vem de fora para impingir o que deve ser escrito

Penso que é elucidativo. Quem não perceber, também não é bem-vindo.

Publicado por Danielovsky às 11:37 PM

June 20, 2004

É uma honra para mim...

O Paulo Querido, que me "ajudou" a incutir este espírito blogiano, comentou um post meu... Só mostra que a minha responsabilidade para com a blogosfera começa a ser maix exigente...

Obrigado!

Publicado por Danielovsky às 11:00 PM

O futuro...

Será que SCOLARI sempre vai ser o futuro treinador do Benfica???

Na quinta-feira saberemos...

Publicado por Danielovsky às 10:58 PM

E porque o desporto não é só bola...

Michael Schumacher caminha para o hepta...

9 Corridas, 8 vitórias...

Publicado por Danielovsky às 10:33 PM

Jogadores doDia - 20 / 06 / 2004

NUNO GOMES:

O ponta-de-lança talhado para as grandes competições está de volta.
Aliás, até marcar o golo que agora coloca Portugal no topo outra vez (a memória é curta...), Nuno Gomes aceitava o banco sem problemas nem pressões vindas de fora para colocar este ou aquele jogador a jogar.
Com a calma com que mostra o seu jogo, Nuno Gomes provou que pode ser uma arma mais letal do que aquela que tem sido, e assim passou a ser opção número 1 para o ataque português ao Campeonato Europeu.
Justamente o homem do jogo pelo golo que marcou. Uma palavra final para Nuno Valente. Secou por completo Joaquin e Luque. Talvez um dos seus melhores jogos de sempre.

VRYZAS:

O grego marcou um golo fundamental para a sua Selecção. Foi através dele que a Grécia conseguiu o apuramento pela primeira vez para os quartos-de-final de um Europeu.
Com um trajecto no campeonato italiano, nunca saindo do clube treinado pelo mítico Serse Cosmi, Vryzas só este ano saíu para ajudar a Fiorentina a tentar subir de divisão.
Com um espaço reduzido no Perugia por Ravanelli, Vryzas optou pela equipa de Florença, mas Otto Rehaggel vê nele o parceiro perfeito para Charisteas, em deterimento de Nikolaidis.
Golo oportuno o que marcou, colocando a Grécia como a primeira outsider deste Campeonato da Europa.

Publicado por Danielovsky às 10:28 PM

E agora???

O Scolari já sabe treinar e já sabe o que é o melhor para Portugal???

Publicado por Danielovsky às 10:03 PM

Obrigado, Nuno...

Publicado por Danielovsky às 09:51 PM

Coerência

Este é um sentimento próprio de uma pessoa que tendo lidado com o mundo do futebol, e não sendo um daqueles facciosos, chego à seguinte conclusão:

Os jornalistas espanhóis defendem a sua selecção através dos mais diversos meios.

Os portugueses também. Defendem sempre a selecção que joga contra Portugal.

Publicado por Danielovsky às 12:32 AM

"Não quero ser facciosa"

Diz Manuela Aguiar, deputada do PSD e assumida portista, "mas preferia pôr o Cristiano Ronaldo!"

Publicado por Danielovsky às 12:29 AM

Se for esperto, pode aproveitar...

Iñaki Saéz divulgou o onze um dia antes. Saberá Scolari fazer como Rehaggel??

Publicado por Danielovsky às 12:16 AM

Jogadores do Dia - 19 / 06 / 2004

VERPAKOVSKIS:

A grande estrela da equipa letã merece hoje o destaque pelo resumo do jogo que vi. É sem dúvida, a par de Kolinko (o guarda-redes) a grande figura da equipa que hoje arrancou um empate à Alemanha.
Sofreu um penalty na grande área alemã, que o árbitro fez vista grossa, protegendo os famosos "grandes" da Europa.
Foi ele que eliminou os turcos deste Europeu, e por isso, só por isso, já merece o destaque da equipa.


KOLLER:
O gigante checo voltou a fazer das suas. Passou quase despercebido do jogo com a Letónia, mas hoje apareceu em "grande".
Com um golo e com uma assistência para outro, Koller foi o expoente máximo da reviravolta checa a que tive o prazer de assistir, tornando-se assim no melhor jogo do Campeonato Europeu até agora.
Com o apoio de Baros, Nedved, Poborsky e Rosicky, Koller está outra vez a demonstrar que não é só patudo.
Para mim foi dificil encontrar um jogador neste jogo, mas uma assistência e um golo fizeram a diferença. O outro que podia escolher seria Robben...

Publicado por Danielovsky às 12:14 AM

June 19, 2004

Jogadores do Dia - 18/06/2004

GRAVESEN:

A fazer parecer esse poço de força dinamraquês que era Stig Tofting, Thomas Gravesen é bem mais tecnicista que o seu compatriota.

Emprega a mesma força muscular na luta do meio campo e consegue arrancar passes como o que fez para o início do primeiro golo da Dinamarca contra a Bulgária.
Jogando no Everton, a sua presença de meio campo justifica-se pelo futebol inglês, mas inserido na selecção da Dinamarca mostra que vale bem mais do que só ter força.
Para além disso, a maioria dos cartões amarelos vistos pelos búlgaros foram mostrados devido a faltas sobre ele. Foi hoje o grande pilar da Dinamarca na terrível luta que é o meio campo num jogo de futebol.

ISAKSSON:

Jaime Antunes queria trazê-lo para o Benfica nas eleições perdidas para Vieira, e pelos vistos, não se estava a enganar.
Já contra a Bulgária efectuou defesas de alto gabarito, sendo hoje a última barreira contra a equipa italiana.
A ele se deve o facto da Itália só estar a ganhar por um golo ao intervalo.
Mostrou que aprendeu alguma coisa no tempo que esteve na Juventus, estando agora preparado para dar finalmente o salto do modesto Djugarden.
Com as defesas que efectuou, para mim, foi o homem do jogo no Itália - Suécia.

Publicado por Danielovsky às 01:15 AM

A leste nada de novo...

Por isso, a Rússia e a Bulgária são eliminadas deste Europeu, sem honra nem glória.

Publicado por Danielovsky às 01:08 AM

Não é preciso chatearem-se...

Lá porque pus o Miguel como Man Of The Match....

Esqueci-me foi de pôr ontem o Baía como Man Of The Match no Croácia - França, a comentar para a TVI...

Abraços...

Publicado por Danielovsky às 12:57 AM

June 18, 2004

É estranho...

O Tiago esteve na conferência de imprensa da Selecção e ninguém lhe perguntou se a entrevista que ele deu ao Público tinha sido verdadeira ou não, ou se mantinha a mesma opinião???

É muito estranho, se tivermos em conta que tanto ao Deco como ao Costinha já lhes perguntaram se iam para o estrangeiro ou não...

E não me venham com a treta que estão na Selecção e só devem falar do Campeonato da Europa... Ou há regras iguais para todos ou há rebaldaria...

Publicado por Danielovsky às 02:01 AM

Jogadores do Dia - 17 / 06 / 2004

ROONEY:

O bombardeiro de Liverpool chegou ao segundo jogo da selecção inglesa. Com um porte físico invejável, a fazer lembrar os bravos jogadores de rugby da Selecção Campeã do Mundo, Rooney mostrou que está a chegar à grande forma que o tornou uma estrela em Inglaterra com apenas 16 anos.
Tudo bem que o segundo golo é um golo fortuito, mas a forma de Rooney contrasta com a do seu companheiro de ataque, que tem estado em baixo.

É afinal, a grande esperança inglesa para este campeonato, e a ver vamos o que vai reservar o próximo Croácia - Inglaterra.

BUTINA:

O guarda-redes que substitui Stipe Pletikosa está em grande forma para defender as redes da Croácia. Com um bom par de defesas, evitou que a França marcasse e enviasse quase de certeza a Croácia para casa.
Assim, deu alento aos seus companheiros para uma campanha que se espera positiva, ou seja, a chegada aos quartos-de-final.
É atrás que também se ganham jogos, e neste contra a França, Butina mostrou estar à altura.

Publicado por Danielovsky às 01:59 AM

Para os mal-amados

A recomendação do Barnabé....

Publicado por Danielovsky às 01:39 AM

June 17, 2004

Ganhámos, mas...

- O Nuno Valente não é defesa-esquerdo para a Selecção

- Os jogadores do FC Porto estão cansados, e isso notou-se a partir do minuto 60

- A humildade continua a faltar na nossa equipa

- O Scolari continua a não saber ler os jogos

- Vai ser preciso muita sorte frente à Espanha

Publicado por Danielovsky às 11:13 AM

Jogadores do Dia - 16 /06 / 2004

JOAQUIN:
O extremo-direito do Bétis teve uma participação bastante activa no jogo com a Grécia e Fyssas que o diga...
Este jovem jogador formado nas escolas do Bétis já é conhecido pelo "novo Figo" e a sua transferência para o Real Madrid está iminente sempre no final de cada época, sem ainda o ter sido.

Na primeira aparição no Europeu, Joaquin mostrou os seus atributos e provou ser uma dor de cabeça para o defesa-esquerdo do Benfica e da Grécia, ao ponto do seleccionador helénico ter trocado Fyssas por Venetidis.

Para mim, o homem do jogo no Espanha-Grécia e o único espanhol que não merecia o empate.

MIGUEL:
Grande exibição defensiva do jogador que em tempos foi um extremo incompreendido e agora é um lateral idolatrado.
Miguel não se deixou abater com os russos, e foi o grande responsável por ter obrigado Costinha a jogar mais a "defesa-esquerdo".
Nunca compremeteu a atacar e a defender teve apenas um lapso onde deixou efectuar um cruzamento perigoso.
Quanto ao resto, esteve impecável. Uma boa exibição esquecida mais uma vez pela comunicação social.

Publicado por Danielovsky às 11:11 AM

June 15, 2004

E porque o Mundo não é só a Europa...

Faltam 2 jornadas para o fim e já são 4 pontos de avanço sobre o eterno rival Boca...

Publicado por Danielovsky às 10:05 PM

Jogadores do Dia - 15 / 06 / 2004

POBORSKY:

Já andava com saudades de o ver jogar em Portugal, e pelos vistos, ele também. Karel Poborsky recordou-nos os tempos em que jogava no Benfica, levando a selecção checa às costas rumo à vitória sobre a Letónia.

Com as suas peculiares arrancadas pelo flanco direito, Karel Poborsky foi quem iniciou a reviravolta ao efectuar um cruzamento para a área onde Baros só teve de encostar.

Foi ele a figura de uma selecção que vai viver de Nedved (hoje um pouco abaixo) e que se não mostrar muito mais, corre o risco de sair mais cedo deste Europeu.

LAHM:

O jovem jogador do Estugarda provou hoje frente à Alemanha que a sua chamada à selecção principal germânica não foi feita por acaso.

Rápido, flexível e a saber sair com a bola jogada, o jogador tem tudo para se tornar numa das agradáveis surpresas do Europeu.

Anulou Van Der Meide com uma precisão impressionante, bem como as investidas pelo seu lado da equipa holandesa nunca deram muito resultado.

Para mim, o jogador do dia num encontro muito táctico e sensaborão....

Publicado por Danielovsky às 09:51 PM

O culpado

Arranjar bodes expiatórios para certas causas é o mais fácil para a comunicação social portuguesa.

Desta vez, a escolha caíu em Rui Costa, que apesar de estar longe da melhor forma, não foi o único culpado da derrota frente à Grécia.

Aliás, foi quase unânime que as alterações efectuadas ao intervalo foi o melhor que Luiz Felipe Scolari fez, mas para a comunicação social, os passes errados de Paulo Ferreira e Costinha que deram origem aos golos gregos foram omitidos.

Outra coisa não seria de esperar se a comunicação social não desse especial destaque aos jogadores do Campeão Europeu e "hostilizasse" os outros.

Arranjar em Rui Costa o tal bode expiatório só pode levar á chamada desestabilização que não se quer para a Selecção...a bem da Nação.

Amanhã, perspectiva-se um núcleo central do meio-campo composto por jogadores do FC Porto. Veremos o resultado.

Publicado por Danielovsky às 07:33 PM

Quem será amanhã?

Hoje, foi a vez de Brian Laudrup aparecer na capa dos jornais, depois de Luiz Fernandez o ter sido no fim de semana.

E amanhã? Quem será?

Publicado por Danielovsky às 12:23 AM

June 14, 2004

Jogadores do Dia - 14 / 06 / 2004

JANSEN, D. :

Este médio de características defensivas que despontou no Heereveen provou hoje frente á forte selecção italiana que é um bom jogador.
Tapando as investidas atacantes da "squadra azzurra", e lançando rapidamente o contra-ataque dinamarquês, Daniel Jansen provou que bem aproveitado é um jogador útil.

Actualmente no Murcia, este campeonato da Europa pode ser o salto que ele tanto necessita e que encontre um clube que o saiba aproveitar.´

Foi hoje para mim, o homem do jogo. Discreto, mas eficaz.


LARSSON:

O grande avançado voltou e provou que está melhor do que nunca. Só com a entrada na casa dos 30 é que Henrik Larsson provou que era um goleador fantástico e útil a qualquer equipa.

Não é só jogando no campeonato da Escócia que se consegue ter esse mérito, mas Larsson prova nas outras competições que é um avançado felino e eficaz.

Hoje, foi a vez da Bulgária provar a dose do sueco, mostrando o porquê do Barcelona andar na sua peugada.

Dois dos cinco golos da Suécia foram deles, e ainda hão-de vir mais...

Publicado por Danielovsky às 09:41 PM

June 13, 2004

Jogadores do Dia - 13 / 06 / 2004

MORNAR:

Ivica Mornar sempre foi avançado. No entanto, Otto Baric surpreendeu ao apresentar em campo, hoje frente à Suíça, um esquema ofensivo com 4 avançados puros, colocando nos extremos Olic e Mornar.

O "careca" mostrou que possui uma cultura táctica acima da média, sacrificando-se em prol da equipa. Arrancou boas jogadas pela linha direita, tentando servir os colegas mais avançados Sokota e Prso.

Para um ponta-de-lança, a sua adaptação a extremo mostra a qualidade dos jogadores da selecção croata, que pode ser uma boa surpresa neste Campeonato.

GERRARD:

O jovem das escolas do Liverpool estava a fazer um jogo irrepreensível, quando ao minuto 93, quis atrasar a bola para David James e Henry apercebeu-se, conseguindo sacar um penalty para garantir o triunfo à França.

Steven Gerrard é um daqueles médios "box to box" que beneficiando do seu forte pontapé, muitas vezes faz mossa nas balizas adversárias. Hoje, no entanto, esteve destinado a desenvolver um papel mais defensivo, tapando os caminhos para a baliza francesa.

Teve azar no erro do passe, mas a sua qualidade de jogador ficou comprovada neste França-Inglaterra impróprio para cardíacos.

Publicado por Danielovsky às 11:58 PM

Jogadores do Dia - 12 / 06 / 2004

DELLAS:

Para ser sincero, Dellas nunca me entusiasmou como jogador de futebol. Nem mesmo a sua contratação pela Roma e consequentes jogos que fez mostraram que o grego merecesse um lugar na equipa da capital italiana.
No entanto, no jogo de estreia do Campeonato da Europa de 2004, na cidade do Porto, Dellas funcionou como um verdadeiro Deus numa defesa em que a zona central era claramente a mais fraca (a seu lado tinha Kapsis, do AEK).
Comandou a zona defensiva com a tranquilidade e a intriga constante das equipas italianas, transmitindo-lhes confiança e segurança.

Para mim, foi ele o Homem do Jogo e foi a partir de trás que a equipa da Grécia mostrou tranquilidade e segurança para arrebatar uma vitória merecida frente a uma equipa de vedetas, que só jogam para o individualismo e não para o colectivo.

VALERÓN:
Ainda jogava no Mallorca e já Valerón dava mostras de se tornar um jogador de classe mundial. Recrutado pelo Atlético de Madrid na altura em que Futre foi director-desportivo, começou aí a ser reconhecido como um médio de ataque ideal para jogar atrás do ponta-de-lança.

Ontem, Saéz deixou-o no banco e o maiorquino não se deixou ir abaixo, entrando em campo para fazer o que faltava à Espanha: um golo. Comprovou que se tiver de ficar no banco em sacrifício do colectivo o faz com o mesmo profissionalismo com que entrou e resolveu o jogo.

Publicado por Danielovsky às 11:50 PM

Confirmado

- A Selecção não consegue jogar como o FC Porto

- O Scolari não é um bom treinador

- Não houve jogador que se safasse ontem e o Maniche foi eleito o melhor em campo

- Será que os jornalistas também recebem comissões pela venda de jogadores???

Publicado por Danielovsky às 11:41 PM

June 11, 2004

Jogador do Dia

Vai começar a partir de amanhã (espero que com tempo disponível) a reestruturação do campo "Jogador do Dia". Escusado será dizer que o eleito será aquele que se destacar nas partidas do dia do Euro.

E mais não digo, senão a surpresa estraga-se....

Continuem a viajar nestes costumes. Estou agradecido por registar perto das 100 visitas diárias...

Obrigado a todos!!!

Publicado por Danielovsky às 06:03 PM

Vamos confirmar ou não...

Se com Costinha e Maniche no meio-campo de Portugal, os gregos são deuses ou não...

Eu começo a desconfiar que o bom resultado que se espera amanhã não seja possível...

Veremos...

Publicado por Danielovsky às 05:59 PM

June 09, 2004

Algumas respostas...

O Blogolo perguntou e aqui vão algumas das respostas em perguntas:

- É preciso recuar muito para me lembrar do "Caso Calheiros"?

- É preciso recuar muito para me lembrar dos "Quinhentitos" para o José Guímaro?

Se existem teorias da conspiração, estas perguntas não o são de certeza, porque houve provas...

Abraços

Publicado por Danielovsky às 10:47 PM

A razão dos enigmas

Uma sandocha, se faz favor!!!

Publicado por Danielovsky às 10:16 PM

Depois da tempestade...

A bonança!

Hoje foi dia de rescaldo das notícias que vieram a lume ontem acerca do Benfica.

É sempre assim, onde há gato escondido com o rabo de fora é evidente a falta de timing correcto.

Hoje falo por enigmas... Quem quiser compreender está livre de o fazer...

Publicado por Danielovsky às 10:14 PM

June 08, 2004

Uma questão?

É impressão minha ou a esmagadora maioria dos clubes que participaram este ano na edição da Superliga têm jogadores emprestados pelo FC Porto e que todos (ou quase todos) são titulares dessas mesmas equipas, ficando no entanto proibidos de jogar contra a "casa-mãe"? E já agora, dos três clubes que desceram, algum deles tinha jogadores emprestados do FC Porto?

Publicado por Danielovsky às 11:58 PM

Bater no ceguinho...

Está na moda bater no Benfica!

O achincalhamento público de que está a ser alvo a equipa encarnada começa a ser exagerado, e muito sinceramente, os jornalistas que não colaborarem com a verdade, seriam imediatamente proibidos de entrar nas instalações do clube, caso fosse eu o dirigente máximo do clube.
E isto por razões muito simples:

- O comportamento dos jornalistas perante clubes como o Benfica e o Sporting é notoriamente diferente do que com o FC Porto.

- Porquê? Porque são avisados com antecedência de que notícias que procuram desestabilizar o clube são logo censuradas, bem como os jornalistas.

A notícia de hoje de Tiago até pode ser verdade, mas o próprio teor da notícia, assinada por Bruno Prata (talvez o jornalista mais parcial que conheço) não se parece com uma entrevista a sério.

Além disso, o timing em que a noticia é posta cá fora, bem como a de Luiz Filipe Scolari é de uma falta de respeito por instituições e pessoas.

Porque é certo que os jornalistas conhecem as notícias com bastante antecedência e fazem sempre os seus papéis de cordeiros à espera da decisão dos editores-chefe para uma transmissão dessa notícia, mas mandar a notícia cá para fora em alturas que não se aceitam, torna-se de facto irresponsável.

É preciso uma atitude de mostrar quem manda, e de quem precisa efectivamente do nome do Benfica. E os jornalistas que não entenderem a mensagem, podem ir pregar para outro lado.

O respeito é uma coisa bonita e as pessoas têm de saber o que isso é...

Publicado por Danielovsky às 11:11 PM

June 06, 2004

Momento 24 Horas do Dia

Os prognósticos dos jogos do Europeu 2004 para a minha pessoa:

Grupo A:

Portugal 2-0 Grécia
Espanha 2-1 Rússia
Portugal 3-1 Rússia
Espanha 1-0 Grécia
Portugal 2-2 Espanha
Grécia 2-1 Rússia


Classificação
1º Portugal - 7 pts
2º Espanha - 7 pts
3º Grécia - 3 pts
4º Rússia - 0 pts

Grupo B

Suíça 0-2 Croácia
França 1-1 Inglaterra
Inglaterra 1 -0 Suíça
Croácia 1-3 França
Suíça 0-3 França
Croácia 1-0 Inglaterra

Classificação:

1º França - 9 pts
2º Croácia - 6 pts
3º Inglaterra - 3 pts
4º Suíça - 0 pts

Grupo C:

Dinamarca 0-2 Itália
Suécia 3-1 Bulgária
Bulgária 2-2 Dinamarca
Itália 3-1 Suécia
Itália 3-0 Bulgária
Dinamarca 1-2 Suécia

Classificação:

1º Itália - 9 pts
2º Suécia - 6 pts
3º Dinamarca - 1 pt
4º Bulgária - 1 pt

Grupo D:

Rep. Checa 2-0 Letónia
Alemanha 1-2 Holanda
Letónia 0-3 Alemanha
Holanda 0-1 Rep. Checa
Holanda 5-0 Letónia
Alemanha 2-1 Rep.Checa

Classificação:

1º Holanda - 6 pts
2º Alemanha - 6 pts
3º Rep. Checa - 6 pts
4º Letónia - 0 pts


Quartos de Final:

Portugal 2-1 Croácia
França 2-1 Espanha
Itália 1-0 Alemanha
Holanda 3-2 Suécia

Meias - Finais:

Portugal 1-2 Itália
França 2-0 Holanda

Final:

Itália 0-2 França

Veremos o que se passará quando começar a competição...

Publicado por Danielovsky às 06:01 PM

June 05, 2004

Euro 2004 - Grupo D

O grupo D é o mais equilibrado dos 4 que existem neste Europeu.

Com as selecções da Alemanha, Holanda e República Checa, a Letónia faz nitidamente o papel de parente pobre, mas não convém esquecer que foram eles que eliminaram a Turquia (3ª classificada do Mundial da Coreia) em plena Istambul.

As restantes três selecções disputam entre si o papel de favoritas, se bem que acho que só na última jornada, se vai apurar pela diferença de golos a passagem aos quartos de final.

A minha aposta passa pela Holanda e pela Alemanha, devido ao facto de funcioanrem mais como equipa, ao passo que a República Checa vive mais das individualidades do que do colectivo.

Publicado por Danielovsky às 05:52 PM

Euro 2004- Grupo C

Itália, Suécia, Dinamarca e Bulgária são as equipas que participam neste grupo do Europeu.

O natural favoritismo vai para a selecção transalpina, mas os italianos sofrem de um problema, que é o de não ter um banco à altura dos titulares.

As equipas nórdicas são sempre uma incógnita, mas nunca deixam de fazer más figuras em fases finais. Em 1992, a Dinamarca foi campeã europeia e em 1994, no Mundial, a Suécia foi 4ª, o que espelha bem que pode haver alguma surpresa ou não.

A Bulgária será talvez a equipa mais fraca deste grupo, pese embora ter relegado a Dinamarca para a fase do play-off.

No entanto, as minhas apostas vão para a Itália e para a Suécia, já que têm os conjuntos mais homogéneos.

Publicado por Danielovsky às 05:48 PM

June 03, 2004

Zangam-se as comadres...

Descobrem-se as verdades!!!

Publicado por Danielovsky às 09:14 PM

E se o treinador do Benfica vier de Inglaterra???

David O'Leary

Bobby Robson

Martin O'Neill


Mas eu não me importava que viesse da Alemanha:

Publicado por Danielovsky às 01:27 AM

Euro2004 - Grupo B

França, Inglaterra, Croácia e Suíça são as equipas que pertecem a este grupo.

Tidas à partida como as grandes favoritas neste grupo, França e Inglaterra são as equipas apuradas neste grupo.

No entanto, eu tenho as minhas dúvidas acerca da passagem dos ingleses, já que acho que a equipa que Eriksson escolheu não é das mais fortes destes últimos tempos.

Por isso, a Croácia, que tem sempre aquele toque latino de jogar futebol, apoiada por dois pontas de lança poderosos como são Prso e Sokota, podem fazer com que a Croácia seja uma das grandes figuras deste Europeu.

A Suíça, apesar de também ser considerada uma outsider, não apresentará grandes argumentos na luta por um lugar nos quartos de final.

Por isso, o palpite será França e Croácia.

Publicado por Danielovsky às 12:48 AM

June 01, 2004

Diego

Apontado como um nº10 moderno, o jovem jogador do Santos é um dos melhores jogadores do Brasil actual, e onde os grandes clubes europeus o vêem como uma das promessas a explodir em breve no Velho Continente.

O Benfica surge agora como candidato a adquiri-lo, mas a cotação é elevada e o menino-prodígio do Peixe (alcunha do Santos) vai ser difícil de sair, a não ser por muitos dólares.

É uma aquisição mais do que garantida para qualquer clube, e caso não haja azar, o retorno do investimento é mais do que certo.

Publicado por Danielovsky às 12:26 AM

Euro 2004 - Grécia

A finalizar o Grupo A, os helénicos são os últimos a ser apresentados. Com uma equipa constituída maioritariamente por jogadores a jogarem fora da Grécia, apresenta-se com uma equipa madura, que teve a proeza de mandar a Espanha para a fase de paly-off, nos jogos de qualificação.

Com elementos preponderantes como Tsartas, Nikolaidis e Charisteas (campeão alemão), a Grécia pode ser apontada como a outsider do Grupo, dependendo para tal do primeiro jogo que efectuar no Euro.

Publicado por Danielovsky às 12:17 AM