« February 2004 | Entrada | April 2004 »

March 31, 2004

Continuo a bater no ceguinho...

Gostava agora de ouvir José Mourinho dizer que o Carlos Alberto é um grande fiteiro e não sentido de fair-paly... A sério que gostava... Sempre mostrava a sua integridade que tanto se gaba...

Publicado por Danielovsky às 10:05 PM

March 29, 2004

Os habilidosos


"Então pá! Não te mandas para o chão? Estás à espera de quê? Vá lá, que tenho mais que fazer..."


Oh cara! É para já! Eu lá no Rio também fazia disso, por isso é que era o sucessor do Rogê..."

Publicado por Danielovsky às 10:47 PM

March 28, 2004

Minutos...

Estádio de Alvalade, Sporting - Paços de Ferreira, Minuto 88

Niculae remata dentro da grande área, o guarda-redes Pedro defende e Liedson (que na altura do remate estava ligeiramente adiantado, mas nada de chocante), aproveita para marcar o único golo da partida.

Estádio do Dragão, FC Porto - Moreirense , Minuto 87

Benni McCarthy empurra o guarda-redes João, permitindo Martins dos Santos que se marcasse um pontapé de canto contra o Moreirense.

Minuto 88

No seguimento do pontapé de canto, á entrada da grande área, Carlos Alberto atira-se para cima de um jogador do Moreirense, caíndo depois, iludindo o árbitro do encontro, fazendo com que o mesmo marcasse um livre.

Minuto 89

Golo do FC Porto!

Tirem as vossas conclusões!!!

Publicado por Danielovsky às 11:28 PM

March 25, 2004

Morrer na praia... ou não?

Agora é fácil de encontrar a explicação da derrota do Benfica em Milão, perante a Internazionale.

Desde as escolhas de Camacho, desde as oportunidades desperdiçadas tanto cá como lá, desde os falhanços clamorosos da defesa do Benfica, dos erros do árbitro, etc, etc, etc...

Mas o que as pessoas não se podem esquecer é que uma equipa do Benfica não efectuava uma época tão positiva, desde há muitos anos.

E essa honra tem de ser feita a José António Camacho, a quem eu já tanto critiquei. A gestão de um plantel curtíssimo (e fraco) como o deste ano do Benfica tem sido quase brilhante.

O alcançar os oitavos-de-final da Taça UEFA, a final da Taça de Portugal e ainda lutar pelo 2º lugar do campeonato é uma temporada digna de realçar.

Mas o interesse deste jogo de Milão prende-se com o facto de uma equipa como a do Benfica não conseguir jogar da mesma maneira e com o mesmo querer durante o jogo todo.

E com estes resultados aparecem as perguntas do costume: e agora?

Agora é a grande luta de um clube que procura voltar a crescer usando o que tem e o que não tem.

Veremos se este ano ainda vai morrer na praia no final do campeonato ou não... Cá aguardaremos!

Publicado por Danielovsky às 11:26 PM

Il Bastardo

Publicado por Danielovsky às 10:57 PM

March 24, 2004

A queda de um ídolo...


A subida do descendente...

Publicado por Danielovsky às 10:10 PM

March 22, 2004

A esperança é cada vez maior...

Petit espera estar a 100% em Milão!

Publicado por Danielovsky às 11:50 PM

O número 4

Este foi um fim de semana profícuo para o número 4.

O Athletic de Bilbao brindou os Galácticos de Madrid com 4 golos, que foram quase como 4 bombas que rebentaram a estrutura de Carlos Queirós, e onde a sua posição fica enfraquecida, esquecendo-se as pessoas da culpa de Florentino Pérez.

O Rio Ave brindou o Sporting com 4 golos sem resposta, a mostrar que a equipa de Alvalade pensa que o 2º lugar está garantido, e que sem o brasileiro Rochemback não passa de uma equipa infatil a defender.

4 são agora os pontos que separam os dois grandes de Lisboa, na sempre renhida luta pelo segundo lugar.

4 foram os golos que o Benfica sofreu do Charleroi, mas com os 5 que marcou, possibilitou pela primeira vez, a presença de uma equipa na final da Uefa Futsal Cup.

E 4 são as equipas que vão lutar para não descerem de divisão este ano, 3 delas históricas: Belenenses, Guimarães e Académica. O "outsider" é o Paços de Ferreira, e veremos no final quem se vai safar...

Publicado por Danielovsky às 11:08 AM

March 18, 2004

A inveja é fodida...

E eu hoje sinto isso.

Só espero que tu, meu caro, honres como costumas honrar o nome dessa grande instituição que é o nosso GLORIOSO!!!

E que venhas de lá com um sorriso daqueles...

Publicado por Danielovsky às 10:35 PM

Estranho mundo este...

O do futebol!

Depois de se saber que a final vai ser um Benfica - FC Porto, e de ver que o Estádio Nacional não reúne as condições para receber o jogo, a FPF já pensa em colocar a final num dos estádios novos que foram feitos para o Euro.

Mas porque carga de água é que as entidades responsáveis não preservam o Estádio Nacional, por forma a poder receber os jogos da Selecção e a Final da Taça, para além de outros eventos?

Ou será meramente uma questão de se tratar de um "elefante branco" e que sendo um símbolo do antigo regime, vai ficar votado ao desprezo e abandono??

Um pouco mais de respeito era bonito!

Publicado por Danielovsky às 10:29 PM

March 16, 2004

É por estas e por outras...

Que a arbitragem em Portugal não pode estar boa! Então o Bruno Paixão já é "Internacional"???

Publicado por Danielovsky às 10:06 PM

Critérios...

É notícia hoje que o E.Amadora deve dinheiro e que duas direcções cometeram fraudes financeiras, prejudicando o clube.

Esta notícia não tem nada de estranho, se exceptuarmos o facto do E.Amadora estar praticamente condenado à despromoção e de só ser notícia o clube da Amadora.

Pergunto eu: e os outros clubes?

Será que só o E.Amadora é que deve dinheiro e tem sacos azuis???

E para mais, qual é o critério utilizado pelos jornais para lançarem a notícia cá para fora??

Isto é tudo muito estranho, mas já nada me espanta neste mundo da comunicação social desportiva...

Publicado por Danielovsky às 09:50 PM

O Burro Do Dia

Publicado por Danielovsky às 09:41 PM

March 15, 2004

Dualidade de critérios...

Ao ver os títulos dos jornais, depreendo uma coisa. Para além da bajulice crónica que padecem os nossos jornalistas em lamber as botas ao Pintinho e aos seus capangas, já começam a existir sinais concretos de que há dois pesos e duas medidas.

Ao ver as capas dos jornais de hoje, até parece que o Benfica jogou mal para poder levar de vencida uma equipa do Marítimo que jogou para o empate (o que geralmente, dá azo à derrota), e que só se lembrou que tinha de jogar quando faltavam 10 minutos para acabar o jogo.

Recordo-me do jogo de sábado no Dragão, onde o Boavista podia ter metido uma ou duas bolas na baliza na primeira parte, onde atacou mais do que o Marítimo na Luz, e não vi um único comentário, nem à paupérrima exibição do FCP, nem á já habitual estrelinha da sorte que os tem estado a acompanhar.

Por isso mesmo, a nossa comunicação social continua a dar mostras de tiros no pé, e de tendência explícita, o que nunca é bom sinal, seja para que lado for...

Publicado por Danielovsky às 10:50 PM

March 14, 2004

Somos tão pequeninos...

Por isso é que os jornalistas portugueses ligam tanto a um simples papel passado a um jogador durante um jogo???

Publicado por Danielovsky às 11:32 PM

March 13, 2004

Europa, Europa...

Semana positiva para o futebol português.

São vitórias morais aquelas que os clubes portuugesas conseguiram esta semana, segundo Bernardino Ribeiro do Record, mas são vitórias também elas intitucionais, já que os dois clubes mostraram estar à altura de adversários poderosos.

Comecemos por quem jogou primeiro.

O FCP teve sorte! Sejamos honestos e segundo o jogo que eu vi, e admito que só vi a segunda parte, o facto do Porto deter cerca de 56% de posse de bola não quer dizer nada de mais ( e acreditem que sei do que estou a falar...), mas voltando à sorte, ela procura-se e o FCP procurou-a.

É isto que faz as grandes equipas: a sorte e o trabalho. E neste campo, há uma pessoa a salientar: José Mourinho. Seja ele arrogante, pretencioso, vaidoso, não deixa de ser um excelente treinador que consegue transformar os seus jogadores, dando-lhes doses de vontade de vencer.

É inquestionável que o FCP é hoje uma das melhores equipas da Europa, devido ao trabalho desenvolvido por Mourinho nestes dois anos, devido à sua capacidade de incentivo e motivação dos jogadores.

Por isso, é justo que passe à próxima eliminatória da Champions League, com uma exibição menos boa em Manchester, mas onde a sorte ajudou a colmatar o erro de não ter marcado mais golos nas Antas.

O Benfica é a outra equipa presente nas competições europeias. Com um plantel limitado, José António Camacho tem feito também ele um trabalho meritório. Pelo menos numa coisa, tem de se dar o braço a torcer ao treinador espanhol, o Benfica consegue trocar a bola com calma e ter alguma estrutura táctica.

Contra o Inter, a sina é a mesma de sempre, ou seja, não se marcar golos que depois custam mais caro lá fora.

E é essa a diferença entre o Benfica e o Porto: a sorte.

Não venham depois os pasquins do Norte dizerem que é o saber e não a sorte, porque muito sinceramente, sorte foi coisa que houve esta semana, e não o foi na Luz, de certeza.

Outro aspecto positivo é o facto da Nova Luz registar médias de 42 mil espectadores, tendo em conta não haver "gameboxes" ou "lugares do dragão", pode-se dizer que os números são animadores e que um Benfica forte representa alguma coisa.

Esperemos que daqui a duas semanas tenha razões para estar contente.

Será bom sinal, tanto o FCP como o SLB ganharam e continuam a dignificar o futebol português.

Publicado por Danielovsky às 02:57 PM

O Sistema outra vez...

Após eu ter colocado um post sobre os choros de André e companhia, logo vieram os protectores em defesa dos coitados.

O objectivo do post não era o de retirar fosse o que fosse do jogo de Manchester, mas sim comentar as opiniões de um treinador adjunto ao responder à letra a outros comentários.

Mas não, era uma cruzada contra os portistas, e por isso, têm de ser defendidos, custe o que custar.

Quanto ao facto de ainda não ter feito um post sobre a passagem do FCP aos quartos, ele está para breve, já que não consegui postar durante quase toda a semana.

Aguardem...

Publicado por Danielovsky às 02:41 PM

March 09, 2004

O Sistema

Depois de ouvir Dias da Cunha a referir-se ao Sistema, mesmo sem saber o que ele é (Alzheimer faz isso mesmo), agora é André, o treinador-adjunto do FC Porto que vem alertar para o mesmo.

Diz o antigo "caceteiro" das Antas, que as arbitragens estão submetidas ao poder institucional da UEFA, sendo por isso favorecidos sempre os mesmos.

Está-se mesmo a ver que já vai haver desculpa para uma eventual derrota do FC Porto.

Para a próxima, aconselhava os dirigentes do FCP a levarem babetes para o André e companhia para ver se eles não choravam mais.

Realmente, somos mesmo pequeninos... até em mentalidades...

Publicado por Danielovsky às 12:01 AM

March 07, 2004

O discurso do costume

Luís Campos perdeu com o Benfica outra vez e adivinhem do que se queixou: da arbitragem!

Pois claro! Luís Campos deve ter ficado extasiado com o convite que o Benfica lhe fez há uns tempos, e enquanto ele pediu um tempo para pensar, o Benfica fartou e escolheu José António Camacho com os resultados que se conhecem.

No entanto, já o ano passado, e depois de perder 6-2 em Setúbal, revoltou-se contra a arbitragem.

Este ano, apesar de perder por 2-1, e sem qualquer problema arbitrário, o "pequenino" treinador lançou-se contra o incompetente Bruno Paixão.

Um aparte para estes treinadores convencidos e arrogantes que estão a mais na Superliga, e ao mesmo tempo, um aviso aos dirigentes:

Como é possível que estádios como os de Barcelos, Paços de Ferreira, Felgueiras e Amadora, para não referir outros, tenham condições para serem disputadas partidas de competições profissionais???

Também aqui o discurso é o do costume, não havendo novidade...

E assim continua o nosso futebol...

Publicado por Danielovsky às 10:52 PM

Pressões

Rui Silva ganhou a Prata em Budapeste nos Mundiais de Pista Coberta.

Naide Gomes ganhou o Ouro.

Conhecendo a opinião pública portuguesa como conheço, já temos dois novos alvos para descarregar as culpas se acontecer um mau resultado em Atenas, este ano, nos Jogos Olímpicos.

Por uns, pagam os outros. É a triste sina desta vida (não tem nada a ver contigo, ...), onde por culpa dos governantes, federantes e antes afins, os atletas são os mais prejudicados, especialmente nestes Jogos Olímpicos.

Espero, evidentemente, que os atletas representem condignamente o páis, não lhes exigindo as medalhas que não reuném tantas condições aqui em Portugal, como nos outros países.

O que peço é, simplesmente, que honrem a camisola das quinas, e que sejam vocês mesmos.

Não têm de pagar pelos erros dos outros, mas é precisamente isso que vai acontecer.

E tenho pena, muita pena...

Publicado por Danielovsky às 01:35 PM

March 02, 2004

Pressentimento II

Ainda hei-de ouvir alguns conceituados Dragões a dizerem que a polémica com o Avelino Ferreira Torres está a ter este impacto porque o homem criou uma avenida com o nome do Pinto da Costa.

Aviso à navegação: Atenção á crónica de quinta-feira n' A Bola.

Publicado por Danielovsky às 09:42 PM

March 01, 2004

Pressentimento

Não sei porquê, mas desde que comecei a ver o jogo de Coimbra, pressenti que o FC Porto ia ganhar o jogo com maior ou menor facilidade...

É que o António Costa, em caso de dúvida, apitava sempre para o mesmo lado...

Publicado por Danielovsky às 11:55 PM

Não gostei...

Luís Filipe Vieira enumerou os Presidentes do BENFICA e omitiu deliberadamente o nome de Vale e Azevedo.

Não foi bonito! Como Presidente da maior Instituição de Portugal, LFV não cumpriu os requisitos de ser o Presidente do Benfica e omitiu um dos seus antigos Presidentes.

Não se trata de uma questão de defender Vale e Azevedo e de ser ou não apoiante dele (coisa que nunca fui), mas o facto de omitir o nome de uma pessoa que foi eleita num clube pela via democrática, e que sempre se primou por ser um clube democrático, o BENFICA não merecia ser tratado assim.

Para além disso, o sorriso comprometedor de LFV após a divulgação do nome de Manuel Vilarinho disse tudo...

Nesta situação, houve uma pessoa que perdeu com isto tudo: o nosso GLORIOSO!!!

Publicado por Danielovsky às 11:39 PM

Procura-se

PROFISSÃO: ARRUACEIRO

Publicado por Danielovsky às 11:22 PM