« November 2003 | Entrada | January 2004 »

December 30, 2003

Balanço do Ano - Negativo


FUTEBOL PORTUGUÊS

Os casos continuam!
As polémicas continuam!
O amadorismo continua!
O futebol português continua!


MÁRIO JARDEL

Depois do sucesso alcançado no FC Porto e no Sporting, a queda foi fatal.
Problemas com jogo, mulheres e afins levaram Jardel à loucura e ao mais baixo nível a que um jogador de futebol e uma pessoa podem chegar.
Com episódios rocambolescos e novelas intermináveis, Jardel é uma das figuras negativas de 2003, e a ida para Inglaterra ainda não deu os resultados esperados.


SÉRGIO CONCEIÇÃO

Mais um dos produtos inacabados do futebol português.
Depois do Europeu de 2000 e de ter sido um dos poucos com brio no Mundial de 2002, a carreira como que estagnou no Inter e agora na Lázio.
já foi considerado uma das piores contratações da época. Vamos ver se arrebita.


ABEL XAVIER

Outro dos jogadores portugueses que se eclipsou.
Depois do lance do Euro 2000, conseguiu dar a volta e ainda chegou a clubes como o Liverpool e o Galatasaray.
Infelizmente, é mais conhecido pelas festas do que pelo que não joga, o que não abona em seu favor.
Para além disso, a recente rábula da notícia para o Real Madrid também não ajudou. A ver se também ele arrebita.

Publicado por Danielovsky às 01:36 PM

December 29, 2003

Balanço do Ano - Positivo

Como é normal nestas alturas, muito por culpa da ausência de notícias, é usual efectuar-se um balanço do ano que passou. Por isso, cá vai ele:

Começemos pelo positivo:

MICHAEL SCHUMACHER

Nunca fui grande fã do alemão, bem pelo contrário, mas há que reconhecer que o rapaz tem jeito para a condução, e é actualmente, o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, ao superar Fangio. com seis títulos no bolso, parte em 2004 para a tentativa de conquistar o hepta-campeonato. Veremos se consegue.

JOSÉ MOURINHO

É o principal vencedor de todos os troféus do FC Porto no ano de 2003 (Campeonato, Taça, Supertaça e Taça UEFA), ao conseguir reunir uma equipa de jogadores medianos em jogadores vencedores e com garra de conquista.
É o principal impulsionador de um novo ciclo no clube mais representativo da cidade do Porto, e a sua característica sisuda não transparece a humanidade que lhe é natural.
Vamos ver se em 2004, consegue o bi-campeonato e a conquista da Liga dos Campeões.

JOVENS PROMESSAS

A melhor ilustração do futebol português actualmente, onde é necessário ser mais vendedor do que comprador.
Estes três jovens ainda não atingiram o estrelato nos seus clubes, à excepção de Ronaldo, mas o investimento neles feito apenas significa que o futuro pode ser acautelado.
Para evitar novelas como a de Hugo Viana, que quer estar no EURO com 21 anos, quando ainda tem a possibilidade de poder disputar, no prazo de 12 anos (portanto, com uma idade máxima de 33), 2 Europeus e 3 Mundiais.
Vamos ver se as cabeças deles se aguentam...

AC MILAN

Conquistou mais uma Liga dos Campeões.
Na da melhor maneira, porque o jogo foi aborrecido, mas se tivermos em conta toda a competição, foi a equipa que provou logo desde o início que era uma forte candidata. Depois, estranhamente não conseguiu manter a mesma bitola no campeonato, perdendo-o para a Juventus.
Foi mais um vencedor de 2003.

LANCE ARMSTRONG

Penitencio-me aqui pelo facto de não ter relatado o feito do norte-americano, ao vencer pela 5ª vez consecuitva o Tour de France.

Mas aqui está, e ele de certeza que vai tentar a 6ª vitória, de preferência com o apoio e a ajuda do "nosso" José Azevedo.

Obrigado ao Katz pela lembrança!

Publicado por Danielovsky às 06:43 PM

Só pode ser para rir...

Imprensa brasileira dá Rivaldo como reforço «provável» do FC Porto

A notícia é avançada pelo «site» do jornal brasileiro Estadão dando como «destino provável» de Rivaldo o futebol português e, mais concretamente, o FC Porto. Segundo adianta aquele jornal, «a negociação com o FC Porto está bem encaminhada e o acordo deve ser fechado até quarta-feira.» in Bola

Publicado por Danielovsky às 06:07 PM

December 28, 2003

Proliga

Fui ver um jogo de basquetebol da Proliga, uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol e que está situada entre a Liga Profissional e o campeonato da I Divisão.

Mais uma vez, fiquei desiludido com a organização deste tipo de eventos e pela cobertura que se faz.

Neste país respira-se futebol, bebe-se futebol, vive-se o futebol (publicidade à parte) e as restantes modalidades ficam um pouco à mercê dos caçulas e das pessoas que realmente têm algum amor pela modalidade.

O jogo também não foi competitivo, mas para uma competição que é a montra da Liga Profissional merecia um pouco mais de respeito.

Convinha que houvesse alguém de responsabilidade que fizesse com que mais modalidades chegassem ao pequeno écrân.

Porque é chegando á televisão e aos meios de comunicação social que a importância consegue ser dada.

P.S. O BAC (Basket Almada Clube) venceu o Maia Basket Club por 100-58.

Publicado por Danielovsky às 07:17 PM

December 23, 2003

Uma ligeira provocação...

Esta notícia é dedicada aos meus amigos do Treinador de Bancada.

Sem ressentimentos...

Para eles e para os que vêm ao Brandos, um FELIZ NATAL.

P.S. Vejam lá se escrevem mais posts....

Publicado por Danielovsky às 06:34 PM

Um sonho lindo...

"VÍTOR BAÍA (2). Desprevenido. Fica marcada a exibição pelo golo do Alverca, num daqueles "frangos" de capoeira que estragam a disposição de qualquer guarda-redes. De resto, interveio em duas ocasiões de aperto, a travar remates de longa distância, o último com dificuldade." in Record

Publicado por Danielovsky às 06:28 PM

December 22, 2003

Mais do que merecido...

Pavel Nedved, vencedor da Bola de Ouro 2003!!!


Publicado por Danielovsky às 06:55 PM

E já agora, escolher o árbitro, não?

Dias da Cunha quer que se abra um regime de excepção para ser possível inscrever o Hugo Viana, a tempo de jogar com o Benfica.

Apregoa com o bom senso. Esquece-se é que o bom senso também se faz de evitar as declarações que efectuou no final do jogo com a União de Leiria...

Publicado por Danielovsky às 02:57 PM

December 21, 2003

O velho costume

Sporting e União de Leiria jogaram ontem no Alvalade XXI para a Superliga e o tom das críticas foi a usual: a arbitragem.

Ambos os clubes optaram pelo mesmo discurso em que a arbitragem é que teve influência no resultado.

O discuros simples e fácil de mandar as culpas para alguém é o processo mais fácil que ocorre em Portugal, e que desresponsabiliza quer treinadores, quer jogadores de eventuais erros que ocorrem durante o jogo.

Mas isto levanta outra questão que é a profissionalização dos árbitros, uma vez que eles se desresponsabilizam também de erros que cometam e que durante a semana têm as suas profissões extra-futebol.

Há que acabar com esta teoria da "semi-profissionalização", porque ou se tomam as decisões correctas ou continuamos com os mesmos fantoches.

Se se querem competições sérias, há que ter também pessoas sérias, e tudo funcionar como deve ser, senão não vale a pena apregoar pelo 10 e depois fazer o 23.

Uma palavra final para o castigo a Benni McCarthy e a justiça que se pratica em Portugal que é totalmente disforme.

Mais uma vez, a questão das duas competições serem disputadas e organizadas por entidades diferentes têm o seu efeito. A justiça também ela tem de funcionar correctamente e a profissionalização é o único caminho.
Só aí depois é que têm de pedir responsabilidades!!!

Publicado por Danielovsky às 02:57 PM

December 19, 2003

Santa Ignorância

Como Sua Santidade o Papa está debilitado, é perfeitamente normal ouvirem-se as coisas mais senis de sua boca, ao dizer que Benni McCarthy tinha sido expulso injustamente.

Claro está que parece normal para os lados das Antas, recorrerem ao pontapé para resolver os assuntos. E se não é ao pontapé, então é com a chuteira, já que faz tudo parte do mesmo.

Não venho para aqui apregoar que o sul-africano deve levar 2 ou 3 jogos, ou os que levar, como já li em vários locais.

Mas não se compreende que se venha dizer que a expulsão é injusta.

Já agora, e o Simão, foi bem expulso??

Publicado por Danielovsky às 06:15 PM

As meninas da ribeira do Sado

Bem que podiam ser os jogadores do Sporting, tal a inércia que demonstraram perante um V.Setúbal que não teve medo de actuar no Alvalade XXI.

O engenheiro Santos não se está a safar (nada do que eu já tivesse à espera), mas ao assumir a responsabilidade, penso que a decisão mais correcta seria o de colocar o lugar à disposição.

Uma vez que a eliminação precoce, tanto da Taça UEFA, como da Taça de Portugal, foram acontecimentos suficientes para demonstrar que o plantel do Sporting não é tão forte como parece e que está dependente dos rasgos individuais de Liedson, Rochemback e Barbosa e muito a espaços de João Pinto.

O Sporting não tem extremos condizentes com o nome do clube, para além de ter vendido as suas jóias e não ter conseguido compensar essas ausências.

A política de vender caro para amortizar passivo não é a única desculpa, uma vez que o exemplo da aquisição de Mário Jardel, há três épocas resultou numa vitória do campeonato.

Não está em causa o posterior comportamento do brasileiro, mas a lógica empresarial do futebol, ás vezes tem de ser compensada com a emoção.

E parece que os responsáveis do Sporting não se aperceberam disso esta época.

Resta-lhes o campeonato e a esperança de não perderem pontos com a União de Leiria neste fim-de-semana, ou então Fernando Santos terá mesmo motivos para não dormir.

Publicado por Danielovsky às 01:19 AM

Javier Saviola

Mais um dos produtos da nova geração argentina de jogadores.

Incompreendido pelos últimos treinadores do Barcelona, Javier Saviola é um jogador explosivo que revoluciona qualquer equipa de futebol.

Com 22 anos, já mostrou que é um titular de caras na débil formação "blaugrana", e a sua ausência não se percebe.

Mais um produto via Pekerman, que já nos deu Aimar, D'Alessandro, Milito e mais...

Publicado por Danielovsky às 01:11 AM

December 17, 2003

Phillipe Méxes

Um dos melhores jogadores da futura geração de futebolistas franceses.

Já é considerado, aos 22 anos, o digno sucessor de Laurent Blanc e vai ser considerado um dos mais valiosos jogadores do próximo Europeu.

Desde sempre no Auxerre, talvez seja esta a sua última época ao serviço do clube francês.

Um talento a despontar, e que concerteza para o ano estará noutro campeonato mais competitivo.

Publicado por Danielovsky às 01:09 PM

Phillipe Méxes

Um dos melhores jogadores da futura geração de futebolistas franceses.

Já é considerado, aos 22 anos, o digno sucessor de Laurent Blanc e vai ser considerado um dos mais valiosos jogadores do próximo Europeu.

Desde sempre no Auxerre, talvez seja esta a sua última época ao serviço do clube francês.

Um talento a despontar, e que concerteza para o ano estará noutro campeonato mais competitivo.

Publicado por Danielovsky às 01:09 PM

Phillipe Méxes

Um dos melhores jogadores da futura geração de futebolistas franceses.

Já é considerado, aos 22 anos, o digno sucessor de Laurent Blanc e vai ser considerado um dos mais valiosos jogadores do próximo Europeu.

Desde sempre no Auxerre, talvez seja esta a sua última época ao serviço do clube francês.

Um talento a despontar, e que concerteza para o ano estará noutro campeonato mais competitivo.

Publicado por Danielovsky às 01:08 PM

Só um comentário...

A capa do Record de hoje está simplesmente ridícula.

Além disso, os textos que compõem a suposta reportagem parecem textos de miúdos da primária que escreveram sobre o Senhor dos Anéis e o aplicaram ao Benfica.

Só há uma palavra para isso: lamentável.

Publicado por Danielovsky às 12:58 PM

December 16, 2003

Deve ser da côr do cabelo...

Mais um galáctico na forja...

Isso deixa-me curioso... Será que o penteado também rende dinheiro???

Publicado por Danielovsky às 03:39 PM

Tão amigos que eles são...

Vítor Baía e Luís Felipe Scolari conheceram-se e ficaram amigos.

Para a imprensa portuguesa, o facto mais importante do jogo das estrelas não era o objectivo final de contribuir para o combate à pobreza, mas sim o escaldante encontro entre o guarda-redes do FC Porto e o Seleccionador Nacional.

Veremos então se depois continuam amigos após a convocatória do Europeu...

Publicado por Danielovsky às 03:35 PM

December 15, 2003

Rui Costa

Não existe definição para um jogador com a classe de Rui Costa.

É um puro nº10 para qualquer equipa do Mundo e só perdeu o protagonismo nacional para Luís Figo, devido ao facto de ter ficado muito tempo na Fiorentina.

Foi dos mais valiosos jogadores da sua geração e ainda hoje espalha a sua magia pelos campos de Itália e do Mundo Inteiro.

Enfim, o verdadeiro "regista" de qualquer equipa.

Não me cheire que volte a Portugal para acabar a sua carreira, mas era um prémio mais do que justo para um jogador que deixa tudo em campo.

É dele a foto de jogador do dia.

Publicado por Danielovsky às 11:37 PM

And the winner is....

Publicado por Danielovsky às 11:32 PM

Pavel Nedved

Hoje, o destaque é mais uma vez checo.

Pavel Nedved provou na Juventus que é hoje um dos melhores artífices da arte do jogo da bola.

Este ano, era para mim o natural candidato à vitória de melhor jogador do Mundo, devido a tudo o que fez em prol do clube italiano.

Já o ano passado, a nomeação de Ronaldo foi injusta tendo em conta o facto de Roberto Carlos ter ganho tudo.

Este ano, tudo aponta que Zinedine Zidane seja o vencedor, mas este blog apostava claramente em Nedved. Seria um prémio justo para um jogador que nunca vira a cara à luta.

Publicado por Danielovsky às 12:13 PM

December 14, 2003

Liedson

Já que hoje estou numa de falar de jogadores da bola, também Liedson é chamado à atenção.

O Sporting conseguiu arranjar um jogador para uma posição que estava fragilizada desde a saída de Mário Jardel.

O brasileiro foi uma excelente contratação, mas nota-se que o Sporting não tem jogadores para o substituir.

Silva é demasiado "preso", Lourenço ainda é muito jovem, Niculae ainda anda à volta com os "pregos", e as restantes escolhas estão cingidas à equipa B.

Liedson veio provar que é um bom jogador, e que o Sporting fez um bom negócio.

Só se espera, pelo menos para os lados de Alvalade, que o jogador não dê demais nas vistas, senão...

Publicado por Danielovsky às 05:46 PM

Tomo Sokota

Provou mais uma vez ontem, que os esforçados têm sempre direito a tudo, até a falhar golos, como ele ontem.

Mas o movimento que efectuou ao livrar-se de três adversários, antes de passar a bola a Tiago, e depois frente a Quim, a mostrar uma calma e uma técnica irrepreensível (mostrando a Derlei como se marca um golo frente a um guarda-redes isolado).

Depois, agradeceu aos adeptos todo o apoio prestado nestes últimos anos ao jogador croata.

Bem o merece!!!

Confesso que achei estranho o melhor marcador do campeonato da Croácia só ter custado 1 milhão de Euros ao SLB na altura em que veio, quando no mesmo ano, o segundo melhor marcador (Bosko Balaban) custava ao Aston Villa quase 10 milhões...

Todas as pessoas diziam que era um excelente negócio, mas pelos vistos, o problema era bem mais grave, como se veio a suspeitar.

No entanto, Tomo nunca desisitu e mostou uma força de vontade própria dos esforçados.

Por isso, é hoje o Jogador do Dia deste Blog.

Publicado por Danielovsky às 05:39 PM

December 13, 2003

Dá uma esmolinha, dá...

Na próxima segunda-feira, vai ocorrer o Jogo das Estrelas, em que Zidane e Ronaldo convidam uns amigos para darem uns pontapés na bola.

Seria bom que no fim do jogo também os jogadores fizessem uma transferência bancária da sua conta para as entidades responsáveis.

Para quem ganha tanto, um bocadinho de cada um não é nada...

Publicado por Danielovsky às 07:09 PM

Continuo sem perceber...

Como é que existe gente que ama tanto o seu clube que o oposto desse amor se mostre num ódio infame sobre outro clube.

Vem a este propósito o facto do Treinador de Bancada ao relembrar Yekini, falar assim: "À noite um dos momentos marcantes do fim de semana e do ano: Jantar com Rasheed Yekini. O Jaquim foi sem dúvida, apesar de todos, e foram muitos, os grandes jogadores que passaram pelo Vitória, a maior referência, o maior símbolo e seguramente, o que mais saudades deixou na família vitoriana, desde os míticos anos de 60 e 70.
Amanhã serão recordados os golos, as vitórias, as alegrias, o 5-2 e será homenageado o jogador. Por aquilo que foi e é como Homem, merece-o.
Bem Hajas Yekini."

Sempre com os 5-2 engasgados, sempre com o Benfica engasgado, o que só prova que em vez de se dedicarem ao Setúbal (e isso fazem de uma maneira desmensurada), também gostam muito do Benfica.

Muito obrigado pela atenção.

Publicado por Danielovsky às 07:03 PM

December 12, 2003

Sorte e Azar...

Sorte para o SLB! Calhou o Rosenborg, o menos mau dos que podia calhar, mas atenção que lá por serem da Noruega, não são o mesmo que o Molde.

Sorte para o FCP! Calhou com o Manchester United, o que só por si, é sinónimo de casa cheia no Estádio do Dragão (se o Pitium deixar).

Sorte para Mourinho! Acertou finalmente num clube que gostava que lhe saísse.

Azar para o Pinto da Costa! Queria o Monaco, mas calhou-lhe outro M, o de Manchester.

Azar para o Benfica! Não vai ter casa cheia com o Rosenborg.

Retomando o assunto sério, o FCP tem fortes possibilidades de passar o Man Utd, isto porque o Man Utd não é papão nenhum, mas também não é fácil. Assim, tenho de concordar com o Mourinho quando ele diz que há 50% de hipóteses para cada lado, ainda para mais, jogando primeiro em casa.

Quanto ao SLB, a sorte esteve com ele (algo estranho nestes últimos tempos), mas tem de ter cuidado com os "toscos" do Rosenborg. É que estes "toscos" foram eliminados pelo Corunha por um golo de diferença... Portanto, abram os olhos...

Quanto ao resto, o costume.... BOA SORTE

Publicado por Danielovsky às 08:00 PM

December 11, 2003

Sorte ou Azar??

Comecemos com o FC Porto, já que é o primeiro a conhecer o adversário que lhe vai calhar para os oitavos-de-final.

Os possíveis adversários a encontrar são o Lyon, o Monaco, a Juventus, o Manchester United, o Milan, o Arsenal e o Chelsea.

Destes todos, os que melhor se adequam ao jogo do FC Porto serão os franceses, uma vez que os portistas este ano já deram provas de que os franceses até são bastante permeáveis.

Assim, o Lyon e o Monaco são os adversários à medida dos campeões nacionais, uma vez que não são nenhum osso duro de roer.

Será bem mais difícil se calhar algum dos outros tubarões, uma vez que não é preciso relembrar os plantéis que estão em causa.

Veremos então, o que nos reservam as bolas, amanhã ás 11 horas.

Quanto ao Benfica, a tarefa também não se adivinha nada fácil, mas pode ser que as bolas que começam a rolar ao meio-dia sejam amigas, como foram o ano passado para o FC Porto.

Os possíveis adversários são: o Barcelona, o Valência (caso elimine o Macabbi Haifa), o Liverpool, o Inter de Milão, a Roma, o Parma, o Galatasaray, o Maiorca, o Panathinaikos, o Bordéus, o PSV Eindhoven, o Celtic, o Newcastle, o Marselha, o Club Brugge e o Rosenborg.

Destes todos, e alinhando pela mesma diapasão, o adversário mais acessível seria o Bordéus, se bem que o Maiorca, o Club Brugge e o Rosenborg também não são nenhuns papões, e a próxima eliminatória até pode ser amiga, já que não há cabeças-de-série.

Quanto aos evitáveis, qualquer uma que seja italiana, para além dos outros grandes da Europa, mas com a sorte com que o SLB anda, ainda lhe calha a Roma (vês como não me esqueci, Mãos...).

Veremos...

O que se espera é que os clubes honrem as suas camisolas em Fevereiro e todos possamos apoiar os dois, por forma a darem mais pontos para o ranking da UEFA.

Boa sorte para amanhã e depois para Fevereiro.

Publicado por Danielovsky às 04:39 PM

December 10, 2003

Feito Histórico

O FC Porto conseguiu empatar com o Real Madrid no Santiago Barnabéu a 1 bola.

Era o chamado "jogo a feijões", mas gostava mais uma vez de ouvir o Baltemar Brito (agora é sempre este a levar pela medida, porque se estivesse calado, era melhor...), comentar a arbitragem do jogo.

Sim, porque se viu o mesmo jogo que eu vi, um penalty e o segundo amarelo para o Costinha foram "evitados" pelo árbitro inglês.

Mas lá virão os iluminados adeptos portistas dizerem que isto é comentário de lampião invejoso que queria o seu SLB na Liga dos Campeões, etc...

Além disso, isso não me interessa. O que me interessa, já que tem a ver com o meu dinheiro e com o dos contribuintes, é que os comentadores da RTP que são sempre destacados para os jogos de futebol nunca conseguem manter a sua isenção, e posso citar nomes como os do Rui Loura, António Fidalgo, Hugo Gilberto, etc...

Parabéns ao FC Porto, que está (aliás, já estava) nos oitavos-de-final, e que lhe calhe o primeiro classificado do Grupo A, já que parece ser o mais fácil para Mourinho atingir os seus objectivos: os quartos-de-final.

Publicado por Danielovsky às 01:15 PM

December 09, 2003

Esta é a semana do Dragão...

Começou ontem com as declarações do Mourinho, hoje é o Deco a dizer que o Barça é mais do que um sonho, amanhã serão as críticas ao jogo de Madrid, e por aí fora, com os possíveis adversários que lhe podem calhar nos oitavos-de-final da Champions League.

Aí têm o protagonismo que sempre quiseram ter, mas atenção, que anda para aí um menino que a imprensa precisa dele como pão para a boca.

Tem 19 anos, marcou dois golos no último fim-de-semana e os jornais precisam de vender...

Só gostava era que a diferença clubística fosse ainda mais diferenciada por todos os meios...

Continuo a ter pena de ver as capas dos jornais de hoje...

Publicado por Danielovsky às 03:49 PM

O mesmo costume...

A equipa não ganha os jogos, é o treinador que sai.

É sempre a mesma notícia que coloca os treinadores em Portugal, e que de um momento para o outro, passam de bestiais a besta.

Inácio fez com que o Vitória de Guimarães produzisse o ano passado do melhor futebol que se via na pobre Superliga.

Este ano, com algum azar em jogos, e com arbitragens no mínimo duvidosas, não tem conseguido produzir o mesmo nível da época passada.

A corda parte sempre pelo lado mais fraco...

Não será tempo de exigir se calhar mais aos jogadores e aos directores do que terem de ser sempre os mesmos a tomar o mesmo caminho???

É que não é preciso pensar muito para ver que se um jogador não quiser jogar, quem se ressente é a equipa e depois o treinador... E então? Quem é que vai para a rua, quem é???

Publicado por Danielovsky às 03:41 PM

December 08, 2003

Protagonismo

Hoje, José Mourinho não foi capaz de admitir que algo falhou no Futebol Clube do Porto (se calhar, o Deco) na passada sexta-feira, e assim, espicaçado pelos jornalistas sempre amigos do FCP, disparou em todas as direcções.

Eu muito sinceramente, ainda não percebi as qualidades dos jornalistas desportivos portugueses, aquando da realização de conferências de imprensa.

Se estavam numa conferência de imprensa por causa da Liga dos Campeões, porque é que começam a fazer perguntas sobre o campeonato português.

Aliás, o objectivo final das reportagens vai ser de certeza amanhã, as declarações que José Mourinho fez relativamente ao Benfica e ao Sporting.

Faz-me um bocado de confusão os critérios editoriais de cada jornal desportivo, bem como das televisões, aquando das análises aos clubes portugueses.

Fala-se numa mudança de dirigentes, mas acho que os conselhos editoriais de certos meios de comunicação social também precisavam de uma remodelação ou de uma reciclagem bem efectuada.

Publicado por Danielovsky às 11:59 PM

December 05, 2003

Parcialidade II

No mesmo jogo da Madeira, Vitor Baía efectua uma extraordinária defesa, e ouço logo o Jorge Perestrelo dizer no relato que efectuava para a TSF: "É para Scolari ver..."

Admito que me faz piada estas imparcialidades dos jornalistas ao imiscuirem-se em matérias que não lhes dizem respeito.

Ainda têm muito a aprender com outras imprensas mais exigentes.

Só dou um exemplo muito claro da inércia jornalística desportiva de Portugal:
O Sr. Laszlo Boloni ou o Sr. Graeme Souness, quando andavam cá em Portugal, se fosse em Itália, tinham de saber falar em italiano no espaço de dois meses, senão ninguém assistia às suas conferências de imprensa.

Publicado por Danielovsky às 10:39 PM

Parcialidade I

Carlos Xistra ao minuto 21 assinala um penalty na área do Marítimo a favor do FC Porto.

Ninguém percebeu a decisão tomada, uma vez que o árbitro até deu cartão amarelo ao jogador que não tinha cometido a falta.

Estou ansioso por saber as reacções do Baltemar Brito e do Pinto da Costa.

Publicado por Danielovsky às 10:33 PM

Deutschland 2006

Espero que a Selecção Nacional lá esteja, seja qual for o grupo que nos vai calhar logo!!!

Independentemente das conjunturas negativas que os jornais de hoje dizem, a Selecção Portuguesa tem a obrigação de estar presente numa competição importante a nível mundial, porque tem, acima de tudo, matéria-prima para tal!!!

Outra questão se coloca: se vai ser com Scolari ou não?

Depende, é a resposta mais correcta! Depende do que ele fazer num mês, em 2004, neste cantinho aqui da Europa, porque foi para isso que ele foi contratado!

Por isso, vamos ver o que nos espera...

P.S. Até nem me importava de ter cá outra vez a Holanda... parece que nós gostamos de laranjas...

Publicado por Danielovsky às 02:54 PM

E agora??

O "mágico" (como lhe costumam chamar" fez mais um truque de magia!

Então não é que com o arremesso de uma bota ao árbitro ele conseguiu reduzir a pena de 3 para 2 jogos de castigo.

A justiça em Portugal é o costume: pune tarde e a más horas!!!

E é essa a diferença do campeonato medíocre que cá temos e dos outros lá fora...

Gostava de saber agora a opinião do sr. Pinto da Costa. Será que ele vai dizer que o Conselho de Justiça da FPF também favoreceu de forma voluntária o FC Porto e que para a semana os seus membros também vão ter reuniões???

Publicado por Danielovsky às 02:50 PM

December 04, 2003

Um ano depois...

Ainda não se viram os resultados da vinda de José António Camacho!!!

Podem-me chamar o que quiserem, mas ainda não vi o Benfica fazer exibições de encher o olho e mostrar aquilo que outros clubes mostram na Superliga.

A única coisa que o espanhol se pode orgulhar é do facto de ter unido o grupo, transmitindo-lhes confiança e pouco mais.

Quanto ao resto, ainda não vi nada de especial.

E quanto aos reforços, acho que está tudo mais que explicado.

Eu acho que Camacho não é umbom treinador, porque se o fosse, a Espanha tido ido mais longe do que os quartos de final o ano passado no Mundial, e isso não aconteceu.

Alem disso, é um refém exclusivo do 4-4-2 que ele tanto gosta e que no futebol actual tem de ser bem mais do que um sistema.

Mete-me confusão como uma equipa como o SLB não consegue apresentar uma jogada de futebol treinada no decorrer de um jogo, não consiga fazer com que os jogadores tenham a liberdade de pensar o jogo e arrancarem para exibições convincentes.

Para mais, o sistema do jogo do Benfica é simples: colocar a bola no Simão e ele que se desenrasque. É triste ver uma equipa do Benfica jogar assim, mas é a vida.

Se segundo o Sr. Luís Filipe Vieira, José António Camacho é vital para o projecto do Benfica, então o meu Glorioso está condenado...

Publicado por Danielovsky às 04:31 PM

Á falta de um...

...Vem outro!

Agora é o Pinto da Costa a dizer que os árbitros favorecem o Benfica.

O "Papa", como é reconhecido no futebol português, deve estar com os mesmos sintomas do genuíno, e porventura, deve esquecer-se depressa da arbitragem de Guimarães esta época e da do Bessa.

Aliás, como ontem me dizia um amigo, há muito tempo que não se ria desde que o Pinto da Costa falava.

Outra coisa: O Baltemar Brito disse também ontem que o FC Porto em condições normais ganha sempre! Eu gostava de saber a opinião dele aquando do jogo da Supertaça Europeia no Monaco, quando perderam com o Milan! Também foram prejudicados???

Publicado por Danielovsky às 03:10 PM

Como é bonito o futebol...

Ora vejam lá se o Professor Neca (essa aberração futebolística) não se está a safar!!!

E pensavam que ele ia para as Maldivas só por causa do sol e das praias...

Publicado por Danielovsky às 03:01 PM

December 03, 2003

Quem é esta personagem??

«O senhor Paulo Batista [árbitro do Benfica-Rio Ave], por exemplo, cometeu um erro gravíssimo, com influência directa no resultado e, como prémio, na próxima jornada vai arbitrar um jogo da Superliga, ao contrário do que tem acontecido com outros árbitros quando cometem erros. No nosso jogo com o Boavista, por exemplo, o senhor Paraty errou e teve como prémio arbitrar o Benfica duas vezes após esse erro. São situações que nos deixam tristes e apreensivos», disse Baltemar Brito, treinador adjunto adjunto adjunto do FC Porto.

Deve estar esquecido este senhor que as tricas e trocas e baldrocas do futebol português são o sal de todos os dias.

E qual virgem arrependida, vem-se queixar dos jogos de outras equipas. É esta a diferença entre os clubes regionais e os clubes nacionais.

E é por estas e por outras que o FC Porto não consegue atingir um estatuto maior quer em Portugal, quer no estrangeiro, devido a estas mentalidades.

Ou será que o FC Porto quando jogar com o Rio Ave, também vai ter uma benesse da equipa de Vila do Conde???

Estou cá para ver depois...

Publicado por Danielovsky às 02:41 PM

December 02, 2003

Luta ao rubro...

Depois do Campeonato já estar atribuído há muito tempo, agora a luta é mais intensa!!

Discute-se o campeonato da Segunda Circular (com os palcos renovados para melhor) e neste momento o Sporting vai á frente por um ponto.

É triste verificar que nem Benfica nem Sporting tenham argumentos para discutir com o Futebol Clube do Porto ao fim de 13 jornadas (1 terço do campeonato) a conquista do ceptro.

O FCP está muito além, à custa de Mourinho, mas também de Deco e Derlei.
O Sporting tem um treinador muito fraco, para além de ter um plantel sem extremos dignos de usarem a camisola verde e branca.
O Benfica não tem nem treinador nem equipa, apesar das pessoas estarem muito surpreendidas com a equipa que o ano passado fazia maravilhas e alimentou pelo 10º ano consecutivo os egos dos adeptos benfiquistas que tinham a esperança de recuperar o campeonato no ano do centenario.

Assim, é para Lisboa que se voltam as atenções dos jornais para venderem o peixe como quiserem.

Vamos ver quem ganha no fim!!!

Eu, por razões óbvias, aposto no SLB. Sempre tem extremos e um treinador que sabe um bocadinho mais de futebol do que o Fernando Santos, mas é mesmo só mais um bocadinho... Nada mais!!!

Publicado por Danielovsky às 11:04 PM

December 01, 2003

Ser benfiquista...

É por estas e por outras que vale a pena pertencer a esse universo encarnado.

Sim, poruqe segundo uma piada antiga, numa sala fechado com um Superdragão, uma cobra piton e um escorpião, e tendo uma pistola nas mãos com dois tiros disponíveis, a escolha recaía numa opção óbvia.

Dava os dois tiros no Superdragão, pois assim tinha a certeza que ele morria!!!

No hard feelings... :)

Publicado por Danielovsky às 02:56 PM