março 12, 2009

Citação da semana

"Não se deixem cegar pelos livros. Tenham sempre as mentes abertas. Se as vossas experiências disserem o contrário dos livros, confirmem, confirmem de novo e publiquem-no. Os livros podem estar errados."

Miguel Mota - O homem que sabia de mais em 1957 (p. 6 do caderno P2; em "stereo" com o "Que Universidade?")

março 02, 2009

Citação da semana

A university has its responsibility to the student as well as an obligation to add to knowledge. Let us not put our students in the position of observing or being a party to practices contrary to the ideal for a university and for his future career. If the student sees his institution engaged in fundamental research, freely supported and freely conducted, he will learn that independence in investigation is man's right and a university's responsibility to exemplify.
N. PAUL HUDSON, Ohio State University Graduate School Record, December 1951.

(Respigado da p. 314 da Science, vol. 123 (3191) de 1956, no final de um artigo de O. Warburg (On the origin of cancer cells), em "stereo" com o "Que Universidade?")

março 14, 2008

Currículo oculto

Para pensar durante as férias da Páscoa ...

[...]
Os alunos, para além da matéria, aprendem outras coisas [...]: aprendem que passar nos exames é muito mais importante que saber e ter curiosidade intelectual ou motivação pelo conhecimento; aprendem que obedecer ao professor e dizer-lhe o que este espera ouvir é muito mais rentável do que expressar as suas próprias opiniões; aprendem que, se se tornam demasiado visíveis ou protestam em excesso, estarão sujeitos a um maior controlo classificatório; aprendem que, se tiverem sorte, poderão passar sem esforço; aprendem, em suma, um conjunto de truques que nada têm a ver nem com a cultura, nem com a educação, nem com o prazer de saber e descobrir ...
[...]

Batalloso Navas, 2000. Citado em: Mª Alfredo Moreira e Flávia Vieira (2001) Princípios Reguladores da Pedagogia Universitária. CIEd - Livros de Actas, UMinho.

(Entrada em "stereo" com o Que Universidade?)

julho 22, 2007

Lida da casa

Não estranhem o silêncio; o blogue estará parado, em princípio, até ao início das aulas em Setembro.

junho 04, 2007

Stanley Miller (1930-2007)

Stanley Miller morreu recentemente (Stanley Miller, Who Examined Origins of Life, Dies at 77). Foi um dos pioneiros dos estudos bioquímicos da origem da vida. Ficaram famosas as suas experiências com descargas eléctricas e outras fontes de energia em atmosferas cuja composição se tinha, na altura, por próxima da da atmosfera primitiva, recuperando-se em consequência moléculas orgãnicas que se tinham formado naquelas condições. (Miller-Urey experiment).

maio 22, 2007

Bioquímica na imprensa

Um pequeno artigo na página "online" do Público, datado de ontem, pode ser um bom exercício de revisão de conceitos básicos do metabolismo (e também para detectar os deslizes do/da jornalista). Aqui fica o texto, para o caso de a ligação deixar de funcionar:

Pode criar novos fármacos contra obesidade e excesso de peso
Cientistas criam modelo virtual do mecanismo que regula queima de gordura
21.05.2007 - 15h58 PUBLICO.PT

Um estudo do Conselho Superior de Investigações Cientificas (CSIC) espanhol permitiu desenvolver um modelo virtual do mecanismo que regula a queima de gorduras no organismo. A investigação, publicada na revista científica "Journal of Biological Chemistry", representa um avanço importante para a criação de novos fármacos contra os casos mais graves de excesso de peso e de obesidade.

Os investigadores do CSIC, em parceria com o Centro de Biologia Molecular Severo Ochoa e com as universidade de Leon e de Barcelona, geraram um modelo virtual da estrutura da proteína Carnitina palmitoiltransferase1 (CPT1), crucial no processo da queima de gordura. Sobre esta proteína actuam as moléculas Malonil-CoA, que acalma a sua actividade, e a L-carnitina, composto presente nos cosméticos e suplementos alimentícios, que activa o seu funcionamento.

Gómez-Puertas, que dirigiu o estudo, explica que o modelo inclui informação sobre o segmento regulador da CPT1, completamente desconhecido até agora, assim como os desenhos à escala atómica do funcionamento repressor da Malonil-CoA.

"O novo modelo constitui o primeiro passo para o desenvolvimento no futuro de fármacos capazes de actuar contra os níveis de acumulação de gorduras e contra a sensação de apetite", refere o investigador do CSIC.

O biólogo diz que "a proteína CPT1 encontra-se dentro do organismo sobre três formas diferentes: no fígado e nos músculos, ambas implicadas nos processos relacionados com a diabetes tipo II e certas doenças cardíacas, e no cérebro. Nesta última, considera-se que a CPT1C é a responsável pela sensação de fome".

A proteína CPT1 está presente em muitos estudos internacionais sobre a obesidade. Por isso, é imprescindível conhecer de forma exaustiva o seu funcionamento antes de se iniciar o desenvolvimento de terapias contra os casos mais graves de obesidade e excesso de peso.

Cientistas criam modelo virtual do mecanismo que regula queima de gordura

*tentei encontrar o artigo referido no JBC, cuja referência deveria fazer parte do texto ("wishful thinking!"), mas não o consegui com base nos dados indicados; fica também como exercício.

maio 01, 2007

Frutose-2,6-bis-fosfato

O papel deste sub-produto do metabolismo glicolítico na regulação recíproca da glicólise e da gliconeogénese, em conjunção com o efeito do AMP, foram revelados em 1981, num curto artigo da autoria de dois belgas da Universidade de Lovaina:

F26BP.jpg

E. van Schaftingen & H.-G. Hers (1981). Inhibition of Fructose-1,6-bisphosphatase by Fructose 2,6-bisphosphate. Proceeddings of the National Academy of Sciences USA 78: 2861-2863.

abril 25, 2007

Colesterol e tubarões

Durante a investigação sobre a síntese do colesterol, nos anos 50, Bloch passou uma temporada nas Bermudas. Não em férias, mas em trabalho. Conta ele muitos anos mais tarde:

[...]
All I was able to learn was that sharks of manageable lenght are very difficult to catch and their oily livers impossible to slice
[...]

Quem disse que o trabalho de um bioquímico não pode ser perigoso? Esta ligação aos tubarões também explica o nome de um dos intermediários na síntese: esqualeno vem de esqualo, um nome genérico para tubarões.

KBloch (1987). Summing up. Annual Review of Biochemistry, 56: 1-18

abril 16, 2007

Oxidação dos ácidos gordos

A descoberta do destino dos ácidos gordos nas mitocôndrias de fígado aconteceu após o final da Segunda Guerra Mundial. Foi publicada por Albert Lehninger (sim, o autor do livro) e Eugene Kennedy em 1948. Umas palavras do referido artigo:

[...] The oxidation of n-octanoate in these suspensions was found to proceed according to the equation, C7H15COOH + 3 O2 --> 2 CH3COCH2COOH + 2 H2O. However, when the oxidation was allowed to take place in the presence of oxalacetate, the yield of acetoacetate diminished and citrate accumulated, implicating the Krebs tricarboxylic acid cycle in fatty acid oxidation in these enzyme preparations. The latter study also yielded some information as to certain features of the mechanism of fatty acid oxidation, supplementing the isotope studies of Weinhouse and his colleagues (3, 4) and Buchanan et al. (5). The gross mechanism of oxidation in the liver of the rat, at least, appears to involve the successive oxidative removal of 2-carbon units from the fatty acid. [...]
(op. cit., p. 753)

Albert L. Lehninger and Eugene P. Kennedy (1948). THE REQUIREMENTS OF THE FATTY ACID OXIDASE COMPLEX OF RAT LIVER. J. Biol. Chem. 173: 753-771.

Lípidos

Deixo aqui a ligação para um "site" com informação geral sobre lipidos. Será útil para a revisão das nomeclatura e estrutura dos compostos que vão ser tema de próximas aulas de Bioquímica II (beta-oxidação e síntese dos ácidos gordos):

Lipids- Introduction