« BLOGS, MODO DE USAR | Entrada | ERA UMA VEZ UM BLOGUE DE ESQUERDA »

novembro 25, 2005

O ÚLTIMO LIVRO DO PAULO

livropq.bmp

É um livro para o grande público e para leitores menos familiarizados com os fenómenos da comunicação contemporânea (sejam eles instantâneos, diferidos ou assistidos). Há, por isso, em Amizades virtuais, paixões reais – a sedução pela escrita, de Paulo Querido (edição CentroAtlântico), um tom necessariamente explicativo e limitado aos aspectos mais básicos de cada tema que saberá talvez «a pouco» aos já iniciados nestas diversas facetas da internet.
Enquanto livro de iniciação, porém, parece-me exemplar. Quer em termos de linguagem, precisa mas coloquial; quer em termos de grafismo: limpo, cuidado e com uma impressão policromática bastante razoável.
Em pouco mais de 130 páginas, Paulo Querido vai a todas: IRC, Messenger, SMS, blogues, photoblogs, vblogs, podcasting, Orkut e LinkedIn. O estilo é o dele, muito directo, terra-a-terra, sem merdas. Abundam imagens de ecrãs, exemplos práticos, endereços onde se pode aprender mais. Em suma, quem quiser conhecer algum destes mundos, tem aqui uma excelente porta de entrada.
E depois há o capítulo sete. Mas do capítulo sete não posso falar.

Publicado por José Mário Silva às novembro 25, 2005 07:53 PM

Comentários