« TEMPESTADE NUM DESERTO DE IDEIAS | Entrada | IMAGENS FORTES »

outubro 14, 2005

SAUDADES DA COLUNA INFAME

«O Nobel atribuído ontem a Harold Pinter premeia com justiça inatacável o maior dramaturgo vivo, o mais incansavelmente subtil no cruzamento entre violências e reticências quotidianas.»
Pedro Mexia (Ministério da Cultura, DN)
«A Academia acertou. Pinter tornou-se um radical esquerdista nos últimos anos, escreveu poemas contra a guerra do Iraque e até ameaçou deixar a literatura enquanto o mundo estiver em mãos americanas. Mas nada disto interessa e, pelos vistos, não interessou à Academia, que desta vez pôs a literatura onde ela deve estar: à frente da política.»
Pedro Lomba (Geração de 70, DN, sem link)

Publicado por José Mário Silva às outubro 14, 2005 07:59 PM

Comentários

É verdade: antigamente é que era bom. Agora está tudo mudado. A blogosfera está dominada pela extrema-dieita neo-liberal bushista.

Já nem há unanimidade sobre o Nobel do Pinter. Uma tristeza...

Publicado por: AAA em outubro 14, 2005 09:29 PM

... é melhor achar que é com justiça inatacável, senão no dia 22 de Outubro de 2005 levava nos machinhos!!!

Publicado por: manel em outubro 14, 2005 09:35 PM

Eu, que tenho umas quantas reservas em relação ao Pedro Mexia, fico-lhe desta vez agradecido por elucidar o porquê de eu não gostar deste Nobel: Pinter tem um bocadinho de Noel Coward :nojo:

Publicado por: grim em outubro 15, 2005 10:57 AM

Pela "extrema-direita neo-liberal", só. O namoro com Bush já acabou, descobriram recentemente que é demasiado esquerdista.

Publicado por: Gonçalo P. em outubro 15, 2005 02:55 PM

Os dois posts falam de coisas diferentes: um da obra do dramaturgo, outro das ideias políticas do dramaturgo que ele exprime em entrevistas e artigos de opinião. Eu acredito que a atribuição de um prémio como o Nobel possa ser determinado por factores ideológicos externos à obra; aceito até que possa ter ocorrido em prémios como o de Saramago e Pinter. Porém, nem mesmo isso é capaz de transformar Saramago num bom escritor, nem Pinter num mau dramaturgo.

Publicado por: J.A. em outubro 15, 2005 04:46 PM

  • مجموعـة الأنصـار البريديـة
  • لا يدعم المستعرض الذي تستخدمه الإطارات المضمنة أو تمت تهيئته حالياً حتى لا يدعم الإطارات المضمنةلا يدعم المستعرض الذي تستخدمه الإطارات المضمنة أو تمت تهيئته حالياً حتى لا يدعم الإطارات المضمنة

    Publicado por: Anónimo em outubro 16, 2005 04:38 AM

    Esqueci-me de traduzir, tendo assumido que as pessoas iriam visitar a ligação e como tal descobrir a origem.
    Estes são apenas pequenos textos (nem sei traduzir) sacados de um site fundamentalista islâmico que anuncia uma série "humorística" em que se comentam os atentados contra as forças aliadas no Iraque.

    Publicado por: Anónimo em outubro 16, 2005 05:47 PM