« OS VENCEDORES | Entrada | O QUE NOS ESPERA »

outubro 10, 2005

APRENDAM QUALQUER COISA

A derrota do PS nestas eleições, longe de ser catastrófica, pode servir para que a direcção do partido se ponha a reflectir.
Por muito que as pessoas estejam descontentes com algumas medidas do Governo e com certos aspectos do seu estilo de actuação, factor que parece mais evidente no desgaste que o partido sofreu à esquerda (sabemos que "medidas difíceis", porventura "ainda mais difíceis" é o que reclama a oposição que aparece agora como vencedora...), não gostam de passar cheques em branco a qualquer "flamboyant" que apareça a decidir que "quer" este ou aquele cargo, um pouco à maneira de Santana Lopes.
Torna-se manifesto e preocupante que o PS, embora continue a ser à vontade o Partido mais votado, tenha dificuldade em renovar o seu quadro de dirigentes numa proporção e qualidade compatíveis com o apoio "espontâneo" que o Partido tem entre a população, e que aqueles que chegam aos cargos públicos, sejam ou quadros de topo de empresas privadas importados temporariamente ou não conseguem libertar-se da promiscuidade entre a actividade do Partido, cargos governamentais e actividade profissional como recentemente se viu no caso Eurominas.
Escaldados pela emergência de uma elite muito Bloco Central, parece que escasseiam já os militantes de base carregadores de piano indispensáveis para um bom resultado.
Por outro lado, a sua direcção não tem força e determinação políticas para propor ao partido e à população as suas melhores opções, e tem andado repetidamente a reboque do voluntarismo de "personalidades", o que, começa a tornar-se evidente, traz mais prejuízos do que benefícios.
Será que se conseguirão tomar as devidas ilações para as próximas eleições presidenciais?

Publicado por tchernignobyl às outubro 10, 2005 10:07 AM

Comentários

Longe de ser catastrófica? A política é a principal causa de obnubilação, não há dúvida.
Que não tenha sido catastrófica ainda concedo. Mas que esteve perto de o ser, lá isso esteve.

Publicado por: zangalamanga em outubro 10, 2005 11:49 AM

Sugiro que para as próximas presidenciais o ps corrija a opção anunciada e apoie o filósofo manuel maria carrilho.Estarão assegurados 75022 votos

Publicado por: jsm em outubro 10, 2005 12:11 PM