« MÃOS À OBRA | Entrada | PREVISÍVEL »

setembro 08, 2005

BOAS NOTÍCIAS PARA TODOS

Afinal, Portugal já está ao nível dos Estados Unidos!

"A análise final dos indicadores mostra também que a sociedade portuguesa é a mais desigual, no contexto da União Europeia (UE), com o fosso mais cavado entre ricos e pobres.
Em Portugal, os 10% mais ricos consomem 29,8% da riqueza do País. Os 10% mais pobres apenas 2%. Em Espanha, esses números são 25,2 % e 2,8%. Na generalidade dos países da UE, a proporção da riqueza nacional que cabe aos desfavorecidos é sempre maior do que em Portugal. Em países ricos, por exemplo, na Finlândia ou Suécia, a fatia que cabe aos 10% mais pobres ronda os 4% do consumo total desse país.
Segundo estes números, a sociedade portuguesa tem um desequilíbrio entre ricos e pobres semelhante ao dos Estados Unidos. Os 10% mais ricos consomem uma riqueza 15 vezes superior à dos 10% mais pobres. A média dos rácios europeus ronda 6 ou 7. Em Espanha, o valor é de 9. Os Estados Unidos, com uma sociedade bastante desigual, têm um valor parecido com o português, 15,9. Entre as 50 nações mais desenvolvidas do mundo, os valores mais dramáticos ocorrem em países sul-americanos, como Argentina ou Chile, onde um rico vale por 40 pobres."
DN

Publicado por Jorge Palinhos às setembro 8, 2005 10:52 AM

Comentários

Com a "pequena" diferença que o PIB per capita americano é quase 3 vezes maior que o português...

Publicado por: Bekx em setembro 8, 2005 11:51 AM

Porreiro,

Acho que deviamos passar a ser todos pobres para tornar a coisa mais homogénia :)


cumps

Publicado por: Mr X em setembro 8, 2005 12:15 PM

Sem contar com os portuguese pobres que entram lá todos os dias e lhes lixam as contas todas.

Publicado por: Zangalamanga em setembro 8, 2005 12:38 PM

Mais uma genial análise económica de um jornalista analfabeto que não percebe nada de economia, nem quer peceber porquer isso é "desumano" e assim como assim dá muito trabalho analizar e perceber estas coisas que metem matemática e estatística. Ao bom estilo do Sr. Soares candidato, inspirador destas cabecinhas iluminadas.

Publicado por: Sergio em setembro 8, 2005 03:50 PM

Ainda segundo a excelsa jornalista (é uma "ela"):

"Mudar radicalmente este estado de coisas passará, segundo o relatório, por aumentar e melhorar a ajuda internacional e pela alteração radical das regras do comércio global, que tem empobrecido os países em desenvolvimento e marginalizado África."

Será um recadinho para a Comissão Europeia, e mais concretamente para o Sr. Chirac e os agricultores franceses que defendem com unhas e dentes a PAC? Jamais um agricultor francês (ou português, helàs!) abdicará do seu subsidiozinho em favor de um maltrapilho que anda a tentar plantar dois pés de feijão no Gana...

Publicado por: Sergio em setembro 8, 2005 03:55 PM

Vamos pedir encarecidamente ao Jorge Palinhos e outros de esquerda, para governarem o Mundo. Pois assim haverá uma maior igualdade, tal e qual como a da Albânia.

Publicado por: José Tim em setembro 8, 2005 04:28 PM

Camaradas, na minha ilha é tudo igual não existem desigualdades. Tirando os camaradas do partido que muito se sacrificam em nome do povo cubano todos os cubanos democráticos têm o mesmo nível de vida.

Publicado por: fidel em setembro 8, 2005 04:55 PM

Até que enfim que estas políticas neoliberais de direita dos sucessivos governos PS/PSD começam a dar resultado! Até que enfim, tava a ver que não! Já estamos ao nível dos EUA! Sim senhor...

Publicado por: Karim em setembro 8, 2005 06:50 PM