« UM PÉSSIMO EXEMPLO | Entrada | À ANTIGA »

maio 31, 2005

SECRETO DESEJO

Comemorei os 31 anos da nossa democracia na velha Inglaterra, com um grupo de mestrandos e doutorandos do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa que estudaram ou ainda estudam em Oxford, ao abrigo de um programa de intercâmbio entre aquelas universidades - um programa, por sinal, muito raro na Universidade de Oxford.
Na sexta-feira, 22 de Abril, jantámos e pernoitámos no Oxford and Cambridge Club, de Londres. No sábado de manhã, visitámos os Cabinet War Rooms e o Churchill Museum. À tarde, já em Oxford, assistimos à homenagem a William Deakin, no St. Antony's. Ao jantar, no Old Bank Hotel, da High Street, discutimos intensamente pela noite dentro «a Inglaterra que já não é» - ou, talvez, o Ocidente que já não é. (...)
Se há um aspecto onde a erosão da Inglaterra de Dahrendorf é hoje visível a olho nu é, sem dúvida, o das maneiras. Até no Oxford and Cambridge Club, alguns sócios protestam - até agora apenas com êxito ao pequeno-almoço - contra a obrigatoriedade de usar casaco e gravata.

Se houvesse decência e boas maneiras na televisão portuguesa, em vez de nos darem a pseudo-realidade de "calhaus com gel" como o José Castelo Branco, ofereciam-nos cortesmente um reality show com o João Carlos Espada. A «Quinta da Naftalina», em directo de Oxfordshire.

Publicado por Jorge Palinhos às maio 31, 2005 10:41 AM

Comentários

Uma pérola imperdível. Já anda a ser glosada há uns tempos...

Publicado por: Morph em maio 31, 2005 11:36 AM

"Até no Oxford and Cambridge Club, alguns sócios protestam - até agora apenas com êxito ao pequeno-almoço - contra a obrigatoriedade de usar casaco e gravata." Joao Carlos Espada


"Se ele preparou o doutoramento todo de pijama, por que é que teve de levar fato escuro para a defesa da tese?" in melancomico.blogspot.com

Sao belas as vestes do rei sao belas

Publicado por: Luis Oliveira em maio 31, 2005 03:08 PM