« O EIXO MOLE (2) | Entrada | O RETORNO DA POLÍTICA »

maio 29, 2005

DECLARAÇÃO DE VOTO

Daqui a pouco, pelas 22 horas, saberemos enfim como votaram os franceses no referendo ao “tratado estabelecendo uma constituição para a Europa”, uma votação que poderá ser histórica, a confirmarem-se as sondagens que prevêem uma maioria para o “Não”. Por aqui no BdE, os leitores poderão ter ficado com a impressão que a posição do nosso blogue pendia mais para o “Sim”, pois que o único colaborador que acompanhou a sério a campanha foi o Filipe Moura, que se pronunciou a favor do novo tratado. Só o Luís Rainha veio temperar o panorama – apontando a lição de liberdade que os franceses têm demonstrado, ao resistirem à evidência com que lhe apresentaram a necessidade de votar “Sim” – mas sem se pronunciar, por enquanto, sobre o voto propriamente dito.
Ora eu sou, ao contrário do Filipe, resolutamente pelo “Não”, e pelo que sei não sou o único aqui no blogue, pelo que se me afigura importante equilibrar um pouco as coisas, ainda antes de se saberem os resultados de hoje. Parece-me mesmo que é a primeira vez que uma questão política importante, para não dizer fundamental, divide claramente as águas no interior do BdE. Temos assim, até agora, três atitudes bem distintas face ao referendo: o “Sim” entusiasta do Filipe; uma posição hesitante e de expectativa (o Luís e o tchernignobyl), um “Não” claro e inequívoco (o meu e o do Zé Mário). E outros há que ainda não se pronunciaram. Estão pois reunidas, a meu ver, as condições para uma verdadeira discussão interna, independentemente dos resultados que aí vêm.

Publicado por Manuel Deniz às maio 29, 2005 07:06 PM

Comentários

Oh Manel eu também sou pelo NÃO mas segundo uma empresa de sondagens portuguesa só somos 7%.

Sete por cento imagina, tambem neste campo o profissionalismo das sondagens deixa muito a desejar , mas enfim é o que se arranja, e neste caso nem sequer há a desculpa de ser a central de propaganda do Cavaco activa neste tipo de empresas.

Publicado por: a,pacheco em maio 29, 2005 07:26 PM

Manel.. tanto que se respeitem,e nâo se inponham so merecem respeito.É a vossa integridade que sai enaltecida

Publicado por: calhordus em maio 30, 2005 04:03 PM