« O MEU POLITEST, FINALEMENT... | Entrada | MÁRIO SOARES: "LETTRE À MES AMIS FRANÇAIS" »

maio 19, 2005

STAR DOUBTS

Vocês sabem que eu não tenho nada, de todo, contra a cultura de massas, seja para comprar bilhetes para os U2, seja para assistir ao funeral do antigo Papa e a eleição do novo... Relativamente aos U2, compreendo a turba e partilho (moderadamente) o seu entusiasmo. Quanto aos assuntos relacionados com o Papa, compreendo perfeitamente as emoções populares que causam, embora não partilhe essas emoções. Agora... quando vejo filas de fanáticos às portas das bilheteiras de cinema para ir ver a estreia do n-ésimo episódio da "Guerra das Estrelas", como vi há dois anos para o (n-1)-ésimo, e há quatro para o (n-2)-ésimo, não compreendo. Não critico, atenção. Mas não compreendo. Não é só não compreender por que faz fila aquela gente por ver a sessão de estreia, ou pelo menos o dia de estreia, quando podem esperar mais uma semana para ver o filme com calma e conforto. Afinal, já esperaram não sei quantos anos pelo filme, estes bilhetes não são como os bilhetes dos U2 - não desaparecem, e finalmente as sessões são todas iguais! Não é só isso que eu não entendo. É mesmo a Guerra das Estrelas, de que eu tentei ver o m-ésimo episódio, aquele que corresponde ao filme cronologicamente mais antigo (era o primeiro, depois passou a ser o segundo, o terceiro e agora parece que é o quarto) uma vez. Devo ter adormecido a meio e não achei nada de especial ali. Ainda hoje, confundo aquilo com o Star Trek. Alguém me explica como e por que se gosta desta série? Enquanto eu não perceber, vou sempre preferir uma boa sit-com.

Publicado por Filipe Moura às maio 19, 2005 11:55 PM

Comentários

Da mesma forma que quando sai um DVD ou CD musical ou um filme de que gosto eu vou logo a correr a comprá-lo. É uma vontade que não tem explicação. Por exemplo,quando saiu a Vida de Brian fui logo à FNAC comprá-lo, e tenho-o em VHS.

Publicado por: roncas em maio 20, 2005 12:09 AM

A saga da Guerra das Estrelas (bem como o Star Trek e afins) sempre me passou completamente ao lado. Por isso, também não percebo o entusiasmo das pessoas pelo filme. Tudo bem que pode ser um excelente filme, mas há tantos excelentes filmes que não causam este furor mesmo antes de estrearem. É que este é um típico caso de algo que antes de o ser já o é e isso é o que menos compreendo.
Compreendo aqueles que aguardam o filme com alguma ansiedade (como aguardam qualquer outro filme sobre o qual tenham grandes expectativas). O problema é que há entusiasmos que chegam a tocar os limites da loucura...

Publicado por: Vera em maio 20, 2005 02:04 AM

Não quero dizer que não haja sitcoms boas, mas o Star Wars é o Star Wars. Ah, e a ordem dos episódios nunca mudou, o George Lucas é que decidiu começar pelos três episódios do meio dos nove originais (já disse que os últimos três não serão transformados em filme, podes estar descansado).

És um bocado triste.
Diz-me lá uma coisa, és de letras, não és?

Publicado por: Darth Vader em maio 20, 2005 10:01 AM

Embora eu cá também ache um bocado estranho. Pessoalmente, vou ver o filme hoje, e os bilhetes foram reservados agora. Também não percebo o porquê da demoradamente autoflagelante fila. Mas cada um tem as pulsões que tem...

Publicado por: Darth Vader em maio 20, 2005 10:12 AM

Bem eu só vou na quarta-feira, mas estou em pulgas para assistir ao filme. Sou fã da guerra das estrelas mas nem sei bem porquê, acho que o meu interesse se prende com questões de nostalgia da infância. Quando era miúda achava aquelas espadas laser qualquer coisa de fantástico. Há também outro factor que me suscita muita curiosidade, é neste episódio que se assiste à transformação de anakin num dos vilões mais "carismáticos" de todos os tempos e para muitos cinéfilos isso é motivo q.b. para ir a correr para as bilheteiras. Quer se goste ou não, há que admitir que a guerra das estrelas é um marco no cinema de ficção.

Publicado por: lithium em maio 20, 2005 10:15 AM

Não sei se o que move os meus concidadãos a 'correr' às bilheteiras é o mesmo que me moverá a mim a, em passo de passeio, me aproximar duma. Suponho que, para eles, o 'ter visto' - e, mais, o poder contar, na escola, no club, no trabalho, na alcova - que já se 'viu', que isso tem muita força.

A mim há-de mover-me, não a ânsia de assistir a uma história, que é - sejamos sinceros, meio chalada e muito, mas muito infantil -, mas o vê-la passar-se nesse ambiente paradoxal, estonteante, de uma alta tecnologia num contexto de cavernas. Alguém saberá explicar o que há aí de fascinante.

E, depois, há-de haver uma perseguição final maluca. Acerto?

Publicado por: fernando venâncio em maio 20, 2005 11:48 AM

Perseguição? Já o Ben-Hur tinha algo de parecido. Faz bem dar uns passeios e assistir ao musica no coração

Publicado por: ruca em maio 20, 2005 12:31 PM

Para quem já algumas vezes por aqui se vangloriou de adorar telenovelas, não está mau este acesso de exigência a propósito do Star Wars...

Publicado por: Ugh! em maio 20, 2005 01:11 PM

Realmente também é um fenómeno que me passou ao lado, só vi dois dos primeiros filmes quando era criança. Acho que não percebi patavina. O Contra-Ataque do Império, julgo que era isso, mas ainda estou para saber quais eram as razões sócio-económicas do ataque, imagino que fosse o combustível para as naves espaciais.

Já agora, o Darth Vader chega a ir preso? Porque é que num dos filmes o Peter Cushing usa um uniforme igual ao do Pinochet? Quem é o Kissinger da Galáxia Distante? Tantas dúvidas e tão pouco tempo para ver a saga...

Publicado por: MBP em maio 20, 2005 07:42 PM

A propósito, aqui têm uma boa americanada: este episódio da Guerra das Estrelas é anti-Bush. Porquê? Tanto o Lucas como os Wachowski (Matrix) se cansaram das guerras. O Lucas, farto, depois de 25 anos da mesma cena; os Wachowski, para que a cidade de Zion pudesse ter pessoal para ir às "festas". Conclusão:"...both Lucas and the Wachowski brothers reveal with their brainless anti-Bushism the essential cowardly vapidity of pacifism." (www.slantmagazine.com através de rashomon.blogspot.com de 12 de Maio)

Publicado por: tb em maio 20, 2005 11:14 PM